fala pessoal esse e o terceiro e ultimo post da preparaçao da tr4 r para o rali dos sertoes se ainda nao viu as outras partes aqui esta a parte 1 e aqui a parte 2 da historia neste texto vou falar um pouco dos ajustes finais e claro contar alguns causos sobre como e participar e subir ao podio do maior rali da america latina guardei o melhor para o final se voce curte uma boa historia nao deixe de ler vamos la os ultimos ajustes e a escolha da cor a ultima importante modificaçao que fizemos foi a instalaçao do kit easy traction este kit funciona liberando o eixo dianteiro atraves de uma alavanca manual procedimento que normalmente e feito atraves de sensores e permite alem do desligamento do eixo e caixa de transferencia dianteiros em momentos desnecessarios um ganho extra de potencia sem falar que e uma dor de cabeça a menos ja que o sistema e mecanico e extremamente robusto bom voces ja devem ter visto a cor escolhida foi laranja mas tem uma historia por tras disso em 2015 corri com o carro branco e azul e realmente nao gostei da combinaçao de cores no meio do rali o carro ja estava sujo e com cara de velho ja pensando na cor pro ano de 2016 vi meu filho de 14 anos o tamer jogando com uma caminhonete laranja em jogo de corrida no seu x box pedi na hora ele dar um pause no jogo e me mostrar aquele carro nos dois curtimos a ideia e foi assim que ficou definida a cor da tr4 o carro do video game era a ford f150 raptor [gallery columns= 4 link= file ids= 143778 143779 143780 143784 ] carro laranja e o cenario que combinava perfeitamente eu acho que foi uma escolha muito boa de cores a cobertura da ralli tambem adorou o carro e prova disso era que todo dia tinha foto nossa nos sites e na cobertura oficial do rali carro pronto e ai que a verdadeira aventura começa pra dividir com voces um pouco do que realmente e participar de um rally dos sertoes vou contar um pouco sobre o ano de 2016 algumas historias sao engraçadas outras mostram como e duro participar deste rali e o que e realmente preciso para subir ao podio prontos para começar rali dos sertoes 2016 um começo ou um balde de agua fria quando a gente vai pro sertoes ja chegamos com certa antecedencia tempo suficiente para se organizar e deixar tudo no ponto de começar o rali antes do inicio todos nos temos a chance de conhecer outros competidores conversar vai como vai ser a disputa nesse momento foi que eu tomei meu primeiro de muitos baldes de agua fria a primeira conversa que eu tive com outros pilotos da minha categoria foi quanto ta extraindo do carro eu estamos puxando 135cv qual o ano do teu carro ’ eu 2008 ’ entao nao e flex nao converteu pra alcool eu nao deu…e o teu ta puxando quanto 200cv ai eu fiquei triste ja pensei comigo mesmo nao vai dar depois de olhar pra concorrencia que me aguardava nao tinha outra nosso carro era o mais velho nao estavamos ao nivel de todo mundo mesmo assim era hora de me preocupar com o prologo primeiro evento do rali que define a largada esse evento e feito em um circuito fechado onde dois carros partem de pontos diferentes vencendo quem cruza a linha de chegada na frente na minha cabeça eu ja estava em desvantagem mas resolvi tentar deixar isso de lado e fui para o prologo com um intuito eu ia mostrar para que eu tinha vindo na minha cabeça eu pensei agora eu vou com tudo 3 2 1 e largada sai a mil e ja comecei a contornar as curvas com toda velocidade eu so via o meu objetivo eu vou ganhar de quem quer que esteja do meu lado no limite algumas vezes botei o carro de lado e outras eu ate andei de duas rodas enquanto eu corria ja nao via nem a poeira do meu companheiro de prova o outro carro ja havia sumido devia estar muito atras aquela altura foto do prologo no limite as vezes em 2 rodas devia… porque o que se sucedeu foi o seguinte eu cara voce ta vendo a gente acabou com o outro carro joao afro copiloto fabio… eu nao deu pra ver nem a poeira do cara joao fabio… eu e isso ai comemorando joao fabio olha ali na frente ele ja chegou eu o que ele ja parou ja chegou a gente nao ganhou agora lembrando da situaçao ate que e bem engraçado mas na hora a realidade foi que eu perdi fiquei para tras muito para tras esse foi o resultado daquele prologo resultado do prologo categoria production t2 3/9 rali dos sertoes 2016 1 330 celso macedo/belen macedo tr4 er 2m20s0 2 344 sven fischer/joao luis stal pajero 2m23s6 3 342 frederico da silva/jose tomich jr tr4 er 2m25s1 4 340 flavio lunarde/fred silva s 10 ls 2m25s2 5 341 vilson thomas/rafael da luz tr4 er 2m25s7 6 339 nadimir de oliveira/ricardo silva tr4 er 2m26s2 7 318 daltro maronezi/guilherme rezende tr4 2m30s0 8 345 fabio cadasso/joao afro tr4 2m32s4 ultimo colocado confiança mais do que abalada eu cheguei a ligar para minha esposa yda e disse nao tenho carro nao da depois de me dizer que aquilo ainda nao significava muita coisa e que eu tinha muito chao pela frente resolvi escuta la e ja comecei a deixar esse pensamento de lado era hora de mudar de estrategia mudando de estrategia chamei toda minha equipe e falei gente nos ja estamos aqui nos ja chegamos aqui nos ja nao temos o que fazer a nao ser correr e se a gente vai ficar em ultimo que a gente participe de todos os dias e que consiga chegar ate o fim entao essa era minha estrategia eu ia tirar o pe e ia focar sempre em completar a etapa e a chegar no fim do rali muito cuidado o foco e chegar primeiro dia vamos largar eu virei para o meu navegador e disse cumpade nao me deixa pular uma lombada nao deixa eu sair com as quatro que a gente nao tem suspensao e outra coisa onde tiver trial a gente pisa forte os trials sao as trilhas bem fechadas onde eu particularmente consigo carregar mais velocidade todo mundo passava pela gente naquela altura nosso carro nao estava no mesmo nivel mesmo porem andando um pouco mais e eu ja via outras equipes passado reto nas curvas outros se perdendo… em resumo eles me passavam depois eu passava deles e depois eles voltavam e me passavam com tudo de novo quando alguem ja caia fora da prova eu pensava ja ganhei desse resultado do primeiro dia de 12° chegamos em 7° o que se repetiu por varios dias essa era minha estrategia para se ter uma ideia dos 12 carros da nossa categoria apenas 8 completaram a prova e eu fui avançando uma penalidade ja era o terceiro dia do rali estavamos mantendo a estrategia eramos quinto lugar na categoria o dia ia ser longo entre dois trechos nos temos uma area neutra nesse ponto a gente para e larga novamente para a proximo trecho o horario limite de chegada para aquele dia era as 20h da noite e a gente ja estava indo para o ultimo percurso era por volta de 17h30 da tarde nos demoramos um pouco para sair mas como a gente estava cansado e meu navegador começava a sentir o efeito da poeira foi necessario um tempo pra tomar uma agua e se preparar para sair novamente quando eu sai o meu navegador disse pra eu ir com calma que ia dar ai foi que eu resolvi perguntar pra ele quantos quilometros faltavam e ele me disse 250km na hora eu pensei nao tem como nao da a gente discutiu um pouco mas ao ver que o trecho era pior do que a gente estava imaginando nao deu outra ou a gente andava muito ou nao ia dar tempo mesmo de chegar e adeus chance de podio desliguei a traçao dianteira liberando mais potencia pra tras e acelerei foi uma loucura chegamos em alguns trechos a 170 km/h isso em um carro de rali por quase 3 horas e no minimo insano em determinado momento eu encontrei alguns outros carros de outras categorias na mesma situaçao que a gente quando o navegador começa a dizer pra ir mais devagar e porque as coisas ja estao saindo do controle e que na poeira atras de outros carros de noite eu so me guiava pela luz de freio do carro da frente a uma distancia minima depois eu botava de lado e passava realmente ja estava pensando e tudo ou nada agora velocidade maxima mas a agonia nao parava por ai ja era muito proximo das 20h da noite a gente finalmente havia chegado no asfalto foi quando percebi que nao tinha mais gasolina pra chegar o que a gente fez correu para um posto de gasolina e fez o que deve ter sido o pit stop mais rapido da historia daquele posto enquanto eu parava meu navegador enchia o tanque e pagava o frentista quando a bomba parou e a gasolina estava no tanque ele entrou no carro bateu a porta e eu ja sai acelerando chegamos as 19h55m naquele dia e pegamos um penal de 40 minutos e que a gente nao tinha se atentado para o tempo de parada em um determinado local que era de 30 minutos para todos os competidores e nos passamos direto mesmo assim continuamos competitivos estavamos lutando muito ate que veio a etapa mais dificil maratona a etapa mais dura do rali dos sertoes maratona ou maraton e uma parada entre duas etapas do rali em que nao podemos mexer no carro e bem assim bateu quebrou so quem pode consertar e o piloto e o navegador ate o combustivel e colocado antes nao ha margem para erros nesta etapa o trecho era de 530 km um dos mais longos do rali o dia começou pra gente as 9 00 da manha e so ia terminar as 23 00 da noite o que aconteceu nesse intervalo foi o seguinte meu navegador joao afro estava mal ao ponto de quase a prova nao libera lo para competir e que ele tinha respirado tanta poeira durante os dias do rali que ja nao conseguia respirar direito e tossia muito mais uma vez eu virei para ele e disse cumpade nao tosse por que se a gente for largar e voce tossir vao barrar a gente da etapa e ele segurava como podia com isso resolvido finalmente largamos e ja furamos o pneu a primeira vez naquele dia… ja era 17 30 da tarde estavamos correndo o dia todo quando a nossa roda da frente decide sair sozinha e saca de uma vez do nosso carro eu havia acabado de entrar em um trecho de areia a roda sacou e o carro parou sem danificar nada hoje eu me lembro que a gente tinha acabado de sair de um trecho de piçarra em que eu me lembro de ter atingido 140km/h se a nossa roda tivesse sacado ali nosso rali tinha acabado e eu podia nem estar escrevendo esse texto hoje nos tivemos sorte a esse ponto ja estavamos exaustos nao tinha mais força que fizesse a gente continuar nao tinha mais agua pra gente tomar mas no rali nao existe nao chegar tem que dar de algum jeito e aquela altura so existia a chance da gente ficar ali ou arrumar o carro porque ninguem ia passar ali no meio do nada pra ajudar a gente outros competidores que passam por nos sao obrigados a parar e verificar se nos estamos em uma situaçao seria caso contrario eles podem ir embora e era isso que acontecia com a gente enquanto o meu navegador procurava a roda eu levantava o carro na areia com nosso equipamento uma prancha e um macaco depois que achamos a roda perdida vimos que das roscas que haviam restado apenas 2 ainda tinham parafusos o jeito foi tirar um parafuso de outra roda e depois da outra seja o que deus quiser e vamos la saimos nessa altura o dia ja havia virado noite meu navegador ja nao aguentava mais a tosse estava pior e nao tinha agua a muito tempo a gente precisava parar quando a gente viu uma casa ja paramos e encontramos mais 2 outros carros quebrados assim que chegamos alguem ja deu pra gente um pouco de agua era uma garrafa de 2 litros de coca cola com uma agua um tanto quanto amarelada mesmo assim matamos a sede e nao temos como agradecer as pessoas daquela casa que nao so nos ajudaram mas ajudaram tambem outros pilotos e outras equipes depois disso nos decidimos continuar mas eu confesso que eu ja tinha perdido a cabeça em um momento de indecisao eu optei por escolher um caminho diferente do que meu navegador havia dito fui literalmente navegando e pilotando so que ai foi a vez dele falar cumpade ou voce para ou nos vamos brigar aqui nos estamos 30km fora da rota nos estamos ficando sem combustivel se o carro parar aqui ninguem acha a gente nervos a flor da pele isso acontece em rali o desgaste fisico e mental dificulta o raciocinio ele ja estava me falando a um tempo mas eu nao estava ouvindo eu so queria acabar com aquilo ali quando ele me chamou a atençao ele me disse que o melhor a se fazer era voltar os 30 km e recomeçar do ponto que a gente havia saido eu finalmente concordei e voltei todo o percurso se eu disser que nao teve palavrao e discussao naquele dia eu estaria mentindo mas esse e o espirito do sertoes acontece de tudo voltamos para a mesma casa que a gente tinha acabado de sair 2 horas antes chegando la novamente outros competidores com problemas so que o dessa vez eram muitos carros alguns destruidos…pilotos cansados o sertoes tinha derrotado muita gente e a gente nao estava tao mal afinal nosso carro ainda andava o problema dessa vez era gasolina nao ia dar mal pra sair dali um piloto de utv me doou 6 litros de combustivel a essa altura mas a unica condiçao era que a gente saisse em comboio por que o seu utv estava quebrado eu disse que ajudaria e assim nos saimos quando chegamos ao ultimo trecho em direçao a chegada eles nos ultrapassaram e foram embora a gente nao podia mais passar de 80km/h nossas rodas estavam todas muito proximas de sacar chegamos finalmente na cidade de destino era o penultimo dia de competiçao estavamos em 2° lugar na nossa categoria todo aquele sufoco estava valendo a pena de 39 carros naquele dia so chegaram 12 ultimo dia de prova o cenario era o seguinte no ultimo dia de prova estavamos em segundo lugar conseguimos fazer a manutençao basica para a proxima etapa o carro ja estava chegando no limite quando largamos mais uma vez o objetivo era chegar nada de forçar e quebrar mas existe uma coisa chamada pratrasfobia e eu sofro disso a gente estava a 10 minutos do primeiro e se eu forçasse quem sabe assim que largamos depois de 3 km o carro que saiu em quarto lugar naquele dia nos ultrapassou capotando logo depois bem na nossa frente era um indicio de que era melhor manter o ritmo e chegar ate o fim e foi o que a gente fez chegamos e eramos simplesmente vice campeoes da categoria tr4 e terceiro lugar na production t2 dois podios muita alegria muita felicidade por chegar ate ali superaçao esse foi o combustivel para tudo aquilo satisfaçao reconhecimento e futuro quando a gente chegou a nossa equipe era a mais modesta meu carro e 2008 meu motor nao e o mais forte e minha equipe conta apenas com quatro pessoas alem de mim e do meu navegador nos nao eramos fortes mas tinhamos um objetivo foi a nossa consistencia que fez a gente chegar tao longe a maior satisfaçao foi quando simplesmente quase todos os pilotos das categorias que nos corremos ou seja nossos competidores nos carregaram ate o podio nos deram parabens olharam pra gente e reconheceram o nosso esforço foi incrivel a nossa equipe virou exemplo para outras e isso foi demais de antemao ja agradeço a todos do flatout pela votaçao para participar do project cars quero dizer que contar a minha historia e minha forma de mostrar que tudo e possivel quando se quer alguma coisa agradeço tambem a minha familia e aos meus patrocinadores e a nossa missao continua alem de outros rali dos sertoes no futuro nosso objetivo e ainda maior queremos um dia chegar ate o dakar alem da nossa equipe a cadasso racing participamos e apoiamos o projeto ralyteca que leva livros para familias em regioes isoladas onde a educaçao ainda nao chegou se voce curte a nossa historia continue conosco e tambem apoie essa iniciativa um grande abraço e ate a proxima por fabio cadasso e fernando neto project cars #396 uma mensagem do flatout fabio sem duvida esta e uma das grandes aventuras do flatout — e tambem de uma vida nao montar seu proprio carro sua propria equipe e partir para disputar o rali dos sertoes e sem duvida uma das grandes realizaçoes que alguem pode ter na vida parabens pela trajetoria pelo projeto e pelo sucesso no rali e quando um dia voce voltar do dakar queremos sua historia aqui
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.