buenas flatouters primeiramente meu muito obrigado aos leitores pela eleiçao do gol como project car e me permitir contar um pouco de sua historia danke shon e impossivel começar a historia do pc#333 sem deixar de falar destes caras ai debaixo foto espontanea de familia em 2012 nao houve combinaçao na escolha das camisetas me chamo max loeffler culpado sou irmao do gus a esquerda dos pcs #43 mothafocus e #200 passat pointer e do bruno a direita peugeot lover inveterado voces lerao muito sobre os dois durante este pc meus irmaos serviram tanto como inspiraçao quanto como suporte ao projeto e muitas das ideias passaram pelo crivo da familia antes de serem realizadas em boa parte da ultima fase do projeto rolou um incondicional apoio do bruno nas projeçoes realizadas em photoshop antes da decisao e execuçao de algumas ideias mais radicais sempre procurando como resultado final a harmonia do conjunto evitando exageros desde que me conheço por gente gosto de carros com uma certa queda por preparaçoes e customizaçoes a historia com carros começou cedo desde os pequenos matchbox e kits de montar da revell na infancia ate chegar aos de escala 1 1 com o passar do tempo os carros apenas cresceram e ficaram pouco a pouco mais caros mas sempre fizeram parte da minha vida pessoal e profissional graças aos carros trabalho hoje no departamento de design da renault do brasil ja ha seis anos e trabalho ligado a industria automotiva quase sempre ligado a renault ha quase 17 anos na maioria do tempo com a concepçao de produtos em 3d utilizando catiav4 base unix catiav5 e atualmente na organizaçao de atividades de classe a em icemsurf superficie 3d design final de um carro alem de atividades ligadas a qualidade industrial design o gosto por carros fez com que hoje alem do gol deste pc eu tenha tambem outros projetos em paralelo uma kombi 65 a valdirene com motor torque injetado abaixo motor este sendo reconstruido minuciosamente devido a uma biela quebrada e meu carro de uso civil um divertido smart fortwo cabrio turbo o t1000 com o qual cogito um upgrade eletronico para pular dos atuais 84cv para 109cv quem sabe futuros pc aqui no flatout valdirene posando no aic em abril de 2014 t1000 dando bug no sistema do estacionamento do shopping luz verde vaga livre #sqn = antes de falar do gol contudo vou contar como começou minha odisseia automotiva meu primeiro carro em escala foi um vw passat village 87 1 6 bielao carro que foi do meu pai passou pela minha mae meu irmao e finalmente foi herdado por mim aos meus 20 anos vw passat village ’87 o primeiro carro muito antes disso e importante frisar que o virus sobre carros preparados ja havia me contaminado numa noite de carona em uma marajo de um amigo com motor de maverick 4 cilindros turbo durante uma disputa com um voyage igualmente turbo nas ruas de curitiba a sensaçao de aceleraçao infinita o barulho o cheiro os discos incandescentes acesos a noite o risco a adrenalina tarde demais pra complementar anos mais tarde um dos primeiros carros que dirigi na vida foi um voyage sport 1 8 turbo de um socio do gus com 1 8 bar de pressao e booster pra 2 4 era o fim estava contaminado o resultado destas experiencias foi que ainda em meu primeiro emprego ja havia comprado uma turbina garrett com meus primeiros salarios que acabou nunca usada antes mesmo de ter alguma coisa com rodas para instala la ficava admirando a dentro do guarda roupas sonhando entao no final de ’96 eu herdei o passat mas eu era um quebrado que mal pagava a faculdade entao so consegui turbina lo dois anos depois no fim de ’98 o kit utilizado na epoca foi um ishi que adquiri com um amigo vindo um voyage 1 6 cht o kit veio com coletores ford cht e tambem com coletores vw ap o que possibilitou a instalaçao no passat a instalaçao foi feita na garagem de casa por mim mesmo com a ajuda de um vizinho durante uma janela de 1 semana de viagem dos meus pais e 1 semana igualmente enforcada na faculdade pois era o tempo que eu tinha disponivel para instalar e sem que meus pais soubessem porem a alegria durou pouco kit ishi para ford cht nos anos 80 era instalado pela concessionaria com garantia de fabrica coletor de admissao com passagem de agua sem muita experiencia carro com o escapamento aberto avanço de ponto sem restriçao e um tanque de alcool queimado na sexta feira a noite na primeira volta meu primeiro motor quebrado aconteceu ja ali antes mesmo do sol raiar e esta foi apenas a primeira quebra de pistao este carro ganhou um motor ap 2 0 posteriormente colecionou diversas outras quebras de pistao mas me deu algum aprendizado sobre avanço de ponto temperatura de vela pressao de turbo versus taxa de compressao alta entre outras motor ap2 0 turbo ishi a 0 8bar 13 1 de taxa alimentaçao mecanica colecionador de ossos em 2001 tive este passat roubado e nunca mais recuperado desapareceu completamente me deixando a pe novamente ultimo registro do passat no final de 2000 antes de mais uma viagem a praia nesta mesma epoca eu fiz um grande amigo de faculdade que fez um clone do meu carro; um vw passat village 87 igualmente branco e igualmente turbinado no sistema ishi a unica coisa que os diferenciava era o jogo de rodas nossa diversao era desfilar com os carros iguais e de vez em quando acelerar obviamente acontece que um tempo depois do roubo meu amigo acabou vendendo tambem o passat dele porem sem o turbo e por coincidencia do destino antes de vender o carro ele me pergunta se eu nao teria um jogo de rodas sobrando para ele vender com o carro furaçao vw a unica coisa que me tinha sobrado do passat era um jogo de rodas lemans 14 que eu usava vez ou outra nao deu outra trocamos o jogo de rodas pelo kit ishi pela segunda vez eu tinha um turbo nas maos sem ter um carro para usar em paralelo a esta historia existia um gol 1000 95 adquirido em fevereiro de 97 pelo gus por conta do acidente com o passat que era nesta epoca o seu carro de uso o gol chegou magrinho feinho fraquinho vw gol 1000 1995 durante seus 15 minutos de originalidade os dois primeiros problemas foram resolvidos logo no primeiro dia enquanto o problema de falta de força foi resolvido um tempo depois tratamento de beleza loeffler tres horas depois melhor que botox o gus ficou com o carro por um ano mas irritado com a falta de força do cht 1000 ele acabou sendo vendido pra um amigo dele em fevereiro de 98 — num dilema entre trocar o motor do gol ou comprar o passat que seria futuramente o pc#200 tenho a impressao que foi feita a escolha certa mas o gol ainda estava financiado e o novo comprador por ser amigo pediu pra que meu irmao nao assinasse o dut nem transferisse o financiamento pois ele nao poderia transferir o carro naquele momento em funçao de outras tretas de familia ainda assim o amigo assumiria o financiamento a partir dali negocio feito no fio do bigode e o carro foi embora foto de despedida antes da venda meses depois quatro ou cinco meses para ser exato bate em casa um oficial de justiça com um mandado de busca e apreensao do gol oi o motivo falta de pagamento do financiamento o fio do bigode era curto surpresa geral em casa o desafio era entender o que poderia ter acontecido meu irmao tentou entrar em contato com o amigo sem nenhum sucesso o cara tinha desaparecido e o carro tambem e a treta estava instaurada foi entao que começou uma busca por curitiba em oficinas de amigos e possiveis locais onde o carro poderia estar apos alguma procura o carro acabou sendo encontrado na oficina transauto do outro lado da cidade abandonado pois ate la o cara nao tinha dado mais as caras treta resolvida carro recuperado conta paga na oficina carro de volta a familia — meu pai resolveu assumir a divida e ficar com o gol que acabou sendo um segundo carro de uso ate ser dado para o bruno meu irmao mais novo que logo faria 18 anos quando recuperado porem o terceiro problema havia sido resolvido o gol voltou pra casa com mecanica e caixa vw 1 8 no lugar do cht original um trabalho de cabeçote uma taxinha um belo escapamento dimensionado e rodas de liga do gol gl aro 13 o carro era bem espertinho foi entao que durante o periodo de uso pelo meu pai e pelo bruno o gol acabou sofrendo um pequeno acidente que danificou o para lama direito o bico do capo para choque e pisca foi realizado um conserto bem meia boca no capo para lamas e pisca de segunda linha instalados para choque ainda ralado e o carro voltou a labuta logo depois aconteceu um problema que o imobilizou por um bom tempo uma curta viagem ate o litoral feita pelo gus para acompanhar o rally de antonina e no dia seguinte o bruno percebe um ruido estranho no motor e perda de força em uma rua ingreme igualmente sem experiencia sua reaçao foi subir o giro para o carro ganhar força foi entao que o ruido aumentou ate o motor morrer foi tentada uma nova partida o carro pegou e foi reacelerado novamente agora parado entao um pistao subindo rapido encontra com uma valvula possivelmente empenada dentro do cabeçote e a colisao inevitavel acontece o resultado foi uma biela em s fragmentos do que um dia foi um pistao cabeçote e bloco condenados e um guincho pra voltar pra casa a unica duvida que restou foi a quem atribuir os creditos da quebra = oferta aos deuses da velocidade biela ainda guardada do gol esq e da kombi dir o bruno nao trabalhava era estudante ainda tao ou mais quebrado do que eu na epoca da faculdade meu pai ja havia gastado o suficiente para nos tirar das enrascadas entao o destino do gol era virar jardineira no patio de casa e assim foi ate que em 2001 meu passat foi roubado e as duas historias se encontram um dos raros registros fotograficos dos dois carros juntos eu ja estava guardando um dinheiro pra comprar outro carro um karmann guia que o pai do meu amigo anderson tinha quando minha mae faz a proposta mae por que tu nao compras o carro do teu irmao que esta ali apodrecendo no patio pecado eu porque eu nao tenho dinheiro suficiente mae e o carro nem motor tem tem lata pra fazer nao tenho condiçoes mae mas tu vai comprar outro carro velho pega este dinheiro e arruma este e depois tu paga teu irmao como puder eu ta bom e foi assim que voltei a ter um carro no inicio de 2002 comprei bloco cabeçote pistoes tudo e finalmente pus o carro pra andar com o resto do dinheiro comprei um para lama original pisca capa de para choque dianteira e o carro foi inteiramente repintado by narcizo da zongara e voltou ao mundo meu irmao acabou sendo ressarcido somente 1 ano e meio depois infelizmente nao tenho fotos desta epoca mas eu ainda tinha o kit turbo na gaveta mas queria primeiro quitar a divida com a familia acabei instalando o kit somente no fim de 2003 tinha de novo um carro turbo de novo um sistema ishi mas vou deixar esta historia pra o proximo post por max loeffler project cars #333
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.