aqui estamos de volta com o project car #397 bmw 325i e36 manual swap depois de tirar todo peso extra do carro e fazer as preparaçoes vamos dar os ultimos toques e por tudo pra acelerar na pista para quem tropeçou e caiu aqui por acaso leia a parte 1 e a parte 2 depois de todos esses trabalhos agora o carro esta apto a ir para as pistas colocar tudo que fizemos a prova nossa unica pista acessivel em belo horizonte e o mega space que fica na verdade em santa luiza na regiao metropolitana o mega e uma pista bem propicia ao drift com curvas descendo a montanha e trajeto bem travado nao e atoa que o mega sedia varios eventos de drift a nivel mundial e uma pista muito elogiada pelos pilotos e muito bonita de assistir entao com essa breve apresentaçao do espaço vamos la participar de um track day o primeiro track day da e36 foi um evento organizado por grupo de amigos carro alto ne pois e remetendo ao fim do post anterior com o carro mais leve pela troca de cambio ele ficou bem mais alto nao deu tempo de achar uma soluçao para o primeiro track day entao fomos assim mesmo com o tanque cheio de podium e um dia inteiro pela frente ansiedade total para acelerar a bimmer fui o primeiro a entrar na pista no dia talvez nao tenha sido uma ideia muito boa peguei pista suja suja mesmo depois de andar 10 min ao parar nos boxes alguem me avisa de um som de ar e um pneu furado e vazando por sujeira no chao da pista primeiro dia de pista com o carro e acaba em 10 minutos… quase foi por pouco tiramos a roda do carro e levamos em um borracheiro de posto que tinha perto e felizmente deu pra achar uma soluçao na hora so perdemos alguns minutos do dia salvando o dia entao agora vamos acelerar e queimar pneus tentando fazer sempre sessoes de 10 minutos para nao forçar o carro no calor de bh um detalhe fomos com pneu zero km que praticamente acabou nesse dia praticamente acabado primeiro track day chega ao fim quase 140km andados e consumindo um pouco mais de meio tanque o tanque e de 63 litros experiencia e inquestionavel muito boa mas agora vamos falar disso alem de nao ser nada bonito um carro dessa altura um setup desse nao e nada ideal para pistas carro alto nao fica bom em curva o centro de gravidade alto faz ele rolar demais nas curvas ainda somando o fato que estava com amortecedores cansados atrapalhou muito no dia porque sempre perdia aderencia nas curvas nao podia dar tudo que tinha e o mega e composto basicamente de curvas fui pesquisar sobre o que poderia ser feito eu descobri os coilovers e gostei porque dependendo de qual vai comprar pode ser possivel regular altura compressao etc mas tem um porem custam muito dinheiro os mais basicos sem regulagem de altura camber compressao etc dificilmente vai ser menos de r$ 4 000 ja os que tem tudo isso podem facilmente pode passar de r$ 8 000 entao obviamente minha e36 nao vai ter um coilover chegou a passar na mente em cortar as molas mas felizmente foi so um pensamento rapido entao sobrou as molas esportivas compra feita quando chegou levei em uma loja especialista em suspensoes de bh pegou os amortecedores originais e colocou oleo mais grosso para adequar com a nova mola alem de trocar as coifas batentes por uns novos entao posso dizer agora sim ficou na atura ideal e o mais importante funcional e falando em funcionalidade nada mal usar os espaços vazios dos farois auxiliares para fazer um sistema que resfria os freios ao estilo home made porque comprar no ebay e facil carcaça de um milha qualquer corte para encaixar um cano que vai encaixar a mangueira um pouco de acabamento mangueira presa no suporte e no espelho fazer algo parecido para poder fixar a mangueira praticamente pronto ‘’upgrade’’ de freio e altura nova vamos testar no lugar certo na pista chegou a data do track day mais famoso de bh que reune um publico muito grande carros exoticos clubes… um evento que vai alem de track day speed racing day com a mola nova e amortecedores preparados mudou completamente a tocada do carro agora sim e uma bmw fazendo curvas sem rolar e sem perder aderencia abaixei quase tres segundos no tempo feito no track day anterior mais uma vez um dia inteiro andando no carro e nem um problema 42 graus a temperatura do ar e nada de superaquecer quem sofreu foram os pneus que derreteram com o asfalto quente mas aproveitando essa situaçao e dar uma dica a maioria ja sabe ; carro de track day nao pode economizar no oleo e sistema de arrefecimento imagina como um oleo barato ia se sair em um motor em alta rotaçao constantemente e no calor extremo agora uma dica aos que tem e36; quando forem para track day podem colocar sete litros de oleo e um oleo bom e esse sete litros do motul 8100 x cess 5w40 mas como tudo tem um ciclo o calor extremo se foi e agora estamos em temporada de chuvas que gostam de cair sempre no fim da tarde especialmente quando tem um track day marcado mas pelo menos tivemos um dia de sol antes do fim da tarde e foi uma sexta feira de muito sol levamos um jogo de rodas r16 para por na traseira e se divertir com as rodas r16 fica muito mais facil sair de traseira alem dos pneus mais baratos rodar faz parte como da para imaginar o pneu nao dura muito tempo os pneus r16 acabaram e nao vamos usar os r17 que estavam montados para moer porque sao novos e caros entao quase decidindo ja ir embora o tempo começa a fechar cada vez mais ate que começa a chover… era a deixa para fazer drift com os r17 e nao perder o resto do dia sem duvidas foi o dia mais divertido com o carro ate hoje pneu estourando seis cilindros traçao traseira chuva curvas… um video vai demonstrar melhor a sensaçao [youtube id= ifhh287 heu width= 620 height= 350 ] depois desse dia de chuva foi declarado que o proposito do carro era somente andar de lado mesmo a diversao e muito maior lembrando que tudo ate entao foi feito com o diferencial original aberto coisa nao contribui em nada para o drift mas o que e um diferencial aberto como da para ver na foto com o diferencial aberto a potencia e jogada em somente uma das rodas ja o lsd limited slip differential pode jogar a potencia para as duas quando necessario esse vem equipando as m3 mas existe uma soluçao barata para salvar o diferencial aberto ja que o lsd e muito caro e dificil de achar diferencial soldado essa soluçao e soldar ou blocar em outras palavras o diferencial de forma em que sempre jogue potencia para as duas rodas e otimo para drift ate melhor que um lsd mas horrivel para usar nas ruas os mais entendidos ja devem imaginar o motivo para quem nao entende uma breve explicaçao [youtube id= yyaw79386wi width= 620 height= 350 ] para fazer curvas as rodas nao podem estar na mesma velocidade uma tem que estar mais devagar pois tem caminho menor a percorrer enquanto a outra tem um caminho maior ai entra o motivo do diferencial aberto vir originalmente no carro para que possibilite jogar a potencia na roda adequada e o lsd faz a mesma funçao quando necessario joga potencia somente para uma roda do mesmo jeito que quando necessario joga para as duas esse e a grande diferença roda de fora=mais rotaçoes roda de dentro=menos rotaçoes para fazer a curva as rodas de fora tem que girar mais vezes que as de dentro [youtube id= ktexdoc_frg width= 620 height= 350 ] mas agora chega a parte legal o diferencial soldado joga sempre a potencia para as duas rodas certo entao o que acontece nas curvas ja que nao pode controlar qual roda vai rodar mais as duas sempre vao estar na mesma rotaçao o que acaba fazendo a traseira do carro sair quando andando rapido mas a verdadeira dor e quando esta devagar especialmente manobrando ja que as rodas tem que manter a mesma rotaçao na marra a que deveria estar mais devagar fica ‘’pulando’’ esse e o ponto negativo entao agora que o carro teve o seu diferencial soldado onde vamos testar na pista e claro mas para a nossa infelicidade nao tinha nenhum track day programado entao depois de praticamente um mes com o diferencial soldado e sem saber o que que mudou tivemos a ideia de ir a um terreno nosso que estava sem uso era um terreno industrial bem no estilo dos videos gymkhana do ken block temos todas as combinaçoes para fazer de um simples role um gymkhana nacional combinamos com amigos nossos que tem canal no youtube sobre carros driveon+ e fizemos um projetinho que pode ver o resultado aqui tire killer [youtube id= sutdjzovrye width= 620 height= 350 ] para finalizar o projeto do carro teremos freio de mao hidraulico existem duas opçoes a primeira usar as pinças originais fazendo ligaçao na linha de freio; a segunda e um kit com uma segunda pinça independente e linha independente o kit de duas pinças e mais trabalhoso e nao necessario para o meu nivel entao optamos em usar as pinças originais e algo relativamente simples fazer um t na linha de freio original assim quando aperta a alavanca do freio de mao trava as rodas traseiras e e com esse ultimo upgrade que concluimos o project cars #397 que resumindo foi uma personalizaçao para deixar a 325i e36 com um visual unico e pessoal ou melhor ainda fizemos uma versao especial da e36 que poderia ter vindo de fabrica assim agradeço ao flatout pela oportunidade de mostrar meu project car e a todos que acompanharam quem sabe no futuro tem mais ultimas fotos para finalizar do jeito certo por que esse carro tem gaiola because race car por bruno juntolli project cars #397 uma mensagem do flatout bruno como sempre dizemos por aqui e isso o que chamamos de um projeto pragmatico um carro que e montado como se deve porem do jeito que voce sabe e pode fazer e que nao serve so para exibir por ai mas sim para divertir o proprietario e todos que se envolvem com o projeto parabens pela conclusao e continue curtindo seu carro ao maximo e sempre de lado
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