bom dia boa tarde boa noite seja qual hora que voce esteja lendo este post bem vindos de volta ao pc#380 no seu canal gearhead favorito caso voces estejam perdidos ou esta seja sua primeira vez no site voce pode conferir o que aconteceu no episodio anterior aqui continuando de onde paramos o carro tinha sido entregue na funilaria em fevereiro de 2015 mais precisamente no sabado antes do carnaval apesar do preço nao ser o mais barato do que pesquisamos entregamos o carro com a promessa de retorno em 45 dias o pagamento seria feito em parte para loja de tintas que parcelaria o valor pois nao tinha todo o dinheiro e o restante na entrega do carro [gallery columns= 5 link= file ids= 117850 117854 117853 117852 117851 ] agora era a hora de escolher a cor e caramba quantas duvidas podia ser cereja pois eu achava uma cor agradavel porem ja havia varios rodando por ai nessa cor poderia ser azul para ver as pessoas na rua se batendo quando eu passasse mas eu ja tinha o hb20s azul e o jeep willys do meu pai era azul e branco e queria outra cor verde nao sou fa amarelo so tinha visto um fusca pintado nessa cor e achei estranho minha namorada falou para pintar de laranja no começo achei muito forte a cor mas depois de pintado o carro eu cheguei a considerar e tinha guardado para pintar o outro fusca lembra que eu disse que tinha comprado 2 pelo preço de 1 no fim fiquei entre o cinza urano e preto ninja do catalogo da vw o cinza eu descartei por ser metalico e mais complicado de fazer retoques o punto que eu tive era preto metalico e dava pra ver todos os remendos na pintura sendo assim sobrou o preto ninja na epoca eu nem lembrava da musica porem agora me persegue porque sera rsrs no fim meu projeto que era para destacar o carro do mar de carros monocromaticos que ia do branco ao preto passando pelos trocentos tons de cinza acabou caindo no mesmo barco que todo mundo [youtube id= p0m0o_n2t_e width= 620 height= 350 ] mas no fim ainda teve o efeito desejado pois o carro acabou se destacando do mesmo jeito depois de pronto so vi um fusca preto em bom estado de conservaçao em ribeirao preto mas vamos voltar do devaneio e pegar a linha do tempo novamente com os materiais comprados começou a busca pelas peças chave do projeto para ter o look da decada de 60 precisaria do que faz o fusca parecer mais antigo por fora que sao os para lamas farois e para choques tem detalhes que nao escondem que e um fusca mais novo como alguns colegas do fo comentaram no post anterior as entradas de ventilaçao na coluna traseira tampa do motor botoes e saidas de ar do painel como ja falei no texto anterior na busca pela suspensao dianteira e freios achar componentes mecanicos nao foi tao facil como eu pensei e os fuscas pre 73 que encontrava para tirar peças de acabamento estavam mais acabados que o meu fusca por sorte encontramos um desmanche que tinha o par de para lamas em estado razoavel e 3 parachoques 2 dianteiros e um traseiro fechamos o pacote com todas as peças por r$400 00 lembra que eu disse que um para lama novo custa 500 reais de volta a funilaria aos fracos de coraçao e estomago peço que pulem esta parte depois do carro desmontado e algumas camadas de terra que era da cor do carro retiradas pudemos averiguar alguns pontos a serem consertados os dois pes de coluna as duas caixas de roda dianteiras e um ou outro podre espalhados pela carroceria nessa epoca o cambio foi retirado e enviado para revisao das engrenagens sincronizados e troca da relaçao pela do itamar/sp2 8x31 visando alongar o cambio pois nao sabia qual motor seria usado detectados os problemas foram compradas as peças para reposiçao este tipo de peça nao compensa comprar usado e acaba sendo mais barato e garantido a compra de uma reproduçao nova e foi progredindo o serviço com meu pai acompanhando semanalmente a evoluçao pois como trabalho na regiao de araraquara saio as 6 da manha para trabalhar e chego em casa apos as 18h abro um espaço aqui para agradecer a ajuda dada pelo meu velho no projeto pois sem a supervisao dele muito do que foi feito teria saido errado ou demorado o dobro trocados os dois pes de coluna e as chapas que pareciam um queijo suiço chegou a hora de fazer a adaptaçao dos para lamas antigos na nova carroceria os para lamas olho de boi tem 2 variaçoes ate 1969 e de 1970 a 1973 a primeira leva tem os furos para a gradinha das buzinas a segunda tem o rasgo para o suporte do para choque como os demais fuscas os que eu comprei eram da primeira leva sendo necessario fechar o furo da buzina e abrir o rasgo para encaixar o suporte no bacalhau nao sei de onde eles tiram esses nomes chapeu de napoleao cangalha chapa que fecha o porta malas bacalhau vai saber [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 117836 117837 ] no meio do serviço dos para lamas o funileiro sugeriu passarmos uma barra de ¼ na borda interna dos para lamas pois com a vibraçao e o tempo eles tendem a trincar e fazendo isso eles ficariam mais resistentes sugeriu tambem o serviço para ser feito no capo do fusca com o mesmo intuito e deixar ele mais firme a torçao autorizado o serviço um tempo depois ele informa que necessitamos de outro para lama traseiro direito pois o nosso estava remendado a um ponto que nao daria para salvar buscamos outro para lama e encontramos um em bom estado por r$70 00 que saiu no pacote com os cintos de segurança retrateis de um fiat tipo por r$100 00 tudo entregues as peças o funileiro prosseguiu com a reforma adaptando uma chapa para fixaçao da maquina do cinto a caixa de ar era muito fina corria o risco de romper e arrancar tudo em uma batida foi passada a barra nos para lamas traseiros tambem e nesse meio tempo estava definindo a mecanica a ser usada ate entao estava decidido por um ej18 que estava a venda em curitiba por r$1800 00 com chicote completo porem o frete para traze lo ate ribeirao a compra da flange embreagem especial e encontrar alguem na cidade que topasse o serviço fora o fato que eu deveria ter feito isso antes da funilaria fizeram eu desistir da adaptaçao decidi manter a mecanica aircooled que tem grande oferta de receitas de preparaçao mas a busca por um 1600 que estivesse em bom estado por um preço razoavel tambem foi uma novela era motor precisando de retifica e troca de reparos dos carburadores por r$1 000 00 1 200 00 no fim encontramos com o ex proprietario da casa do fusca a oportunidade de comprar um motor 1600 de brasilia com 40 000km nas medidas originais na epoca os kits para aumento de cilindrada estavam por volta de r$800 00 94mm para uma cilindrada de 1915cc sem alteraçao do virabrequim original 69mm na epoca estava com pouco dinheiro em caixa e quem estava bancando a reforma eram meus pais com a promessa que eu pagaria quando tivesse dinheiro [gallery columns= 2 size= medium link= file ids= 117830 117829 ] como o motor ja tinha dupla carburaçao original um par de solex 32 para nao manter o motor stock foi comprado um comando empi w100 que nao e muito agressivo e me daria uma dirigibilidade boa no transito mas arrancaria um potros idosos do meu motor de mais de 30 anos o motor estava desmontado e sendo revisado entao entregamos o comando e solicitamos o alivio do volante do motor com o virabrequim para nao perder o balanceamento e o passe de 1 5mm nos cabeçotes a fim de aumentar a taxa de compressao dos 6 9 1 para aproximadamente 8 5 1 visando aproveitar melhor a nossa gasolina atual definida a mecanica havia um problema na funilaria pendente que a gente sabia que dependia da decisao do motor o 1600 e um motor que esquenta bem mais que o 1300 e como a tampa era fechada foi necessario decidir o que fazer para resfriar melhor o 1600 aspirado entao voltamos aos desmanches procurando uma tampa com aberturas para ventilaçao os preços nao estavam ajudando de novo mais de r$100 00 por uma tampa em estado de medio para baixo o funileiro falou que ele poderia fazer os furos como os originais na tampa do 1300 mas nao achei que ficaria bom como de fabrica eis que entao olhando no ml encontro a tampa do motor de um 1600s vulgo bizorrao com uma captaçao de ar em plastico que julguei ser mais eficiente para resfriar o motor que as fendas originais entrei em contato com meu amigo james se voce estiver lendo man obrigado de novo e pedi uma foto com o lado de dentro da tampa para fazer os recortes e ele me fez um croqui passado para o funileiro as medidas e depois meu pai passou para conferir o serviço como estava andando [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 117835 117843 ] para situar na linha do tempo estamos na primeira semana de abril de 2015 se voce fizer as contas era para estar retirando o carro da funilaria nessa semana porem ainda nem havia começado a pintura e meu pai precisou retornar para goias para trabalhar na fazenda com os irmaos dele entao era eu no whatsapp com o funileiro cobrando fotos e revisao de prazos para entrega sempre era semana que vem eu termino a pintura ate que na ultima semana de abril eu chego na funilaria e vejo esta cena [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 117839 117838 ] nao tem jeito quando voce ve o carro pintado ja tem esperanças de começar a andar com o carro de novo porem tinha o carro inteiro para polir passar bate pedra no assoalho caixas de roda e sob o tanque e eu ouvia mais uma vez semana que vem porem quando eu cheguei no final da semana dia 29/04 o carro estava assim [gallery link= file ids= 117844 117846 117845 ] quase nao acreditei e ele disse que no dia seguinte vespera de 01/05 o carro estaria pronto e estava as aspas e porque o carro chegou rodando e saiu de guincho nao funcionava por nada como minhas ferias começavam segunda feira fui atras de descobrir o que estava acontecendo [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 117848 117847 ] com o carro em casa coloquei as rodas de magnesio aro 14 limbra reformadas pintadas de preto com a borda diamantada e fui desmontar o distribuidor que estava com uma folga estranha relatada pelo funileiro quando foi montar o motor no dia anterior ao desmonta lo descobri o eixo quebrado e pegando o distribuidor do outro fusca o branco coloquei ele no carro e olha que maravilha funciona falei com o funileiro e meu pai que havia voltado de goias porque deu mal jeito nas costas caindo de cima de uma carreta de soja levou o distribuidor la e o funileiro disse que talvez foi quando ele estava usando o cyborg para alinhar um carro a corrente podia ter batido e quebrado o distribuidor ele comprou outro distribuidor usado e ficou por isso dias depois olhando para o carro o arthur me vira e fala cara suas lanternas estao tortas e eu pensei como assim o carro voltou da funilaria ta redondinho quando eu cheguei e olhei estava mesmo fiquei com tanta raiva que nao tenho nenhuma foto que mostre bem o defeito a melhor que tem e essa ai em cima nao vejo nada errado se voces repararem bem verao que a lanterna esquerda esta mais baixa que a direita lembram la atras que eu disse que precisei trocar o paralama traseiro direito o funileiro nao conferiu o alinhamento dos furos e montou com os furos que cada para lama tinha e isso deixou uma diferença de quase 5cm de altura entre uma lanterna e outra levei novamente pro funileiro e ele disse que nao tinha visto mas teria que me cobrar o serviço de furar e repintar o para lama e levaria mais 1 semana pois ele ja estava com a agenda cheia fiquei p*&$ da vida mas nao ia repassar a cagada dele para outro funileiro e ficou acertado que ele cobraria metade do valor e passaria meu carro na frente dos outros tres dias depois ja estou com o carro novamente agora era hora de arrumar os pneus pois o carro estava com quatro pirelli p6000 175/65 que estavam no fit da minha vo ressecados e quase no twi os pneus tem data de 2008 de fabricaçao ou seja 7 anos na epoca busquei na cidade inteira por pneus com largura 195 em aro 14 para colocar na traseira e conseguir um stance melhor achei em apenas 1 local na cidade e apenas 1 par de kumho kh17 195/60 r14 ao preço de r$600 00 o par fechei e fui levar para instalar chegando la o autocentro da vida me coloca o carro no elevador e fala que tenho que trocar os terminais de direçao pois estao gastos realmente nao tinha trocado entao autorizei o serviço me cotaram trw e na hora que estao instalando chego perto e vejo caixas com o nome precision fui reclamar com o gerente e ele me disse que estavam em falta do trw e pegaram esses sem me avisar mas que iriam fazer a diferença de valores no acerto chegando na hora do balanceamento as rodas tiveram as tampinhas do furo central coladas pois na reforma nao iriam encaixar depois de pintadas entao foi necessario um balanceamento local mas nao estavam conseguindo dar balanceamento entao depois de 3 horas que eu ja estava la desde a hora que eu cheguei desistiram e foram fazer o alinhamento pedi que deixassem a cambagem dianteira negativa pois a original do fusca e um pouco positiva a gente cobra mais r$200 00 para cada lado da cambagem liguei o f*&$ se e fiz mal sabia eu a cagada que estava fazendo terminado tudo o que era pra ser r$600 00 da troca de pneus saiu r$1200 00 de um serviço inacabado resultado nao volto mais la e nao recomendo a ninguem quem for de ribeirao e quiser saber me chame no face que eu digo ah sim esqueci de falar que tinha colocado uma barra compensadora empi na traseira do carro antes de ir no auto center e voltei sem ela pois perdi um dos apoios de pu no caminho e na hora de tirar a barra para nao perder o outro o mexanico quebrou ¬¬² o que faltava agora alem de algumas coisas do visual para choques interior todo pra fazer e alguns acessorios volante e alavanca de cambio era o motor mas essa historia eu deixo para o proximo post por enquanto eu deixo a previa de um ronco que escutei em um video do post do fo sobre o porsche hatch que jamais existiu confesso que depois de ouvir o ronco do fusca maestro pc#86 queria um desses pra mim e isso era uma das coisas que me incomodava no carro ate eu ouvir o video [youtube id= efju_ugy484 width= 620 height= 350 ] no proximo post eu coloco um video do som do fusca mas pra mim ficou muito parecido eu fiquei feliz em saber que pelo menos o ronco lembra o de um porsche mesmo que seja um 912 ate la por filipe da costa reis project cars #380
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