Buenas, pessoal — ou não tanto assim. Este texto além de despedida do PC#370 é a despedida do carro.
No final do último post eu chorei as pitangas sobre a demora do carro sair da funilaria, mas ainda faltavam alguns detalhes para serem resolvidos.
Como o estado de conservação da funilaria do carro ela lastimável, também faltavam algumas peças externas, entre elas uma saída de ventilação do para-choque e a saia lateral esquerda. Procurei em todos os anúncios de WRX de segunda geração (GD de 2001 até 2007) pela saia lateral e nos de (2006 e 2007) pelo acabamento do para-choque. Foi uma novela (pra variar), quando achava o carro do ano, normalmente o carro era batido de frente e o para-choque e seus acabamentos eram lenda, quando achava o anúncio de um com a saia compatível, o vendedor não respondia.
Mas quem tem um Project Car não descansa enquanto não ver o carro “pronto”, e nisso, em meados de janeiro, encontrei no eBay a grade do para-choque de um STI branco pérola (cor linda por sinal) por modestos 30 obamas na época. Pedi cálculo do frete para o Brasil e mais 20 obamas… putz, beleza… é o que tem pra janta. Na cotação da época, um pouco acima dos R$ 3, saiu por aproximadamente R$ 150,00 na porta de casa. Como tinha combinado com o funileiro que as peças que faltavam eu ia atrás, a pintura delas já estava incluída no valor acertado inicialmente. Levei a grade durante a semana e no sábado eu passei para buscar.
Peça na mão
Teste no carro antes da pintura
Nesse mesmo sábado, estava combinado com a galera de Araraquara do FürnasRing que conheci no grupo dos leitores do FlatOut no Facebook, um passeio de lá até Bueno de Andrada, para dar um rolê com os carros e comer coxinhas jogando papo fora. Foi top, trocamos muitas ideias, com direito à superprodução pelo pessoal. Resumindo, foi animal o dia e todos felizes.
Mas ainda faltavam as saias laterais, e ver aqueles furos da lateral sempre me incomodavam. Um dia, totalmente despretensioso, olho nos grupos do facebook e vejo o par anunciado em um grupo de peças, e por menos da metade do valor que a CAOA pedia (quase R$ 2.000 por um lado só). Arrematei na hora e assim que chegaram, levei de novo para o funileiro pintar e instalar.
Antes
Depois
Agora meus olhos começavam a brilhar. O carro estava com a estética em dia e dava pra começar a pensar em mexer na mecânica. Comecei a estudar a história do remap pra fazer por conta em casa com acerto na rua (não tem dino 4×4 na região). Fiz outra troca de óleo, de novo pelo Motul 5100 15W50 sintético e filtro de óleo.
Eis que no final das minhas férias, perto da páscoa, meu mundo começou a ruir. Chegando em casa, o ponteiro da temperatura começa a subir, estaciono na garagem e quando desço pra abrir o capô, o fluido de arrefecimento começa a escorrer por baixo do carro. F***u! Olho em todo lugar pra tentar achar onde estava vazando, mas com o carro desligado não estava pingando mais. O Arthur que vinha atrás de mim com o carro dele, desceu e começou a apertar as mangueiras e descobriu a mangueira superior do radiador cortada pela ventoinha. A mangueira estava tão perto que quando o motor mexia, jogava ela em cima das pás.
Filme de terror
Responsável pelo estrago
Era feriado, sexta-feira santa e nenhuma loja aberta. No sábado eu corro com a mangueira em uma loja especializada para ver se encontro algo para substituir. Já tinha ligado na autorizada subaru da cidade e estava R$ 100,00 só a mangueira rasgada, e na loja encontrei uma “parecida” por R$ 35,00. Levei pra casa e tentei ajustar, mas não coube (claro). Pensei, quer saber, se essa mangueira já estava ressecada, o resto deve estar também então vamos enfiar o pé na jaca. Comprei um kit de mangueiras de silicone no ML e mandei vir, eu já tinha uma válvula termostática nova guardada por conta que alguns dias usando o Torque, eu via que a temperatura não passava dos 80ºC.
Tampa de radiador nova e antiga
Chegando o kit de mangueiras desmontei tudo o que dava sem tirar as correias do motor, tirei o radiador e mandei pra uma revisão e varetagem, coloquei a válvula nova, comprei uma tampa do radiador nova que a antiga estava com a borracha deformada e provavelmente não dava mais tanta pressão. Corta mangueira, coloca no lugar e verifica o vão entre a mangueira e as pás da ventoinha, olha se não pega na polia do alternador, volta e corta mais um pouco, nisso o carro ficou parado quase um mês na garagem de casa, pois só conseguia mexer aos finais de semana.
Mangueiras novas
Air cooled
Radiador fora pra revisão
Beleza, mangueiras no lugar, completa com água e aditivo de limpeza e vamos testar. Ih! Vazou, desliga, olha onde vazou, aperta abraçadeira, ajusta mangueira. Liga de novo, vazou de novo… ¬¬². Devo ter levado umas três ou quatro tentativas até parar de vazar. Legal. Agora ok! Vamos drenar o fluido e completar com o Pentosin. Coloca o fluido, liga e vazou de novo! Car***o! Fui ver, a abraçadeira inferior do radiador estava pulando e não dava aperto. Troquei e tudo certo. Fiquei uma semana ligando o carro todo dia que chegava em casa do trabalho e deixando ele esquentar, esperando ligar a ventoinha e acompanhando a temperatura pelo torque. Subia até 96ºC, ligava a ventoinha, desligando em 90ºC e descendo ainda até uns 86ºC. Perfeito! Problema resolvido e sem traumas. Só que não…
Resolvi sair pra testar ele. Fui até a casa da noiva pra gente dar uma volta. Chegando em casa, tudo normal. Deu uns 20km o passeio. No dia seguinte eu resolvo colocar no teste mesmo. Fui pro trabalho com ele, deixei no estacionamento, voltei no final do dia, pego o carro, passo pego a noiva e vamos pra minha casa pra eu me arrumar e sairmos para jantar. Aquela esticadinha marota pra entrar na estrada, ok! Andando normal a 110 km/h, ok! Pegando um trânsito de boa por conta do horário de pico, não ok! Começou a ferver de novo!
Pqp! Toda vez que o carro subia as rotações acima de 2500, o ponteiro baixava (provavelmente pela bomba circulando mais fluido). Cheguei em casa, deixei o WRX e saí de Up!. À noite, com ele frio, parei para ver o nível de fluido, reservatório de expansão cheio, até demais. Duas suspeitas sendo que uma que eu não queria levantar. Ou era ar na linha ou junta queimada. Os sintomas de água misturada no óleo (óleo parecendo café com leite), limalha de metal no óleo, bloco babado de óleo e fumaça branca pelo escape não se faziam presentes, mas pode ser um leve empeno de cabeçote ou trilha queimada na junta que está dando passagem.
Mangueiras novas
Problema: com o casamento chegando eu estou em contenção de despesas e os orçamentos para reparo pra troca da junta e retífica dos cabeçotes ficam na casa dos R$7.000,00 a R$10.000,00, e todos tem que tirar o motor para verificar (desvantagem do boxer – os modelos em linha o cabeçote fica em cima, barateando a mão de obra que é mais de R$ 2.000,00 em todos orçamentos que peguei). O conserto fica mais caro que comprar os armários da casa toda. Eu sei que “you can sleep in a car, but you can’t race a house”, mas no momento eu não posso pensar só em mim. Se eu estivesse solteiro, com certeza eu abriria o motor e já faria ele forjado para rodar no álcool, porém vou deixar isso para o próximo dono dele.
Então sim, o WRX está à venda junto com o PC#380 Fuscão pretooooo e o chevas de drift. Os três estão anunciados no GT40. Então infelizmente eu encerro de maneira triste esse PC, pelo menos para mim. Quem tiver interesse em continuar mantendo viva essa máquina de arrancar sorrisos a cada puxada, é só acessar o anúncio que a gente negocia. Estou dando preferência pela venda por conta de todas despesas do casamento e eu também não estou sem carro, tenho o Up! valente pra me acompanhar até eu ter condições novamente de comprar outro carro pra brincar, adianto que provavelmente será um sleeper.
Ghetto Style
GC8 do Arthur com as BBS testando os freios de STI
O carro ainda funciona, mas tenho medo de andar e piorar a situação, desde então ele está parado na garagem de casa. Eu já estava vendendo ele antes de acontecer o problema, porém agora eu abaixei o preço por conta da incerteza do que tem que ser feito pra ficar 100%. O carro está anunciado no GT40 (assim como meu Fusca restomod e meu Chevette de drift).
Peço desculpas pelo desfecho, eu também queria que fosse diferente, mas torço para que o novo dono tenha condições de fazer o carro rodar tão bem quanto ele merece. Não posso falar que me arrependo de ter comprado o carro, apesar de passar mais tempo parado que andando e de todas as dores de cabeça dadas, fiz amizades dentro e fora da minha cidade por conta desse carro, galera como nós, que ficam pensando nessas tranqueiras de quatro rodas todo dia e se isso não compensa a dor de cabeça, não sei o que irá.
Agradeço ao FlatOut pelo espaço cedido e espero que no próximo PC que eu conseguir participar, eu me enrole menos para mandar os textos. Um grande abraço a todos!
Por Filipe da Costa Reis, Project Cars #370