ola pessoal meu nome e daniel cruz sou um feliz e batalhador proprietario de um honda prelude 1993 esta e a segunda parte do meu projeto ao qual pode ser lido na integra desde o inicio de inicio gostaria de pedir desculpas a todos desculpas pela demora em postar a segunda parte e desculpas tambem por talvez nao preencher esta com tanto conteudo tecnico quanto a primeira isso se deve mais ao fato do carro ainda estar em manutençao sob processo de montagem portanto teremos uma terceira materia ai para tratar dos resultados entretanto uma coisa boa fica tenho muito espaço para abordar detalhes e compartilhar as ideias do projeto com maior amplitude sem ter de fazer um rapido rabisco sobre cada topico o transporte para brasilia e preparativos pouco antes de despachar o carro pra brasilia o periodo que tive utilizei no intuito de realizar e comprar melhorias para o carro entre elas as principais foram as rodas pneus e suspensao coilover algumas destas chegaram pouco antes do carro subir a rampa da cegonha portanto foram logo instaladas outras demoraram um pouco e estao aguardando a tao esperada etapa brasilia para continuar [gallery link= file ids= 109938 109939 109940 109941 109942 109943 ] rodas e pneus a escolha das rodas e pneus sinceramente nao foi algo das mais faceis a escolha deveria ser embasada em um pneu bom na chuva e excepcional no seco com um composto mais macio e que tivesse uma resistencia maior a bolhas laterais a geometria do pneu deveria se ajustar a superficie do asfalto de forma a melhorar a aderencia mas sem comprometer a rigidez e compostura dos pneus detesto aqueles que ficam dobrando como pneu murcho [gallery link= file ids= 108683 108684 108685 ] como escolher um pneu com todas essas caracteristicas num pais onde a maioria so sabe perguntar quantos mil kilometros ele dura utilizei foruns e afins e cheguei a um funilamento de dois candidatos finalistas os continental contisport contact 3 e os kumho ecsta spt ambos tinham excepcionais reviews por toda a europa e america do norte mas uma escolha precisava ser feita optei desta vez por ir com os continental pelo thread design diferenciado com sulcos continuos e faixas de borrachas que relembram a f1 da decada passada eram certamente a escolha certa para pista seca sem comprometer o desempenho e segurança na pista molhada que conforme testes comprovaram perdia para o ecsta apenas em frenagens em curva durante pistas molhadas ausencia de escoamento de agua em forma de v a escolha ficou ainda mais complicada porque sou praticante de algo conhecido como touge infelizmente ainda nao e muito famosa no brasil ou felizmente talvez e nao tem nada a ver com a modalidade espalhafatosa do drift a parte boa e que a escolha das rodas e pneus foi a certa tratando se de um projeto performance rodas e pneus que pesam apenas 16kg sao um feito menos peso menos massa rotacional menos resistencia por inercia com certeza sera perceptivel a diferença no volante em todos os aspectos um vicio sou viciado em velocidade na forma de adrenalina sou viciado em competitividade amistosa sou viciado em disciplina propria para ser mais rapido nao me afastando do seguro sou viciado em carros o auge desta espiritualidade aconteceu quando me deparei com o primeiro anime de veiculos que conheci chamado initial d na epoca achei sensacional pois era algo que fazia de forma limitada ate por conta da idade mas praticava era algo que eu gostava era algo que sonhava acordado repassando como um filme para fazer denovo quando novo peguei por incontaveis vezes o carro da familia escondido para praticar e acreditem a melhor epoca de se aprender algo e na infancia instintos sao mais aguçados e permitem um melhor aprendizado que na fase adulta basta ser polido a se tornar habilidade pra quem nao sabe initial d conta nada mais nada menos que uma historia sutilmente alterada por questoes obvias de um icone do automobilismo niponico keiichi tsuchiya keiichi reinventou a arte do drifting de forma a popularizar o esporte a um nivel mundial o que muita gente nao sabe e que ele e uma lenda nao no drift que faz atualmente mas na jornada que percorreu ate chegar ao automobilismo profissional praticando o touge ele e um dos poucos casos em que talento nato repetido milhares de vezes criam o perfeccionismo touge 峠 tōge que na traduçao literal significa passagem retrata estradas passagens nas montanhas ou estradas sinuosas nos arredores destas para o touge em casos de duelos uma corrida possui duas fases uma subida uphill e uma batalha ladeira abaixo downhill um carro que vai a frente durante a fase de subida e o segundo carro no downhill pelo fato da maioria das corridas touge possuirem faixas estreitas as ultrapassagens sao extremamente dificeis e as vezes e impossivel realiza las o objetivo do touge nao e drift trata se mais de um grip driving e com o objetivo de ser o mais rapido em um trecho particular da estrada o drift pode ser usado para bloquear o caçador ou como parte de uma estrategia de conduçao mas touge e tradicionalmente focado em aderencia durante a corrida se o carro da frente ganha se o espaço entre os carros aumenta consideravelmente enquanto o carro seguinte ganha se a distancia entre eles permanece a mesma diminui do inicio ao fim ou o carro seguinte ultrapassa o carro lider se qualquer carro rodar ou bater o outro ganha a corrida o touge nao possui um estilo fixo e pode ser praticado de inumeras formas desde que seja rapido diferentes estilos de pilotagem podem ser utilizados para segurar o oponente num determinado trecho ao qual leva desvantagem para sobressair em outro a exemplo temos esse drifting insano e rapido do video abaixo [youtube id= rq2ktzsyoeo width= 620 height= 350 ] o lado interessante do touge e que voce aprende a ter uma grande percepçao de estrada e quase uma habilidade que os pilotos de rali possuem sabendo antever curvas e superficies com maior precisao a distancia isso tem um efeito colateral interessante pois voce passa a prever a velocidade de entrada de cada curvas apenas por observar o quanto ela se fecha mesmo que seja apenas um breve pedaço que se oculta a frente com isso mesmo que nao esteja numa estrada que conhece voce nao perde a confiança na sua capacidade e dificilmente passa apertos mesmo andando razoavelmente rapido os pilotos de touge possuem apenas dois medos em comum 1 trafego na contra mao dentro de uma curva 2 curvas que começam de uma forma e na sua metade se estreitam ou apertam seu angulo curvas que mudam de forma em seu curso sao extremamente traiçoeiras e de longe a maior causadora de acidentes entre praticantes que costumam andar no limite portanto para o bem de seu carro e seu proprio nunca corra no limite estradas nao sao um circuito fechado nao e lugar pra exibicionismo nem pra mostrar a velocidade maxima de um carro touge trata se de dirigir com prudencia e acima de tudo eficiencia perfeccionismo erros em montanhas custam caro e nao raro sua vida a aderencia angulo de ataque e velocidade de entrada e saida possuem pouca margem de variaçao nao costumeiramente instruo a quem me pergunta a começar por baixo num carro de preferencia 1 000 cm³ para aprender a andar com ele antes de experimentar algo com mais de 150cv na serra um belo video explicativo se encontra abaixo [youtube id= 4w8paxv5fm0 width= 620 height= 350 ] o resultado de muito treino revela uma habilidade de perceber a diferença de atuaçao do carro com os componentes aquecidos pneus e freios bem como o uso adequado dos mesmos para nao moer o veiculo ou te deixar em apuros descer uma serra sem freios nao e algo bonito de se ver uma vez alinhado com a pista e com a capacidade de seu carro um trecho de alguns km vira um trilho de montanha russa que pode assustar ate o mais veterano entusiasta aos poucos o carro se torna voce e a estrada nada mais que um caminho que possui o que os caras da tt racing na isle of man chamam de mobilia urbana cercas arvores muros postes recuos desniveis bueiros… tudo faz parte de um cenario ao qual voce nao pode move los voce que se move ao redor destes um exemplo classico de um entusiasta que entende a essencia do touge e o do video abaixo olhares mais atentos vao reparar que embora constante o motorista possui uma tocada bastante prudente e as vezes ate faz um back off na possibilidade de se envolver em algum problema [youtube id= 7v6zd7tcgpo width= 620 height= 350 ] uma outra questao constante tambem a realidade de se andar em estradas publicas abertas e a possibilidade de animais na pista sejam quais forem apesar de ser um passeio amistoso e importante sempre lembrar de manter o sangue frio e a prudencia em tudo que for fazer mantendo sempre aquela margem de segurança para conseguir fazer algo quando deparado com tal circunstancia a exemplo temos o video abaixo nas montanhas da california onde o motorista da m3 usou esta margem que conservava e toda a sua habilidade para nao carregar um veado como passageiro [youtube id= xrogjbzfuve width= 620 height= 350 ] problemas ja começaram com o transporte o veiculo atrasou cerca de uma semana para ser embarcado na cegonha definitivamente a caminho por falta de rotas isso resultou numa ida perdida a brasilia apenas para receber o carro e gastos desnecessarios com isso em contra partida conheci um time de clientes maravilhosos que preso por manter na capital brasileira inclusive e um destino que recomendo uma das poucas cidades no brasil em que quase tudo realmente funciona como deveria funcionar transporte publico como onibus metro e planejamento urbano sao referencia um contraste a inumeras capitais no brasil nelson piquet dizia que brasilia era um autodromo e precisei ir ate la para perceber a veracidade de suas palavras ruas planas curvas continuas e previsiveis um conjunto de obra que permite de fato formar uma pista para brincadeiras de fazer inveja aos tempos de need for speed durante a madrugada ao retornar para minha cidade me deparei com mais um problema a turma de brasilia me ligou informando que descobriram algo que eu nao agradaria e teria de refazer praticamente todo o serviço durante todo o tempo que o carro esteve em bh sem conseguir ligar as tentativas de partida a frio aliados a uma mistura rica que lavava as camisas de cilindro resultou em arranhoes profundos nas frm que inviabilizariam ate uma outra retifica sem o reencamisamento obrigatorio isso foi como um soco na boca do estomago tanto tempo para ter o carro andando e finalmente apos resolvermos os problemas o carro volta a estaca zero como provas me mandaram fotos onde supostamente material das frm teria sido raspado e depositado no carter como uma forma de soluçao obtive algumas ideias para contornar o problema o que resultou no projeto atual o projeto baseado nos diagnosticos e na necessidade de reencamisar o bloco partimos pra uma ideia mais agressiva motor full racing spec com comandos taxa conversao para etanol e tudo que tem direito o background ja havia sido feito considerando os upgrades de freios suspensao e grip pra completar meu carro estava agora nas maos de um engenheiro automotivo entao acho que o investimento valeria o risco [gallery columns= 4 link= file ids= 109921 109922 109923 109924 109925 109926 109927 109928 109929 109931 109932 109933 109934 109935 109936 109937 ] a listagem atual de peças e acessorios segue abaixo clique para ampliar pistoes a escolha dos pistoes foi meticulosa pois sao de longe a materia mais importante na produçao de cavalos em um motor aspirado a ideia inicial era utilizar pistoes ja pre fabricados pela mahle com aproximadamente 12 8 de taxa de compressao para motor h22a1 utilizando bielas e virabrequim do h23a1 como no meu caso funcionaria como um stroker elevando a taxa de compressao para mais de 13cr e permitindo explorar em muito o potencial do alcool o problema era que a mahle catalogou como produto mas nunca o fabricou e nem tinha pretensao para tal nem considerando encomenda conseguiriamos compra los a saida foi solicitar uma empresa a 4pistons para que utilizasse de seus conhecimentos e enviasse um molde com as medidas para a wiseco americana e a mesma fosse fabricada por encomenda num molde unico para nosso projeto para isso pediram medidas e especificaçoes de tudo tamanho e modelo de valvulas comandos molas e afins o resultado foram pistoes de 15 1 de cr forjados em liga ultra leve com camadas de teflon e domo assimetrico garantindo assim maxima proximidade sem comprometer a segurança e compatibilidade dos mesmos de uma forma mais ousada optamos tambem por pistoes maiores realizando um overbore nas camisas de 87mm originais para 89mm isso daria maiores pistoes maiores litragens mais cavalos outstanding comandos comandos vieram na forma de um negocio a ideia inicial era comprar comandos por encomenda voltados exclusivamente para o projeto eis que me aparece a oportunidade de compra de um jogo de comandos da crower stage 3 para h22a apos muita conversa decidimos arriscar utiliza los pois embora feitos para h22 meu projeto com base no h23 stroker e pistoes maiores com taxas estratosfericas de 15 1 fariam com que um stage3 atuasse como stage2 permitindo assim um uso civil de um motor com puro sangue racing vale ressaltar que comprei o conjunto de comandos completo que inclui molas e pratos de titanio necessarios para tal uso valvulas se mantiveram as originais honda lubrificaçao a parte lubrificativa e um ponto serio a ser abordado pois com tantas alteraçoes do design original do motor estragar tudo por falta de lubrificaçao adequada seria um ultrage portanto ja considerando a bomba de oleo nova que foi instalada no periodo que esteve em belo horizonte tratamos de incrementar o sistema de lubrificaçao ja suficientemente boa do prelude para garantir total funcionamento acima de 8 000 rpm para tal utilizamos de chuveirinhos provenientes do prelude com motorizaçao 2 2 h22a1 que veio tambem em praticamente todos os motores da honda giradores o h23 possui um sistema unico dele ao qual um fio de oleo passa por dentro da biela refrigerando a e refrigerando o pino e interior dos pistoes ja o chuveirinho garante a lubrificaçao das camisas e das bordas dos pistoes com maior eficiencia formando assim um conjunto invejavel escape o escapamento foi todo refeito utilizando se espessura de 2 5 polegadas de fora a fora fizemos a remoçao do catalizador para tirar qualquer tipo de adiçao restritiva ao escapamento coletor trata se de um inox copia do original ate o bocal do cat estamos por hora realizando testes apenas com um abafador final um magnaflow com entrada de 2 5 e saida de 4 polegadas magnaflow se destaca por ter uma tecnologia de mantas diferenciada das demais permitindo um escape menos restritivo mas nao necessariamente barulhento sem contar que por tras o carro fica com aquele supra looking sexy sem equiparaçao montagem a montagem esta ocorrendo agora com alguns contratempos para dentro do esperado para a terceira materia teremos videos fotos e uma completa gama de informaçoes do processo de montagem e resultados esta pretendo redigir em breve completando assim o projeto e permitindo um acervo completo para aqueles que quiserem usar como base para projetos pessoais ate la pessoal obrigado por daniel cruz project cars #318
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