olha quem resolveu retornar i’m back para apresentar mais um project cars para os leitores mais assiduos do universo automotivo desta vez prometo que sera algo rapido e menos hardcore que os outros projects sera mas que continue me fazendo feliz e me servindo para todos os fins assim sendo apresento meu novo veiculo um audi a3 que me apareceu como uma oportunidade possivel ao me desfazer do project car #211 o hantaro a compra ao entregar o hantaro ao novo dono e no mesmo fim de semana do nascimento de meu herdeiro sabia que precisaria de um veiculo novo para continuar meu legado de modificaçoes bem como um meio de transporte mais confortavel para o dia a dia assim comecei a procurar um carro familiar como tem que ser uma perua com quatro portas e um boxer 2 5 turbo de 230cv e traçao integral ei isso e um wrx mas me assustei com o consumo e por mais novos que os bichinhos estivessem ainda assim nao me passavam a confiança necessaria para compra los e mante los assim sendo os amigos começaram a apresentar as mais diversas opçoes de veiculos ate que um deles que tem muitos conhecidos que trabalham com veiculos me ofereceu um repasse de um audi a3 sport ano 2011 de unica dona e de baixa km ate o momento nunca pensaria que um importado alemao caberia em meu orçamento que era menor por ter quitado o antigo veiculo para vender mas me interessei e firmei minha cabeça queria aquele carro papo vai papo vem a primeira negociaçao nao deu certo mas nao desisti continuei procurando ate encontrar um outro especie de ano 2012 com bancos em couro e central multimidia que eram vendidos como acessorios a epoca e com uma quilometragem ainda mais baixa que o 2011 bem como de unico dono nao tive duvidas arrematando o no dia seguinte historia vamos a uma breve historia sobre o carro suas variaçoes e versoes afinal como um bom apaixonado por franceses que ainda sou precisei pesquisar um bocado para aprender sobre o alemao que habitaria minha garagem o a3 e um hatch medio da marca de ingolstadt que neste ano faz seu 20o aniversario e foi um dos precursores dos hatches premium quando lançado utilizando se da mesma plataforma do vw/golf compartilhou varias peças por suas tres geraçoes vendidas no brasil 8l de 1997 2006; 8p de 2007 2012; e 8v de 2013 ate a atualidade esta nomenclatura inclusive vem dos digitos do chassi do veiculo que indicam o modelo do mesmo seu visual pode ser notado como uma evoluçao mantendo uma identidade ao longo deste prazo principalmente na carroceria de tres portas onde suas semelhanças podem ser melhor notadas em sua primeira geraçao fora disponibilizado em carroceria de tres ou cinco portas estes tinham possibilidade de traçao nas quatro rodas vendidos em paises que necessitam deste aparato e tal sistema fora disponibilizado tambem em sua versao esportiva chamada de s3 que vinha acompanhando a traçao extra com rodas mais largas e maiores para lamas alargados para choques diferenciados um motor mais potente e itens de acabamento diferenciados quando passado a segunda geraçao foram mantidas as linhas parecidas com a geraçao anterior na carroceria de tres portas batizada de sport mas fora alongada e diferenciada na carroceria de cinco portas chamada de sportback a versao esportiva s3 fora disponibilizada para ambas as carrocerias ao redor do mundo e fora criada a versao rs3 ainda mais potente que esta criando uma divisao uber dos hatches premium acompanhados mais tarde pela bmw e mercedes benz no brasil tranto a versao esportiva quanto a uber so fora disponibilizada na versao sportback a terceira geraçao vendida atualmente acompanha a mesma receita da segunda mas com plataforma mais leve mqb e motores menores e mais eficientes energeticamente o carro meu veiculo e um a3 de segunda geraçao em seu ultimo facelift 8p3 na carroceria sport originalmente ele conta com um motor 2 0 tfsi de 200cv e 28 5kgfm de torque da geraçao ea888 acoplado a uma caixa automatizada de seis velocidades de dupla embreagem multi disco banhada em oleo lubrificante dsg a versao sport vendida em nosso pais veio como uma opçao barata ao sportback tendo alguns confortos retirados para baratear custos ele vem com os seis air bags controles eletronicos de traçao e estabilidade com diferencial de deslizamento limitado eletronico farois em bi xenon com drl em led dentre outros itens mas peca em nao ter sensores de chuva luminosidade estacionamento ou som de alta fidelidade o original ja e muito bom incluindo subwoofer embutido como meu foco e sempre voltado a performance nao me incomodei o projeto quando decidi pela compra tracei algumas metas iniciais pois ja tinha lido o suficiente sobre o carro rodas maiores e mais largas freios grandes upgrades de motor e chao alem de alguns mimos como grades diferenciadas referentes a linha s3 tres portas europeia e mudanças no sistema de som do carro com uma ideia na cabeça o carro em maos e o juizo perdido começamos as alteraçoes motor por ja ter feito o suficiente no antigo project car a ponto de saber que tudo tem um limite me restringi a chegar em se tratando de motor e em um primeiro momento no kit padaria composto pela troca do inicio do escapamento com catalisador por uma peça em inox de 3 totalmente livre vendida pela americana relentless com sistema de flange para arrancar todo o sistema de escapamento em evento andando com o carro no toco em eventos de pista; troca do filtro de ar original e todo seu sistema por um intake especifico da k&n modelo typhoon exatamente na area de ram air intake; e pelo remapeamento na central eletronica feito via porta obd2 flash realizado como sempre pelos parceiros londrinenses da atomic motorsport onde foram alterados parametros de ponto de injeçao afinaçao da mistura de combustivel e aumento da pressao de turbina num momento posterior voces verao que o kit padaria e seus 300cv felizes nao foram suficientes e partimos para algo mais divertido chao ja no tangente a suspensao sempre utilizei molas esportivas e sempre gostei muito deste setup mas no caso deste veiculo li em foruns diversas reclamaçoes acerca da rigidez excessiva delas sendo quase que mandatario um kit de amortecedores para completar o conjunto ao pesquisar os preços do kit molas + amortecedores quase morri a soma de ambos ultrapassava os r$ 6 000 assim sendo recorri a uma soluçao mais em conta mas tao boa quanto esta levei o veiculo a um dos preparadores de suspensao dos veiculos de pista de londrina e expliquei minha situaçao em dois dias ele havia resolvido o problema deixando o veiculo como eu desejava tanto no quesito de altura quanto nos de rigidez de compressao e retorno dos amortecedores para a passagem para o chao comecei pesquisando rodas do rs3 que utilizam uma largura de 9 em suas 19 de diametro mas descobri que tirando as rodas que vem originalmente nos rs3 as vendidas no brasil sao todas replicas assim sendo consegui visualizar todos os modelos vendidos atualmente ate o dia que um amigo para com seu audi tt blindado e com um jogo de rodas muito diferenciado elas sao de 17 com sete raios duplos uma concavidade interessantissima proximo ao centro e para minha alegria com 8 5 de tala por sorte ao fazer uma busca por aquele bau da felicidade das compras e vendas nacionais encontrei tal jogo sendo liquidado por apenas tres digitos vestindo assim nosso a3 e ainda utilizando se dos pneus originais de medidas 225/45 por ora freios quanto aos freios eu sabia que queria freios maiores mas ainda nao tinha outra ideia a nao ser que nao poderia gastar muito e que deveriam caber nas rodas 17 assim sendo comecei a pesquisar e descobri que os freios do s3 8p e o mesmo do passat alemao de 6o geraçao quando equipado com motor de seis cilindros e suas pinças de um pistao mas sem aquela plaqueta decorativa com o logo s abraçam freios de 345mm de pista por 30mm de espessura gigantesco cheguei a encontrar as pinças cotar os discos e pastilhas dando um valor bem razoavel mas ao acordar um dia pela manha e fazer uma rapida busca no mercadolivre antes de ir trabalhar quem nunca encontrei um jogo de pinças porsche de seis pistoes para rodas a partir de 17 compativel com discos de 330mm por 30mm a medida padrao dos kits brembo gt a preço de banana quando me dei conta ja estavam em minha casa juntamente com os discos com as medidas supracitadas esperando para serem adaptadas estetica + som neste subtitulo minha ideia e deixar o veiculo mais europeu e esportivo dando a ele o kit s line nome dado aos carros comuns com os kit aerodinamicos dos esportivos da marca das quatro argolas composto por grade colmeia para choques mais envolventes spoiler lateral e splitter traseiro ainda dependo do nosso lindo governo se estabilizar e baixar o preço da moeda estrangeira para começar esta parte do projeto ja no som o carro vem originalmente equipado com um sistema de som composto por 8 auto falantes mais um subwoofer selado de 4 todos eles ligados em um amplificador que e comandado em meu caso por uma central clarion como som demais e excesso de peso e porta malas e artigo de luxo este ficou o setup do carro sobrando para mim mudar posteriormente a central por uma mais moderna e menos lenta para facilitar o manuseio proximos capitulos para frente mostrarei os graficos de potencia e torque do carro tanto no original quanto nos estagios 1 2 e 3 explicando pormenorizadamente cada um deles alem do processo de adaptaçao para instalaçao dos freios no veiculo ate a proxima por luiz fernando lopes project cars #315
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