buenas flatouters agradeço a todos voces por demonstrarem interesse em conhecer meu projeto e minha historia votando para que eu pudesse estar aqui no site preferido de todos nos contando tudo isso meu nome e marco antonio batista guterres tenho 25 anos nasci em bage/rs e moro em curitiba/pr e sou engenheiro mecanico minha historia com carros e mecanica para contar a minha historia com carros vou abreviar a parte de minha infancia e adolescencia porque senao teria que fazer uns cinco posts so pra isso mas foi a constante convivencia com a mecanica dos carros e as notas raramente abaixo de 100 em matematica que me tornaram no que sou hoje entao para falar desta parte da vida vou apenas mostrar um carro que marcou muito a minha infancia que foi o unico que meu pai restaurou completamente e hoje esta restauraçao ja esta precisando que algumas coisas sejam refeitas trata se de uma rural willys 1969 com pintura saia e blusa azul e branco que meu pai fez uma releitura com azul marinho e branco perolizado ela recebeu rodas mangels cromadas de f 1000 com pneus militares pirelli o conjunto mecanico permaneceu original o 6 em linha bf 161 da willys com traçao 4x2 sim nao e 4x4 [gallery link= file columns= 2 size= medium ids= 97607 97608 ] alem disso mais recentemente durante a faculdade participei dos projetos baja sae e formula sae onde fui capitao de equipe e gerente de suspensao subsistema veicular que aprendi muito nessa epoca e sou apaixonado nao deixem de acompanhar todos os project cars de bajas e formulas especialmente o pc #102 da equipe imperador utfpr pois este apoio aqui no flatout e muito importante para incentivar as equipes dessa epoca o que nao faltam sao fotos para contar historia [gallery columns= 4 link= file ids= 97609 97610 97611 97612 97613 97614 97615 97616 97617 97618 97619 97620 ] agora vou contar a historia dos meus carros para voces entenderam o que me levou a escolher a chevy 500 como meu proximo daily driver meu primeiro carro foi e ainda e um dodge dart coupe 1971 na cor verde fronteira com teto em vinil preto o grande problema e que nunca tive o prazer de dirigir este carro pois ele esta aguardando uma restauraçao desde antes de eu nascer este dart foi o primeiro carro de meu pai e desde entao ele nunca se desfez dele e por isso era da vontade dele que este fosse o meu primeiro carro desde que me conheço por gente escutei que o dorjao era meu e que seria meu primeiro carro aos 18 anos porem os 18 anos chegaram passaram e nao foi possivel restaura lo para que eu pudesse utilizar este que foi um dos primeiros presentes que ganhei na vida agora vou parar por aqui porque quero contar esta historia em detalhes quando este dart se tornar um project car enquanto isso ele continua esperando do jeito que esta nas fotos abaixo e nao vejo a hora de lhe dar vida novamente e e por conta deste carro que meu nickname aqui na comunidade flatoutiana e @greendart [gallery link= file ids= 97621 97622 97623 ] meu segundo carro e primeiro carro que andava foi um gol gl 1 8 1992 bege este carro tambem foi um presente de meu pai estava totalmente original precisando de varios consertos principalmente no interior mas o ap 1 8 estava funcionando perfeitamente e puxava muito bem os 950 kg do carro este carro estava com meu pai em bage quando o pedi a meu pai e entao ja viemos rodando os 1 100km ate curitiba numa puxada so para que eu ficasse com ele naquela epoca eu era estudante minha fonte de renda era uma bolsa de iniciaçao cientifica na faculdade portanto eu era f*d*d* e mal tinha grana para comprar o litro mensal de oleo que tinha que completar no ap este carro pedia muito uma restauraçao com customizaçao e porque nao uma preparaçao mas era totalmente inviavel naquela epoca e ficava apenas sonhando com o que eu queria pra ele apos quase sete meses com ele quando eu estava na aula tive o carro furtado me conformei rapidamente pois nao tinha condiçoes de mante lo e ja estava na hora de arrumar muitas coisas para continuar rodando assim pensei no que eu deixei de gastar no ano seguinte e vi que era mais que o valor do carro por isso agradeço mas nao quero consolos nos comentarios mas apesar de financeiramente nao ter sido uma perda significativa sera sempre um carro especial para mim e sempre vou lembra lo na epoca eu nao tinha nem celular com camera muito menos uma camera e acabei nao tirando uma foto sequer da goleta porem os governos do parana e de curitiba apesar de nao terem me dado a segurança para que meu carro nao fosse furtado me presentearam com a unica foto que possuo do veiculo que guardo como lembrança e so mostra a traseira com o aerofolio original e esta em preto e branco depois de ficar sem carro me mudei para perto da faculdade para nao precisar de um posteriormente minha noiva veio morar comigo e quando ela veio trouxe o carro dela um ford ka 1 0 zetec rocam 2009 preto isto me ajudou a ficar sem carro proprio ate agora e compartilhamos este carro que pode ser muito divertido o motor zetec passa dos 7000rpm o carro e leve e a dinamica nao preciso comentar a posiçao de dirigir e excelente e baixa e viajar com ele na serra e muito prazeroso e com uma tocada esperta da pra deixar muito cara maior pra tras o ponto fraco dele e o cambio que de engates nao muito precisos tem um escalonamento que nao ajuda a falta de torque do motor alem de ter um gap gigantesco entre a 2ª e a 3ª marcha mas gosto muito do carro ele desperta desejos para o futuro principalmente o de ter um ka 1 6 mas vamos com calma quem sabe um dia meu outro veiculo que me auxilia no compartilhamento do carro com minha noiva e utilizo quando o tempo de curitiba permite para ir trabalhar e uma bicicleta ela e minha project bike quase que semanalmente passa por consertos modificaçoes ou upgrades sendo uma mountain bike tenho muita vontade de leva la para andar na terra a escolha do meu proximo carro apos minha formatura no ano passado minha rotina mudou bastante minha noiva estava utilizando bastante o carro dela e as chuvas aqui nao me deixavam utilizar a bike como eu queria foi entao que decidi que era o momento de voltar a ter meu proprio carro isso em novembro do ano passado mas e qual carro lembrando do gol havia duas coisas que sentia falta no ka que eu queria de volta carburaçao e quebra vento sim sao duas coisas arcaicas mas que trazem a nostalgia dos classicos e proporcionam um prazer ao dirigir que os mais novos jamais vao proporcionar outro requisito era poder levar a minha bike para passeios em que eu pudesse colocar ela na terra e dar umas pedaladas mais fortes em ladeiras com terreno escorregadio e irregular entao comecei a pensar em uma pick up porem ainda era possivel solucionar este problema colocando racks em outro tipo de carroceria me casarei final deste ano e pretendemos construir nossa casa ano que vem entao pensei que uma pick up sera bastante util porem nao necessario e nao agora ja estava de olho nesta chevy que estava com meu pai guardada esperando para ser ressucitada assim como diversos outros que estao la inclusive o dart porem ainda nao sabia se era isso mesmo que eu queria afinal ela estava desmontada precisando ser restaurada para so depois eu poder utilizar no meio de tudo isso entre as coisas que mudaram apos a formatura eu resolvi colaborar com o pc #118 o dodge charger de papelao apos ver aqui no site as postagens do ique feldens um grande amigo que fiz graças ao flatout diante das dificuldades que estamos enfrentando para colocar em pratica os planos que temos vi a necessidade de ter a chevy para transportarmos o que for necessario durante a construçao do charger alem disso foi participando deste projeto que veio a coragem para ja tocar uma restauraçao agora com pouco tempo e pouca grana assim alem de todos os requisitos que citei acima a chevy ainda tem o plus de ser traçao traseira estava decidido meu carro seria a chevy proposta do projeto apos definir que a chevy seria meu proximo carro ja falei com meu pai e retomamos a restauraçao e ele levou algumas peças para o funileiro na mesma semana comprei 4 pneus novos pela internet para serem entregues la e assim eu estava começando o meu projeto na semana seguinte foi aberto a convocaçao para os project cars chamando projetos em fase final e concluidos o meu projeto estava recem começando mas como pretendia executar o projeto de forma rapida e vi que o prazo para conclusao dos posts estava de acordo com minha meta me inscrevi voces votaram e aqui estou eu entao diferentemente dos outros pc’s desta chamada o periodo das postagens e tambem o periodo de execuçao e cumprir este prazo e tambem cumprir a minha meta pessoal para que eu tenha esse carro do jeito que desejo o quanto antes para utiliza lo no meu dia a dia como descrito a proposta de restauraçao e para que esta chevy se torne meu daily driver sendo util para carregar diversas coisas em sua caçamba sem exagerar e claro pois ela esta se tornando um classico nacional e nao merece sofrer com trabalho pesado sendo assim quero um carro economico e confiavel e manter a originalidade mecanica e o melhor caminho sera um projeto relativamente simples mecanicamente pois se trata apenas de uma restauraçao e o foco sera no capricho da restauraçao para que esta chevy fique tao confiavel quanto um veiculo atual porem com a beleza de um veiculo das decadas de 80 e 90 tambem sera preciso deixar o carro com a minha cara entao vou fazer uma customizaçao oldschool basica ao estilo velha escola brasil para deixa la com jeito de classico nacional afinal e isto que este modelo esta se tornando a imagem da abertura e uma projeçao de como ela devera ficar feita pelo meu amigo ique nao sera com este projeto que vou poder compartilhar com voces um pouco dos conhecimentos de engenharia utilizados para fazer ou modificar um carro mas nao se preocupem o pc #118 do ique e um papel em branco para brincar de engenharia e com ele vou poder mostrar muitas coisas a voces situaçao quando assumi a restauraçao esta chevy estava aguardando uma reforma a 13 anos sendo que meu pai a desmontou a 10 anos e entao outros coisas foram aparecendo e a reforma foi sendo postergada logo que ela foi desmontada muito pouco da parte da funilaria foi realizada e se resume as partes internas da caçamba da cabine e do cofre do motor alem de começar a preparaçao das partes externas ela estava com um furgao em fibra de vidro com duas portas verticais na traseira que vou abandonar e encontrar as peças para montar a tampa traseira da pick up esta sendo complicado outra coisa que foi feita a cerca de 2 anos foi o estofamento dos bancos que apesar de nao parecer novo porque esta um pouco sujo ja esta pronto e o mais importante dentre o que ja estava pronto o motor que foi concluido a 1 ano e esta esperando para ser amaciado [gallery columns= 5 link= file ids= 97626 97627 97628 97629 97630 ] no motor foi feita a retifica do bloco e do virabrequim foram substituidos bronzinas aneis e pistoes correia dentada e correia dos perifericos originalmente este 1 6/s era movido a alcool com taxa de compressao 12 1 porem antes do meu pai adquiri la em 2002 o motor teve os pistoes substituidos por pistoes do motor a gasolina com taxa de compressao 8 5 1 com medida 0 25mm maior que a medida standard quando meu pai reformou o motor e eu nem pensava em ficar com o carro ele colocou novamente os pistoes do modelo a gasolina desta vez com 0 50mm a mais que o standard por esse motivo agora ela vai ficar bebendo suco de dinossauro para trabalhar com a taxa de compressao adequada embora eu prefira o suco de cana por diversos motivos dentre eles por valer a pena financeiramente aqui em curitiba alem de ganhar 9cv se um dia tiver que abrir o motor com certeza trocarei por pistoes do modelo a alcool voltando como era originalmente a logistica do projeto como voces ja devem ter percebido a chevy esta em bage/rs minha cidade natal e eu moro em curitiba/pr assim a restauraçao esta ocorrendo a 1100 km de mim e esta e a principal dificuldade a ser superada neste projeto e dificulta um pouco para eu documentar tudo que esta sendo feito alem disso peço desculpas pela qualidade das fotos ela esta em um lugar apertado e escuro e sei que as fotos nao ficaram boas neste fim de ano fui para la e tive que aproveitar os 3 dias uteis que tive para fazer o maximo que pude para tentar agilizar o projeto alem de ver a parte de documentaçao para fazer a transferencia aproveitei para fazer a compra do maximo de peças que pude para ja ficarem so no aguardo da montagem meu plano inicial era buscar o carro ja no carnaval para traze lo andando a curitiba porem pela situaçao que esta tudo la eu preferi adiar para a pascoa em março a tao esperada busca da chevy toda a parte de customizaçao som e ainda mais um tapa na restauraçao e mecanica farei em curitiba apos a busca para entao finalizar o projeto no proximo post mostrarei a situaçao atual e contarei sobre o que deu para fazer nesta viagem corrida no fim do ano a busca pelas peças da tampa traseira e a parte de funilaria ate mais por marco antonio guterres project cars #314
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