salvem amigos do flatout estou escrevendo aqui o segundo post sobre o meu mitsubishi eclipse gs t aqui no flatout caso voce tenha caido aqui de paraquedas sugiro que de um rapido voo rasante e clique aqui para ler o primeiro topico onde eu conto de onde veio a paixao pelo carro e tudo sobre a compra do mesmo bem terminei o primeiro post dizendo para voces que os primeiros dias foram tranquilos eu estava me adaptando com o carro aprendendo coisas simples tendo em vista que era o meu primeiro carro e tinha ate mesmo medo de pegar a nossa saudosa br 116 mais conhecida por rodovia presidente dutra ou dutra para os mais intimos e e justamente nessa estrada que começa esse post eu combinei com um amigo de ir ao shopping na cidade vizinha que fica a apenas 25 km de onde moro como eu tinha ido poucas vezes na dutra de carro ele me lembrou de dois detalhes vitais olhar muito bem para a esquerda antes de entrar com o carro na estrada e nao entrar devagar afinal isso poderia atrapalhar o transito e ate causar um acidente nao preciso dizer que eu sorri por dentro e pensei i got it fui relativamente devagar pela entrada da pista no acostamento enquanto ele falava mais rapido mais rapido calma abiguinho [sic] voce ainda nao conhece esse carro quando a pista estava livre pisei tudo de segunda e engatei a terceira quando o conta giros mostrava quase 7 000 giros nao deu pra pisar muito de terceira marcha pois ja estava no limite da via 110 km/h porem deu pra sentir o clima de espanto dentro do veiculo enquanto os corpos de ambos colavam no banco bendita força g enfim o que mais interessa nessa parte da historia e que na volta eu fui fazer exatamente a mesma coisa e… bem algo de errado aconteceu… quando eu pisei tudo de terceira subitamente o giro do carro subiu muito rapido e a velocidade nao se alterou me assustei e nao tinha entendido porque aquilo tinha acontecido devia ter sido algum erro meu… parte 1 a embreagem a partir desse dia eu percebi que sempre que eu pisava rapido e a turbina enchia parecia que o motor soltava da roda estou narrando como eu diria na epoca e sempre que isso acontecia eu ia pisando bem devagar e a velocidade ia aumentando gradualmente cheguei em casa e pensei nao e possivel nao pode ser culpa minha deve ter acontecido algo e eu preciso descobrir o que e no auge do meu conhecimento mecanico fui para a soluçao mais obvia abri o google e comecei a digitar os sintomas para ver se eu encontrava algo minhas buscas eram mais ou menos assim carro corta giro quando acelera acelero e velocidade nao sobe quando turbina entra carro desengata nao preciso dizer que nao achei nada muito concreto nao e eu sei no dia seguinte eu resolvi fazer algo mais sabio pedi para um amigo me colocar num grupo de whatsapp de dono de eclipses calcei as sandalias da humildade e conversei com o pessoal detalhei bem o ocorrido e ai veio o diagnostico sua embreagem esta patinando eu nao sabia o que isso significa porem isso foi ate bom para mim digitei isso na internet e passei a noite toda lendo sobre embreagens como funcionavam o que era uma embreagem patinando porque carros turbos acabam precisando de um troca de embreagem antes dos carros aspirados e coisas do tipo a partir dai foi so achar uma oficina bacana e fazer a troca da embreagem [gallery columns= 5 link= file ids= 117067 117075 117074 117073 117072 117071 117070 117069 117068 ] o estado da embreagem antiga a essa altura da historia acho bacana contar pra voces como eu achava que um motor funcionava quando comprei o carro e como eu fui evoluindo a cada problema visao inicial o motor e uma peça onde varias explosoes acontecem essas explosoes giram essas duas polias aqui em cima que giram essa correia de borracha a correia de borracha vai la pro eixo e giram as rodas tenho que cuidar muito bem dessa correia o resto das coisas vai na bateria ou no motor sim eu achava que a correia dentada ia direto pro eixo girar as rodas… eu sei que parece piada ou pode parecer que estou tentando ser comico mas eu juro que era essa a minha visao e quando eu comecei a ler sobre a embreagem foi um grande avanço pra entender que o volante do motor era acoplado na embreagem eu tive que ler sobre o cambio tive que aprender que os pistoes e as bielas se mexiam la dentro conforme as explosoes aconteciam tive que aprender que esse movimento vertical era transformado num movimento rotativo por meio de uma peça que mais parecia uma manivela alienigena chamada virabrequim tive que aprender que quando a turbina entra um esforço grande e jogado em cima da embreagem o que causa uma relativa reduçao da vida util da peça e por ai vai ah a melhor parte de todas e que eu descobri que a correia dentada era responsavel principalmente pelo comando das valvulas tambem estudei um pouco pra entender que elas abriam e fechavam de uma forma sincronizada para que as explosoes ocorressem da forma correta e aprendi o basico sobre as outras peças que eram acionadas por algumas correias naquela regiao a k a alternador bomba da direçao hidraulica bomba de oleo bomba d agua e companhia limitada… me vejo na obrigaçao de deixar aqui um video que me ajudou muito na epoca vai ser util para quem sabe pouco sobre a embreagem todo o sistema cambio e deseja ver o funcionamento de uma forma didatica e o link para um artigo do flatout que me ajudou bastante tambem [youtube id= wqisvnnwapc width= 620 height= 350 ] video que explica o funcionamento da embreagem parte 2 o alternador era uma noite bucolica e pacata na minha cidade do interior quando eu resolvi ir na casa de um amigo pegar um casaco na volta antes de parar num sinal coisas estranhas aconteceram voz do domingos meirelles apresentador de linha direta subitamente meus farois apagaram e eu franzi as sobrancelhas enquanto tentava cutucar o botao que os acendia para ver se nao havia esbarrado sem querer em seguida a central multimidia desligou cortando a musica que tocava no momento setas pararam de funcionar e o painel apagou por sorte nessa epoca eu ja havia instalado um voltimetro na coluna de instrumentos seguindo um conselho do antigo dono e ao olhar para o mesmo vi que ele marcava 8 0v e ia caindo lentamente faltavam cerca de 500 metros para chegar na minha casa entao suspirei e continuei dirigindo as escuras no dia seguinte eu desci para ir para o trabalho e o carro nao pegou logo associei o problema com o que aconteceu no dia anterior e chamei um amigo do predio para me ajudar a fazer uma chupeta putz e muito constrangedor falar isso que droga… mas realmente nao sei o nome correto para a tecnica de ligar as duas baterias hahaha logo que eu conectei os cabos tentei dar partida e o carro funcionou pronto problema resolvido cerca de 10 segundos apos tirar o cabo o carro morreu e eu percebi que essa ideia nao daria certo fui de carona o local da bateria no eclipse gs t 2g mais uma vez relatei tudo que aconteceu no grupo de donos de eclipse no whatsapp e todos apostaram na mesma coisa pane no alternador apos conversar bastante eu vi que o alternador era um problema cronico dos eclipses junto com o porta luvas que tem uma estrutura pesada para um suporte leve bem com as maçanetas das portas que sao demasiadamente leves para uma porta tao pesada e outras partes suporte da tampa do console pivos da suspensao borracha do teto solar borrachas das guarniçoes das portas e o mecanismo do piloto automatico isso pra nao falar de outros problemas classicos… resolvi entao que eu deixaria o carro numa oficina bem pequena aqui da minha cidade para evitar gastos absurdos o rapaz me disse que ia precisar realizar alguns reparos no alternador e trocar o regulador de tensao disse para ele que ele poderia realizar esses procedimentos e para a minha surpresa saiu relativamente caro ate [youtube id= 4wrmxzjeemm width= 620 height= 350 ] um video de ediçao bem humilde porem bem bacana para entender sobre o alternador aproveitei o tempo que o carro ficou na oficina para descobrir como funcionava o alternador descobri que uma das pontas do virabrequim ia para o sistema de traçao do carro enquanto a outra ia para todos os mecanismos auxiliares girando o alternador para girar energia a bomba de oleo para que o oleo percorra o motor a direçao hidraulica tudo por meio de correias auxiliares movidas pela crankshaft pulley polia do virabrequim opa melhor eu nao dedurar o que acontecera no final desse post sim a barrinha ali na direita esta pequena pois a historia e grande ao pegar o carro achava que tudo estava ok porem era apenas o inicio do proximo problema… o voltimetro nao marcava nem 8 nem 12 nem 13 e nem 14 simplesmente nao marcava nada e logo imaginei que isso aconteceria pois a voltagem estava muito alta wow excelente entao infelizmente o carro nao foi feito para funcionar com essa voltagem resultado queimei as ventoinhas do radiador o que fazia o ponteiro da temperatura do motor agir igual ao conta giros eu acelerava e a temperatura subia no mesmo instante so podia rodar com o ar condicionado ligado assim mais uma ventoinha era acionada e fazia o papel da que havia queimado quando eu percebi isso quando meu motor de arranque tambem parou de funcionar e eu tive que parar o carro pois algo serio novamente estava acontecendo… [gallery link= file columns= 2 size= medium ids= 117016 117017 ] a foto do alternador no carro e uma foto mais clean [gallery link= file columns= 2 size= medium ids= 117051 117050 ] nos mesmos moldes da legenda anterior parte 3 varetando limpando e arrumando fios dessa vez levei o aprendizado e resolvi levar o eclipse numa oficina maior e com mais experiencia com carros importados para fazer o serviço de eletrica aqui o capitulo e breve a ventoinha foi trocada toda a parte eletrica do cofre foi refeita coloquei alguns tubos para que os fios passassem por dentro e nao fossem danificados o cofre do eclipse e algo lindo porem tudo fica muito exposto por fim o motor de arranque foi arrumado f oi uma facada inesperada no orçamento do mes porem o serviço ficou muito bom e eu felizmente pude ter certeza que ao desligar o carro no posto ele ligaria novamente e o melhor o motor nao ia explodir de tao quente a rima nao foi proposital parte 4 caixa de direçao essa imagem esta excepcional para visualizar as peças caixa de direçao do eclipse 2g obrigado pela foto anderson esse e o penultimo capitulo do post caso voce ja esteja cansado de ler vai te servir como alivio os pneus do meu eclipse sao 225 40 18 claro que eu nao preciso te dizer que eu nao sabia o que esses numeros significavam quando eu comprei o carro na verdade eu achava que 225 era a velocidade maxima e que 18 era o aro ao menos eu acertei em algo o fato e que eles tem bons sulcos porem estao velhos e apresentam danos nas laterais numa dessas um pneu ficou muito murcho e eu resolvi levar para vulcanizar aonde estava vazando apos demorar meio seculo para colocar o macaco embaixo do carro levanta lo tirar aquela roda gigantesca e colocar o estepe fino caros amigos realmente esse nome faz sentido o estepe e 125 70 13… na roda dianteira esquerda peguei o carro e fui para a cidade vizinha buscar uma boa borracharia para o serviço no meio do caminho na famigerada dutra eu estava a 80 por hora por segurança quando senti um cheiro de queimado ignorei e continuei andando ate que vi que o cheiro estava piorando e a direçao começou a trepidar de repente eu estava chegando na cidade a 20 por hora e nao conseguia mais andar pois o volante estava totalmente bambo e o carro ja nao conseguia mais se mover quando eu sai do carro para ver o que estava acontecendo percebi que nao existia mais pneu so restou o aro e alguns pedaços de borracha queimado a nossa vila da vez as rodas 18 com pneus 225 40 18 peço desculpas pela pintura falha minha vou trocar essas rodas em breve estepe fino 4 desses e o carro vira uma moto 125 realmente bem fino adendo apos pesquisar eu descobri que a roda original do eclipse e aro 16 descobri tambem que a velocidade maxima sugerida para rodar com o estepe fino e de 60 km/h por fim descobri que o estepe fino nunca deve ir na frente deve sempre ir atras para que sofra o minimo de peso possivel ou seja eu deveria ter passado uma das rodas boas de tras para a frente ate fazer a vulcanizaçao isso tudo que eu falei explica o ocorrido… [youtube id= ze13huholbc width= 620 height= 350 ] simples e otimo video bem didatico tive entao que chamar o borracheiro para vir buscar a roda e deixei o carro trancado parado no meio do nada enquanto ele fazia a vulcanizaçao a parte ruim nao foi essa triste foi saber que isso ferrou e muito a minha caixa de direçao nos poucos metros que rodei com o carro nesse estado para chegar ate a entrada da cidade e tive que deixar o carro maaaaaaaaais algumas semanas numa oficina para fazer a caixa de direçao apos um breve suspiro que voce leitor deve estar tambem se flagrando imitando eu aproveitei pra limpar bicos e outros serviços pequenos de rotina eu tinha fotos bacana da epoca inclusive com outro eclipse que estava la e um honda civic si mexido mas so restou uma foto que eu tirei quando o carro estava la arrumando um ponto de solda no coletor tirei a foto no lugar que arrumei a caixa de direçao enquanto faziam uma solda no coletor ah… esse coletor vai render uma longa historia no proximo post… mas como diria jack o estripador vamos por partes… voce que a essa altura ja deve estar se perguntando se eu tive tempo pra curtir o carro nesse periodo calma claro que nao sim apos arrumar a caixa de direçao eu tive uns periodos de paz onde pude desfrutar dos meus 213 cansados garanhoes mancos e ver o mundo inteiro olhando para aquela lataria que apesar de ter sido concebida em 1995 mantem um design extremamente delicioso atraente a paz so acabou quando veio o quinto e ultimo problema desse post antes do final da big reforma e esse problema foi a parte 5 polia do virabrequim [gallery link= file ids= 117065 117066 117025 ] infelizmente nao tenho as fotos de quando fiquei na estrada… mas aqui ta um inicio de desmontagem onde da para se ver as polias e uma foto do meu motor vermelho fora do carro e a danadinha la embaixo ja nova infelizmente as minhas ferias em minas estavam acabando e eu tinha que voltar para a minha pequena povoaem sp peguei o carro e iniciei a viagem apos cerca de 55km rodando sobre uma chuva moderada a 80 km/h eu ouvi um barulho forte no motor do carro na mesma hora pensei p**** entrou uma pedra la dentro mas vi que estava enganado a direçao ficou dura a luz da bateria acendeu e um barulho estranho agudo que ja estava acontecendo ficou muito forte ok colegas eu assumo esse barulho agudo ja estava aparecendo ha 15 dias era a peça dando sinais do fim da sua vida util e eu c*guei eu ja tinha um certo conhecimento sobre o carro e mesmo assim paguei pra ver pois e como paguei… [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 117054 117056 ] fotos da falecida polia do virabrequim resumo da opera deixei o carro na oficina para tirar a polia antiga e comecei a busca para comprar uma nova achei uma no ebay pela bagatela de 85 dolares a parte triste e que eu nao sabia que o preço real era 85 dolares + 110 dolares de frete + 90% de 85+110 dolares + iof o que significa que a peça chegou na minha mao por aproximadamente 1250 reais caros leitores preciso fazer aqui um desabafo off topic mas digno de atençao um cabo do exercito por exemplo ganha o suficiente por mes para comprar 2 polias dessas um cabo do exercito americano para fins comparativos ganha o suficiente para comprar considerando 85 dolares + 15 dolares de frete 20 dessas polias e realmente triste nao sejamos ranzinzas ate que a peça e bonita vamos la [gallery link= file ids= 117053 117058 117060 ] a nova polia do virabrequim da vms racing e aliviada tudo pronto e o carro estava rodando de novo mas eu estava decidido que eu nao queria mais viver com essas incertezas todas entao entrei em contato com um mecanico e decidi que o carro passaria uma temporada la para ser pintado desmontado e montado novamente alem de colocar varios outros acessorios como o prometido eu vou deixar sempre no final de cada post um ou mais videos do meu canal para ilustrar o que esta acontecendo pra nao deixar muito na cara tudo o que foi feito la em bh respeitando aqueles que preferem seguir o topico e nao sair vendo tudo no youtube vou deixar apenas o segundo video [youtube id= ebqqmoblbu8 width= 620 height= 350 ] ah so como diversao bonus esse e o black diamond eterna inspiraçao pra mim o melhor short movie de eclipse da internet [youtube id= 0 _qzy6mnqw width= 620 height= 350 ] peço desculpas se me alonguei demais meu objetivo aqui e relatar provocar umas risadas e entreter voces por pelo menos uma hora vendo as imagens videos e lendo o post apos toda essa minha prolixidade comunicativa acaba aqui e antes que eu atrase o almoço a janta ou o sono dos as senhores as vou so deixar algumas fotos atinentes ao proximo post para manter a curiosidade abraços e ate a proxima [gallery columns= 5 link= file ids= 117022 117045 117048 117049 117077 ] a seguir a grande reforma por marcelo polverari project cars #384
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