hey ho let’s go e flatouters foi dificil mais saiu o terceiro post comecei fazendo um guia de compra depois tentei convencer os haters a gostar do carro e por fim fiz um post longo mas com a certeza de que ficou agradavel e para os que perderam todo o conteudo anterior seguem o primeiro post e o segundo post agora que a memoria foi restabelecida sigo para mostrar como e a manutençao da weekend turbo e que nao e tao facil manter um pseudo esportivo nacional muita gente julga os motores 1 8 2 0 e 2 4 de quatro e cinco cilindros incluindo a versao turbo uma bomba dai o apelido do pc#34 ser time bomb ou seja bomba relogio os mais atentos sacaram a trollagem logo de cara a historia do fivetech heroi ou vilao tentarei ser breve os motores da familia pratola serra sao a evoluçao dos motores bialbero/twin cam/lampredi e a evoluçao no que diz respeito a produçao modular de motores e o que seria isso significa que estes motores de quatro e cinco cilindros compartilhavam boa parte de suas peças moveis entre si barateando assim o custo de produçao e variando o volume de 1 4 ate 2 4 litros todos aplicados a linha fiat lancia e alfa romeo fabrica de pratola serra fpt ou fma para os italianos aqui no brasil os motores de cinco cilindros e 20 valvulas ganharam o nome fivetech referenciando os cinco cilindros em linha e a alta tecnologia que tambem ficou famoso pela mecanica complicada ja no estrangeiro esta familia de motores e conhecida por sua confiabilidade desde que haja manutençao preventiva mas entao por que em terra brasilis o negocio nao deu tao certo inicialmente o braço brasileiro da fiat divulgou no manual do proprietario a troca do oleo com 20 000 km depois sugeriram o que ja e um erro levando em consideraçao a gasolina com 22% de etanol em sua composiçao na epoca e com o consumo minimo de oleo de 350 ml a cada 1 000 km manual do proprio otario proprietario de 2007 linha fiat marea e brava conclusao nao precisa ser especialista para perceber que se o marea consome 350 ml a cada 1 000 km significa que consumira 3 5 litros a cada 10 000 km rodados 7 litros em 20 000 km a capacidade total e de 5 5 litros com a troca do filtro ai que mora o perigo imagine como eram as completadas de oleo isso se elas realmente aconteciam os primeiros donos nao tiveram maiores problemas com o powertrain os problemas começaram com o fim da garantia para fugir dos preços praticados nas concessionarias os carros começaram a cair em maos de mexanicos que nao tinham as ferramentas especiais necessarias para a manutençao do fivetech como muitos carros estao em seu quarto quinto ou sexto dono e bem possivel que eles nao tenham passado por revisoes decente — o que invariavelmente vai acabar em uma conta enorme na proxima ida a oficina verdades e mitos sobre o fivetech peças caras verdade a linha marea tem as peças caras em especial o marea turbo devido a baixa produçao porem e mais barato mante lo com peças oem fiat do que o meu outro carro com peças oem ford a maior diferença e que o ford nao necessita obrigatoriamente de peças originais ou superiores em qualidade como demanda a time bomb ai se torna mais barato mante lo motor de vidro mito e apenas um powertrain que necessita de maior atençao nao aceita achismos suspensao fraca mito mesmo com o peso sobressalente na dianteira a duraçao media das buchas do braço oscilante sao de mais de dois anos nao faz curva mito quando esterço o volante para a direita ele vai para a direita este e um ponto muito discutivel pois o setup e a maior influencia dele fazer ou nao curva originalmente ele tem pneus pirelli psabao p6000 e de suspensao macia conjunto nada agradavel em curvas e queexerce extrema rolagem de carroceria e saidas de dianteira agora se voce ousar no acerto tera um sorriso na cara como podem ver sao mais mitos do que verdades e isso faz com que muitos tenham medo de adquiri los para fazer isso hoje ou voce e completamente insano ou gosta de perigo agora lembre se todo carro quebra partes mecanicas sofrem desgastes partes eletricas oxidam e nao existe carro perfeito isso e fato eu gosto de carros e nao de marcas mas ainda prefiro polpettone agora vamos ao que interessa a manutençao da time bomb o lado negro da força doze maravilhosos anos de serviços prestados ao mundo gearhead fazem qualquer macchina italiana pedir um cuidado extra ainda mais quando a parada e mais encaracolada e ai que mora o pericolo dos turbocompressores quando um fanatico por carros resfriados pensa terei que trocar a turbina ja vem uns tres modelos a cabeça para upgrade com varios setups claro este damn caracol nao e barato principalmente se for importado porem devido a situaçao da qual me encontrava nao podia colocar o bone aonde eu nao conseguia alcançar e foi uma decisao acertada mais pra frente voces saberao o porque antes de a turbina original garrett pedir ollio eu ja havia aproveitado a visita do meu irmao pedro a londres la querido flatouter e o paraiso do fivetech devido ao nosso pai eterno pai fiat coupe 20v turbo deixei uma quantia em libras porem custou 1/3 do valor praticado no brasil comprei o basico tudo original o pedrao e aquele brother que aproveita pra de vez em quando levar o carro em casa o problema e que a time bomb sempre esta ocupando os cavaletes foi mal pedrao pelo menos pro churras sempre temos tempo o que tu faz com uma faca em baixo do carro churrasco espaço e mato cerveja bem grama melhor um suv problemas vem e vao quando o desmonte do time bomb iniciou se eu teoricamente teria dois meses para trabalhar no fivetech pensei po facil ate realmente ver o que tinha acontecido lembram do bone bem nao ficou tao ao alcance pois orcei que gastaria neste upgrade e manutençao algo em torno dos quatro mil reais digamos que estourei o orçamento em duzentos por cento wtf calma muita coisa entrou na jogada como rodas pneus e uns mimos que vamos nomea los como stages se voce for um daqueles que acha que gastar o valor de um carro popular em manutençao e um absurdo eu diria entao pra nunca comprar um carro preparado/esportivo ou transforma lo em um a melhor coisa e continuar no basico para evitar surpresas e nao falo com arrogancia falo como um amigo pois voce pode ferrar tua vida financeira e consequentemente tudo mais lembre se a time bomb era o unico carro da familia ate quatro meses atras outra dica sempre que voce for começar qualquer serviço por mais simples que seja tenha sempre o material tecnico do fabricante* ferramentas mesmo se forem especiais tratando se de marea um monte e seja humilde pra pedir ajuda aos amigos mais entendidos sejam eles do dia a dia ou de foruns no meu caso tenho que agradecer ao willedu manoel diego pc#33 aos membros e a diretoria do clube do marea cdm esses caras sempre me ajudaram quando precisei ah esteja preparado para surpresas *fiat informaçoes no site www reparadorfiat com br turbocompressor a escolha a escolha em si nao foi nada dificil embora o meu desejo fosse uma gt2860r ou uma da familia gtx optei pelo feijao com arroz aquele que alimenta e e barato afinal eu estava financeiramente apertado e se quiser melhorar adicione um ovo bife e fritas traduzindo fazer o remap e voce estara bem alimentado o feijao com arroz uma masterpower 802222 um upgrade natural da tb2810 original ela e totalmente plug and play ou seja eu nao teria de correr atras de ninguem pra fazer downpipe e muito menos precisaria de bicos com maior vazao e o melhor foi o preço por ser uma turbina nacional saiu por hum mil e oitocentos reais com frete para salvador um otimo preço tratando se de uma turbina nova e com garantia turbinas tb2810 e mp 802222 a ameaça fantasma comecei o desmonte da time bomb pelo basico todo o sistema de pressurizaçao começou a cair fora e tudo estava melado de oleo ate no ic intercooler quanto mais fundo eu ia mais sinistro ficava o porque das panes eletricas foram aparecendo depois foi o judiado sistema de arrefecimento a valvula termostatica ou o que existia dela ainda bem que trouxe uma nova da inglaterra seguindo o desmonte parti para a parte de escape e nao tive muitas surpresas somente a junta do coletor de escape que ja estava em estado deploravel e o downpipe do escape quebrado mais uma vez perto da turbina algo comum nos marea turbo a coisa realmente ficou estranha na admissao e se voce tem estomago fraco saia da frente da tela porque o negocio e sanguinario serve ate pra dizer como o fivetech turbo e bom e aguentou tanto tranco assim a turbina original garrett pelos sinais apresentados ja estava fumando a muito tempo e a cada peça retirada mais o orçamento subia juntas retentores conectores sensores e coxins tudo estava de alguma maneira danificado os injetores estavam tao sujos e um dos cinco nem funcionando estava como deixei chegar a tal ponto negligencia essa e a melhor definiçao carros assim devem ter tratamento fino algo esta errado pare analise e arrume afinal a time bomb ja estava apresentando problemas vou deixar que voces mesmo se deliciem com tal situaçao [gallery link= file columns= 4 ids= 25255 25254 25253 25256 ] no proximo post falarei mais sobre o passo a passo da manutençao e um pouco dos custos imprevistos arrumei o evaporador do ar condicionado e estourou o radiador por este motivo mandei o mesmo para a master cooler em colombo pr para fabricar um do zero e arrumar o meu que ficara como backup radiador estourado stage 1 suspensao rodas e pneus para amortecimento do conjunto entraram as molas red coil r112 amortecedores cofap turbogas que casam bem com as molas esportivas conforto/esportividade e todas as buchas novas fornecidas pela birtec representante oficial da birth no brasil algumas outras buchas em pu feitas pela aj buchas que serao instaladas futuramente fora os coxins do motor em pu que transmitem tudo pro habitaculo as rodas modelo turbo 17 de desenvolvimento do cdm / rodrigo sublime junto a um fornecedor de curitiba e que nao recomendo a ninguem serao calçadas por pneus kumho ecsta ku31 205/45 de especificaçoes para almejar os 260km/h que e o pretendido por este mimos toda suspensao axiais terminais tulipa e trizeta batentes e muitas borrachas as rodas nao ficaram ruins embora as minhas vieram com offset errado e terei que enviar e aguardar a correçao das mesmas porem a canseira prazo stress acordos quebrados e tudo mais me faz nunca indicar tal empresa que nao citarei o nome 17 modelo original turbo a esquerda e as originais 15 a direita e 17 interferindo com os calipers stage 2 manometros e condicionador wide ja que fui forçado a fazer o up da turbina preciso pelo menos controlar o funcionamento do fivetech relogio suiço e como nao sou adepto a manometros na coluna a desenvolvi um suporte que flua como se tivesse sido desenvolvido pelo studio da fiat o suporte sera impresso em 3d por prototipagem pela empresa 3dre aqui de salvador ba a mesma que escaneou a base do difusor central do ip do marea em marrom e falarei mais sobre este processo nos proximos posts desenvolvimento auxiliado por cad os instrumentos devem ser fabricados sobre encomenda pela odg e o controle estequiometrico deve ficar por conta de uma fueltech ou pandoo posicionado acima do cover do steering control que tambem sera desenvolvido por mim e impresso pela 3dre so tenho que ter paciencia e me capitalizar para adquirir as peças a sonda de banda larga ja foi adquirida e esta em maos e com a ajuda do pessoal do cdm ja achei um local para instalaçao stage 3 remap e up com a aprovaçao no senado da adiçao de mais 2 5% de alcool na gasolina minha ideia inicial que era manter os bicos originais injetando gasolina vai embora e nessa entram cinco injetores siemens deka 60lbs injetando alcool o que me permite almejar os 250 cv nas rodas com cerca de 80% do dwell dos novos injetores acredito que por enquanto e isso na proxima conto mais detalhes ate la por rodrigo sublime project cars #34
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.