estamos de volta com a continuaçao da historia deste pequeno brinquedo no post passado contei muito conversa fiada mas neste aqui vamos ao que todos querem detalhes tecnicos vamos começar com a ficha tecnica chassis tubular em aço carbono motor central traseiro vw ap 2 0 biela longa com cabeçote de fluxo cruzado trottle body injeçao eletronica hardware; potencia 140cv; combustivel gasolina; cambio logitudinal 5 marchas do gol 80% blocado suspensao dianteira trailing arm com mola de torçao fusca modelo embuchado e traseira independente trailing arm e amortecedores do gol quadrado; freios duplo cilindro de freios independentes com um sistema isolado para a dianteira e um sistema isolado para traseira dianteiro com disco solido original da brasilia e traseiro com disco solido do gol quadrado; pneus 195/50/15 pirelli phanton rodas de aço dianteira original traseira com o offset alterado feitas sob encomenda tanque de combustivel em inox com capacidade de 50lts agora que voces tiveram uma visao geral do carro vou detalhar item por item chassi este desenho de chassi foi trazido dos eua nos anos 90 por um cara do interior de sp este desenho de chassis monoposto com motor central e conhecido nos eua como modelo body e os gaioleiros do interior de sao paulo colocaram logo o nome de bodi o chassi bi posto como o meu recebeu o nome de bodao sacou o chassi e tubular de aço carbono comum com pintura a po soldado pelo processo mig segundo o pessoal da miltrilhas o chassi completo com motor e suspensao deles pesa uns 450kg o peso total do meu carro deve estar em torno de 650kg por favor nao se decepcione lembre se que se trata tambem de um carro de rua com estepe para lamas para brisa macaco som etc [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 109667 109666 ] as vezes acho que estou sendo muito pessimista com relaçao ao peso do carro tem amigos que acham que o peso do carro esta em torno de 600 kg ha quem diga que esta em torno de 550 kg nao sei prefiro errar para mais o que vier de diferença para menos e lucro mesmo assim considerando a potencia do motor 140cv e um peso pessimista de 650kg chegamos a excelente marca de aproximadamente 5kg/cv nada mau e estes numeros vao melhorar com mais potencia com um novo cabeçote no futuro ao projeto original do chassis da miltrilhas que e voltado ao offroad adicionei apenas pequenas porem importantes modificaçoes a principal delas foi a elevaçao em 80mm da altura dos pontos pivos de fixaçao da suspensao traseira e dos suportes do motor e da caixa o objetivo e abaixar a altura do carro naturalmente o chassis offroad original e feito para ser alto sem a necessidade de rebaixamentos depois do carro pronto trocando pelo portugues claro eu estava construindo um chassi para rodar mais baixo nada absurdo pois o carro rodaria tambem na rua e aqui no rio tem cada quebra molas lombada um chassis projetado para rodar mais baixo tem as vantagens de baixar o centro de gravidade do carro em relaçao ao solo e em consequencia voce consegue diminuir a rolagem da carroceria rolling pedi ao abrahao para construir as mangas de eixo traseiras com 3° de cambagem alem de elevar a fixaçao da suspensao e do trem de força em relaçao ao assoalho eu instalei uma barra vertical na direçao da cabeça do piloto com o objetivo de aumentar a proteçao em caso de uma batida em t que e a pior situaçao em um circuito o chassis original nao possui este item pois este chassis e usado em corrida de gaiolas indoor onde o risco de batida em t e quase inexistente o aumento de segurança representou um aumento do desconforto esta barra tornou a tarefa de entrar e sair do carro beem complicada de maneira que e mais facil entrar por cima o que para mim aumenta ainda mais a experiencia de dirigir este carro dando a sensaçao de se estar entrando em um bolido de corrida [gallery link= file columns= 2 size= medium ids= 109659 109661 ] outra modificaçao foi a barra de fixaçao do cinto de segurança pedi para ser instalada sobre o motor na altura dos ombros para ficar em uma condiçao similar a roll cage dos carros de turismo homologados pela fia esta pequena modificaçao causou outra enorme por isso e so por isso eu tive que instalar o throttlebody e obvio que ja estava nos meus planos futuros instalar o throttlebody mas nao agora mas enfim tive que faze lo pois o coletor original de aluminio fundido com aquele lindo logo 2 0 sobre o cabeçote toparia na barra do cinto de segurança fazer um projeto do zero e assim voce nunca sabe onde uma pequena alteraçao vai te levar e a aplicaçao pratica do famoso efeito borboleta suspensao a dianteira e do tipo trailing arm com molas de torçao conhecida popularmente como suspensao dianteira de fusca mesmo utilizei a do fusca e esta foi talvez a parte mais criticada do projeto fica claro que em se tratando de desempenho a suspensao do fusca nao e a melhor opçao a mesma possui braços que nao compensam o angulo da roda durante a rolagem da carroceria em uma curva diminuindo a area do pneu em contato com o solo a dinamica das suas molas faz com que a reaçao da suspensao seja mais lenta ta certo arnaldo sei la posso estar falando um monte de bobagem mas foi o que eu consegui estudar sobre o assunto e claro que a melhor opçao seria uma suspensao duplo a porem lembrando o objetivo do projeto que e diversao em primeiro lugar minimalizaçao da aporrinhaçao em segundo e custo/beneficio em terceiro decidi usar a de fusca mesmo usei o modelo de embuchar pois te da opçao de ajustar alguma coisa da cambagem eu disse alguma coisa alguns outros aspectos pesaram para decisao por exemplo durante um curso de pilotagem que eu fiz no velopark em que contei da construçao da gaiola o projeto estava pela metade para o instrutor claudio muller velha guarda ex piloto de stock car da epoca dos opalas e do campeonato brasileiro de marcas e pilotos ele me aconselhou a no primeiro momento a usar esta suspensao mesmo ate para ter uma referencia um ponto de partida para evoluçao do carro uma suspensao de vw bem acertada e melhor que uma duplo a feita nas coxas a porsche usou ate os anos 70 esta suspensao em seus carros de corrida inclusive rasgando a reta mulsanne a 300km/h com seus 911 esta suspensao e usada ate hoje em competiçoes como a formula classic onde equipa fuscas e pumas e equipa tambem os carros da formula vee todos eles rodando em velocidades de 200km/h portanto em um primeiro momento esta suspensao com os ajustes corretos atende nao sei exatamente quais modificaçoes fazer ainda se algum colega leitor dos pc tiver experiencia com fuscas de corrida e formulas vee sou todo ouvidos e agradeceria muito a contribuiçao a suspensao traseira e do tipo trailing arm com braços duplos e com 3° de cambagem fixa nao posso alterar os amortecedores sao dianteiros do gol quadrado e molas do santana conjunto novo e original como se pode observar ainda existe um longo caminho a percorrer no assunto suspensao para track days pretendo baixar ainda mais a altura do carro colocar amortecedores mais duros na traseira alem de amortecedores mais duros estes serao mais baixos e as molas mais duras e curtas a dianteira deve ser amolecida pois quica muito rodas pneus e direçao sao de aço de 6 5 r15 as dianteiras sao originais as traseiras tiveram o offset trabalhado e agora estam negativo a opçao pelas rodas de aço se deu pelo fato da facilidade de se alterar o bore center e o offset o offset da roda traseira nao foi alterado por estetica a alteraçao foi necessaria pois as rodas originais encostariam na suspensao ja tenho encomendado um jogo de rodas da st steelies lines de 7 5 x r15 tambem nao e estetica preciso ganhar bitola na dianteira mas isso eu explico em um outro post depois que eu instalar as rodas novas os pneus sao pirelli phanton 195/50 r15 e atendem muito bem minha ideia era colocar pneus 225/50 r15 r888 da yokohama nao preciso dizer mais nada certo o problema e que estes pneus sao mais raros do que o manual do proprietario do opala comodoro 78 digo isso porque tenho um sem a capa cheguei a comprar rodas de 8 para usar este pneu hoje eu achei um cara que vende mas ja desfiz das rodas como estou em fase de acerto e o carro fica mais no cavalete do que no chao os pirellis estao atendendo muito bem a caixa de direçao e do escort sapao funciona bem e nao ha muitos detalhes a comentar freios freios uma das coisas que mais deram trabalho no carro embora nao tenha hidro vacuo e o sistema seja relativamente simples eu experimentei pelo menos quatro configuraçoes diferentes de cilindro mestre explicarei em um post dedicado ao assunto com fotos inclusive da construçao do sistema no momento duplo cilindro de freios independentes com um sistema isolado para a dianteira e um sistema isolado para traseira sao dois cilindros de kombi independentes acionados pelo mesmo pedal dianteiro com disco solido original da brasilia e traseiro com disco solido do gol quadrado o legal de usar cilindros duplos e que vc passa ter um sistema redundante caso haja vazamento no sistema dianteiro por exemplo o traseiro continuara funcionando com a mesma eficiencia o sistema funciona muito bem e a frenagem do carro e muito boa o detalhe interessante e que o pedal ficou tijolo duro igual a de um carro de competiçao muito perecido com o freio dos veloce aquelas gaiolas carenadas do velopark que tambem usam dois cilindros de freio acima meio cansativo para rua mas a eu adorei race total a experiencia de pilotagem de um carro de competiçao ate na hora de frear farei em breve uma experiencia com dois cilindros de fusca para observar se o pedal fica um pouco melhor para rua sem perder a esportividade tentei instalar tambem um sistema de freio de mao hidraulico independente utilizando um 2º par de pinças na traseira mas a coisa nao e tao simples esta dando um trabalhao ainda nao funcionou motor usei o 2 0 mexicano do golf conhecido como bielao o pessoal de sao paulo disse que este motor e embaçado para achar peça e e eu queria colocar um virabrequim novo standard sei la so para rodar com tudo novinho no carro mas eu estou procurando ate agora porque usar o motor ap biela longa fazer experiencias custa caro e tomam tempo o motor ap por ser manjando lhe permite encontrar e comprar peças com facilidade em qualquer butiquim alem disso voce acha preparador para ele em qualquer barbearia meu sonho era usar um v6 da blazer ou um v8 de audi como no golf mk1 da reportagem do flatout que e uma gaiola com casquinha de golf mas como disse partir para algo novo e muito legal mas experiencias custam caro e tomam tempo pois bem tirando a escassez de peças internas o motor e muito bom e atende as necessidades da gaiolinha este motor em especial foi comprado pois queria dar entrada na documentaçao do carro e precisava com uma certa urgencia de um motor em boas condiçoes com um preço bom e nota fiscal foi o que me apareceu e embora conheça a fama deste bloco de ap nao achei que isso atrapalharia o projeto a injeçao eletronica e da hardware muito comum no interior de sao paulo no rio de janeiro utilizamos mais a fueltech e chego a achar que sou o unico a rodar com hardware no rio como a montagem da injeçao ficou a cargo do jose carlos bombecine jr da roton que tambem usina peças personalizadas e o mesmo e usuario fiel e representante da hardware em santa barbara do oeste sbo achei bobagem nao utilizar algo que os caras ja dominam [gallery link= file ids= 109687 109688 109689 ] sim o motor e movido a gasolina pode isso galvao calma la antes de eu ser linchado em praça publica pelos alcoolatras de plantao devo explicar todo o contexto conversando com o juninho da rotron o instalador da injeçao eletronica hardware chegamos a conclusao que como a enfase do projeto e a diversao e o baixo custo e somando se ao fato de que eu trabalho embarcado na industria de offshore e o carro fica 15 dias parado todo mes o ideal era o carro e ser movido a gasolina mesmo pelo menos por enquanto o motor nao possui preparaçao e portanto nao havia motivos para utilizar o alcool para ganhar mais alguns cavalos um cabeçote preparado deve ser encomendado apenas em 2017 e ai sim eu devo utilizar alcool brinquei que nao gosto de turbina no post passado foi apenas brincadeira mesmo voce ja viu algum amante de carros nao gostar de um caracol mas um motor bem aspirado e muito bom e a durabilidade e inegavel mas nao descarto a possibilidade de um dia eu disse um dia instalar uma turbina por enquanto vai ficar aspirado mesmo ate porque acho que combina mais com a proposta do carro quando eu olho o motor com o corpo de borboleta e suas quatro bocas me lembra muito um carro de corrida um prototipo do anos 80 e 90 sem carenagem e esta sensaçao me agrada muito imagina quando as cornetas estiverem instaladas um luxo o motor utiliza trotllebody adptada da hayabusa soldada no pe do coletor original a marcha lenta e levemente acelerada tipico dos motores aspirados tem um pequeno gap quando o motor esta em marcha lenta e voce acelera fundo ai a rotaçao fica lisa e sobe rapido este gap deve ser minimizado com instalaçao de cornetas no trotllebody pois o fluxo de ar sera mais constante e homogeneo o motor tem um consumo grande tambem pudera com quatro bocas entra muito ar e a mistura tem que ficar bem gordinha ele deve estar fazendo uns 5km/l mas um carro destes nao e para ser usado para fazer compras em um supermercado correto e para dar pau na maquina dane se o consumo a linha de alimentaçao e composta por dosador de esfera com filtro acoplado e manometro da unique 1 performance com as mangueiras jic8 e jic6 e uma bomba eletrica externa de mercedes benz de 12 bar o tanque de combustivel conta com catch tank e possui 50 litros de capacidade simples e eficiente fora tudo isso o motor e original mas foi aberto e todos os seus componentes foram revisados e o foi necessario foi substituido e/ou retificado refrigeraçao nao vou me alongar muito pois pretendo dedicar um post para este assunto este foi um dos assuntos que mais deu trabalho neste carro e ainda da trabalho depois de muita dor de cabeça com aquecimento no momento o carro esta usando um radiador especialmente construido para chevettes turbo com motor ap este radiador e da antiga supercooler uma empresa de sao paulo que nao existe mais este radiador e um dos espolios do meu chevette inflamavel e esta guardado comigo ha uns cinco anos ele e de cobre bem mais largo que o original e tem um poder de troca de calorifica fenomenal resolveu o problema nao o problema nao e o radiador o problema e o local em que ele esta instalado se der mole ferve portanto sua utilizaçao e provisoria estou aguardando receber o radiador da master cooler empresa de curitiba especializada em radiadores e intercoolers este radiador sera instalado na dianteira acompanhe os proximos posts escape montei um 4x1 dimensionado utilizado em gol o 4x1 possui uma curva que para minha gaiola nao serve para nada instalei um marmitao em uma loja de escapamento comum em sob so para poder rodar com o carro a coisa foi feita so para safar onça e poder rodar como carro queria trazer o carro logo para o rio para o carro nao virar abobora resultado o ronco ficou uma porcaria feio mesmo com um chocalhinho que lembra os 1300 aircooled como o trotllebody tem quatro bocas o cabeçote fica mais exposto e dar para ouvir o barulho dos tuchos em algumas faixas de baixas rotaçoes misture tudo isso e voce tera uma das poucas coisas que eu nao gostei neste carro por isso o volume da musica maior do que o volume do motor no post passado o video ficou legal e o ronco tava estragando tudo pretendo no futuro colocar um 4x1 reto especialmente para ela e um abafador de moto talvez da r1 ainda nao decidi aceito sugestoes dos amigos leitores do pc cambio e o do gol cinco marchas 80% blocada quem blocou o diferencial foi o bombecine jr da hardware o mesmo que montou a injeçao eletronica como ele tem tambem empresa de usinagem confeccionou as peças e montou na caixa fora o diferencial blocado o cambio e original o desafio de montar o cambio nesta posiçao e a montagem de um trambulador eficiente o meu carro foi montado com cabos de aço como nos uno inclusive a alavanca e da uno o sistema funciona bem mas e muito complicado de se obter um ajuste que permita o engate de todas as marchas complicado mas nao impossivel a parada e tipo tentativa e erro como alguns colegas observaram no video a alavanca fica boba e os engates nao sao muito precisos [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 109652 109651 ] a primeira versao do ktm x bow outro ultraligth sport car europeu possuia o trambulador por cabo e o mesmo problema de trocas imprecisas a ktm resolveu o problema na versao mais nova substituindo os cabos por braços mecanicos quero fazer o mesmo meu projeto e usar um sistema similar aos formulas vee acredito que isto deixe as trocas mais precisas isto nao e apenas um detalhe; quem ja andou em um circuito sabe que nao da para ficar catando marcha em uma freada forte vai acabar pagando um vacao e passar reto o trampo sera feito por mim e com certeza sera postado aqui a embreagem tambem e original pelo menos por enquanto quando a cavalaria aumentar colocarei uma de ceramica a original por enquanto da conta do recado a embreagem e acionada hidraulicamente por um cilindro de freio de kombi atras do pedal carroceria a miltrilhas a fabricante do chassis que eu apresentei a voces no post passado tinha um modelo de carenagem de fibra de vidro para os seus modelos de gaiolas off road o kit de fibra nao e feio mas eu nao quis utiliza lo pois eu queria distanciar a gaiola dos modelos offroad tirar a aparencia de maximus da estrela aquela gaiolinha de controle remoto cara para caramba que so aquele vizinho rico da rua tinha e nao emprestava para ninguem lembra frustaçoes infanto juvenis a parte eu fiz o desenho de uma gaiola mais esportiva uma gaiola de rua sobre o chassis da miltrilhas e usei o lotus seven como inspiraçao ao inves de algum design espetacular e cheia de peripecias preferi ficar com a simplicidade do seven e nao que ficou lindo no papel e depois de concluida fiquei muito feliz com o resultado [gallery columns= 5 link= file ids= 13533 109671 109697 109698 109699 ] apesar do carro ter ficado lindo todo branquinho o carro estava meio sem sal a ideia de colocar o tema do carro como martini racing veio quando estava olhando uma materia aqui no flatout sobre a brabham do piquet equipada com motor bmw m 12 o motor mais forte da historia da f1 [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 109656 109655 ] eu tive um click e pensei que seria bacana colocar a gaiola branca com a pintura da brabham do piquet e ao digitar brabham para procurar mais imagens do bolido no google vi a brabham martini bt44 e nao tive um estalo tive um tapa no ouvido e isso [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 109683 109682 ] definitivamente nao consigo imaginar o carro adesivado de outra forma sempre achei este carro o formula 1 mais bonito de todos os tempos mas nao tive a ideia a principio de utiliza lo como inspiraçao mostrei para o junior da jcar ele deu umas melhoradas na ideia e fez um trampo de primeira na gaiola acabamento e itens de conforto e segurança o carro possui dois bancos concha da amb cintos de segurança da argentina carpo e volante da lotse sobreviventes do chevette conselho os bancos e os cintos estavam novinhos quando a construçao começou vide as fotos do post anterior mas dois anos e meio de construçao moeram os dois igual farinha se for manter o banco e os cintos durante a construçao do seu projeto para eventuais testes providencie uma capa de proteçao a pedaleira como disse no outro post foi comprada da imhor exclusivamente para o projeto modifiquei o pedal do freio para poder usar cilindros duplos o carro tambem tem um som com modulo de potencia de 400w e uma caixa de som com dois alto falantes porque ora ja dizia o messias automotivo nem so de relaçao peso potencia vive o homem mas de toda a palavra que sai da boca do ozzy osbourne piadas a parte deixe me explicar porque um projeto com a proposta de ser ultra ligth tem modulo e caixas de som antes que algum petrolhead xiita queira me linchar chegando ao rio mandei entregar a gaiolinha direto na jcar som e acessorios para envelopar colocar alarme um som e etc gosto de rock e gosto de ouvir enquanto trabalho no carro e principalmente durantes os roles e os track days o motor e movido a gasolina mas o piloto e movido a metallica black sabbath system of a down pantera motorhead led zepellin e etc eu pedi para o junior gerente da jcar que conheço de longa data para colocar um sonzinho basico no carro o suficiente para que eu toque uma playlist em um pendrive dias depois quando voltei a loja me deparei com um modulo na dianteira eu que nunca havia gastado um tostao para aumentar potencia de som na vida so de motor achei isso uma heresia e brinquei junior o que voce ta pensando que eu vou para cabo frio no feriadao ou para iguabinha sei la levantar a carenagem do carro botar um funk pras novinha rebolar ate o chao voce esta maluco ele riu e explicou que ao colocar dois alto falantes atras dos bancos percebeu que mesmo no volume maximo nao dava para ouvir o som pois o motor esta na orelha do motorista e desta forma o mesmo decidiu instalar um modulo pequeno e uma caixa de som de maneira a ser possivel ouvir a musica e ele tem razao a para ouvir o som com folga e ainda sobra uma potenciazinha para fazer uma graça em frente aquele motocycle bar que voce gosta tanto de ir ou nos encontros de vw air cooled o carro tambem tem alarme o junior da jcar bolou um sistema que quando o alarme esta ligado se alguem sentar no banco ou mexer no volante vai tocar a sirene obvio que o objetivo nao e evitar que o carro seja roubado e uma gaiola e a coisa mais facil de roubar que existe o objetivo e afugentar curiosos e pessoas abusadas que entrariam no carro para tirar fotos ou brincar foi sugestao de colegas que tem triciclos ouvi deles diversas historias de chegar ao estacionamento depois de deixar o trick parado por alguns minutos e encontrar uma criança montada ligando todos os botoes e o pai ao lado achando tudo bonitinho e tirando foto ao ser abordado pelo dono do triciclo o cara ainda acha ruim fora casos de gaiolas que queimaram bobina porque a criança entrou ligou os botoes e quando o meu colega chegou a gaiola minutos depois tudo ja estava torrado alem do alarme o carro conta com chave geral e outros segredinhos que a jcar inventou para ligar o carro no mais o carro e aspero foi feito para ser dirigido por gente anormal de maneira rapida e irresponsavel portanto se quer conforto vai andar de corolla itens obrigatorios para emplacamento o carro e leve mas se fosse exclusivo para trackdays seria mais leve ainda o carro e emplacado e portanto tem estepe limpador de para brisa para brisas esguicho do limpador de para brisa para lama farol alto e baixo lanternas retrovisor setas e luz de re alem e claro do macaco o extintor embora nao seja mais obrigatorio carrego comigo pois sou traumatizado com o incendio do chevas e tive ate que frequentar um grupo de auto ajuda o velocimetro e da cronomac linha esportiva para besouros preparados tambem e sinaleira seta alarme de oleo alarme de bateria etc e marca ate 200km/h todo o resto da instrumentaçao e da odg so o basico como em um carro de corrida conta giros manometro de oleo combustivel e termometro se observarem o desenho que eu fiz da gaiola o para brisa nao estava incluso achei que mesmo emplacado nao teria muito problema pois pela lei o obrigatorio e o limpador e o esguicho e so vai entender queria o verdadeiro ariel atom spirit e a ausencia dos para brisas iria contribuir muito para isso mas apos pesquisa com jipeiros que rebatem os seus para brisas descobri que se os federais te pegarem rodando assim e jaula na hora mas ja era tarde o chassi estava pintado e sem a moldura portanto tive de dar um jeito de colocar um para brisa que eu pudesse instalar sem queimar a pintura do chassis e que eu pudesse remover em eventos de track day a soluçao foi para brisas e de acrilico de 8mm show de bola voce compra pela internet a folha corta e fura do jeito que voce quiser e pronto o problema e que arranha com uma facilidade impressionante o simples teste de do limpador de para brisas apos a instalaçao foi suficiente para arranha lo se voce usar de dia como a maioria dos carros de corrida que usam acrilico nao a problema nenhum mas se voce tentar usar o acrilico arranhado a noite mermao que zueira nao da para enxergar nada vira mariokart dirijo com o cabeçao para fora do carro ja encomendei o para brisa de vidro nao teve jeito vou quebrar a cabeça para coloca lo no carro e amigo o ultimo dia facil foi ontem o limpador de para brisa precisava ter um motor compacto e um braço pequeno usei o traseiro da uno vivace nao e que funciona bem o esguicho e um modelo universal que vende no mercado livre cabe uma observaçao o limpador e o esguicho estao instalados pois sao obrigatorios por lei lembre se do proposito do carro o carro nao foi feito para usar na chuva e nao pretendo utiliza lo na chuva apesar de ser divertido escorregar de traseira na pista molhada por hoje e so nos vemos no proximo post saude e sorte a todos por anderson cardoso project cars #372
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