apos quatro semanas sem o carro chegou o dia de busca lo na oficina nesse periodo foi realizada a substituiçao dos pistoes originais por outros forjados iasa o brunimento das camisas a retifica de cabeçote e a abertura das bielas para prisioneiros de 18mm minha primeira impressao foi um pouco tensa eu ja tinha sido informado que os pistoes forjados batem saia ocasionando um barulho diferente no motor quem nao conhece acha que o motor esta com problemas e eu achei o mesmo perguntei e o mecanico me informou que era esse o tal barulho e que estava tudo ok dito isso desencanei deste detalhe o mecanico disse ter deixado regulado com 0 6 bar de pressao nao era o que eu esperava meus planos estavam mais para 0 7 bar mas tudo bem andei com o carro e estava funcionando tudo ok fui para casa e dei algumas voltas com o carro que vez ou outra acabava apagando no farol ou ao estacionar isso foi em uma quarta feira e ainda andei na quarta e quinta com o carro deu um trabalhinho para pegar de manha fui viajar na sexta feira e pensei umas 10 vezes em ir com o polo mas ainda nao estava confiante com o carro e colocar minha familia dentro dele para pegar estrada e correr o risco de estragar um final de semana de lazer estava totalmente fora de cogitaçao coloquei o carro na garagem e fomos com o carro da minha esposa passado o final de semana na segunda feira fui sair com o carro e foi um parto para ele ligar frio levei cinco minutos para fazer ele pegar o carro ja era outro começou a falhar e ter os mesmos problemas de antes e minha angustia voltava liguei para o mecanico que me garantiu que a parte mecanica estava toda ok e que o acerto nao poderia estar bom em um dia e ruim no outro ele me solicitou que fosse verificado a parte eletrica da fueltech cheguei a cotar com alguns eletricistas que tinham experiencia no trabalho e foi quando me lembrei de um grande amigo que alem de ser muito caprichoso ja tinha realizado instalaçao de fueltech o rodrigo da rodrigo customs liguei para ele e expliquei o que estava ocorrendo e que gostaria que ele realizasse o trabalho de parte eletrica [gallery link= file columns= 4 ids= 120641 120642 120643 120644 120645 120646 120647 120648 120649 120650 120651 120652 ] marcamos e dei um pulo ate a casa dele fomos dar uma volta com o carro e contei o que estava acontecendo detalhadamente quem leu desde o começo deve se lembrar da estranha fiaçao que aparecia no painel e que aparentemente havia sido retirada antes da entrega do carro aquilo deveria ser um gerenciador da suspensao a ar que nao deu certo ao detalhar e mostrar o carro para o rodrigo chegamos a conclusao que o buraco era mais embaixo por isso decidimos que seria totalmente refeita a parte eletrica dos seguintes itens fueltech ft300 fueltech etc fueltech wideband slim sistema de som e suspensao a ar o rodrigo reservou sua agenda para trabalhar em tempo integral no polo como ele trabalha sozinho e e detalhista foi estimado de 2 a 3 semanas para o trabalho este por sua vez eu pude acompanhar de perto quase todos os dias pessoalmente e por fotos que a cada etapa o rodrigo me encaminhava no primeiro dia ao começar a desmontagem do carro foi retirado os bancos tapetes e forraçoes do chao e começamos a ver que realmente algo de muito errado tinha ali como pode ser observado o carro tinha muitos fios sem cores que pudessem dar dicas de suas funçoes tinham fios de rede no carro parecia que a qualquer momento eu iria descobrir que o carro tinha wi fi os fios saiam da cabine e chegavam no motor todos atraves da saida da porta e seguindo pela caixa de rodas o que causava infiltraçao pois nao era possivel ser vedado com a borracha original passando tantos fios e ainda as mangueiras de suspensao alem de na caixa de rodas fios com lama e mal isolados emendas de fios mal realizadas e muito mal isoladas com fios totalmente fora de padrao a cada momento era descoberto um novo problema eletrico ocasionado por mao de obra desqualificada no caso da fueltech o manual de instalaçao e muito didatico e enfatiza varios pontos que devem ser seguidos para garantir seu pleno funcionamento e parece que quem instalou resolveu nao seguir o manual nada tinha rele e fusivel no caso e indicado para que cada item gerenciado pela fueltech tenha seu rele e fusivel bomba de combustivel eletro ventilador bicos ft300 fueltech etc e wideband na parte de injeçao a ligaçao contava com apenas um terra este por sua vez preso por um rebite solto que servia de terra para varias outras coisas do carro coisa que a fueltech deixava claro que deveria ser de uso exclusivo a fiaçao da injeçao original foi cortada sem nenhum criterio e em alguns casos dava a impressao que as duas estavam ligadas juntas em paralelo o chicote da fueltech estava emendado na injeçao original era algo que alem de mal feito poderia ter causado ate um incendio no carro no pos chave a bomba de combustivel estava ligado na fase errada fazendo com que no momento da partida do carro ela desligasse a cada hora trabalhada no carro descobriamos mais problemas de ligaçao eletrica ao chegar no motor descobrimos que alem de emendas sem nenhum criterio todos os conectores estavam com suas travas quebradas identificado isso realizamos a troca de todos os conectores a ligaçao da fueltech foi realizada criteriosamente como o manual pede totalmente nova e sem interferencia externa o modulo original do carro teve que ser mantido mas este por sua vez so esta la para codificar informaçoes para o painel de instrumento do carro velocidade e conta giros realizamos passagem dos fios por locais isolados de outras fiaçoes garantindo a ausencia de interferencias esse mesmo trabalho se estendeu a wideband e ao etc conectores e fiaçao de acordo seguindo o manual [gallery link= file ids= 120571 120572 120613 ] na parte de som identificamos a ausencia de fiaçao com bitola correta para o modulo itens desligados no dvd e a instalaçao foi refeita do zero com fiaçao nova e de acordo com a potencia do modulo e todo o sistema utilizando porta fusivel especifico e passando a fiaçao de energia em local longe dos demais fios evitando ruidos [gallery link= file columns= 4 ids= 120604 120590 120587 120573 ] ao chegar na parte da suspensao resolvemos que alem da fiaçao iriamos realizar a troca das mangueiras e reorganizar os comandos internos de subida e descida estes alem de nao estarem funcionando corretamente estavam totalmente independentes por roda o que dificulta o acerto da altura do carro mantivemos a suspensao independente com o bloco da castor mas os ajustes de subida e descida agora foram para o porta luvas em local discreto e ainda assim de facil acesso com subida frente/traseira o que facilita o acerto da altura do carro foi colocado fiaçao totalmente nova e adequada para isso as mangueiras agora passam pelo centro do carro em locais protegidos e que nao sofrem nenhum tipo de pressao externa encontramos emendas desnecessarias que causavam vazamentos estas foram eliminadas e agora cada mangueira alimenta uma bolsa saindo diretamente do bloco de ar para a bolsa sem nenhuma emenda [gallery columns= 4 link= file ids= 120653 120655 120656 120657 120658 120659 120660 120661 120662 120663 120664 120665 ] os fios que ainda estavam no carro para uma falha tentativa do antigo dono de criar um gerenciador de suspensao foram retirados de vez descobrimos que ele simplesmente havia cortado as pontas dos fios antes de entregar o carro na parte de baixo do carro encontramos proximo de cada roda peças dessa tentativa de gerenciar a suspensao algo muito arcaico que foi retirado do carro pelo rodrigo [gallery link= file ids= 120609 120611 120610 ] o carro nao possuia manometros da suspensao e assim resolvi manter para nao poluir o painel posso dizer que adquiri algumas dividas mas optei por nao economizar um centavo nesse processo realizando a troca de todos os componentes possiveis para seguir o ritual de fazer bem feito para fazer uma vez so pelo menos na minha mao chegou o dia de dar a partida no carro o rodrigo tentou e com o mapa da injeçao acertado nao funcionou ele colocou o mapa padrao da fueltech e realizou ajustes basicos para que o carro pudesse andar bateu na chave e sucesso o carro pegou apos tres semanas peguei o carro sendo necessario verificar o acerto mas ele andava no proximo capitulo começarei falando da visita ao mecanico para realizaçao do acerto por kleber mazzei project cars #387
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