ola a todos estou aqui para contar um pouquinho da minha historia e da realizaçao de um sonho de adulto nao e sonho de infancia pois so comecei a olhar o corvette com outros olhos depois de adulto mas antes gostaria muito de agradecer a todos que votaram no meu project daily voces sao demais meu nome e danilo tenho 30 anos sou nascido e criado em sp e atualmente e definitivamente moro em sc minha historia com carros e mais ou menos a seguinte desde criança sempre adorei carros babava nos escort e opalas de epoca e apos tirar habilitaçao o que ocorreu exatamente 46 dias apos eu ter feito 18 anos posso dizer que meu quadro de vicio pelo mundo automotivo foi agravado ainda aos 18 eu e meu irmao mais velho fomos presenteados com um celta super vermelho e apos eu tomar algumas multas com o vermelhinho meu irmao se emputeceu e decidiu que eu nao pegaria mais o celta nessa epoca eu apenas estudava fazia faculdade de aviaçao civil e no começo de 2005 ja com 19 comecei a trabalhar e com os primeiros salarios e mais um dinheirinho que pedi emprestado pro meu pai adquiri pela bagatela de 4 000 lulas uma caravan comodoro 85 4 1 a alcool apenas no documento pois o carro estava caracterizado como uma caravan diplomata 87 numa epoca em que o alcool custava em torno de 1 real em sp minha mae ao descobrir da minha aquisiçao porque e obvio que eu comprei o carro escondido hahaha se prontificou a ajudar a custear um carrinho mais novo bastando que para isso eu vendesse a caravan vendi a rapidamente e pegamos um peugeot 206 1 6 soleil 2000 fiquei um ano com o peugeot e os carros que se sucederam foram vectra cd 2001 palio 1 8r 2007 passat variant 1 8t 2004 fusion 2 3 2008 peugeot 307 cc 2005 e bmw 328i 2012 conto esses como os carros principais de uso pessoal pois durante cinco anos que morei em belem do para comprei muitos carros por la para revender em sp entao ja passou bastante coisa pela minha mao enfim voltemos ao corvette como ja disse antes nunca havia olhado o corvette com outros olhos ate que um dia na epoca que eu tinha o palio r provavelmente em 2007 eu estava na marginal pinheiros indo pra electronic game show quando vi um corvette c6 preto e foi amor a primeira vista confesso que tenho uma quedinha pelo boxster tambem porem alem de eu ser fa de motores enormes o custo de manutençao do porsche e bem elevado assim como de praticamente todo alemao coisa que fui descobrir ao adquirir a bmw um pouco da historia do corvette e a tao sonhada compra a primeira vez que o vi love @ 1st sight o corvette c6 pra quem nao sabe a sexta geraçao do corvette abrange os anos modelo 2005 a 2013 possui as versoes basica gs grand sport a partir de 2010 apenas z06 2006 em diante motor ls7 7 0 e zr1 a partir de 2009 com motor ls9 6 2 supercharged as versoes basicas como a minha vieram com o motor ls2 de 400 hp 405 cv de 2005 a 2007 e apos vieram com o ls3 de 430 hp 436 cv o ls2 e conhecido como o motor mais economico dos c6 e e o caso do meu possui bloco e cabeçote de aluminio comando no bloco ohv e 16 valvulas de aspiraçao natural e taxa de compressao de 10 9 1 lembrando que o corvette nunca foi vendido oficialmente pela chevrolet no brasil o pais mais proximo onde ele foi vendido oficialmente e o chile logo todos os corvettes que tem no brasil ou entraram via importaçao direta ou via leiloes da receita federal no caso de importaçoes irregulares o meu felizmente tem todos os documentos de importaçao desde a saida em miami ate a chegada ao brasil ainda falando sobre o motor o que e informado no manual que obviamente e todo em ingles e que os 400 hp so estao disponiveis com gasolina premium 91 octanas ou mais porem o motor aceita sem problemas a gasolina comum 87 octanas com um sutil decrescimo na performance lembrando que o motor deve ter a injeçao reprogramada para aceitar a nossa gasolina com teor de alcool 27% maior que nos eua 15% ainda pretendo passar o vette no dino com gasolina comum e podium 95 octanas para ver de quanto e essa sutil diferença como qualquer gearhead que se preze eu ja havia olhado diversos corvettes c6 pela internet inclusive ja havia visitado um ano passado e ja sabia mais ou menos a sua faixa de preço minha bmw ja encontrava se anunciada a algum tempo e de uns tempos pra ca eu ja havia decidido que teria que ser um corvette amarelo conversivel de preferencia com cambio manual yes you re right to love manual transmissions nik jalop estava de ferias em sp e eis que encontro o anuncio desse corvette amarelo que eu ja havia visto antes porem agora com um preço bem mais palatavel entrei em contato com o vendedor perguntando se aceitava a bmw na parte e ele pediu pra eu leva la la chegando ao local tive a oportunidade de analisar o carro com calma estava com 42 000 km porem em excepcional estado de conservaçao acabou que a troca com a bmw nao deu certo porem em uma conversa bastante descontraida acabei conseguindo arrancar dele o menor preço a vista que ele faria para venda como ja havia quase negociado a bmw com um rapaz que queria dar um vectra na parte nao nos acertamos em relaçao a diferença perguntei pro dono do corvette se ele nao aceitaria o vectra como parte do pagamento mantendo aquele valor a vista o mesmo aceitou e tornei a entrar em contato com o rapaz do vectra flexibilizando um pouco mais a diferença para nao correr o risco de perder o corvette no fim das contas deu quase tudo certo acontece que o vectra nao estava em tao bom estado quanto o rapaz havia me informado ele era de outro estado e na hora de entrega lo na parte pelo corvette acabei tendo que aumentar um pouco a diferença mas nada absurdo as primeiras impressoes e aprendendo a respeitar as limitaçoes do carro ate entao eu nao havia nem andado no corvette apenas havia entrado ligado sentido os pedais e o cambio olhado o cofre do motor analisado minuciosamente a carroceria bem como testado os equipamentos eletricos incluindo a capota eletrica um carro desse e meio dificil de chegar e pedir um test drive logo de cara ne nao logo a ultima etapa seria entao levar o vette para uma volta e para um mecanico dar uma analisada acontece que uns dias antes na tentativa de fazer uma chave reserva para a bmw antes de entrega la ao novo dono acabei conhecendo uma oficina especializada em importados principalmente bmw bem proximo de onde estava o corvette e o rapaz da oficina se prontificou a analisar o carro fomos o antigo dono do corvette e eu para a oficina ele dirigindo e chegando la o mecanico analisou e dirigiu o carro aprovando o prontamente com a ressalva de um pequeno vazamento do oleo da direçao hidraulica coisa de simples soluçao na volta pude finalmente dirigir o corvette pela primeira vez primeiramente como todo bom esportivo o corvette e um carro baixo e largo a posiçao de dirigir e bem esportiva mesmo o banco tendo regulagens eletricas de altura profundidade lombar e abas porem facilmente acostumavel o ruim realmente e entrar e sair do carro sem dar uma bela joelhada no painel a esquerda do volante ele ate tem a funçao de deslizar o banco para tras antes de descer e ao entrar no carro porem li que esse vai e vem do banco pode danificar uma fiaçao que fica abaixo do mesmo dando falha no air bag algo relacionado ao pre tensionador do cinto como eu nao sou alto pouco menos de 1 70 m estou acostumando a entrar e sair do carro sem mexer no banco algo que demorou um pouco mais foi acostumar com a frente com as abas laterais pronunciadas a la mach 5 fazendo o carro parecer que tem uns 3m de largura voce passa pelos carros estacionados a direita com um puta cagaço receio de estar passando muito perto e quando voce passa ainda tem uns 50 cm pro retrovisor do carro a direita o capo a la mach 5 carro largo pneu idem 285/35 r19 enfim ajustei os bancos e retrovisores fui pressionar a embreagem para engatar a primeira e percebi que todo aquele leg press na academia iriam finalmente servir para alguma coisa para se ter uma ideia eu dirijo uma frontier com frequencia onde trabalho e ela era minha referencia de embreagem pesada perto do corvette a embreagem da frontier e uma manteiga engatei a primeira e fui logo na primeira esticada o cags entrou em açao luz 1 >4 e fiquei totalmente sem saber o que fazer vou explicar o cags computer assisted gear selection entra em açao quando voce estica a primeira marcha ate a faixa de 24 a 31 km/h o motor esta aquecido e o pedal do acelerador esta pressionado em 21% do seu curso ou menos lhe obrigando a engatar a quarta marcha apos a primeira a intençao de acordo com a chevrolet e auxiliar na economia de combustivel voce sente que o cambio meio que vai automaticamente pra quarta marcha apos voce iniciar o movimento de troca ficando a segunda e terceira marchas bloqueadas e se voce tentar força las nessa situaçao ha o risco de danos a transmissao pelo menos de acordo com o manual entretanto e possivel colocar na quarta e em seguida voltar pra segunda ou terceira sim e bem esquisita essa funçao e pelo que li em forums internacionais 90% das pessoas nao gostam dessa intervençao ha a opçao de se instalar um anulador dessa funçao mas nao pretendo mexer com isso ja que ja me acostumei a conviver com essa caracteristica basta trocar a marcha mais cedo ou esticar um pouco mais a primeira a tal da luz do cags c*gando o role trocadilho infame eu sei nao reparem na luz de baixa pressao do pneu foi um falso positivo que ja passou o que nos leva ao proximo topico torque sim ele tem pra caramba muito mesmo serio e possivel voce fazer trocas de marchas que levem o motor a regimes de 700 rpm e apenas acariciando o acelerador o carro mantem o ritmo tranquilamente um totozinho a mais no acelerador e o carro ganha velocidade sem reclamar na cidade voce consegue conduzir o carro de forma economica praticamente sem passar de 1 500 rpm uma esticada de segunda marcha com 50% do acelerador ate apenas 3 000 rpm ja e uma senhora esticada diversao garantida raramente passo disso e devido a esse torque todo nem preciso dizer que as marchas sao longuissimas certo outra caracteristica do corvette bem como de qualquer outro esportivo o carro e baixo pra caramba tem que ter muito cuidado em algumas situaçoes por exemplo na saida da garagem do antigo dono e da academia onde eu treinava e impossivel nao raspar a parte de baixo do para choques no chao ao vencer o meio fio dependendo da situaçao e ate possivel sair com o carro bem atravessado e evitar esse contato mas tem vezes que nao ha espaço para isso ai so resta sair com a menor velocidade possivel felizmente os danos ao para choques sao so visiveis se deitar e olhar bem por baixo o meu esta praticamente sem tinta no meio o problema e que essa tensao que o para choques sofre acaba fazendo com que ele escape nos encaixes superiores junto aos farois lombadas tem algumas que nao tem jeito para exemplificar na rua de um amigo meu tem 2 daquelas micro lombadas de bairro fininha e alta tive que dar meia volta e voltar nao havia condiçoes do carro passar por la valetas administraveis porem tem que passar atravessado em muitas delas o que achei interessante e que o pessoal entende e respeita quando voce tem que usar umas 2 faixas da pista para transpor uma valeta com o carro a uns 45º ou mais nunca ninguem reclamou ou buzinou por esses motivos acima elencados cambio e embreagem duros torque monstro e altura baixa eu costumo dizer que e preciso ter uma certa maturidade para ter um carro desses uma acelerada a mais na hora errada e voce roda uma lombada mais alta que voce se distrair e nao ver e voce provavelmente tera um belo prejuizo com o para choques fora que pela dureza da embreagem e cambio nao e um carro recomendavel para pessoas que nao estejam dispostas a fazer uma força extra para dirigir os primeiros roles e a sensaçao de dirigir um corvette na cidade e na estrada bom apos todo esse bla bla bla de respeitar as limitaçoes do carro vamos ao que nos interessa usufruir a porra do carro o bolido bottomline ah danilo mas com todas essas limitaçoes compensa ter um carro desses no brasil compensa compensa demais compensa pra cacete fui buscar o carro numa sexta feira o dono fez questao de me entregar o carro na rua para que ele pudesse sair da garagem de forma que raspasse o menos possivel o para choques dianteiro ele morava numa ladeira logo de primeira tive sair com o carro de uma rampa numa curva com uma doblo de um lado e uma guia de uns 30 cm de altura do outro e aquela frente enorme parecia ter nao 3 mas uns 4 metros de largura naquela hora e eu nao estava acostumado com a embreagem mas apos o auxilio do antigo dono consegui vencer esse obstaculo sem maiores problemas dai pra frente foi so alegria fui acostumando com o constante monitoramento do terreno a frente para poder vencer os obstaculos sem problemas dando as primeiras esticadinhas de leve quando possivel e tentando nao ficar sorrindo que nem um babaca principalmente com tantos olhares para o carro e para mim e isso e inevitavel nao e um carro para pessoas timidas as pessoas vao te olhar as pessoas vao mexer com voce vao falar com voce e ate mesmo fazer perguntas desconcertantes acostume se e ja va bolando na cabeça o que voce vai responder para as perguntas mais frequentes tu ja deu quantos km/h com ele quando custa um desse ; e uma ferrari essa ate q e legal hahaha ; e um camaro essa nem tanto =/ sinceramente eu acho ate divertidas essas situaçoes ah logo no dia que peguei o carro peguei um p**a transito e uma multa de rodizio fiz o caminho livre de rodizio pelo waze mas aparentemente esse caminho nao estava tao livre de rodizio assim ele fez a media de 3 9 km/l ate a casa da minha mae achei ate bom para o tanto de congestionamento que eu havia pego no dia seguinte sabado fui com um amigo ate a chacara dele em itupeva cerca de 80 km da capital onde tive a oportunidade de conhecer o carro na estrada pela primeira vez eu sabia que as marchas dele eram bem longas mas cara a 110 km/h o motor esta a apenas 1 500 fucking rotaçoes por minuto sem brincadeira a sexta marcha dele deve chegar a uns 500 km/h ok exagerei mas voces entenderam nao consigo afirmar nem que o corvette tem mais vocaçao para estrada ou para uso urbano ate por que a real vocaçao dele sao as pistas os dois usos proporcionam diferentes prazeres que nao me imagino enjoando desse carrinho tao cedo 110 km/h e o motor sussurando a 1 500 rpm no domingo eu e o corvette nos despedimos de sp e seguimos em direçao a sc onde moro confesso que foram 550 km de puro prazer o apice eram as saidas de pedagio mwahahahaha ainda mais com o carro fazendo a bela marca de 10 1 km/l de consumo rodoviario num motor de 6 fucking litros e isso sem dirigir que nem vovo em outro momento zerei o consumo medio e mantive a velocidade de 110 km/h num trecho de uns 20 km de estrada resultado 11 6 km/l e na cidade em media 5 km/l lembrando que o computador de bordo so mostra o consumo em miles per gallon ou l/100 km meu 307 era nesse formato entao ja acostumei a fazer o calculo reverso e determinar o consumo em km/l hoje em dia muitos carros com motor 2 0 decepcionam quanto ao consumo na cidade meu 307 cc mesmo nao passava dos 6 5 ~ 7 km/l logo 5 km/l pra um motor v8 6 0 de 405 5 cv esta excelente ao meu ver ah isso com gasolina comum a prova de que um v8 faz sim mais de 10 km/l com nossa gasolixo ainda falando em velocidade duas coisas que eu nao gostei a primera e que o carro tem zero erro de velocimetro uma vez li em algum lugar que no brasil e obrigatorio um certo percentual minimo de erro para o que o velocimetro mostra em relaçao a velocidade real e ja me acostumei com esse erro logo e dificil acostumar com um carro sem erro de velocimetro a segunda e que o velocimetro analogico dele marca ate 200 indiferente de voce escolher mph ou km/h para nos que usamos os km/h ter um velocimetro que vai ate 200 em um esportivo de 405 cv e um desproposito ai voces vao me falar mas o corvette tem o hud heads up display projeçao de dados basicos como velocidade rpm e combustivel no para brisas que mostra a velocidade em algarismos pois esse e o detalhe que mais me incomoda no meu corvette o hud dele nao esta funcionando o antigo dono me informou que o mesmo parou de funcionar apos a troca da bateria confesso que ainda nao tive a oportunidade de encostar ele na oficina pra passar o scanner direitinho e ver onde e o problema espero que nao seja nada grave e isso nos leva ao proximo capitulo da nossa saga as primeiras manutençoes e compras de peças ate la p s fiz um adendo em portugues com informaçoes basicas do corvette c6 como manutençao e informaçoes tecnicas para referencia rapida segue para apreciaçao dos senhores p s2 pretendo fazer um videozinho mostrando um pouco da conduçao do vette na cidade aguardem p s3 alguem tem alguma sugestao de como solucionar esse descascadinho no botao do ar condicionado pensei naqueles canetoes permanentes de marcar cd so pra retocar mesmo p s4 eu provavelmente esqueci um monte de informaçoes relevantes sobre o carro entao peço encarecidamente que quaisquer duvidas sejam feitas no campo de comentarios farei o possivel para responder de forma mais clara e completa as duvidas de vossas nobrezas um grande abraço a todos por danilo serra project cars #386
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