fala seus ratos de garagem sou eu novamente depois de um hiato de alguns meses sem postagem de um carro pronto um project car nunca tem fim parece caverna do dragao pra voce que perdeu o começo da historia seguem os posts 1 e 2 [gt40 content search= fusca widget= 1 title= quer um fusca para chamar de seu ] o carro tinha acabado de ganhar dois pneus novos na traseira e o dono alguns cabelos a menos pela raiva no autocenter agora era hora da mecanica o carro ainda estava com o militrinca manco original quando eu digo manco e muito manco pqp tenham mais paciencia com os donos de fusca atrapalhando o transito porque o carro e muito frouxo dava 70km/h na subida em terceira com pe no porao e sozinho no carro so com o banco do motorista era o maximo que ele dava e ficou acertado que eu levaria pro mecanico que ja estava com o 1600 com o comando w100 instalado volante do motor aliviado cabeçotes taxados rebaixados em 1 5mm escapamento speed 4x2 com dupla solex 32 receita bem old school e light pra andar na rua que ele instalaria em 1 semana e me devolveria o carro ainda com o motor 1300 mas com pneus novos na traseira passou uma semana e nada duas semanas e nada um mes e eu ja estava cansado de ligar toda semana para saber do progresso um pouco mais de completado um mes do carro com ele recebo a ligaçao falando que estava montado e acertado no dia seguinte depois do trabalho vou com meu pai e o arthur buscar e cara que sensaçao a lenta ficou mais embaralhada do que eu esperava mesmo sendo um comando bem tranquilo original 1600 = 266º > empi w100 = 276º informaçoes mais detalhadas do comando estao no post 2 la em cima o escape speed deu um ronco grave que se nao prestar atençao pareciam duas motos v2 ao menos para mim vou tirar o carro da garagem e pah seiva de arvore no teto do carro nao era pouca nao era um bom tanto em um carro recem pintado dei uma comida de toco no mecanico e entro no carro vou tirar ele da garagem e morreu vou de novo e morreu de novo ja sai do carro puto achando que nao estava pronto mas ai meu pai e o mecanico me explicaram com a dupla carburaçao aquele habito de ficar dando toquinhos no acelerador enquanto solta a embreagem afoga o carro sendo assim na terceira tentativa travei o pe e controlei so na embreagem para tirar o carro ja com motor 1600 carro na rua voltando pra casa e a primeira esticada de leve pois o motor ainda tinha que ser amaciado chegou aos 110 na subida sem choro com muito pedal ainda pra descer perto do desempenho original esta otimo durante uma volta meu pai percebia um barulho estranho vindo da suspensao dianteira colocando a cabeça para fora durante as curvas ele percebeu uma variaçao muito grande da cambagem esquerda levou o carro em um mecanico que fez a adaptaçao dos trilhos do fusca dele e constataram que a porca de ajuste da cambagem estava solta fazendo com que ela variasse conforme a curva como se ja nao bastasse o eixo oscilante na traseira apertaram la mesmo nem levaram no autocenter de novo depois disso levamos o carro para casa e nao mexi mais isso foi final de junho e meu pai tinha voltado para goias de novo para trabalhar como eu trabalho fora da cidade sempre chego fora de horario comercial e na epoca eu estava fazendo pos graduaçao em campinas aos sabados entao ja deu pra entender porque o progresso estagnou para nao falar que nao fiz nada reinstalei a alavanca empi trigger e coloquei um cubo de saque rapido snap fit com volante big block ambos da marca lotse para chegar mais perto do que eu queria o carro tambem foi levado em um final de semana para a tapeçaria colocar o forro e so instalando provisoriamente o volante modificado mas sem a adaptaçao da buzina aproveitando outra oportunidade que meu pai voltou para ribeirao fomos ate um sitio em serra azul uns 60km daqui pois ele tinha encontrado um cara na loja casa do fusca que disse que tinha um pasto sim um pasto cheio de carros antigos e entre eles fuscas que poderiam ser doadores de peças pegamos o fusca para viagem inaugural dele colocamos os dois bancos dianteiros de celta que estavam guardados e fomos para o local ate entao so tinha andado em alguns percursos na cidade e mano que folego na ida eu fui tocando 110 120 140km/h com uma facilidade de carro novo fiquei feliz mas nao muito porque a direçao vibrava um bom tanto acima de 100km/h atribui o problema as rodas dianteiras nao balanceadas lembra que nao conseguiram fazer o balanceamento dinamico entao ficou assim chegamos a cidade encontramos o contato e ele foi no banco de tras que nada mais era do que a lataria interna e fomos ate o sitio chegando la era igual aquelas cenas de acumuladores de carros norte americanos realmente um pasto cheio de carros abandonados em sua maioria vw a ar e alguns mais raros e novos tambem como opel kadett rallye chrysler pt cruiser pt tem 2 pt porque estava batido pt mesmo rsrs ford maverick chevrolet opala diplomata karmann ghia entre outros podem tacar as pedras porque eu perdi as fotos do lugar e dos carros pois meu velho samsung galaxy s3 nos deixou no final de outubro de 2015 junto com as fotos que estavam nele mas tinha facil uns 100 carros no local mas de tudo o que conseguimos de peças foram alguns botoes raros iluminados e uma promessa de compra de para lamas da decada de 60 para o fusca do meu pai ficando o dono encarregado de desmontar e ligar para irmos buscar e estamos esperando ate hoje mas pelo menos os botoes a gente trouxe imagine uma cena dessas mas com carros nacionais foi mais ou menos isso na volta para ribeirao meu pai foi tocando coloquei o waze para ver a velocidade no gps do celular pendurei a capa no porta luvas e pegamos a estrada o ponteiro apoiou no encosto mas do outro lado no gps algo em torno de 169km/h foi o maximo que deu para ir pois a vibraçao começou a aumentar e o carro ficava passarinhando na faixa chegando na entrada de ribeirao o carro começa a fazer um barulho de pneu cantando encostamos e a convergencia muito fechada e um dos pneus dianteiros com uma faixa comida na banda vendo o que aconteceu seguimos para a casa da minha vo que ficava pouco mais de 6km de onde estavamos nesse meio tempo as marchas tambem começaram a ficar dificeis de engatar eu estava so ouvindo o barulho das minhas moedas indo embora imaginando algum problema com a transmissao faltando 3km o pedal da embreagem afunda meu pai estaciona com o resto de embalo que sobrou e deita sob o carro para ver o que ocorreu era o cabo de embreagem rompido faltando tao pouco para chegarmos ao destino entramos novamente no carro e meu pai da a partida com a 2ª marcha engatada e seguimos o resto do caminho torcendo para os semaforos abrirem em tempo chegamos ate a casa da minha vo e chamei o guincho carro colocado na plataforma ligo pro mecanico o mesmo que colocou o motor e aviso que estou levando o carro nem perguntei se ele tinha como receber chegando la explicamos o que aconteceu e qual seria o problema com a direçao ja que o problema das marchas foi descoberto ele enfiou a mao pela caixa de roda esquerda e soltou o parafuso da regulagem da convergencia esta solto que beleeeeeza alguem lembra do parafuso da cambagem ficou combinado que mais uma semana ele trocaria o cabo e faria o alinhamento no barbante da direçao uma semana se tornaram quase tres no ritmo do mecanico mas estava com o carro de novo nesse meio tempo antes do meu pai regressar para goias ele encontrou um tapeceiro para colocar o carpete que eu tinha comprado para colocar no fusca e deixar ele com menos cara de carro antigo e mais retrofit depois de pegar o carro no mecanico de novo ficou para minha irma levar e buscar no tapeceiro ela estava de folga na cidade entao sobrou serviço para ela tambem rsrs ja com o carpete colocado dica coloquem velcro nos tapetes para eles nao sairem passeando chega o domingo e eu nao perco tempo em colocar os bancos traseiros no lugar minha irma nessa viagem para casa trouxe para mim um jogo de para choques novos cromados da marca wolf completos com as garras e poleiros tambem foram instalados retirando de vez os enferrujados que foram adquiridos no ferro velho pediram o preço que eu paguei nos 2 pra cromar so 1 pronto estava praticamente finalizado mas como todo project car que se preze ele ainda tinha detalhes infinitos que ainda nao acabaram por fazer para choques novos um deles era a adaptaçao do volante saque rapido para funcionar com a buzina no botao central a buzina precisa de um fio ligado nesse botao o volante e a coluna precisam estar aterrados para funcionar mas como voce liga um fio de maneira facil em um volante que pode ser retirado da coluna eu joguei a ideia e ficou para meu pai de novo sem ele o projeto nao teria saido do papel obrigado pai e o torneiro desenvolverem o que foi feito uma bucha de tecnil com uma haste tendo uma ponta soldada no fio da buzina e a outra com um cilindro usinado em latao com uma mola no centro para ao encostar o volante ela exercer pressao no contato do botao o fio terra do botao foi prensado entre o volante e o snap fit pois a parte fixa do cubo ja esta na coluna aterrada por incrivel que pareça funciona perfeitamente e o carro ainda nao pegou fogo ainda porem o volante precisou ser modificado para que tudo desse certo acontece que nenhum volante com botao de buzina foi feito para uso no snap fit entao ela nao encaixava foi feita um espaçador de teflon para afastar o fundo do botao da ponta da coluna e do encosto feito com isso o volante ficou com um visual unico tanto que depois a propria lotse soltou um modelo do big block muito parecido com o que o meu ficou no final mas nao sei se da pra usar o snap fit interior com a buzina ja funcionando com o saque rapido agora sim carro pronto e sem mais modificaçoes certo errado surgiu a oportunidade de pegar umas rodas modelo janelinha alargadas para tala 6 aro 15 e eu enfiei um jogo de rodas iguais mas com tala 4 5 no negocio demorei para instalar pois os pneus que estavam nelas era um de cada marca e alguns com medidas diferentes e ate na malha de aço e o dono das rodas disse que ia regularmente pro sitio com o carro usando assim mucho loco pintei as rodas na garagem de casa com spray preto fosco e fiquei esperando uma promoçao de pneus para finalmente colocar no carro pneus aro 15 em algumas medidas mais especificamente 195/55 sao muito caros se comparados com outros teoricamente mais caros na epoca so encontrava por mais de r$300 a unidade sendo que paguei um pouco mais de r$360 00 nos pirelli 225/45 r17 do wrx pc#370 eis que um dia por volta de abril de 2016 recebo um e mail da americanas com com um jogo de pirelli phantom 195/55 r15 por r$1000 por r$250 o pneu nesse preço so achava chines eu comprei sorrindo de orelha a orelha rodas r15 depois de um banho de tinta ainda com pneus velhos chegando a entrega em casa olho pro fusca olho pro chevette e penso em qual dos dois colocar o chevette esta com um jogo binno b790 r15 com pneus p6000 mais velhos ressecados e mais lisos do que o aceitavel depois de um tempo de ponderaçao e meio obvio se nao isso nao estaria sendo contado aqui os pneus foram para as rodas que estavam guardadas para o fusca ate porque o chevas sendo um carro de drift nao ia queimar um jogo de pneus zero nele rodas r14 rodas r15 rodas montadas no fusca e faltavam as calotas comprei pelo mercado livre um jogo de calotas de metal cromadas que foram instaladas pelo meu pai pois estava em viagem de ferias para curitiba maio 2016 recebi a foto de abertura do post 1 enquanto estava viajando logo depois que meu pai as colocou sempre ele por ultimo foi colocada uma buzina de colheitadeira sim tem peça de implemento agricola no franken fusca que estava sobrando la na fazenda e meu pai trouxe nao e tao imponente quanto se pensa mas esta bem melhor do que a que estava no fusca antes instalaçao da zoom tube zoom tube instalada e roncando bonito em janeiro deste ano teve a instalaçao da ponteira zoom tube que comprei depois de ver no pc#392 do fusca outlaw tinha visto um fusca com essa ponteira na epoca de estagio na mercedes benz em 2011 e achei muito f*&@ mas na epoca eu conhecia muito pouco de fusca depois teve a troca das juntas das tampas de valvulas e regulagem das folgas pintura das letras dos pneus em branco com markers e ida para o dinamometro tnt speed shop em franca para passar o chevas turbo e o fusca aspro junto com um mini encontro de flatouters do interior que vieram de caravana de araraquara para curtir o passeio #furnasring tudo aconteceu ate janeiro de 2017 na espera do dino o resultado do jeito que estava so com regulagem de valvulas a frio para 0 10mm e equalizaçao dos carburadores de potencia veio mais ou menos o que esperava em ambos 53 5 cv na roda do porva e 90 cv pro chevette procurando uma fonte para saber quanto tem no motor ja que toda industria usa esse padrao encontrei uma planilha criada pela servitec que voce pode baixar aqui para carros de ate 300 cv usando a planilha rendeu 72 cv no fusca e 114 cv no chevas se for parar pra ver que o fusca pesa aproximadamente 780 kg e o chevette 900 kg temos uma relaçao peso potencia de 10 8 kg/cv e 7 9 kg/cv respectivamente somente a titulo de comparaçao o chevette tem uma relaçao peso/ potencia entre o sandero rs 7 74 kg/cv e punto t jet 8 31 kg/cv e o fusca entre o impreza gc8 2 0 aoooo arthur rsrs 10 23 kg/cv e jetta 2 0 8v 10 88 kg/cv da pra dar uns sustos em alguns motoristas desavisados https //www youtube com/watch v=esni_i2jg0u agora seria o momento que eu encerraria o post agradecendo o espaço mas o maldito vicio de olhar a olx e mercado livre acaba com a gente sim surgiram um conta giros cronomac volks e um kit turbo praticamente completo no meio do caminho eu ja estava desistindo de vender os carros se como eu disse no post do pc#370 eu havia conversado com a chefe e como gastaria menos para o casamento eu continuaria mexendo nos carros o kit turbo eu peguei numa troca em um monte de peças que estavam paradas aqui em casa para choques rodas bagageiro mas faltavam algumas para montar o kit no carro com segurança sendo assim parti atras de uma bomba de combustivel para empurrar alcool para os carburadores niquelados uma bomba de oleo de circulaçao externa de 30mm da schadek para garantir que nao iria faltar lubrificaçao em nenhum momento e um saca polias de vw aircooled mas voce me perguntaria o porque do saca polias oras jovem para montar em casa e logico [gallery link= file ids= 172328 172329 172330 ] sim estava eu com um plano ambicioso de montar um turbo por conta propria na garagem de casa e ainda por cima documentar tudo sim pois o plano tambem tem um lançamento de um canal no youtube em parceria com o arthur onde a gente mostra dois noobs em mecanica eu e ele quem mais fuçando nos carros na garagem de casa para incentivar a galera a fazer o mesmo mostrando que nao precisa ser um genio ou ter uma super oficina para fazer coisas simples que te darao muita satisfaçao ao ver pronto e um troco a mais no bolso por nao ter que pagar pra alguem fazer mas o destino sempre ele resolve que vai pregar mais uma peça minha irma se casou no meio de novembro e para o carro da igreja escolheu justamente o porva eu tinha conseguido um negocio de troca no fusca alguns dias antes onde pegaria uma moto no negocio mas voce nao ia mexer no carro ia mas dinheiro e dinheiro e na epoca eu estava decidido que ia ficar com o wrx e a troca seria feita na segunda feira depois do final de semana do casamento eis que ela me liga depois de retornar de ribeirao onde foi o casamento para sao paulo perguntando se vendia o fusca para ela como o valor da moto que entraria no negocio era parecido acabei fechando com ela o carro e assim ele continua na familia e no fim acabei fazendo o pacote para ela levar o turbo tambem ja que ela gostou da ideia do carro turbinado mas uns dias depois ela pede para anunciar o kit pois conversando com meu pai achou mais sensato colocar um sistema de injeçao eletronica para ter mais confiabilidade e regularidade de funcionamento do que os dois carburadores pensa que parou por aqui ela e o marido ja estao indo atras de colocar um ragtop no carro algo que eu sempre quis fazer mas na epoca eu ja tinha gasto muito e estava com o forro recem colocado que fiquei com pena de cortar no fim eu acabei ficando com o kit e sem o carro para instalar mas cedo ou tarde aparece um aircooled por um preço barato para comprar e eu instalo e tiro o canal do projeto tambem e faço virar realidade ainda sobrou o chevas na garagem para brincar se ele nao sumir numa troca ate o lançamento do canal talvez façamos alguns videos como um upgrade de freios a disco maiores e um sistema com 2 pinças na traseira para o freio de mao hidraulico mas meu relato com o fusca termina aqui mas fico feliz que ele continue na familia e espero que os filhos deles um dia andem no fusca que o tio sofreu tanto para construir estou escrevendo este texto depois de enviar o ultimo post do pc#370 entao e minha ultima contribuiçao desta leva para o flatout agradeço muito o espaço a atençao de voces as criticas e elogios e espero que todos tenhamos um futuro mais acelerado do que o retrocesso que nos atingiu nestes ultimos anos que causaram tantas despedidas de pc entre os colegas gearheads [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] em momentos assim eu lembro de um trecho de uma musica do matanza que diz ergam seus copos por quem vai partir longo sera o caminho a seguir nada sera como costuma ser nada vai ser facil pra voce eu acho que essa e a definiçao de ter um pc na garagem mas cabe a todos nos perseverar e se os caminhos mudarem ao longo da viagem aproveite o desvio e faça novas experiencias e tire novos objetivos os projetos anteriores foram o fusca chevette wrx atual e o canal o futuro so deus sabe o que nos reserva mas vamos sempre em frente grande abraço por filipe da costa reis project cars #380 uma mensagem do flatout e verdade filipe um project car nunca esta pronto como prova essa nova fase do seu fusca nas maos do seu cunhado e da sua irma e se tudo der certo no futuro ele sera um pedaço concreto da historia da sua familia porque uma parte da historia ele ja e como deve ter ficado claro no album de casamento parabens pelo projeto
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