ola a todos meu nome e anderson cardoso sou tecnico em mecanica formado pelo cefet do rio e estudante do 5º periodo de engenharia eu sou o tipo de petrolhead que tem um cadelinha vira lata chamada biela e um motor v8 no melhor estilo ed roth tatuado no braço sempre fui louco por carros e velocidade e tanto que nas horas vagas descia de rolima na vista chinesa la na zona sul do rio participei pela primeira vez de um track day ka 1 6 uau o que foi aquilo entrei na pista uma vez so fiquei na pista por uma hora e quinze minutos e so sai quando deram bandeira vermelha no evento por motivo que eu nao me lembro e ao reduzir a velocidade descobri que ja estava sem embreagem ja fazia varias voltas o atuador da embreagem foi para o saco preto baixado a adrenalina pensei se e bom assim comum carrinho traçao dianteira imagina com a traçao traseira e comecei a buscar um carro para montar para eventos comprei um opala seis cilindros 1980 injetado e com preparaçao leve mas com a suspensao original e fui para pista quer saber o resultado pegue o seu lindo e confortavel sofa que voce tem ai na sua sala e coloque um motor de uns 180cv e tente fazer uma curva acostumado com traçao dianteira e pilotando uma macia e confortavel banheira virei o aparador de mato oficial do autodromo nelson piquet naquele dia [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 104746 104747 ] sai da pista umas seis vezes eu acho ah foi divertido a tocada e totalmente diferente bem o braço de pitman do opalao quebrou dias depois e eu fiquei muito assustado e se fosse no final da reta oposta caixao e vela preta nao achei o bendito braço em lugar nenhum e cheguei a conclusao que um carro para pista deveria ser um que eu tivesse condiçoes de colocar peças novas e confiaveis ai começa a historia do chevette arrumei um chevette 91 com ladder bar diferencial dana 44 freio a disco nas quatro rodas file pensei eu meio caminho para o meu projeto bobagem nunca compre um projeto pela metade voce vai herdar os erros e vacilos do antigo dono para encurtar a historia foram tres anos montando muita grana e muitas quebras depois o carro estava mais ou menos pronto com um motor ap1 9 8 bicos tres bombas eletricas intercooler e uma enorme e desnecessaria biaggio 70 uma porcaria para rodar na rua mas finalmente consegui coloca lo em um track day vou abrir um parenteses na historia para informar que nestes tres anos eu comprei um palio 1 8r e a cada quebra nas vesperas do evento em que eu ja tinha pago inscriçao eu mexia um cadinho no palio para poder correr um cabeçote preparado aqui uma injeçao nascar chips ali e etc mas voltando ao chevas o desgraçado me pegou fogo com sete voltas eu estava na retas dos boxes e vi fagulhas pelo capo e senti o cheiro de algo bem ruim acontecendo nao pesei duas vezes ate porque se tivesse pensado nao teria feito esta lambança e entrei na contra mao no box e joguei o carro encima da pick up dos bombeiros que eu sabia estava com a caçamba abarrotada de extintores foi genial salvei o carro mas tambem foi uma tremenda #*@ada no dia seguinte com a adrenalina em seu nivel normal percebi que fiz algo muito perigoso podia ter colidido de frente com outro carro saindo do box ou ate mesmo bater de frente com uma ferrari neste dia estava correndo uma gtb agora pense que acidente bizarro um acidente entre um chevette e uma ferrari da para imaginar a direçao do evento ate que foi legal comigo so tomei um puxaozinho de orelha corri mais uma vez com o palio e desta vez botei amortecedores esportivos fixos da impacto e cambagem de pista como o carrinho ja estava la com os seus 150 cv andei junto com carros muito mais caros e me diverti muito percebi que o negocio nao era o projeto ser top ter uma cavalaria absurda o negocio e o retorno que o carro te da quando eu corria de palio eu me divertia o dia todo sem quebras e e isso que no fundo importa e a diversao depois do chevette cheguei a conclusao que nunca mais iria sentar em nada que tivesse turbina exceto avioes comerciais e claro mas os anos se passaram e a bacteria da doença treta sobre rodas me acometeu novamente eu queria um carro traçao traseira e sem teto que pudesse ser usado no meu dia a dia um carro de manutençao facil e barata nada top lembra do chevas e tinha que ser aspirado devido a confiabilidade a opçao pela simplicidade tambem se deve pelo fato de eu querer usar o carro na rua tambem quando voce monta um carro legal e tortura so usa lo em eventos voce fica dois meses ala olhando para caranga e a mesma coisa que ter uma mulher gostosa e nao poder fazer amor com ela tinha tambem que ser sem teto por que ora eu queria algo que me desse a maxima sensaçao de uma pilotagem esportiva tem algo melhor que um carro sem capota com traçao traseira e quase a sensaçao de estar pilotando um carro de gran turismo da decada de 50 replica de ford cobra replica de porsche spyder e puma conversivel nao foram boas opçoes nao vou me alongar senao o post iria virar um testamento restaram entao alguns usados alemaes sem tetos estou falando de roadsters e nao de membros do mst germanico mercedes e bmw conversiveis com 15 anos de uso nao me pareceram boa ideia devido ao alto custo de manutençao e a dificuldade de encontrar peças entao fazer o que ja conhecia o lotus seven mas ao ler uma revista gringa com comparativos entre esportivos me encantei com o carrinho e nao e que aquela coisinha feia manda bem o carrinho ingles possui uma distribuiçao de peso exata entre a traseira e a dianteira e os seus eixos estao posicionados na extremidade do carro o que o transforma em um dos carros mais manejaveis que existem reza a lenda que na inglaterra as pessoas dizem que dirigir um seven e a coisa mais divertida que se pode fazer sem tirar a roupa colin chapman havia criado o conceito de ultra light sport car gosto tanto deste carro que o bico da minha gaiola foi inspirado nele [youtube id= wawoo82znua width= 620 height= 350 ] mas veio a ariel e construiu o atom e levou este conceito ao limite com um chassis de aluminio e apenas uma ou outra carenagem o carro e tao minimalista que eu duvido que tenha radio minha gaiola tem chupa ariel veja o video acima e perceba a empresa tem apenas oito funcionarios oito e o carrinho horroroso que parece um cruzamento de uma cb1100r com um kart virou quase o mesmo tempo que a ferrari enzo no circuito do topgear um carro de r$ 100 000 quase bateu um carro de r$ 3 000 000 relaçao peso/potencia isso e o santo graal do automobilismo e e nesta filosofia que vou montar meu projeto menos e mais ai voce pergunta porque entao voce nao construiu um lotus seven ou um ariel nao construi porque infelizmente estes carros sao populares na europa mas ainda sao uma caixinha preta em terras tupiniquins nao achei nenhum fabricante na internet e nem um carro destes de segunda mao agora pense so aqui no rio nao achei ninguem que construa uma gaiola com chassis de motor central todos constroem com chassis de brasilia e so agora voce imagina eu chegar com um projeto de um seven talvez ate exista mas eu nao encontrei o fato e que eu quis inovar da maneira mais tradicional possivel como construindo uma gaiola esportiva mas porque gaiola todo carro de pista em sua alma possui uma gaiola e como diria o poeta frances o essencial e invisivel aos olhos portanto desmontei todo o resto que um carro de competiçao precisa e fiquei so com o essencial outro fato importante e que as gaiolas sao feitas para serem maltratadas isso mesmo os caras correm capotam trocam a manga de eixo as rodas e no mes seguinte estao alinhando o carro no grid novamente entao parti para procurar alguem que topasse o projeto pois trabalhar embarcado fazer faculdade e ainda construir um carro e osso encontrei um cara com 15 anos de experiencia em construçao de chassis de gaiolas de corrida indoor que possuia um modelo de dois lugares testado ao extremo em varias competiçoes o nome dele e abrahao e junto com o nilton eles tocam a miltrilhas uma oficina no interior de sao paulo especializada em chassis offroad inclusive a miltrilhas tem no curriculo tambem a construçao do prototipo do formula vee moderno quando a categoria foi ressuscitada [gallery columns= 5 link= file ids= 104741 104738 104742 104739 104740 ] a oficina da miltrilhas e um caso a parte ao entrar voce ve um chassis de formula vee pendurado na parede uma troller quatro portas em fase de construçao um corcel com motor ap em fase de construçao um hot rod ford modelo t com motor de audi um corsa offroad com motor de vectra um triciclo uma carroceria de bugre em um canto alguns bajas e muitas gaiolas os caras sao loucos no melhor sentido e claro eles toparam o projeto na hora e eu adaptei o projeto dele ao meu economizando tempo de experiencias com algo novo e so fechei os detalhes do meu projeto apos conhecer chassis dele inclusive este desenho abaixo as modificaçoes foram poucas e foram estruturais esteticas e funcionais explicarei no proximo post fiz amizades em sao paulo e me apaixonei pelo seu interior em uma das viagens para acompanhar a construçao da gaiola achei um cachorro na rodovia dom pedro e trouxe ao rio de janeiro em homenagem aos meus amigos de sampa botei o nome dele de omeu mas oito meses depois ele fugiu e nao voltou mais omeu ta me tirando acho que ele so queria uma carona para o rio [gallery columns= 4 link= file ids= 104758 104759 104760 104763 104761 104766 104767 104768 ] aventuras caninas a parte cheguei a pensar em morar em santa barbara do oeste lugar acolhedor com povo hospitaleiro e educado todo o interior de sao paulo respira automobilismo qualquer eventozinho de arrancada e top comparado aos do rio ainda mais agora que nem autodromo temos mais fazer o que ne os caras nao tem praia tem que botar as gaiolas na trilha no domingao e se divertem muito tudo na vida tem que ter um proposito com projetos de carros especiais nao e diferente o meu projeto foi focado na diversao e um brinquedo de dois lugares se puder coloca lo para brincar em um autodromo melhor ainda mas sei que o carro nao vai virar nenhum temporal e nem quero quero brincar a tarde toda e judiar da gaiolinha sem do pense em um kart indoor com os amigos voce esta pilotando uma bagaça de 13hp nao passa de 60km/h e quando acaba a brincadeira voce sai do kart e fala uau [gallery columns= 4 link= file ids= 104752 104751 104750 104765 ] mas porque foi tao divertido sua bunda esta ha 2cm do chao o chassi e rigido nao ha suspensao voce esta de cara para o vento e tem um motor no seu cangote berrando a minha gaiola ficou assim ao entrar e necessario um certo contorcionismo o que para mim ja da a sensaçao de estar entrando em um bolido a posiçao de pilotagem e bem baixa com as pernas bem esticadas como nos carros de competiçao a pedaleira da imohr racing aumentam a sensaçao para ligar nada de chave liga se a chave geral liga se a igniçao e entao o botao de start e pronto [youtube id= d2r7hh16n6a width= 620 height= 350 ] o motor liga e a vibraçao e transferida ao chassis imediatamente o throttle body posicionado na orelha esquerda do motorista começa a puxar o ar a cada acelerada apos o motor atingir a temperatura de trabalho da para sentir o calor na nuca e como uma motocicleta a interaçao com o carro e total nunca andei em um carro de formula mas acho que a sensaçao deve ser parecida o carro e aspero tem uma tocada meio quadrada gostei [youtube id= ajczwjg8cp4 width= 620 height= 350 ] meu projeto e assim radical e simples a maneira mais inovadora de fazer algo tradicional ou voce ama ou voce detesta mas e dificil passar despercebido nos proximos posts vou contar detalhes tecnicos da montagem do carro outros segredinhos dela e a instalaçao do radiador dianteiro da master cooler radiador na traseira nao funciona que ja esta encomendado e das rodas de tala larga da st steelies line tambem ja encomendada vamos nessa mas vamos de gaiola por anderson cardoso project cars #372
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.