primeiramente queria agradecer por todos os comentarios do ultimo post isso realmente da uma animada para continuar na labuta que e ser dono de um carro antigo terminamos o ultimo post com o motor ja aberto e retificado entao agora e o momento de falar sobre as modificaçoes feitas para facilitar o entendimento vou dividi las por area do motor conjunto rotativo balanceamento e alivio de peso esses foram os principais serviços efetuados nessas peças sao serviços muitas vezes deixados de lado e sao polemicos no meio dos vw refrigerados a ar vamos pensar da seguinte forma a vibraçao de uma roda desbalanceada alem de incomodar a conduçao do veiculo pode acelerar o desgaste de outros itens da suspensao partindo desse raciocinio imaginem o quanto e danoso que o virabrequim esteja desbalanceado por exemplo com o aumento das rotaçoes do motor a força centrifuga acaba tentando empurrar para fora a parte desbalanceada quanto maior a rotaçao maior a vibraçao gerada e quanto maior a vibraçao maiores podem ser os prejuizos gerados um serviço caprichado de balanceamento proporciona maior durabilidade ao motor e um funcionamento mais suave se o seu projeto almeja altas rotaçoes e aconselhavel que de uma boa atençao a esse ponto vou deixar essa foto como incentivo polia virabrequim volante e embreagem esse conjunto de peças passou pelo balanceamento dinamico onde sao colocadas em uma maquina de alta precisao para fazer o processo primeiro e montado a polia e o virabrequim em seguida e adicionado ao conjunto o volante e por ultimo a embreagem de acordo com a pessoa que fez o balanceamento esse conjunto conseguiria alcançar ate 9000 rpm sem vibrar entao acho que e o suficiente para o meu projeto rsrs [youtube id= vme5uhixhdk width= 620 height= 350 ] video do inicio do processo bielas as montadoras em sua linha de produçao geralmente utilizam bielas e pistoes com uma tolerancia de ate 4 gramas em seu peso nao e muito lucrativo adotar uma tolerancia menor do que essa isso e valido quando usamos como exemplo um motor original imaculado mas a realidade pode ser bem diferente quando pensamos em um dos motores mais populares do pais e a realidade foi assustadora quando pesei as minhas bielas diferença de 45 gramas lembram que tinha dito que o motor seria montado do jeito certo e com o maximo capricho acompanhando um topico do forum cal look lounge que tratava de motores pequenos com grande potencia especifica um tema que foi bastante abordado foi a reduçao do peso e atrito de peças internas do motor diminuindo as perdas da energia gerada pela combustao empurrando componentes gordinhos pistoes com saia reduzida bielas aliviadas ate o limite engrenagens mais leves etc eles realmente sao insanos e buscam ate o ultimo ponei escondido dentro do motor [gallery link= file ids= 123491 123492 123493 ] apesar da curiosidade sobre o funcionamento de um motor assim nao poderia ser muito extremo no alivio de peso pois fugiria do proposito inicial de utilizaçao do carro entao comecei as alteraçoes pelo balanceamento e escolha de componentes mais leves antigamente a vw utilizava bielas forjadas em sua linha de produçao existem varios fuscas sobrealimentados que utlizam bielas originais e rodam por bastante tempo sem problemas entao peguei minha balança de confeiteiro ou traficante e fui a procura de bielas antigas visitar ferro velho quando a concentraçao de gasolina no sangue começa a chegar a niveis perigosos esse se torna um dos passatempos favoritos alguns desmanches chegam a ter grandes semelhanças com o paraiso prefiro nao revelar aonde fica pois se trata de um ferro velho selvagem entao deve ser preservado para comprar as bielas fui a oficina de um grande amigo o luis voce que tem algum aircooled aqui em brasilia a visita e obrigatoria la e um paraiso para os aficcionados por vw refrigerados a ar pois alem de muitas peças ele tem sempre uma historia sobre aqueles tempos de ouro onde as pessoas eram menos politicamente corretas envolvendo os velhos aircooleds o que gera aquela saudade de momentos que nao vivemos seguem algumas fotos que fiz la recentemente [gallery columns= 5 link= file ids= 123496 123497 123498 123499 123500 ] as fotos sao recentes antigamente tinha uma prateleira lotada um jogo de bielas forjadas por quase 5% do valor de bielas forjadas de grife lembram que disse agora a pouco que as minhas bielas tinham uma diferença de peso de 45g entao apos garimpar a prateleira de bielas do luis sai de la com um jogo de bielas com o peso variando entre 585g e 595g e fui direto para a retifica tudo certo nao pois voces sabem que a vida e uma caixinha de surpresas a biela mais leve do jogo tinha um problema e nao poderia ser utilizada entao o dono da retifica fez o serviço em outra e colocou no meio do jogo o detalhe e que a nova biela tinha 630g acabou virando um peso de papel quando fui tentar chegar proximo ao peso das outras bielas voltei na retifica e peguei outra de 600g que tambem nao consegui chegar ao peso final mais um peso de papel voltei ao luis e expliquei minha historia e ele me mostrou o pote de ouro das bielas antigas sai de la com duas bielas de 576g direto para a retifica e a essa altura o dono ja deveria estar pensando que eu tava montando um v8 a prestaçoes no fim elas acabaram ficando com 572g cada uma economia de peso de aproximadamente 182g so em bielas [gallery link= file ids= 123501 123502 123503 ] sobre o processo de balanceamento das bielas primeiro deixei todas as capas de biela com o mesmo peso e em seguida as bielas com o mesmo peso tambem como eu nao tinha equipamento para fazer um balanceamento mais complexo que esse acabei fazendo somente isso mesmo conversando com o zotti ele me falou que isso ja e mais do que o suficiente para o balanceamento delas [youtube id= bgkwdnzb ts width= 620 height= 350 ] trabalhando nas bielas pistoes e camisas quando comprei o kit de pistoes e camisas era um produto novo no mercado se diferenciava pelo desenho moderno do pistao e pela camisa com aletas de aluminio acreditava que o uso desse kit seria um grande diferencial em relaçao aos kit originais devido peso menor e o menor atrito produzido graças ao desenho diferenciado dos pistoes acabei decepcionado porque o peso dos pistoes e o mesmo do kit original se fosse montar outro motor com certeza nao compraria novamente pois alem de o peso do pistao ser o mesmo do original muitos amigos tiveram problemas graves com eles fui um sortudo que nao teve problemas ainda bronzinas nao vou me alongar aqui mas basicamente foi feito um trabalho nelas para melhorar a lubrificaçao dos mancais do virabrequim a uns anos atras eu fiz um video explicando como funciona e como e feito o procedimento [youtube id= dwulszgdby width= 620 height= 350 ] comando o comando que utilizei foi o original dos motores pos 84 escolhi ele mais por uma falta de dinheiro para comprar outro do que por acreditar que ele seria o melhor para o motor como minhas ferias estavam chegando aproveitaria para fechar o motor se estivesse esperado para comprar outro comando demoraria mais 6 meses para concluir essa etapa tambem prefiro nao me alongar muito nesse topico pois a principal modificaçao do motor vem a seguir cabeçotes esse e o principal ponto fraco dos motores refrigerados a ar da vw o desenho da camara de combustao o formato dos dutos a qualidade da usinagem e a quantidade de fornecedores que a vw do brasil utilizou geraram problemas que impossibilitaram a evoluçao do boxer aircooled da marca vamos começar pelo desenho da camara de combustao como todos sabem o bom e velho fusca tem a origem nobre da familia porsche o desenho da camara de combustao adotado pela vw apos o lançamento do motor 1300 era bem diferente do que era utilizado no motor 1200 e no que foi sendo utlizado pela porsche com a evoluçao do projeto original observem as fotos observe como existe espaço ao redor das valvulas esse e um cabeçote original do motor 1200 esse e um cabeçote que era vendido pela okrasa para o motor 1200 cabeçote do porsche 356 alem do espaço para as valvulas respirarem elas ficam inclinadas cabeçotes do porsche 550 aqui as valvulas ficam bem mais inclinadas cabeçotes do 911 percebam que foi privilegiado o espaço para as valvulas e elas continuam inclinadas cabeçotes utlizados pelos motores pos 84 valvulas enforcadas e planas esses cabeçotes sairam em alguns gol bx observem que a camara de combustao possui um espaço generoso para as valvulas e que as mesmas ficam inclinadas ja o formato dos dutos de admissao possuem curvas acentuadas de acordo com o livro que passei para voces isso e prejudicial para o fluxo observem cabeçotes de arrancada cabeçotes originais do motor type 4 da vw a quantidade de fornecedores que a vw utilizou e outro ponto prejudicial dos cabeçotes do fusca meu motor e pos 84 e deles eu posso dizer existe mais tipo de cabeçote para esse motor do que tipo de corno esse problema e agravado quando levamos em consideraçao que um motor utiliza dois cabeçotes meus cabeçotes sao originais da vw e mesmo assim os dois sao bem diferentes imagine quando levamos em consideraçao o mercado paralelo e quando pensamos que quando um cabeçote da defeito e comum que os donos substituam somente um cabeçote chega a dar do quando penso na salada que deve ter dentro dos velhos vw sobre a qualidade de usinagem se o projeto ja tem seus defeitos imagine o que pode acontecer quando isso for executado na pratica vou deixar as fotos falarem por si rebarba de aluminio atrapalhando o fluxo das valvulas calombos que protegem as guias alguns cabeçotes possuem e outros nao possuem percebam como eles atrapalham o fluxo no escape outro defeito de usinagem comum sao as obstruçoes nas passagens de ar como e do conhecimento de voces esse motor e refrigerado a ar e no cabeçote alem das aletas foi previsto tambem varias passagens de ar pelo meio do cabeçote essas passagens geralmente ficam obstruidas por rebarbas de usinagem ou por sujeira de oleo e terra passagens de ar do cabeçote do gol bx foto do serviço executado em um cabeçote de reposiçao bom pessoal acho que ja esta bom ne no proximo post irei mostrar o que foi feito nos meus cabeçotes e como voce pode fazer isso no conforto da sua casa vou deixar apenas um aperitivo originais vs preparados ate a proxima por gustavo oliveira project cars #305
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