ola pessoal do flatout de volta para a parte 4 da preparaçao da minha marea turbo a partir deste post as coisas ficam bem mais interessantes com alteraçoes bem profundas ponto de vista mecanico como contei no fim do post anterior apos longos 7 anos de serviço a turbina master power fumou e apos a embreagem mais uma vez apresentar sinais de que deveria ser trocada havia chegado a hora de partir para uma preparaçao mais pesada mais torque mais potencia mais tudo e qual era a ideia basicamente trocar a turbina master power por uma turbina maior refazer o remap da injeçao ou colocar uma injeçao programavel substituir o sistema de escape que era de 2 25 por outro trocar a embreagem por outro mais adequada ao que estava por vir e colocar um intercooler frontal que alem claro da melhoria de performance particularmente eu acho que esteticamente na marea fica muito bacana como a foto abaixo tirada da internet mostra deixei novamente o carro a cargo do emerson e diogo ja com essas ideias em mente e tambem com o empurraozinho de dois amigos japas henry yamamoto esse virado no jiraya e o yoshi dono de um mazda miata que ficam me perturbando ate hoje querendo saber do projeto dando ideias e mostrando o que eles fariam o que os amigos fariam e que se faça logo aqui as duas ultimas fotos antes das futuras alteraçoes ja na oficina enquanto eles arrumavam um espaço privado na oficina deles apareceu uma outra oportunidade em uma mwt marea weekend turbo preta ano 2001 com teto solar por um preço bem acessivel mesmo conhecia bem o carro havia sido do meu tio e sabia que estava impecavel nao tive duvidas e arrematei mais essa [gallery columns= 5 link= file ids= 118053 118057 118056 118055 118054 ] nao pretendia ficar com esta por muito tempo visto que podia obter um retorno financeiro bom considerando o valor pelo qual comprei resumindo fiquei com ela por 7 meses e se voce tiver paciencia consegue vender uma marea a um preço justo no final havia adquirido por um valor x e acabei vendendo por um valor exatamente igual a 2x basta conseguir esperar a melhor oportunidade se possivel voltando para a mt vermelha em fevereiro de 2015 haviamos definido qual seria a configuraçao turbina borgwarner k27 eixo 58mm e rotor 53mm montada em caixa quente 48 injeçao programavel fueltech ft350 optamos por uma injeçao programavel pois todo o acerto seria feito pelo emerson tendo a possibilidade de se fazer varios mapas ao inves de apenas um remap modulo de igniçao fueltech sparkpro 5 para utilizaçao em conjunto com a ft350 intercooler frontal com toda pressurizaçao em inox de 2 5pol feitos pela folego turbo de sp coletor de escape dimensionado com valvula booster escape direto em 3pol com um abafador no final sonda banda larga bosch lsu 4 2 mais condicionador de sonda fueltech 5 novos bicos de injeçao feitos sob medida pelo dalton delguercio 102 lbs cada 2 bombas de combustivel de 12 bar da dinamica bombas nova embreagem feita pela displatec velas de iridium grau 9 [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 118064 118065 ] turbina borgwarner k27 conversando na brincadeira com o emerson disse que com tudo isso eu nao ia querer nada menos do que 500cv de motor de volta a preparaçao em primeiro lugar foi feito todo o sistema de escape em 3pol desde a turbina ate o final [gallery link= file ids= 118008 118009 118010 ] valvula booster [gallery link= file ids= 118011 118012 118013 118014 118015 118016 ] detalhes do sistema de escapamento aproveitamos e o cambio foi removido e enviado para uma revisao acabamos por trocar um rolamento da arvore primaria alem dos sincronizadores da 4a e 5a marchas aqui vale um obrigado ao meu amigo william sousa de betim que fornece peças originais para marea em muitos casos em que nao encontro em concessionarias ou na internet ou nos principais fornecedores de peças usadas de marea seja porque nao encontro mesmo ou porque muitas concessionarias simplesmente nao se interessam em fazer o pedido para uma peça de marea geralmente consigo com ele muitas vezes ouve se o famoso nao fornece mais ou nao aceita mais pedido mesmo o site reparador fiat dizendo o contrario entao para evitar dores de cabeça recorro a ele desde peças mecanicas ate acabamentos internos e externos aqui o rolamento genuino os sincronizadores e a caixa de cambio ja devidamente limpa [gallery columns= 4 link= file ids= 118059 118060 118061 118062 118063 118005 118006 ] uma nova embreagem foi adquirida feita sob medida pela displatec para aguentar a nova cavalaria que estava por vir comprei pelo ebay um novo cilindro auxiliar de embreagem mais parrudo tambem com a nova potencia que estava por vir e tambem para nao ter mais problemas de embreagem como nos ultimos anos optamos por utilizar o acionamento da embreagem com sistema desinvertido similar ao do tempra turbo que aguenta mais pressao na marea turbo original o sistema de acionamento e invertido para explicar essa diferença encontrei uma postagem de um dos diretores do cdm clube do marea detalhando isso e transcrevo aqui com algumas leves alteraçoes para encaixar no texto ao pisar no pedal de embreagem o garfo de acionamento da embreagem e acionado e na mt ele e preso no rolamento que puxa a parte central do plato de embreagem liberando o disco para engate nos demais carros o garfo e ao contrario empurrando o rolamento e liberando para engate este sistema aguenta mais pressao no plato pois o rolamento somente apoia no plato para liberar o engate enquanto que no sistema de puxar invertido o rolamento e travado e existe um limite de carga para o rolamento aguentar apesar disso o pedal nao ficou pesado para se acionar como acontece em alguns casos da para encarar um pouco de transito em sp sem maiores problemas enquanto o carro estava fora fazendo o escape comprei a fueltech ft350 mais o modulo de igniçao spark pro 5 a sonda banda larga bosch o condicionar de sonda fueltech e as velas de iridium essas comprei pelo ebay saindo muito em conta do aqui no brasil aproveitei tambem para procurar novas lanternas traseiras especificamente dos modelos 2006 e 2007 essas lanternas nao sao totalmente vermelhas como nos modelos ate 2005 elas tem uma parte fume e sempre achei que ficam melhores nas mareas ainda mais em uma marea vermelha igual a minha por sorte ou coincidencia quando liguei no 0800 da fiat para me informar se havia um par disponivel na cidade de sao paulo a atendente informou que havia somente um par na concessionaria da vila leopoldina muito proximo de onde trabalho nao esperei um minuto e ja fui compra las acho que ja havia tanto tempo que essas lanternas estavam la que o rapaz do setor de peças levou 40min para encontra las consegui um desconto de quase 30% no pagamento a vista e levei para casa um par original apos o sistema de escapamento estar finalizado foi a hora de envia la para fazer todo o sistema intake em inox com 2 5pol de diametro com um belo de um intercooler frontal substituindo o intercooler original o serviço foi feito na folego turbo em sp capital cara de bravo [gallery columns= 4 link= file ids= 118023 118024 117910 117911 117909 118022 118025 118026 ] antes de continuar com a instalaçao dos demais itens fueltech spark pro 5 bicos bombas e afins permitam me fazer uma pausa no meu pc para mostrar uma raridade que apareceu na oficina do emerson e diogo para eles remontarem o motor que estava praticamente todo em peças no porta malas reza a lenda que estava ha 15 anos parada em uma garagem foi vendida por um precinho camarada e o novo dono levou na oficina para montagem e trazer de volta a vida uma bmw 750il v12 5 0l ano 1990 versao vendida no mercado norte americano [gallery columns= 4 link= file ids= 117985 118004 118003 118002 118001 118000 117999 117998 117997 117996 117995 117994 117993 117992 117991 117990 117989 117988 117987 117986 ] eu nunca havia visto um v12 ao vivo e em cores na minha vida e algo realmente espetacular e rarissimo de se ver aqui vai um video das tentativas de partida e finalmente da primeira partida apos todos esses anos [youtube id= xcefr tec3k width= 620 height= 350 ] bom de volta a vida real apos a volta do carro da folego turbo o emerson e diogo começaram a instalaçao da fueltech do spark pro 5 sonda bicos as 2 bombas de combustivel e filtros linha de combustivel e novos reles dica para instalaçao da fueltech e demais dispositivos compre muitos mas muitos metros de fios para fazer todo o chicote e ligaçoes de preferencia de cores diferentes para cada tipo de ligaçao [gallery columns= 4 link= file ids= 118030 118035 118034 118032 118031 118039 118038 118037 118036 118040 118033 117984 ] aqui o video do primeiro teste de partida ainda com o escape desconectado pressurizaçao fora so para garantir que as ligaçoes estavam corretas e ver se o motor funcionava [youtube id= ssmjrn6v4lg width= 620 height= 350 ] sim o motor de partida nao estava muito bom e acabei trocando mais para frente e aqui ja com o escape e pressurizaçao nos lugares [youtube id= avad_aeobu0 width= 620 height= 350 ] motor finalmente montado por completo mais algumas semanas depois ja no inicio de julho de 2015 a mt finalmente ficou ˜pronta˜ pronta no sentido de ainda nao estar 100% pois necessitaria de ajuste fino em dinamometro [gallery columns= 4 link= file ids= 118045 118046 118047 118048 118049 118050 118051 ] aproveitei para colocar as novas lanternas traseiras e as novas proteçoes plasticas laterais e inferiores do motor [youtube id= 5g_dl05_7sc width= 620 height= 350 ] antes do dino uma voltinha e finalmente em meados de julho hora de fazer o ajuste fino no dino e verificar o quanto foi a mudança dos 240cvs de roda que tinha antes de toda essa preparaçao levamos para fazer os ajustes e aferiçao no dynojet na zona leste de sp apos algumas puxadas para ajustes do mapa na fueltech tivemos o resultado final [youtube id= r7cjgwmsbks width= 620 height= 350 ] resultado 399 4whp arredondando para 400cv de roda com 2bar de pressao de turbo 1 2bar no pe + 0 8bar no booster nao tenho numeros de torque pois o dino estava com problemas para medir em potencia de motor seriam aproximadamente entre 450cv a 470cv dependendo da formula usada para o calculo sabemos que e dificil dar um numero exato de potencia no motor mt e korea car lado a lado aqui estao dois videos quando fui trocar o radio em atibaia prendi a camera internamente no vidro do teto solar desconsiderem o toc toc nao a prendi direito da para ter uma noçao de como o carro estava [youtube id= a9j6zjnblmw width= 620 height= 350 ] [youtube id= jmnd87sfnoy width= 620 height= 350 ] como proximo upgrade que estava por vir a mt ganharia novos freios redimensionados mas isso fica para o proximo post ainda ha um ano para contar muitas coisas boas e coisas ruins tambem afinal nao seria um pc se nao fosse assim ate a proxima por danilo poinho project cars #347
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.