ola a todos antes de tudo quero agradecer aos doidos flatouters que votaram no meu projeto juro que nao acreditava que seria escolhido mas ja que aconteceu o jeito e contar essa historia se voce espera uma transformaçao radical de uma lata velha em um carro mega ultra super preparado devastador da natureza e devorador de gasolina sinto muito desaponta lo mas aqui o objetivo e outro mostrar o quanto me diverti socorrendo este carro com um orçamento bem baixo a aquisiçao sou fieteiro de carteirinha motores pequenos e giradores me encantam desde sempre se vierem acompanhados de uma dinamica arrebatadora me levam ao nirvana por isso curto os fiat tenho um raro exemplar de uno cabriolet sulam um dos poucos mais de 400 exemplares fabricados entre 1985 e 1991 o qual conservo com muito carinho e odio as vezes mas que se encontra temporariamente fora de serviço sempre li que o chevette e um carrinho divertido mas manco e sem vergonha quando original mas com um potencial imenso de proporcionar prazer graças a sua abençoada traçao traseira havia muitos anos que dirigira um chevas um bicudo do pai de um amigo que usava no trabalho e volta e meia nos o pegavamos emprestado para umas voltas imagine dois moleques de 15 anos dando role de chevette com faixas de autoescola e passavamos pelos homens da lei sem ser incomodados e ainda os cumprimentava claro nos conheciam de vista sabiam que nao aprontavamos coisas de cidade pequena diante disso decidi que um dia teria algo de traçao traseira estava com um trocado na conta juntando mofo e fico sabendo pela tv que o detran iria leiloar alguns veiculos apreendidos olhei o edital sem muito interesse havia um uno s 1986 e achando que seria um 1050 que e um dos mais divertidos fui ao patio de retençao dar uma olhada um dos encarregados do patio me disse que o uno nao fora levado ao patio de visitaçao de tao ruim que estava a outra coisa interessante era um chevette 1987 mas o carro era tao ruim quanto o uno o encarregado me contou que havia 2 carros na linha que buscava uma chevy 500 dl 1991 e uma marajo sl/e 1988 olhei os dois e o melhor era a picapinha a peruinha estava com a capa do estepe no lugar e outros detalhes a picapinha era bem inteira e nao apresentava ferrugens aparentes enquanto que a perua tinha uns podrinhos visiveis que julguei serem de facil soluçao com os dois carros na cabeça voltei pra casa e o fim de semana foi de pesquisa buscando entender como funciona esse mundo da traçao traseira e informaçoes tecnicas sobre a linha chevette o leilao ocorreria na proxima semana durante 4 dias os dois carros seriam leiloados no ultimo dia assim fui a sessao no dia 27/06/2014 ao chegar o pregao tinha terminado alguns lotes nao haviam sido arrematados e outros retirados do leilao a chevy havia sido retirada e sobrou so a marajo nisso o leiloeiro me pergunta o senhor quer ficar com ele baixou o preço agora so r$ 400 00 de r$ 950 00 que o detran pedia no edital foi um belo desconto nao resisti e abracei a causa e trai o movimento fieteiro fechei negocio peguei o comprovante de arremataçao e fui ao balcao do detran rapidamente atenderam me somente confirmando a aquisiçao mas como nem tudo e perfeito deu zebra no edital nas planilhas em todas as informaçoes a marajo estava como recuperavel mas no banco de dados do departamento estava como sucata bateu o desespero com essa situaçao inesperada corre daqui dali fala com um com outro e me levaram a um dos diretores explico a situaçao e logo de cara o sujeito diz que o detran se reserva ao direito de mudar o que achar necessario no leilao sem dar explicaçoes o sangue subiu aos olhos quase bati no cara tinha que bater em alguem e o proximo da lista seria o leiloeiro mas num lampejo de lucidez o diretor me pede para ter calma que iria resolver o problema simplesmente mudaram o status do carro pra sucata e nao alteraram na planilha fornecida ao leiloeiro ou seja erraram reconheceram e consertaram na hora mediante uma olhadinha nas fotos que o departamento tinha do carro e chegaram a conclusao de que o carro tinha condiçoes de voltar a circular desde que fossem feitos os reparos necessarios renasceu de novo a marajo quase vira sucata fui pra casa feliz planejando o que viria pela frente agora era pagar o icms pegar a nota fiscal avulsa na secretaria estadual da fazenda voltar ao detran e pegar a liberaçao do patio duro foi pagar imposto de uma coisa velha burocracia cumprida numa quarta feira e na sexta fui pegar a liberaçao na agencia de atendimento na agencia me chamaram no cantinho o senhor que arrematou o lote 1041 sim o que houve perguntei tremendo as pernas o motor do carro nao esta cadastrado mas ja pesquisamos e ele esta baixado pode ser instalado sem problemas quando for fazer a vistoria de transferencia faça um anexo ii declaraçao informando a propriedade do motor e sera legalizado ainda bem respirei aliviado peguei a liberaçao e fui ao patio de retençao ao chegar avisto um guincho vazio acerto com o sujeito o frete e ele entra com o caminhao mas antes iria tirar um celta nisso o cargo atola na grama molhada e fica esperando vir outro guincho puxar como tinha um monte de coisas pra fazer fui embora voltaria na segunda segunda 07/07/2014 fui buscar a marajo cheguei umas 11h30min e nao tinha guincho na porta quando um apareceu catei logo pelo braço pra tirar o carro com cuidado pra nao atolar na grama puxamos a peruinha como veio sem chaves e o volante estava travado a medida que o carro subia na plataforma tinhamos que parar e alinhar o carro um belo exercicio sob o sol de meio dia quando a vi em cima do caminhao veio um momento de lucidez que merda que eu fiz essa bosta so tem ferrugem agora nao tem mais jeito e levar essa bicheira pra casa assim surgiu o apelido da marajo bichera quatro pneus murchos sem carga na bateria um monte de mato lama lodo e mofo num carro com 50% de ferrugem nao tenho juizo mesmo ja em casa arrumei a garagem pra abrigar o carro o guincheiro encheu os quatro pneus fizemos um pouco de força pra bichera descer da plataforma pois estava muito pesada a roda td travou no tambor de freio o guincho foi embora me deixando r$ 120 00 mais pobre ou menos rico o jeito foi catar dentro dela o que um dia recebeu o pomposo nome de macaco todo carcomido pela ferrugem mas nao e que funcionou direitinho saquei a roda fora e com vigorosas marteladas tirei o tambor de freio montei a roda e pude enfim empurrar o carro pra vaga da garagem coloquei a no seu cantinho ao lado do uno num espaço cedido pelo meu vizinho protegida de sol e chuva que tomou por tanto tempo coitada devia estar com insolaçao para completar a doideira tenho todos os custos contabilizados ate colocar na garagem o gasto foi a posse a primeira volta responda rapido voce se lembra do 7x1 eu lembro mas nao foi por causa do jogo nessa hora estava na garagem inspecionando em detalhes o que tinha comprado o porta malas nao trancava nele encontrei tres molas a gas um estepe murcho um macaco duas chaves de roda duas chapas de duratex um monte de cisco de ferrugem e muitas petalas e folhas secas no interior havia extintor de incendio um som sem frente um estojo com dois controles varios papeis e muitas petalas e folhas secas o vidro do quebra vento/ventarola/janela ventilante da porta direita estava quebrada a tampa traseira era so massa e quando abria corria cisco de ferrugem por dentro da tampa as portas arriam quando abertas o capo quando abre escorre ferrugem as churrasqueiras da ventilaçao foram vedadas os pneus dianteiros eram novos e os traseiros meia vida calçam um jogo de rodas de liga leve de epoca mas ja algo finos por uma criminosa diamantaçao os tambores dos freios foram pintados de vermelho no motor a coisa estava linda arrefecimento enferrujado o radiador original todo remendado com epoxi e a tampa desintegrou sozinha oleo no nivel maximo carburador de fusca adaptado cabeçote cinza e motor azul fora os pontos de ferrugem e buracos na parede corta fogo uma lastima agora era descobrir o que a bichera bebia pelo cheiro era gasolina que legal um misto quente cabeçote de 1 6/s com carburador de fusca cobrindo um bloco 1 4 rir pra nao chorar agora era ver se o motor funcionava e em caso positivo como ela cumpriria essa tarefa com uma chave 19 mm girei o virabrequim pra ver se o motor estava travado com pouco esforço girou dei mais algumas voltas pra fazer o oleo circular comprei 2 litros de gasolina aditivada desliguei a mangueira da bomba ao tanque e a garrafa de guarana virou reservatorio como nao tem chave desmontei o miolo da igniçao e usei uma chave de fenda para ligar o motor joguei combustivel na admissao e dei partida com bateria auxiliar miolo girado nada acontece insisto um pouco e o arranque começa a girar insisto um pouco mais e logo o motor começa a funcionar de forma precaria morre algumas vezes mas continuo a insistir apos varias partidas a marcha lenta estabiliza e passa a funcionar tranquilamente agora sei que o motor funciona eba mas a unidade de força de todo chevette a maquina de costura singer trabalhava com força indicando que precisava de uma regulagem urgente de valvulas agora era lavar e dar uma volta na rua na lavagem descobri outras coisas interessantes duas capas nos bancos do tipo picole encosto alto e apoio de cabeça integrado e seus suportes podres um moderno e eficiente ventilador no painel muitas peças quebradas rachadas ou trincadas e ate mesmo os buracos de ferrugem das colunas dianteiras foram tapadas com fibra de vidro e que um dia seu interior foi surpreendentemente azul [gallery link= file ids= 112386 112387 112388 ] no cofre a visao era animadora um belo buraco de ferrugem na parede corta fogo permitia o ingresso de ar quente na cabine contribuindo para o conforto a bordo e nas caixas de ar belos buracos de ventilaçao [gallery link= file ids= 112390 112391 112392 ] lodo retirado parte do mato e interior limpo deram outra cara a bichera [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 112393 112394 ] para rodar precisava dar uma geral no carburador de fusca limpeza novo kit de juntas e arrumar o freio troquei o cilindro de roda da td e ficou tudo em ordem para a primeira volta tudo certo com a carburaçao motor girando e funcionando redondo acelerava e o giro subia mas o motor ta rajando e fazendo um tec tec tec e junto começou um piado de rolamento acho que do alternador tera diagnostico tirei a chupeta e medi a tensao da bateria 13 8v alternador funcionando aceleradas esporadicas e sempre subindo de giro certinho acertei a marcha lenta que estava um pouco baixa e ficou um relogio as 12h05min h de 02/08/2014 engatei a primeira marcha e sai com o carro da garagem cada pneu com uma calibragem diferente sambando todo e ainda meio quadrados pelo tempo que ficaram murchos mas ate que foi bem logo estariam redondos novamente uma pequena esticada de 2ª e o ronco subia mas a velocidade nao acompanhava na mesma proporçao falta costume com o rodar do marajo consegui atingir a incrivel velocidade de 60 km/h e aos 40 um leve ronco surge e some em seguida acho que do diferencial preciso trocar o oleo o eixo rigido manda lembranças sempre flutuando em descompasso com a carroceria esse movimento era vivo na minha memoria pelo opala mas nao o imaginava no chevette claro que em menor proporçao mas ele esta la essa era uma caracteristica que nunca gostei do opala gosto de suspensoes mais modernas como a independente do uno ou um eixo de torçao como o do logan preciso me acostumar a volta foi curta uns 3 km mas deu pra sentir que a bichera tem certa saude nao rodei mais por medo de cair em blitz ou dar de cara com os meganha voltar ao deposito nao da velocimetro funcionando embreagem precisando regular o curso pois esta muito baixa em relaçao ao freio e patinando levemente levantar um pouco o pedal do acelerador sao necessarios para deixar o carro em ordem o tempo me mostrou que estava enganado ah a planilha de gastos ate agora por aecio martinho project cars #359
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