fala pessoal desculpe a demora mais nem tudo acontece como planejamos nesse mundao de deus entao vamos la para começar fica a sugestao de um video para deixar rolando em quanto estao lendo o texto [youtube id= jovbkdkr0vo width= 620 height= 350 ] terminei de montar o carro e ai veio a hora de sair para a primeira volta que seria direta para a loja de escape porem veio a primeira surpresa pois o carro nao vencia a subida da garagem e assim descobri que ao minimo sinal de pressao positiva o carro fechava a borboleta eletronica a soluçao para esse problema foi utilizar o clamper para congelar o sinal do map antes de ele desarmar mas enfim tinha um carro turbo doce ilusao [youtube id= t7ova_7zi8y width= 620 height= 350 ] esse era o cofre do carro assim que terminei a montagem em 2014 apos esse imprevisto fui ajustando detalhes que ate entao nem imaginava que teria de ajustar ou refazer por exemplo pressurizaçao que pegava em cada lombada bomba de combustivel que nao dava conta de alimentar e a necessidade urgente de algo para controlar/montar mapa de combustivel a necessidade de reforçar o conjunto de embreagem puxar uma linha de retorno de combustivel e muito mais andei muito tempo com o carro nesse setup coisa de 30 000km de muita alegria e alguns imprevistos mas com direito ate a uma viagem para argentina com minha familia aqui vai um video onde e possivel escutar o ronco do carro e as bolas de fogo aqui ainda com a injeçao original [youtube id= gthafucu4u8 width= 620 height= 350 ] aqui em curitiba temos acesso ao autodromo internacional de curitiba #savetheaic atraves de eventos organizados pela equipe do www corranoautodromo com br que disponibiliza evento para nos entusiastas com preço bem acessivel e parcelado em ate 12 vezes ou seja o mundo perfeito para testar o carro no autodromo e sem desculpa de custar uma fortuna foi ai quem na ediçao de carnaval do trackdayin pude testar o carro na pista e ver o qual decepcionante estava o desempenho do meu carro uma vez de ter gastado uma quantia de dinheiro significativa e varias horas de dedicaçao no mesmo para nos situarmos no tempo estavamos a vespera da copa do mundo de 2014 e acabei sendo desligado da empresa que trabalhava ai veio um balde de agua fria em todo o projeto e era hora de parar e pensar com calma no que deveria ser feito apos algumas noites mal dormidas decidi empreender e assim abri minha propria empresa f5 informatica com meu brother nilson e ai nao tinha jeito e o focus foi o carro da firma por um bom tempo e assim passou a ser o carro da firma buscava mercadorias entregava computadores e tudo mais que fosse necessario muitas vezes rodando mais de 140km por dia e por conta disso nao poderia parar o carro para fazer nada tanto por questoes financeiras e por tempo mas sempre com esse sorriso no rosto a cada descarga da turbina pois o carro sempre ajuda a esquecer ou a minimizar os problemas passei algum tempo com o carro sem grandes upgrades ate o segundo semestre de 2015 quando foi a hora de trocar a turbina e ai algo que era para ser simples tomou proporçoes maiores do que esperava e assim consumiu mais uma parte do meu dinheiro como nessa vida de carro modificado nem uma decisao e facil e a escolha da turbina nao seria diferente nao estava contente com a pegada da biaggio pois ela tinha um conjunto muito pesado causando um turbo lag muito alto assim eu fui atras de uma turbina menor estava disposto a sacrificar o desempenho em alta para favorecer o ganho desde baixas rotaçoes pois como alguns sabem naturalmente o duratec e um motor com bom desempenho em altas rotaçoes porem em baixas ele sofre para carregar os 1450 kg do focus era fato que nao teria condiçoes de partir para uma turbina roletada entao um dos criterios que tinha era achar uma turbina de ate uns r$1 300 e que fosse facil de encontrar peças para fazer uma manutençao ou revisao fiquei muito tentado a comprar uma k04 que o pessoal usa nos jetta e golf gti pois teria um conjunto que me daria torque desde 1600rpm e com alguns dias de olho no olx achei uma kkk k04 5304 970 0001 por um preço bem interessante porem ela era uma tgv o flatout ja deu uma explanaçao sobre o assunto nessa materia e iria dar certo trabalho fazer o carro funcionar de maneira satisfatoria sendo assim apos algumas idas e vindas as empresas que fazem manutençao em turbinas cheguei a conclusao que deveria partir para uma kkk k16 e uma turbina interessante pois ela pode usar caixa quente t2 ou t3 e conhecida no ramo de peças de reposiçao aguenta bem as pressoes que pretendia atualizar e o preço estava dentro do meu orçamento sendo assim acabei optando por ela para nao ter que reinventar a roda e ficar muito tempo na hora de fazer a troca da querida sai biaggio 50 e entra kkk k16 acabei optando pela caixa t3 para nao ter que mudar o coletor de escape e apos pendurar ela e ajustar o escape ja tinha um carro novo nas maos a pegada vinha desde baixas rotaçoes desde 2200 rpm ja vem soprando e vai firme ate em altas começando a cair apos os 5400 rpm isso em decorrencia do conjunto de rotores serem bem mais leve e eficiente porem meus amigos como nem tudo e festa vamos dizer que o pico de potencia do carro nao mudou porem agora eu tinha uma curva de torque muito melhor e consequentemente os ganhos de potencias em baixas rotaçoes amentaram drasticamente coisa de 10 dias apos a troca da turbina ao dar a partida no motor uma fumaça branca tomou conta de tudo apos verificar tudo e tentar novamente sou surpreendido por um calço hidraulico causado por um bico travado o que e um flato para quem ja defecou uma vez dito a frase acima fui atras de um jogo de bicos 160lbs e uma megasquirt para gerencia o meu motor pois nao iria atras de um unico bico e correr o risco de enfrentar esse problema novamente vou deixar aqui um video de um dos ultimos trackdayin aqui de curitiba onde fiz uma compilaçao dos melhores momentos [youtube id= qxpf4hoptxc width= 620 height= 350 ] na proxima parte vou contar sobre como foi a instalaçao da megasquirt e acerto do motor para trabalhar com o gnv e etanol por wyldwagner de souza project cars #06
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.


