fala flatouters sejam bem vindos ao segundo post da saga do leon codinome zicadinho agradeço a todos que leram e comentaram no primeiro post a repercussao foi inesperada para mim agora se voce nao leu o primeiro post clique aqui antes de falar especificamente sobre a historia do leon resolvi contextualiza los um pouco sobre o peugeot 306 para que entendam as minhas alteraçoes e objetivos entao sentem que la vem historia um frances invocado o peugeot 306 foi apresentado em 1993 e compartilhava a mesma plataforma do zx coupe seguindo a tendencia de compartilhamento de peças que as marcas do grupo psa seguem ate hoje todas as versoes possuiam motor transversal traçao dianteira e a classica receita de suspensao traseira dos franceses da decada de 90 rodas independentes braço arrastado e barras de torçao alem do sistema de esterçamento de rodas traseiras conhecido como catt o flatout ja falou dele aqui uma coisa que nao foi dita no texto do fo porem e que catt e um assunto mais polemico que mamilos pros donos de psa e quando eu falar dos melhoramentos que realizei na suspensao tentarei tocar no assunto tentando nao causar uma revoluçao nos comentarios por enquanto vamos retornar a contextualizaçao no brasil foram vendidos 306 de varios modelos e motorizaçoes entao resolvi bolar este resumo para que voces entendam a minha escolha vou me ater aos hatchbacks pois as outras versoes nao foram relevantes para o meu projeto e porque eu teria que fazer um post so disso de quebra ainda vou relacionar alguns citroen que compartilham a motorizaçao fase i 1994 1997 visual mais anguloso quadradao farois originais raiados frisos pretos entre outros todas as versoes possuiam cambios de cinco marchas de diferentes escalonamentos alem de possuirem bastantes itens de conforto mesmo nas versoes mais basicas versoes e motorizaçao xs motor tu5jp 1 6 8v 1587 cm3 90cv injetado xr motor xu7jp 1 8 8v 1761 cm3 103cv injetado [zx furio] xsi motor xu10j2 2 0 8v 1998 cm3 123cv injetado [zx volcane] s16 motor xu10j4 2 0 16v 1998 cm3 155cv injetado [zx coupe] fase ii 1998 2000 face lift dianteiro mais arredondado frisos pretos entre outras atualizaçoes e consertos de erros de projeto todas as versoes continuaram com cambios de cinco marchas de diferentes escalonamentos com exceçao do gti 6 que possuia cambio de seis marchas e para choques diferenciado alguns itens de conforto melhoraram e o interior foi renovado versoes e motorizaçao soleil selection passion e rallye motor xu7 jp4 1 8 16v 1761 cm3 112cv injetado [citroen xsara varios] gti 6 motor xu10j4rs 2 0 16v 1998 cm3 167cv injetado [zx dakar e xsara vts] fase iii 2000 2001 face lift dianteiro com para choques sport os mesmos do gti 6 fase ii frisos na cor do carro farois lisos de fodo duplo entre outras atualizaçoes menores e consertos de erros de projeto versoes e motorizaçao passion e rallye motor xu7 jp4 1 8 16v 1761 cm3 112cv injetado [citroen xsara varios] gti 6 motor xu10j4rs 2 0 16v 1998 cm3 167cv injetado [zx dakar e xsara vts] apos este breve contexto eu preciso fazer uma ressalva pois nem tudo ocorre exatamente como descrito; ao longo dos anos a peugeot deixou de importar carros da frança e passou a importa los da argentina com participaçoes especiais do uruguai isto fez com que alguns carros fase ii viessem com itens que so fase iii deveriam possuir etc um ditado entre o meio dos aficionados por psa resume nao ha nada mais diferente que dois psa identicos obvio que isto e um exagero mas ha um pingo de fundamento porque rallye agora que voces foram propriamente apresentados aos psas dos anos 90 volto a linha de raciocinio do projeto como comentado no primeiro post a minha ideia era ter um carro de uso diario confortavel seguro e potente e a limitaçao de custo pesava bastante neste fator entao os gti 6 que salvo rarissimas exceçoes aparecem a preços exorbitantes estavam fora da minha alçada os s16 segundo colocado no meu ranking de atributos possuiam um motor pouco difundido comparativamente com as outras versoes e sao relativamente raros de se encontrar em boas condiçoes me deixando com os rallye e passion fase ii e iii como escolhas mais acertadas afinal os motores usados nos fase i tambem eram pouco difundidos com exceçao do motor do xs o tu5jp 1 6 8v que tambem foi utilizado nos primeiros peugeot 206 mas que nao me atraia nos outros quesitos que eu buscava alem disso o motor 1 8 16v xu7jp4 possui algumas receitas de preparaçao aspiradas razoavelmente simples e de custo acessivel alem de ja terem sido realizadas um numero consideravel de vezes pelos donos de passions e rallyes o que me fez crescer os olhos e claro a escolha entre uma dessas duas versoes se deu unica e exclusivamente pela oportunidade apesar de eu achar o rallye 2 portas mais bonito isto nao importava tanto a ponto de eu nao querer nem ver os passion de volta ao que realmente importa depois das alteraçoes das rodas e pneus e de detonar meus amortecedores e buchas o carro começou a esquentar os motores da familia xu de modo geral trabalham quentes entre 90ºc e 100ºc mas com o uso intenso do carro eu comecei a reparar que a temperatura do motor começou a exceder dos 110ºc e permanecer nesta area mesmo achando estranho precisei fazer uma viagem de 900km ida e volta para o interior de sao paulo e nesta viagem o carro acabou jorrando agua pela tampa do radiador parei em um posto completei com agua e fluido e fui na maciota com o motor a baixos giros e em alta velocidade; nao adiantou parando a cada 15 minutos acabei conseguindo chegar ao destino mas julguei que voltar assim seria arriscado demais entao peguei um guincho e vim embora pra sao paulo ainda tive que pedir um taxi pra voltar pois estava com mais 3 passageiros meu carro em seu habitat natural chegando a sp encostei o na oficina e constatamos que poderia ser a tampa do radiador troquei a andei cerca de 10km e verifiquei que o problema persistia voltei a mecanica e trocamos por outra deu certo e o carro voltou a nao ferver mas a temperatura permanecia alta sempre perto de 110ºc depois de alguns meses rodando desse jeito o radiador acabou furando parei no mecanico trocamos radiador valvula termostatica pra garantir todas as mangueiras que carregam fluidos de arrefecimento e todos os sensores de temperatura quando ligamos o carro a temperatura melhorou bem e julguei que meus problemas de arrefecimento estavam acabados so que nao um belo dia indo para o trabalho o carro aqueceu de vez e reparei um vapor saindo pelas saidas de ar bingo era o bendito radiador de ar quente que fica alojado dentro do painel do 306 um problema a menos um problema a mais as constantes variaçoes de temperatura e fervuras acabaram levando a junta do cabeçote a praticamente deixar de existir entao novamente eu retornei ao mecanico que condenou vamos ter que fazer motor com todas minhas obrigaçoes financeiras pensei seriamente em vender o carro a dor no orgao que mais doi de todos os gearheads a carteira estava insuportavel ate cheguei a anuncia lo para os meus amigos mais chegados pela primeira vez passado o susto inicial esfriei a cabeça fiz umas continhas de padaria e liguei pra mecanica mete bronca [gallery link= file ids= 99890 99891 99892 ] o serviço foi feito sem grandes problemas e as fotos enviadas pelo pessoal da mecanica me animaram muito foram trocadas bronzinas famosas por gostarem de dar uma roletada por ai em regimes sovieticos de utilizaçao aneis todas as valvulas retifica completa de cabeçote sem upgrades afinal eu nao tinha dinheiro kit de juntas sensor de detonaçao velas [gallery link= file ids= 99896 99895 99894 ] em uma semana o carro ja estava comigo de novo saudavel com a temperatura zerada e o melhor dois meses antes do 1º encontro nacional estadual do forum 306 brasil no dia do encontro fui fazer um serviço sujo com um amigo e levei o ate campinas antes do encontro para pegar uma jabiraca recem adquirida um zx dakar meio desmontado que era de outro companheiro de forum ate que saindo do nosso ponto de partida um energumeno cara resolve dar re no meio de um cruzamento e acertar o capo do leon com a traseira do corsa sedan dele trocados os contatos para que ele pagasse tocamos pra campinas e buscamos o zx para participar do encontro fiquei chateado pois meu carro tinha ficado feio justamente no dia do encontro mas ate ai tudo certo fomos de comboio da av republica do libano em sao paulo ate o estacionamento do estadio do pacaembu e para minha surpresa quando chego la meus amigos me dao a noticia cara voce sabia que seu carro ta fumando nao pois e ta sim nao e possivel mas era monitorei o carro pelos dias seguintes e constatei que o motor estava queimando oleo em altas rotaçoes sinal de retentores de valvulas danificados como o motor ainda estava na garantia acabei por rodar com o carro durante mais um periodo ate eu conseguir capitalizar uma grana e aproveitar que o motor seria aberto novamente para ja subir umas maldades fui comprando as peças aos poucos a principio o plano era colocar o coletor de escapamento do motor xu10j4rs doravante xurs e fazer o escape em 2 com um abafador intermediario de montana 1 8 e um abafador final luzian de 3 mas como nem sempre tudo na vida e ruim um amigo do forum resolveu vender um jogo de comandos do xurs bem quando o meu carro estava com motor aberto combinei com ele que se prontificou a enviar os comandos rapidamente via sedex 10 e no dia seguinte maldade concretizada [video width= 640 height= 368 mp4= https //www flatout com br/wp content/uploads/2016/04/11172686_822263254525542_983366831_n mp4 ][/video] nao se assustem pelo barulho os novos comandos com o carro sem escapamento e sonda lambda dao essa impressao de que alguma coisa deu errado mas pra mim era ai que as coisas estavam começando a dar certo pelo menos era no que eu acreditava depois de garantir que nada ia explodir mandamos o carro para uma loja especializada em escapamentos que fez todos os canos em 2 25 conforme eu havia pedido e montaram os silenciosos que eu ja havia comprado o responsavel pelo serviço me ligou dizendo que achava que o silencioso intermediario de montana seria muito restritivo e que o miolo cederia rapidamente eu com pressa de ter o carro novamente em minhas maos ignorei e pedi pra subir desse jeito afinal esta era uma receita recomendada pelos meus confrades de forum novamente a pressa foi inimiga da perfeiçao o miolo do silencioso cedeu deixando um barulho metalico que quando se escutava com atençao parecia dizer eu disse seu burro mas acho que isso era so coisa da minha cabeça voltei a loja de escapamentos com o rabo entre as pernas e pedi que o silencioso intermediario fosse trocado por um novo generico mas que aguentasse o tranco ele logo pegou o bendito e o instalou este tinha um corpo mais largo que o que estava instalado anteriormente no carro e parecia ser de construçao razoavel resultado em dois meses o miolo cedeu novamente e eu fiquei com cara de tacho conversei com o dono da loja de escapamentos que prontamente se propos a troca lo gratuitamente e resolver o problema; pedi para eles que colocassem um jk e este e o setup no qual o carro se encontra ate hoje longe do ideal mas pelo menos nao fica fazendo barulhos metalicos espero que tenham gostado e fiquem a vontade para fazerem perguntas ate o proximo texto onde falarei um pouco sobre as alteraçoes esteticas e de suspensao e contarei mais historias tragicomicas por ricardo sanches project cars #311
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