ola a todos meu nome e ewerton calebe tenho 22 anos sou estudante de engenharia e essa e a minha historia como todo bom brasileiro passei a infancia ou boa parte dela dentro de um aircooled o fuscao da foto abaixo um 72 motor 1500 foi o primeiro na minha historia todo original na epoca em que isso pouco importava impecavel motor afinado e com aqueles toca fitas que ate hoje seu pai lembra o nome e especificaçao foi o veiculo dos primeiros anos de infancia e das mais antigas lembranças que tenho mas como toda familia nos tambem tivemos um fusquinha roubado lembro que chorei a beça coisa de criança apegada foi um periodo dificil meu pai havia acabado de ser demitido da antiga phillips ddf e minha mae por conta do nascimento da minha irma tambem tinha pedido as contas na ford isso foi no ano de 1997 tempos complicados aqueles mas como tudo na vida passa tambem passou apos uns seis meses com as coisas normalizadas meu pai resolveu comprar outro vw fusca o que minha mae obviamente foi contra dois adultos e duas crianças em crescimento precisavam de outro carro fusca e apertado barulhento meu velho malandramente comprou um gol ls 1600 ano 1983 dupla carburaçao a alcool ou seja outro fusca nao encontrei imagens na verdade eram muitas gavetas de fotos e eu nao quis procurar do carrinho mas era exatamente como esse da foto para os detratores gente que em sua maioria nunca andou num desses uma carroça da vw pra mim um puta carrinho bom era um vw sim isso era um argumento nos anos 90 facil manutençao espaçoso estavel e confiavel fazia barulho sim mas um carrinho justo pra um jovem casal com duas crianças e tantas outras demandas um carro feito para o brasileiro valente como todo carrinho vw das antigas descemos e subimos serra durante anos a fio sem nunca ficarmos na mao meu pai e um tipico frisinho e o carro seguiu totalmente original com platinado e tudo exceto pela mudança de combustivel alcool era treta vai ate o ano de 2003 quando acabou vendendo nos arrependemos anos depois aqui abro um parentese acho um tanto quanto exagerada essa pecha de ze frisinho ainda mais quando utilizada pelo cidadao que recorta carro que o deixa inutilizavel pelo menos pra quem tem meia duzia de neuronios em atividade que deteriora de proposito um veiculo pra seguir uma tendencia que e nada mais que uma cultura de destruiçao ha vertentes diferentes nisso ha se voce nao destruiu seu carro de proposito ou ainda nao tem grana pra arrumar ele — coisa absolutamente normal no nosso mundo ± nao precisa me crucificar no mundo tem lugar pra todo mundo eu nao gosto disso que descrevi e nao acho bonito pode chamar meu carro de feio se quiser fim do parentese apos vender o carrinho pra um cidadao que nos esperou horas no estacionamento de um shopping levou a grana no mesmo dia e saiu com um sorriso gigante coisa que eu entendi so depois outro vw entrou na familia dessa vez na forma de um seat cordoba sxe ano 1998 um puta carro e que ate hoje esta com meu pai que teima em nao se desfazer dele anos se passaram comecei a trabalhar fazer senai juntar uma grana pro carro quando fizesse 18 anos e a vida foi seguindo nao tive a felicidade de postar no facebook que nem existia eu acho a pergunta classica tenho 18 anos e vou ganhar um carro e estou decidindo entre um supra e uma eclipse nao pra mim foi bem mais simples [youtube id= fneo8crlw64 width= 620 height= 350 ] um carro refrigerado a ar parente dos 356 911 projetado pelo proprio ferdinand porsche e esse e convenhamos nenhum carro tem um historico tao rico ja foi pra guerra ja virou perua ja virou n outros carros ja virou esportivo ja teve copa e ainda tem inclusive nos estrangeiros ja ganhou rallye ja foi simbolo de um monte de coisa alem de ser barato oldschool e de facil manutençao nao nao e nenhum porsche de stuttgart quero um fusquinha dali de sao bernardo do campo mesmo [youtube id= i7m7dc41etu width= 620 height= 350 ] e voce pensava que 911 destracionava sabe de nada inocente so quem ja comprou um fusca sabendo procurar sabe o quanto e dificil achar um inteiro hoje em dia convenhamos foi produzido aos milhoes durante decadas com praticamente todas as peças intercambiaveis entre si seja um 72 ou 96 definitivamente e dificil minha caçada começou meio que escondido da minha mae que ate hoje nao gosta dele e com a ajuda do meu pai olhamos todo tipo de fusquinha e eu nao podia ver uma placa de vende se que eu parava pra bisbilhotar nem que fosse pra dar uma volta de graça e eu dei bastante volta de graça olha fusca dispensa fusca olha cabrito quer comprar cabrito pai nao deixa comprar cabrito fica impaciente ve que era cabrito mesmo odisseia ate que de onde eu menos esperava surge o geminha trabalhei por dois anos numa industria farmaceutica onde meu velho tambem trabalha convivi por dois anos com um senhor que tinha a joia na garagem e nao sabia quando ele soube que estavamos a procura deixou meu pai trazer o carango pra casa pois tinha certeza que eu ia ficar com o carro acertou mizeravi [gallery columns= 2 link= file ids= 114859 114860 ] quase passei a noite dentro do fusquinha que sentimento indescritivel aquele e esse o carro e quanto ele queria mais do que eu tinha outro parentese na noite em que o fusca dormiu na garagem a primeira vez minha mae quase enfartou nao acreditava que depois de tanto tempo seu filho de 1 90m ia comprar aquela tranqueira que ela havia se livrado me chamou de canto e a conversa foi mais ou menos assim filho e esse o carro que voce quer e esse sim mae poxa vida e por falta de dinheiro eu te ajudo a comprar um carro sic nao e esse que eu quero mesmo mas e barulhento fede a gasolina nao e confortavel eu sei enfim depois de negociar e conseguir chegar a um valor que cabia no meu bolso comprei o fusquinha o carro estava em processo de reforma reforma mesmo restauraçao e uma coisa muuuuito mais complexa e ha muita diferença entre uma coisa e outra o que e uma coisa boa e ruim ao mesmo tempo o veiculo era um vw 1300l sedan pra vwb com rodas de brasilia e freios a disco que eram opcionais ou voce acha que so agora inventaram isso todo mundo fica meio cabreiro com fusca hoje em dia todo mundo ate acha bonito um arrumadinho mas nao quer a primeira frase da minha namorada quando entrou no geminha foi ate que nao fede tanto pois bem o carro agora e meu vamos fazer essa bagaça ficar ajeitada logo no começo ja precisei fazer a parte eletrica principalmente depois de ficar na mao algumas vezes com o dinamo e outras coisas que faiscavam durante a noite velocimetro deu pau arrumei marcador de combustivel e boia deram pau troquei meia duzia de vezes ate comprar um vdo la na duque de caxias lubrificar com grafite e ser feliz o motor que estava mais ou menos mandei fazer com 1600cc com o cambio curto do 1300 subia ate parede mas nao tinha final coisas que a gente so aprende com o tempo com carros antigos dei aquele banho de loja leia se total latas e ml com tudo que era cromado e tinha fita dupla face pra colar alem de calotinhas novas e um som bacana com pen drive torçam o nariz eu tambem torço hoje mas nao tirei o som porque e bom e f8da se nesse tempo comecei a frequentar eventos de antigos onde conheci as tendencias que anos depois me norteariam pro que fiz no meu ah teve uns farois de milha tambem ah e tambem teve peça que custam r$50 na internet e conhecendo gente por ai comprei por r$10 original da vw se esses caras do ml descobrem esses velhinhos que guardam as coisas durante decadas [gallery columns= 4 ids= 114851 114852 114853 114854 114855 114856 114857 ] o carrinho tinha estrutura boa pintura decente andava pra todo lado embora as vezes falhasse e eu ja engatinhava em mecanica de motores boxer a ar leia se fuscas e derivados tinha confiança no carrinho e rodava bastante e sempre tinha um ou outro na rua que parava pra contar historias pra saber quanto valia pra dizer que ja teve ou outra coisa que so quem tem carro antigo sabe e que coisa boa e isso talvez uma das melhores partes da coisa toda ate que um dia resolvi ir para a casa dos parentes da namorada em santos as peças hoje em dia assim como os carros nao tem a qualidade e durabilidade que tinham anos atras e eu por nao ter achado um condensador daquela marca alema que tambem nao e a mesma mas ainda sobressai montei uma marca qualquer e desci a serra pela imigrantes que delicia freio motor paisagem sensaçao de maquina do tempo rodei em santos numa boa nos dias que fiquei e resolvi subir tanque cheio tudo ok na metade da serra o motor começa a ficar fraco minha namorada do lado cochilando e eu suando frio cada vez mais era preciso acelerar o carro pra manter a velocidade e o carro sem render nao escutei a voz da lucidez e deixei pra subir a serra durante a noite e quem conhece aquela serra sabe o breu que e fui cada vez mais devagar mais devagar mais devagar ate que percebi que nao dava mais tive que parar encontrei um lugar de acostamento pela parte de dentro de uma curva pra minimizar a chance de alguem nao vencer e acabar batendo em mim parado desci do carro levando pedrada dos caminhoes e onibus que passavam e fui olhar nada anormal platinado ok cabos de vela ok carburador ok mexi no ponto aumentei a proporçao de gasolina na mistura e dei novo folego pro geminha mais alguns km e o mesmo defeito o motor boxer trabalha muito quente bobina alternador capela tudo esquenta muito como eu mexi em tudo que deu ate troquei platinado e bobina queimei a minha mao de uma forma que depois tive que limpar o volante bumerangue pra tirar as peles que ficaram grudadas mas a adrenalina e tao grande que nem dor eu senti ainda mais quando aquelas vans cheia de gente bebada paravam perto da gente eu ja carregava um taco de baseball na epoca mas talvez nao desse conta e voce contra o mundo ali naquela situaçao e nao tem muita coisa mais chata do que ficar quebrado na estrada troquei o que tinha pra trocar e fusqueiro anda com outro fusca no capo e toquei pra frente consegui chegar exausto ao topo da serra mas me rendi e chamei o guincho que me cobrou o rim pra me levar em casa frustrado serio cara de choro e os caramba e ainda quem pagou foi a namorada porque eu tava liso nessa hora juro que repensei aquela aventura toda e tive ate certa raiva do coitado do carro que disparava o alarme e me deixava mais puto ainda na cabine daquele caminhao um vw por sinal chegando em casa o filho da mae ligou normal e entrou na garagem fui descobrir depois que era o condensador em cinco minutos eu trocaria e seguiria viagem alem de economizar uns r$350 foi trocar essa merda por um de marca boa a marca da foto e a boa e o motor voltou a ficar como um relogio alemao porque suiço ja e demais o prazer de ter um antigo voltou mas agora eu ja era vacinado pensava eu ledo engano no proximo post voces vao ver que nada e tao simples como um fusca nem mesmo manter um do jeito que voce quer quando se e um entusiasta a dica do dia e fusca e bom pra olhar ver desfilando ver o dos outros vai ter um pra voce ver vai a outra dica e essa e de ouro leiam os textos que um amigo meu escreve na pagina sobre motores e homens aposto que vao gostar ate o proximo galera por ewerton calebe project cars #370
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.