ola pessoal vamos a terceira etapa deste projectcar lembrando que o objetivo do projeto e fazer a reforma da minha pick up chevrolet boca de sapo 1950 apelido the blue thunder o trovao azul um street rod com visual classico antigo mecanica v8 moderna e varias customizaçoes visando dar mais conforto e segurança [gt40 content search= hot rod widget= 1 ] peço desculpas a todos pela demora no envio desta etapa do pc mas tive um atraso muito grande na funilaria que estava inicialmente prevista para 4 meses porem consumiu quase 15 meses uma liçao importante que aprendi com aqui e que temos que ter muita paciencia com os fornecedores na restauraçao de antigos ainda mais considerando que o meu foco e na qualidade do serviço e nao abrirei mao dela para acelerar a conclusao do projeto espero que curtam a leitura antes de iniciar este capitulo sobre a funilaria gostaria de agradecer aos mais de 325 comentarios que ja recebi e convidar os leitores a conhecer as etapas anteriores post #1 apresentaçao da minha historia gearhead como foi a compra da pick up objetivos do projeto e inicio da reforma do chassis e instalaçao dos novos itens novo conjunto de rodas/pneus caixa de direçao e suspensao mustang ii na dianteira e fourlink na traseira etc se voce ainda nao leu esta etapa acesse o link post #2 a saga para procura e compra de motor v8 restauraçao completa receita para sua preparaçao com cerca de 300 cavalos e novo cambio automatico modelo th 700r4 com overdrive se voce ainda nao leu esta etapa acesse o link entao vamos a funilaria neste post vou detalhar todo o serviço de funilaria ou lanternagem como dizem meus conterraneos mineiros esta parte e critica porque tera impacto direto na apresentaçao final da pick up por isso acompanhei com muito cuidado cada detalhe começando pela remoçao da tinta desmontagem completa da lataria reconstruçao e customizaçao da lataria no melhor estilo na lata como e um trabalho totalmente manual na lata mesmo tomei muito cuidado na pesquisa e escolha dos profissionais artesaos que pudessem atender a minha expectativa de qualidade e habilidade para atender os detalhes nas customizaçoes da carroceria neste ponto vai um alerta a todos que querem um projeto legal para ter alta qualidade tem que ter muita paciencia durante a execuçao do projeto ou se tem pressa pague o preço e compre pronto tive que abrir mao de prazos e orçamentos iniciais para garantir maior qualidade do serviço e alavancar a valorizaçao visual do projeto pois acredito que valera a pena antes do orçamento e importante fazer a decapagem da pintura voltando ao projeto para que os funileiros pudessem me dar o orçamento eles pediram para fazer a decapagem total da pintura deixando tudo na lata optamos por usar uma tecnica simples e muito eficiente atraves da aplicaçao de produtos quimicos para a remoçao integral da tinta alguns minutos apos a sua aplicaçao a tinta e amolecida e removida com uma espatula nao optamos por usar o jato de areia pois tinhamos o receio de que pudesse provocar maiores danos a lataria lembre se de que ela tem 67 anos de forma geral e claro que tivemos surpresas apos a remoçao da pintura mas a lataria estava em bom estado como era uma pick up de trabalho e natural que os reparos anteriores tenham sido executados com foco na funcionalidade e nao na beleza por isso havia muita coisa a fazer para a substituiçao das partes muito danificadas pesquisei muito com amigos contatos nos encontros de antigos e muita pesquisa nos sites especializados e com isso consegui identificar alguns excelentes fornecedores no pais pois assim ajudaria a desenvolver o nosso mercado local so importei dos eua as peças que eles nao fazem neste aspecto os catalogos americanos sao imbativeis tanto pela riqueza de detalhes e fotos quanto pela diversidade de opçoes de qualidade a preços competitivos para negociar contatei tres funileiros na regiao de sao paulo todos com muita experiencia na recuperaçao de antigos e com otimas referencias e apresentei todas as fotos da pick up cada um me apresentou o orçamento fechado e a sua janela disponivel para o inicio e conclusao dos trabalhos conversei pessoalmente com cada um deles e negociei bastante e finalmente decidi pela contrataçao do rui polaco um profissional muito experiente e honesto situado na regiao de boituva a pouco mais de 100km de sp a minha dica de ouro e combinar um preço fechado para evitar reajustes a cada etapa definiçao das etapas e de um cronograma e pagamento apos a entrega de cada etapa isso aumenta o comprometimento do profissional no cumprimento dos prazos e padroes de qualidade para receber o dinheiro eu nao fiz nada disso paguei uma boa parte antecipada para motiva lo a fazer o serviço no prazo porem ele nao cumpriu os prazos e isso virou um problema para mim na minha opiniao fazer a decapagem completa realmente valeu muito a pena porque durante a realizaçao da funilaria nao tivemos grandes surpresas e tive a segurança para conversar sobre tudo o que deveria ser feito para atingir o meu objetivo final do projeto e o orçamento acabou tendo um valor justo para as partes pois havia clareza do trabalho a fazer e de tudo o que deveria comprar se nao fosse assim o funileiro com certeza embutiria uma boa margem de segurança que aumentaria o meu custo o inicio dos trabalhos de funilaria mandei a pick up para a oficina do polaco e em alguns dias ele concluiu a desmontagem completa nao sobrando nenhuma peça montada cada parte foi reavaliada minuciosamente para uma soluçao definitiva de qualidade com isso separamos a lataria em 3 grandes grupos de peças o que seria mantido reparado ou substituido avaliando o interior a estrutura estava boa e o painel em otimo estado o assoalho estava com alguns podres e decidimos pela sua substituiçao comprei uma peça nova replica com as medidas originais feita pela empresa as picapes antigas o adalberto e a vanda sao os proprietarios e me atenderam muito bem os serviços foram prestados com excelente qualidade e as peças serviram perfeitamente o trabalho foi rapido e o preço justo super recomendo atenderam tao bem que comprei todas as outras peças la alem do assoalho haviam outras quatro partes que precisavam ser substituidas os curvoes da parte de tras da cabine e os suportes das portas de ambos os lados que nao eram fabricados por aqui e por isso tive que importa los dos eua comprei na classic industries um gigantesco fornecedor americano muito usado pelos antigomobilistas de todo o mundo se precisa de peças de antigos e bem provavel que encontrara la para isso pode acessar o site ou baixar o seu catalogo digital especifico para cada modelo [gallery columns= 4 link= file ids= 172962 172963 172964 172965 ] voltando a cabine aproveitamos para fechar definitivamente a boca do tanque de combustivel pois ele foi transferido para a parte de baixo da caçamba onde considero mais seguro e espaçoso tambem removi o ridiculo teto solar que em alguma parte da vida da pick up alguem adaptou e estava horrivel outra mudança na cabine foi a restauraçao e fixaçao das entradas de ar frontal e lateral que nao serao necessarias porque instalaremos o ar condicionado e com isso passam a ter funçao puramente estetica uma curiosidade e que esta entrada lateral era popularmente conhecida por gela saco porque quando aberta ventilava as partes baixas do motorista as portas tinham sob a massa plastica partes podres e reparos mal feitos decorrentes de um erro de projeto nas picapes desta epoca a vedaçao dos vidros das portas nao era muito eficiente e toda vez que chovia acumulava agua no seu interior nao havia nenhum buraco para escape desta agua que lentamente apodrecia a lataria para correçao definitiva substituimos as partes ruins das folhas das portas refizemos o seu interior e colocamos um simples furo extra na parte de baixo o capo tambem tinha varias camadas de pintura entradas de ar falsas e alguns sinais de reparos mal feitos com muita massa plastica que foram identificados e corrigidos apos a remoçao da pintura nao colocarei o friso no meio do capo por isso fizemos um acabamento especial para eliminar o seu encaixe a caçamba estava com a lataria desgastada algumas partes podres e varios amassados pequenos e o seu visual era original nao me agradava por isso decidi pela sua substituiçao completa a opçao natural seria instalar a caçamba original abaixo porem na minha opiniao ela e muito quadrada e entendi que esse design nao combinaria de forma muito harmoniosa com as varias curvas da pick up optei por encomendar um modelo inspirado na chevrolet marta rocha 1955 fabricado pela as picapes antigas de mogi das cruzes porem customizado sob medida em varios detalhes visuais a tampa da caçamba tambem foi customizada para acompanhar o design como nao queria alargar os paralamas originais tambem fizemos uma alteraçao importante e funcional abrindo a caixa de rodas para dentro da caçamba e assim conseguimos acomodar as rodas traseiras de dimensao 20 x10 gostei muito do resultado final e por falar em paralamas eles eram originais e estavam muito ruins e foram completamente restaurados provavelmente foram a parte que estava em pior estado e que decidimos recuperar ate porque nao identifiquei replicas em lata no pais haviam muitos amassados remendos mal feitos e muita massa plastica e foram totalmente refeitos na lata a sua recuperaçao consumiu varios dias de trabalho manual mas valeu a pena com toda a lataria no lugar iniciamos a montagem e no final vimos que os estribos ficaram curtos deveriam ser 7 cm mais longos porque fizemos modificaçoes na caçamba e centralizamos a caixa de rodas e por isso encomendamos novos estribos tambem na as picapes antigas ele ainda nao havia sido instalado quando tirei estas fotos mas ficaram muito bons e mostrarei no proximo post para finalizar a funilaria pedi ao polaco que aplicasse o priming para preservar a lataria e que tambem fizesse uma pintura provisoria na pick up em azul qualquer tom desde que fosse azul com isso aproveitarei o periodo de execuçao da proxima fase instalaçao da mecanica v8 para providenciar a nova documentaçao alterando a cor predominante para azul a cor original no documento era preta e inserindo a numeraçao do motor v8 o original era o l6 ou 6 cilindros em linha ele me quebrou o galho e para isso usou a tinta azul que tinha disponivel por isso ha dois tons de azul nao foi planejado acabou a lata e finalizou o serviço com o outro tom de tinta mas ate que ficou legal ufa finalmente consegui completar a funilaria e avalio que esta etapa foi a mais complexa e tambem a mais longa deste projectcar estou muito orgulhoso do resultado que conquistamos ate aqui [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] e o projeto segue evoluindo aproveitando para atualizar sobre os freios e regular a altura da pick up no post anterior recebi varios comentarios dos leitores que sugeriram que eu reavaliasse o dimensionamento dos freios a disco que havia instalado e substituisse o conjunto de opala por outro de melhor performance confesso eu ja estava preocupado com isso e os comentarios foram o empurrao que faltava para substitui los ouvindo a sugestao dos leitores procurei novas opçoes e me lembrei que havia lido aqui no flatout o post do barata sobre as melhorias no dart games que incluia uma pinça poderosa pesquisei o mesmo modelo e comprei na summit racing eua o conjunto de pinças de freio de alta performance da wilwood modelo d 8 4 com 4 pistoes feitas em aluminio billet forjado para o corvette tambem comprei na mercadocar sp os discos de freio fremax usados no chrysler 300c com diametro de 345mm eles foram instalados logo apos a conclusao da funilaria e ficaram um verdadeiro show tambem aproveitamos para fazer a regulagem dos coilovers com amortecedores qa1 e fazer o ajuste final da altura da pick up [video width= 1280 height= 720 mp4= https //www flatout com br/wp content/uploads/2018/01/video de otacilio santos mp4 ][/video] fiquei muito feliz em achar aqui mesmo no flatout conteudos de qualidade que me ajudaram na decisao e valorizo muito a interaçao com os leitores atraves dos comentarios bom galera por hoje e so e se voce gostou do texto ou tem alguma duvida critica ou sugestao nao se esqueça de registrar abaixo seu comentario como viram eles sao muito importantes para mim e ficarei muito feliz com a contribuiçao de todos e nao percam no proximo post a montagem completa da mecanica e todos os ajustes para os primeiros testes de rodagem aos poucos o meu sonho esta se materializando um abraço e ate o proximo post por otacilio santos project cars #346
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