salve galera do flatout em primeiro lugar quero agradecer muito pelos sinceros votos no pc do meu corsa gsi que chamo carinhosamente de manco tinha o desejo de inscreve lo ha algum tempo mas sempre hesitava; desta vez resolvi arriscar e aqui estou como um dos eleitos bom para me apresentar meu nome e jonathan silva farias tenho 25 anos e neste espaço cedido por este sensacional site da mais pura e de muito bom gosto car culture quero apresentar minha historia com o mundo automotivo como me encantei pelos chevrolet e em especial pelos corsas que culminou com a aquisiçao da minha joia atual um corsa gsi 1 6 16v ano 1995 desculpem se o texto vai ficar imenso porque gosto muito de escrever e ja deve estar começando a ficar chato todo esse mimimi haha mas pretendo contar tudo isso com riqueza de detalhes e principalmente — de ibagens o inicio de tudo desde nossa infancia sempre desenvolvemos diversas atividades que nos levam a diversos gostos nos brinquedos por mais simples para alguns o melhor foi uma bola para outros um peao bolinhas de gude enfim… eu sempre fui daqueles que o melhor presente era sempre um carrinho o tempo foi passando fui crescendo e o convivio com os carros da familia era intenso antes de completar idade para ter habilitaçao me inundava de revistas de tuning e preparaçao febre naquela epoca o advento do velozes e furiosos sempre dadas por um dos meus tios ainda tenho uma caixa repleta delas ate hoje assim fui formando minha opiniao para o momento em que pudesse ter meus proprios carros sempre fui adepto do tuning de bom gosto ou seja mesclar detalhes originais do carro com uma pitada de personalizaçoes deixo claro que me amarro em ver algumas reliquias 100% originais verdadeiras raridades mas esse nao e meu estilo bom voces poderao tirar conclusoes dar opinioes elogiar criticar rs estamos aqui para discutir ideias e compartilhar dito tudo isso vamos ao que interessa os carros minha historia com os gm começou quando finalmente fiz 18 anos e em 2009 meu pai me deu um simpatico chevette 1992 1 6/s infelizmente nao encontrei fotos dele no meu computador mas ele era igual a essa foto que encontrei na internet esse carrinho ficou comigo apenas 3 meses o que nao me impediu de rebaixar a suspensao logo na primeira semana de uso yes e colocar um jogo de rodas aro 15 do astra cd logo comecei a trabalhar firme e assim fiz a minha primeira aquisiçao por conta propria leia se recur$o$ proprios e que deu inicio a minha historia com os corsas um corsa 1 4 gl efi ano 1995 esse carrinho me deu muitas alegrias por 3 anos teve alguns jogos de rodas foi baixo foi alto alterei a iluminaçao varias vezes… e um desejo de criança era formado ter um carro turbo abrindo um parentese aqui desde os meus 14 anos sonhava em ter um carro turbo e o projeto para o gl era esse os sonhos iam sendo passados para o papel eu e meus rabiscos mas por ocasiao de oportunidade em outubro de 2012 acabei vendendo ele com muita dor no coraçao e comprando um corsa c 1 0 completo apesar das irritaçoes constantes com o horrivel motor 1 0 vhc deste carro pois era muuuuuito lerdo aliado ao acelerador eletronico e ar condicionado… passei um ano e meio com ele completamente original igual a essa foto nesse momento eu ja estava casado e em constantes negociaçoes com a minha esposa ja estava conformado que nao iria realizar esse sonho turbinado tao cedo pois eu nao queria o c turbo por ser o nosso carro de uso e ela nao queria que eu comprasse um segundo carro para esse fim entao cheguei a fazer alguns ups simples e quem tem carro personalizado nao consegue andar de carro original por muito tempo… e entao vieram as rodas aro 17 mesmo assim o desejo de um carro turbo ainda nao saia da minha mente e nem do meu coraçao e sempre que podia tentava emendar o assunto com a delegada ate que um dia as nossas negociaçoes tomaram um rumo o dialogo foi mais ou menos assim eu amor voce sabe como eu sonho em ter um carro turbo ela e percebi que quando colocou essas rodas ainda nao ia ser o bastante… eu *apreensivo* …… ela bom se voce quer vamos em frente mas tem que ser esse carro aqui e o improvavel aconteceu eu ia ter um carro turbo mesmo a contra gosto de ser aquele corsa [gallery link= file ids= 87088 87089 87090 ] assim aconteceu meu primeiro carro turbo tive inumeras dores de cabeça como a ma montagem da preparaçao pelo mecanico/preparador que deixei o carro mas acabou sendo uma bela escola esse carro voces saberao mais adiante encurtando a historia ainda antes de decidir vende lo coloquei molas esportivas painel em leds brancos bancos de couro milhas amarelos… apos ele ser preparado em fevereiro de 2014 fiquei quase cinco meses consertando as c***** que o mexanico fez andei 3 meses com o carro acertadinho e entao me vieram alguns pensamentos … esse carro e 1 0 e esse acelerador eletronico me irrita preciso de um motor maior e vai ter que ser turbo tambem mas preciso dos opcionais que esse tem mas ja que e pra trocar o proximo carro tem que ter teto solar e assim isso mesmo voces ja sabem … comecei a pesquisar e nao demorei para me dar conta que o carro que se enquadrou no perfil que eu buscava e que eu me apaixonaria era um corsa gsi mudança de planos a aquisiçao antes de falar diretamente da aquisiçao do meu gsi algumas pessoas podem se perguntar o que e um corsa gsi ou mas que raios ha de tao diferente neste corsa parece um corsa como qualquer outro aqui vai um pouco da historia do carro para aqueles que nao conhecem o corsa gsi foi trazido pela chevrolet ao brasil direto da hungria e sua tarefa era concorrer com os carros de sua categoria e que hoje tambem ja tem status de classicos como o uno turbo e o gol gti foi apresentado no salao do automovel em outubro de 1994 com as mais recentes tecnologias de emissoes de gases como a valvula egr seu calcanhar de aquiles na minha opiniao e a bomba sencundaria de ar e comercializado entre 1995 e 1996 com uma venda de pouco mais de 2 500 unidades em todo o territorio nacional equipado com o motor x16xe importado possuia injeçao sequencial de combustivel taxa diferenciada em relaçao a outros motores 1 6 16v da gm 10 5 1 contra 9 8 1 da corsa wagon por exemplo e duplo comando de valvulas rendendo 109 cv a 6 200 rpm e 14 8 kgfm de torque sendo capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 9 64 segundos sua suspensao tem maior calibragem e os freios sao maiores e ventilados [gallery columns= 4 link= file ids= 87081 87082 87083 87084 ] no visual trazia diversos diferencias exclusivos e de fabrica diante dos demais corsas mas sao muitos e ficaria muito extenso detalhar aqui os mais nitidos alem do teto solar sao o body kit exclusivo composto de parachoque e grade diferenciados saias laterais em tres partes e aerofolio todos na cor do carro neste post do flatout voce encontra um resumo da historia e das diferenças do gsi para ha todos os itens e mais detalhes do modelo relatados para quem quiser conhecer melhor agora voce que nao sabia ja sabe o que e um corsa gsi voltando aos nossos rumos era final de novembro de 2014 prontamente comecei a desmontar meu corsa c e a procurar um gsi achei que a tarefa nao ia ser facil encontrar um em estado integro mas procurando em um site de classificados me deparei com um anuncio corsa gsi turbo acessei o anuncio e imediatamente os olhos encheram o carro estava muito bonito aparentemente e nao ficava muito distante de onde eu estava salvei o numero de telefone do proprietario e no dia seguinte o contatei apos muita conversa isso era uma quarta feira ja no inicio de dezembro marquei de ver o carro na sexta ate isso acontecer mal dormi a ansiedade estava me consumindo enfim chegou a sexta sequestrei um amigo meu o fernando e fomos ver o carro quando vi pessoalmente confirmei o que havia visto por fotos o carro estava muito inteiro de lata e exterior exceto pela saia lateral lado passageiro que estava sem estava com rodas aro 16 da gm de um modelo que eu nao gosto muito e quase sem pneus… e o interior muito bom sem rasgos ou manchas mas o motor…estava em estado deploravel [gallery link= file ids= 87093 87094 87104 ] se o motor ja nao agradava pelo aspecto do que se via o que nao se via era pior ainda tinha oleo para todos os lados era turbo mas mal montado aliviando a pressao pela parte fria da turbina bomba de combustivel original sem dar conta de alimentar vazando compressao devido ao coletor empenado entre outros problemas a boa noticia e que estava legalizado e isso me animou so pela burocracia que eu nao teria pedi para dar uma volta com o carro e ao pegar o volante ele simplesmente morria a todo instante segundo o dono era assim mesmo o test drive foi tragico mas eu tinha que me decidir aceitar o desafio ou nao minha conclusao foi a seguinte era um tremendo de um carro com um potencial gigante mas mal cuidado nao tinha um dono e eu seria esse cara conversei com o dono fiquei de dar a resposta e eu e meu amigo fomos embora no caminho de volta para casa muita indecisao conversa vai conversa vem apesar do trabalho que eu teria no motor mais do que eu podia imaginar decidi ficar com o carro e encarar a empreitada que viria pela frente liguei para o proprietario no dia seguinte acertamos tudo e na semana seguinte apos muuita ansiedade no dia marcado sai mais cedo do trabalho e busquei o carro na volta para casa começaram os problemas era tirar o pe da embreagem como se faz com um carro normal ele morria sofri horrores para chegar com ele em casa apos um longo trajeto transito e milhares de novas partidas estava nervoso mas contente em ve lo na minha garagem primeira foto na garagem de casa a partir dai comecei a pensar no que fazer para iniciar a resoluçao dos problemas no carro o primeiro passo foi uma revisao completa correias oleo filtros velas freios suspensao… apos deixa lo uma semana na oficina o gsi voltava a respirar foi constatado que a correia dentada estava atrasada em dois dentes o que causava a morreçao do carro as velas nao eram adequadas nao tinha disco de freio nao tinha pastilha… uma lastima depois de tudo novo assim que voltou para casa recebeu uma limpeza geral inclusive no cofre do motor o que deixou o carro mais apresentavel porem neste meio tempo mais precisamente ao buscar o carro na oficina apos a revisao fui avisado que o carro estava fumando quando frio e a suspeita principal era o cabeçote antes de partir para o mais doloroso 16 valvulas lembram desmontei a turbina e mandei para uma retifica na esperança de que fosse ela a causadora do problema mesmo assim o carro continuou fumando apos este processo e isso me deu a ma noticia que eu temia uma retifica de cabeçote estava por vir o motor fumava principalmente quando frio o que indicava vedaçao de valvulas ruim a principio deixei tudo como estava e comecei a estudar o que fazer de forma prioritaria para ter um carro utilizavel enquanto pensava fui agilizando documentaçao vistoria alguns detalhes de estetica as panelas de freio eram pintadas de azul pintei as de preto e as pinças de vermelho e uma boa lavagem ate ai eu so pensava mesmo em resolver os problemas gerais do carro e poder curti lo um pouco para depois pensar em um projeto do zero face a grana curta por ter trocado de carro mas no fim ter adquirido dois mas existem situaçoes que nos pregam peças e males que vem para o bem ate que em um domingo era inicio de janeiro de 2015 num belo domingo ensolarado eu em casa e meu pai me liga para almoçar em sua casa a esta altura ja tinha convencido minha esposa que ter o gsi como carro de uso nao era boa ideia e entao compramos um celta para ela e para mim tambem rs voltando ao almoço na casa do meu pai fiquei em duvida se deveria ir com o gsi ou com o carro da minha esposa e aqui uma liçao se voce tem opçao e ficar em duvida se deve sair com seu carro nao saia no final decidi ir com o gsi antes de sair tirei uma foto dele que ja estava mais apresentavel e aproveitando que estava limpo mal sabia que cinco minutos depois dessa foto me ocorreria o pior entendem agora porque eu disse que quando voce fica com aquele pensamento de sera que devo sair com meu carro voce nao deve sair o resultado a menos de um quilometro da minha casa um terrivel e infeliz acidente que quase custou a vida de dois pedestres graças a um motorista imprudente que saiu de tras do meu carro e tentou me ultrapassar pela contramao; quando viu um carro vindo na direçao dele o carro que vinha estava na direçao certa por sinal voltou para a pista me fechando; a fechada acertou a frente do meu carro eu perdi o controle e bati no carro que vinha na outra faixa o resultado foi o das fotos graças a deus nada ocorreu com ninguem fizemos o boletim de ocorrencia fui destratado xingado e taxado de imprudente e culpado pela policia militar ate que meu pai chegou ao local e de repente o tratamento do tal soldado mudou da agua para o vinho mas o causador do acidente nao arcou com nada apos o boletim ele sumiu arquei com os custos do conserto do meu carro e do carro que colidi mesmo nao tendo sido culpado direto abro um parentese aqui nao estou criticando a policia muito pelo contrario tenho familiares policiais e acho correto fazerem seu trabalho quando necessario mas na ocasiao eles sequer queriam ouvir o que havia ocorrido foram logo me taxando de culpado me xingaram me trataram como lixo infelizmente vivemos em um pais onde por ser jovem e principalmente estar a bordo de um carro turbo/rebaixado/personalizado trajado de regata bermuda e chinelos em um domingo de sol e igual a ser o irresponsavel e culpado de um acidente assim foi como pensaram os tais caras graças a deus tudo se resolveu esse foi um dos domingos senao o domingo mais amargo do meu ano de 2015 fiquei em estado de choque estava inconformado nao acreditava no que estava acontecendo nem pelo onus financeiro mas sim por ver meu carro naquele estado parecia que tudo pelo o que eu estava lutando tinha ido por agua abaixo duas semanas se passaram e so entao tive coragem de ver o carro de novo uma vez que o arrastei literalmente para a garagem de casa enfiei as peças dilaceradas dentro e o fechei ele me olhava triste como na foto acima e eu mais ainda fiz orçamentos de funilaria mas nao sabia o que fazer primeiro ja que as rodas e suspensao do carro estavam tao tortas que ele nao conseguiria andar por si mesmo chega aquele momento onde voce poe na balança o que vale e o que nao vale a pena voce tem que decidir o que fazer nada e facil mais uma vez sentei com minha esposa e conversamos cogitei vender o carro da maneira que estava e caso encerrado mas de um modo surpreendente ate entao nao era tao do feitio dela ela me apoiou e disse algo que mudou o rumo das coisas se e o que voce sonha faça mande consertar tudo o que precisa seja a batida seja motor vamos em frente apos essa decisao iniciou se uma nova etapa o gsi iria passar por um pequeno longo periodo de dor para renascer continua por jonathan farias project cars #326
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