apos a primeira etapa concluida ja tinha planos para as proximas mudanças apos a troca das rodas o carro havia ficado 21 5mm mais alto devido a diferença de medidas dos conjuntos roda+pneu um conjunto 215/45r17 possui diametro de 626mm como havia pulado para 235/45r18 e o conjunto possui diametro de 669mm houve esse aumento como os amortecedores traseiros começaram a vazar teria que troca los tambem entao ja aproveitaria e faria um upgrade completo deus abençoe a internet nesse mar de lixo memes e pornografia da pra pescar muita informaçao de qualidade se souber pesquisar direito ao fazer as pesquisas de suspensao para descobrir um pouco mais sobre opçoes de molas e amortecedores esportivos deparei com um comparativo muito interessante nesse site ele basicamente mediu as forças necessarias para comprimir 10 conjuntos de molas sendo a original e nove esportivas e fez um estudo bem interessante comparando isso com as cargas dos amortecedores originais koni street e koni yellow resumindo o conjunto que ele recomendou para um rebaixamento leve aproximadamente 1 polegada com amortecedores originais foi a eibach prokit gostei muito disso pois essas molas sao bem faceis de achar por aqui e era so esperar alguma promoçao aparecer para compra las aproveitei e comprei tambem os amortecedores traseiros na honda um detalhe legal e que os amortecedores do civic si sao feitos pela showa muito renomada em suspensoes esportivas e gozam de fama mundial principalmente em suspensoes de superbikes sendo comparaveis as ohlins ou seja entre showa honda original e uma paralela qualquer nao tenho duvidas de qual usar [gallery link= file ids= 114153 114156 114157 114147 114148 114149 ] quando comecei o carro coloquei um limite para mim mesmo nao desmontar o motor a nao ser que seja necessario entendam por necessario se algo tiver quebrado dentro do motor portanto desmontar cabeçote trocar pistoes e bielas dentre outros estava completamente fora de cogitaçao mais uma vez as infos que publiquei nesse artigo foram muito uteis para decidir quais seriam as proximas melhorias de motor comprei o kit completo de instalaçao da borboleta j37 e comecei a procurar por coletores de admissao estava decidido a comprar um rrc ou rsp conversando com alguns amigos para simplificar vou chama los apenas de pica paus rachadores um deles encontrou um revendedor de peças no japao que possuia o coletor rrc novo e enviava para o brasil estava quase fechando negocio quando vasculhando o forum www k20a org achei um sujeito da ucrania vendendo um rsp usado mais barato e que tambem enviava para o brasil comprei antes que um dos pica paus atravessasse a minha negociaçao imediatamente o coletor ganhou o carinhoso apelido de u 235 em alusao a um dos isotopos radioativos de uranio que vazaram de uma certa usina instalada em pripyat ucrania esse coletor e um dos coletores originais mais incriveis que eu ja vi ele possui dutos bem generosos cornetas para acelerar o fluxo de ar e um plenum bem maior que o dos outros coletores pelo menos de vista parecia que ia ser bom [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 114169 114159 ] peças compradas deixei o carro para o campos instalar e acertar o carro de cara foi necessario um novo sri com dutos de 3 5 para aproveitar a tbi maior nessa desmontei o sri k&n e comprei um filtro inflow com as medidas que necessitava o coletor tambem teve que sofrer um pequeno retrabalho para casar a entrada de ar com a nova tbi sem isso ela ficaria emperrada no coletor e nao abriria completamente [gallery columns= 4 link= file ids= 114174 114175 114176 114171 ] tudo pronto era hora de voltar ao dinamometro para fazer o ajuste fino mas ja no ajuste inicial antes do dia de ir para os rolos o carro pediu 12% a mais de combustivel isso era um sinal claro de que teriamos bons resultados com aquele novo conjunto montado quando chegamos ao dinamometro primeiro foi feita uma passagem inicial para saber onde estavamos apos isso a entrada do vtec que ja estava configurada em 5000 rpm foi antecipado em 500 rpm e tambem feitos outros ajustes no vtc vejam o que aconteceu com a curva de torque e potencia linha azul em relaçao a primeira passagem linha vermelha ninguem nunca tinha visto esse calombo que apareceu entre 4500 e 5300 rpm nessas horas ter um bom profissional ao seu lado faz toda a diferença seguiu se mais passagens ajustando combustivel curva de avanço da igniçao e angulo do vtc tira um pouco de comando dali aumenta o ponto daqui e apos 11 passagens no total chegou se ao resultado final linha azul a linha vermelha e da passagem inicial apenas nessa sessao de ajuste foram encontrados quase 8 cv nas rodas com ganhos de torque e potencia em toda a faixa de rpm esse tipo de acerto e impossivel de se conseguir acelerando na rua alem disso o mito do rsp estava comprovado na pratica [gallery columns= 5 link= file ids= 114146 114173 114172 114183 114182 ] se alguem reparou bem deve ter visto que o carro perdeu potencia em relaçao as passagens descritas na parte 2 da postagem na verdade ele nao perdeu e sim ganhou potencia durante as primeiras passagens realizadas em 2015 e as recentes junho/2016 o dinamometro foi vendido para outra oficina e sofreu uma nova calibragem e aferiçao nas medidas mais recentes os valores ficaram menores porem os valores absolutos nao me interessam o dinamometro cumpriu muito bem sua funçao quando nos mostrou como o motor reagia a cada mudança de mapa de igniçao combustivel e vtc e nos permitiu chegar a melhor curva de torque e potencia possiveis com as novas peças instaladas depois sai com um dos pica paus para uma err parametrizaçao de aceleraçao e velocidade e comprovamos a melhoria na pratica o carro dele possuia potencia e torque virtualmente identicos ao do meu carro considerando as mediçoes de 2015 e com as mudanças consegui andar na frente e abrir uma distancia meu carro nao e uma rainha da garagem ele e meu veiculo de uso diario nas fotos em detalhes voces verao marcas de mossas nas portas arranhoes sujeira e ate mesmo que a pintura do teto e capo começaram a queimar isso sao coisas comuns e corriqueiras de um carro usado diariamente esperar pintura impecavel e portas sem mossa de um carro com 9 anos de idade e mais de 130 mil km bem rodados e demais <imagem foz jpg ;; limpo jpg > legenda das fotos o que nao me impede de fazer fotos como essas considerando isso em março desse ano fiz uma viagem com ele foram 5195 km no total fui a sao paulo onde aproveitei para conhecer pessoalmente o japones do f&f juliano barata revi alguns amigos dentre eles o borracheiro gourmet gus loeffler aquele mesmo do focus martini racing que pegou fogo na subida de montanha depois fui com um amigo que estava de moto a curitiba onde passamos pela fantastica estrada da graciosa florianopolis serra catarinense passando pela famosa serra do rio do rastro e foz do iguaçu [gallery columns= 5 link= file ids= 114150 114151 114152 114161 114162 114163 114164 114165 114166 114167 114168 114177 114178 114179 114180 114181 114184 114186 114187 ] aproveitei que tinha um adesivo do flatout e colei nessa placa abaixo localizada a alguns metros da estaçao do cindacta no morro da igreja em sao joaquim sc o ponto mais frio do brasil na ultima parte vou mostrar a instalaçao das duas ultimas peças que faltam para concluir o pc ate la por carlos eduardo almeida project cars #368
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