mahhh oiiiii sejam bem vindos a mais um capitulo de uma saga sem precedentes nunca vista antes proveniente de uma serie de best sellers como poeira em alto mar escada sem degraus os piolhos do rei careca e um triste olhar de um pobre cego chega a volta dos que nao foram [gt40 content search= subaru widget= 1 title= pensando em um subaru para chamar de seu ] passado o momento sem graça nenhuma da introduçao do paragrafo anterior no final do ultimo post expliquei que havia desistido do carro que estava a venda com a junta queimada e nao tinha mais folego nem emocional nem monetario para continuar porem como e sempre muito citado em textos dos pcs a vida e uma caixinha de surpresas eis que poucos dias depois da postagem eu sentei com a chefe e comentamos melhor sobre nosso orçamento e percebemos que a festa de casamento que estavamos planejando nao era o que a gente queria e nos nunca fomos do mainstream entao com o planejamento refeito dos 130 convidados originais foram cortados para pouco mais de 30 e o orçamento caiu uns 80% sendo assim dava para consertar o wrx coincidiu de um primo do meu pai estar em viagem nos estados unidos e trocando uma ideia rapida ele topou trazer para mim um jogo de juntas e parafusos que sairam por usd 280 00 entregues no hotel que ele estava aqui no brasil nao encontrava por menos de r$2 000 00 dois mireis antes de enviar o carro para a retifica apareceu um jogo de rodas scorro s251 bronze replicas oz superleggera por um preço bacana e quem lembra meu carro estava com infinity bbs rs gt que eu tinha trocado em 2016 quando eu vi que as rodas de wrx 2011 nao tinham salvaçao eu tentei algumas vezes no forum do clube do subaru comprar um jogo de oz originais porem o vendedor nao aceitava proposta e na epoca eu desisti peças compradas agora onde fazer pesquisa em seis oficinas incluindo uma autorizada subaru na minha cidade tive orçamentos de r$3 000 a r$6 000 um sendo marinheiros de primeira viagem que iria tentar fazer o serviço sem tirar o motor outro sendo absurdo ao ponto de cobrar pelas polias do comando alegando que tem que quebra las para desmontar o cabeçote para retifica fechei no meio do caminho tanto de preço como de distancia com a lottus motorsport de campinas do que eu considero que se tornou um amigo e consultor robson marujo recomendo pelo atendimento atençao conhecimento e paciencia esse eu explico mais pra frente peças chegaram na minha mao combinado com o robson o serviço e agora como levar um carro com junta queimada 200km de casa combinei com meu pai para vir com a amarok que ele e os irmaos usam na fazenda e alugamos uma carretinha para levar acontece que o carro e muito baixo entao teve de entrar de re para nao arrebentar o para choque recem pintado carro carregado feito bate volta no meio de agosto para deixar o carro em campinas com o prazo de 15 dias para reparo no meio da gastaçao toda de dinheiro me surgiu uma valvula hks sqv3 com flange para adaptaçao no intercooler do subaru por um preço que eu tive que abraçar ja imaginava que demoraria um mes ou mais para ter o carro de volta mas aqui que o robson começou a mostrar seu profissionalismo cumpriu o prazo e me explicou certinho o que foi feito havia pouco empenamento nos cabeçotes nao mais que tres decimos e pouco no bloco tambem nesse momento lembrei do orçamento em que o mecanico disse que nao tiraria o bloco para fazer o serviço entao programei com o arthur sempre ele para ir buscar o carro no dia 7 de setembro alinhei com o robson e ele disse que iria me aguardar na oficina chegando la alem de encontrar alguns subarus diferentes do que quando eu fui deixar o meu tinha um mx5 um fucking miata na oficina nao aguentei e tive que entrar passado a euforia por encontrar um classico japones em terras tupiniquins instalamos a hks no wrx entramos nos carros e voltamos para ribeirao a sensaçao era otima de poder sentir o carro funcionando normal novamente e voltamos em ritmo normal com eventuais esticadas nas saidas dos pedagios porque ninguem e de ferro em algumas ocasioes pela bov de recirculaçao externa tivemos alguns back fires porem estao registrados somente na memoria do arthur que vinha atras [youtube id= b2u3koj9kwk width= 620 height= 350 ] alguns dias em uso e o carro começou a ferver de novo achei estranho por conta de ter sido feito tudo certo usando peças originais subaru e o motor ter sido torqueado conforme especificaçao de fabrica aqui que começa a paciencia do robson trocando mensagens ele me informou para verificar a valvula termostatica achei estranho pois esta era nova e original mas ele me disse que havia um lote que veio para o brasil que estava com problema e nao abria direito entao eu provavelmente era um premiado fui ate o gc8 do arthur que estava na funilaria e retirei a valvula que estava anteriormente no wrx e que eu achava que tinha problema esta funcionando normal uma mishimoto com abertura para 68ºc como o wrx estava com o intake aem e o intercooler supercooler maior que o robson instalou sem custo quando estava recolocando o motor no carro achei que pudesse ter dado alguma alteraçao na leitura da maf e com isso esquentar mais o carro voltei em casa troquei a valvula e enchi o sistema mas o carro ainda esquentava entao com muita paciencia fiz o enchimento do sistema pelo reservatorio superior enquanto o radiador estava aberto percebi que sempre que deixava o nivel na boca do reservatorio superior ele baixava muito lentamente mostrando que havia ar no sistema ainda acho que foram uns 30 minutos para tirar todo ar do sistema e mais de 1 litro de agua colocado depois disso nao esquentou mais ja estava quase desistindo de vender o carro estava começando a pesquisar peças para conversao para alcool mas apareceu um comprador que compraria em dinheiro por coincidencia ele tinha o pai e irmao da namorada dele que moram em ribeirao e pediu para eles olharem o carro eis que meu amigo caio me chama no whats e me pergunta se o anuncio do subaru que ele tinha me mandado era o meu confirmei e nisso a gente confirmou tambem que o brasil tem so uns 10 000 habitantes o resto e figurante nunca que imaginava tamanha coincidencia como o caio ainda nao havia visto o carro funcionando ja deu um pulo em casa com o pai dele e o diego outro amigo para ver o possante o veredito foi dado ao comprador e este ficou de ver o carro ao vivo o que aconteceu no feriado de 12 de outubro ao levar o carro ate a casa do caio percebi certa hesitaçao ao pegar pressao com algumas falhadas imaginei ser o mapa nao ajustado para a admissao de ar esportiva fomos dar uma volta e pela primeira vez eu sentei no banco de tras do wrx e me surpreendi o quao confortavel esse esportivo e porem quando o rapaz acelerava o carro nao passava de 4 psi 0 28kg pegava velocidade mas nao tinha aquele punch do turbo parecia um aspirado falei que ia resolver o problema antes de entregar o carro sem alterar o preço se ele fechasse ele disse que ia conversar com o irmao pois ia comprar em sociedade com ele o carro nisso conversando com o robson a suspeita caiu sobre a turbina que tinha um pouco de folga no eixo mas nao estava ruim mas quando consertei o carro estava um pouco apertado de dinheiro e montei daquele jeito desmontei a turbina com a ajuda do arthur na garagem de casa e mandei para retifica aqui outro parenteses das discrepancias de preço tive orçamentos de r$650 00 ate 2000 00 neste caso mandei na mais barata pois ouvi boas recomendaçoes de amigos que tiveram que fazer esse tipo de serviço me pediram 1 dia inteiro para o serviço na empresa entao enviei via sedex 10 na quarta feira 25/10 porem como tinha postado apos as 18h chegaria apenas na sexta feira de manha acompanhando o codigo de rastreio tudo certo e trocando mensagens com a empresa ficaram de informar quando estaria pronto conversando com o comprador ele falou que havia corrido atras da documentaçao para financiamento e que estaria praticamente tudo certo para buscar o carro no feriado de finados no começo de novembro segunda feira 27/10 eu mando mensagens para a empresa que estava com o turbo e me falaram que a turbina estava em bom estado e foi feito o recondicionamento menos mal a troca do conjunto rotativo aumentava em 50% o orçamento e que estaria sendo postado assim que eu pagasse o serviço + frete solicitei que enviasse via sedex 10 para que eu pudesse montar e testar antes do dia 02/11 fiz o pagamento no mesmo dia e aguardei aguardei aguardei e nada dia 30/10 mandando mensagens e ninguem respondeu dia 31/10 e nada em 01/11 eu peguei o dia para fritar o telefone da loja e assim que atendeu outra pessoa que me explicou que um dos fundadores da loja havia falecido no dia anterior e eu expliquei toda a situaçao e ele me passou o codigo de rastreio pediu desculpas pela falta de atençao do colega e me orientou alguns passos para montagem do turbo pesquiso o codigo e descubro que ja estava na portaria do condominio me esperando ufa ainda da pra salvar a venda monto de novo desta vez sozinho o arthur estava em serviço fora da cidade coloca a turbina no uppipe mangueiras de oleo e agua no lugar aperta abraçadeiras confere torque das porcas mas quando estou colocando o downpipe para finalizar a montagem da parte de baixo percebo uma porca sobrando sem parafuso pqp perdi um parafuso na hora da desmontagem que cabaço fiquei frustrado ao ponto de largar tudo como estava falei com o comprador que houve um imprevisto e que terminaria de montar no sabado na quinta feira do feriado com mais calma voltei ao carro e tentando procurar pelo parafuso perdido comecei a colocar os fatos no lugar percebi que o que faltava nao era um parafuso mas um prisioneiro da turbina pois nao haveria como colocar um parafuso naquele local mais uma pra conta da oficina que fez a retifica procurei nas lojas de bricolagem e material de construçao que estavam abertas no dia 02/11 e os vendedores olhavam para mim com uma cara de interrogaçao quando eu pedia um prisioneiro mesmo mostrando outro que tirei da turbina desisti e deixei com a leilane de novo rsrs para ela correr atras da peça na sexta feira pra mim ela rodou bastante ate indicarem uma loja especializada em parafusos que tinha do tamanho certo no mesmo dia voltei do trabalho e terminei de montar tudo downpipe admissao intercooler nesse dia o arthur me ajudou fazendo a parte de baixo colocando veda escape na junta do downpipe enquanto eu fazia a parte de cima conferimos varias vezes tudo baixamos o carro e demos partida tudo ok nenhum vazamento deixamos o carro esquentar parado e depois saimos para uma volta no condominio e suspense intensifies nada ainda limitava em 4 psi desanimado mais uma vez voltei a encher a paciencia do robson viu como ele e um santo ele foi me orientando de varios testes para fazer desconectar a maf voltar a admissao e intercooler originais fiz tudo e ainda limitava entao voltaram as suspeitas para turbina de novo poderia estar com a caixa quente rachada perto da valvula da wastegate poderia ser o diafragma furado ou a mola com pouca pressao comecei a corrigir pelo ultimo dei algumas voltas no parafuso de ajuste e nada mesma coisa depois peguei a mangueira da wastegate e chupei para ver se havia vazamento e nada por ultimo o robson me orientou a tirar a mangueira e isolar a wastegate de vez tiro a mangueira e saio de casa dentro do condominio chego em um pequeno trecho de reta e piso no começo meio cetico ate que pshhhhhhhh 8 10 13 psi e um sorriso aliviado e preocupado por nao ser mais a turbina e nao saber mais o que era o robson pensou um pouco e disse que o que sobrava era o solenoide de controle de pressao da wastegate que faz a leitura da descarga do compressor comparando com o intake logo depois da maf tirei a solenoide para testar se o rele estava funcionando e estava ficou entao o diagnostico que a mola interna esta cansada e com pressao ela cede e manda todo excesso para admissao limitando nos 4 psi cotei uma peça nova e variava entre r$220 00 e r$450 00 [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 173619 173620 ] nesse meio tempo o comprador deu pra tras dizendo que nao tinha dado certo com o irmao dele que nao estavam chegando a um acordo e bla bla bla depois eu descobri que ele estava tentando convencer a irma do caio a vender o renegade 2016 dela para pegar um outback 2009 pra ele usar ou seja inventou uma historinha e desistiu eu tiro sarro com o caio ate hoje por conta disso but anyway entao surgiram outros interessados algumas propostas absurdas e um rapaz de curitiba disse que tinha interesse na troca por um civic lxl 2011 que por ser um carro mais facil de revender que os que haviam aparecido anteriormente wrx 2008 bmw 120 maverick v8 esse eu fiquei com a mao coçando para pegar eu falei que se ele viesse buscar em 2017 ainda eu fechava negocio na proposta que ele me fez acontece que naquela reuniao com a chefe do começo do post nos haviamos mudado a data de 14/04/18 para 15/12/17 entao eu combinei para que a troca dos carros fosse feita no dia 15 pela manha e eu ja iria para o casamento de civic mas de novo o destino quis que fosse diferente e o rapaz so poderia vir ate ribeirao preto na segunda feira 18/12 e assim o wrx foi o carro que nos levou para o primeiro passo da nossa vida juntos na segunda feira o rapaz chegou fizemos a troca dos veiculos e passamos na financeira para acertar a diferença e assim com uma foto bem borrada ficou a minha ultima visao do wrx sumindo ao longe para fazer historias com outra pessoa mas as lembranças que ficaram sao bem nitidas eu expliquei que a valvula ainda tinha o problema pois nao houve tempo para chegar a nova peça que eu encaminharia via correio depois este concordou e assim o fiz nao tenho que reclamar aproveitei pouco o carro e verdade de março de 2016 ate dezembro de 2017 o carro ficou seis meses parado pela funilaria nove meses parado pela junta queimada e mais 2 meses por conta dos problemas com a turbina e solenoide sobrando pouco menos de 6 meses de uso mesmo mas como disse no ultimo post fiz amigos por conta desse carro nesses meses que ele funcionou ou quase e sou grato por isso tem muitos passeios que fiquei devendo e peço desculpas pelos que nao puderam andar no carro mas as coisas acontecem na hora que tem que acontecer [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] agora sim me despeço desse pc com ele concluido e nao abandonado como foi o final do ultimo post agradeço a equipe do flatout pela oportunidade e peço desculpas pela falta de comprometimento que houve nas postagens anteriores espero que voltemos a ter mais postagens de pcs da comunidade pois isso faz com que outros tenham coragem mesmo que com as dificuldades financeiras e emocionais possam continuar brincando com seus colegas de quatro rodas ate porque o que diferencia homens de meninos e o preço e o tamanho dos brinquedos que suas estradas estejam sempre livres seu tanque sempre cheio e caso nao haja alguem ao seu lado que uma boa musica te acompanhe grande abraço por filipe da costa reis project cars #370 uma mensagem do flatout filipe e muito legal saber que voce nao desistiu do carro e o concluiu nossos amigos de quatro rodas merecem essa dedicaçao e atençao e e sempre bom ver um project car ser concluido mesmo quando tudo conspira contra parabens
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.