e ai pessoal estou de volta com a ultima parte do meu projeto — se e assim que posso chamar isto afinal quem tem sabe que carro velho uma hora ou outra ira dar uma dor de cabeça nova mas resolvi encerrar pois as coisas que tem pra fazer agora sao coisas simples e resolvidas facilmente nao e nada tao serio quanto antes como voces ja acompanharam entao vamos la bem no ultimo post contei das principais coisas que fiz no carro mecanicamente neste irei detalhar um pouco das coisas que fiz na suspensao dela que estavam bem ruins tambem alem de uma besteira ou outra estetica que tambem mexi nela pra deixar mais ao meu gosto alias no final do ultimo capitulo esqueci de colocar algumas coisas que fiz no carro mas irei incluir neste para contabilizar o custo total da mao de obra apos ter o carro andando mas rangendo em todos os lugares resolvi parar ela de novo na oficina depois de umas duas semanas pra ver todas as coisas de suspensao que estavam ruins pra parar com a barulheira e rangedeira que tinha nela entao foi constatado que precisaria ser trocado os seguintes itens pivos ambos lados bieletas ambos lados homocinetica lado direito pastilhas dianteiras traseiras ainda meia vida como sabem gastam menos retifica dos discos dianteiros buchas da bandeja dianteira de borracha vem num braço de aluminio buchas da barra estabilizadora so achei em pu tinha na concessionaria mas descobri depois ate aqui sem segredos coisas que desgataram e como tudo nesse carro foram deixadas pro proximo otario dono fazer so ficou nessa epoca um rangido que eu fiquei por umas tres semanas passando wd40 em duas buchas uma de cada lado gastas que ainda ficavam rangendo que voces irao ver abaixo pois o carro parava de ranger mas depois que o wd secava o barulho voltava ate que um dia nao aguentei mais e comprei as buchas e junto a valvula termostatica que como falei no primeiro post coloquei mas tive que tirar porem irei num futuro proximo comprar uma da mishimoto que tem abertura mais fria 68º se nao me engano contra 77º da original da subaru como os ej sao motores que trabalham bastante quente andar sem a valvula termostatica nao que seja uma pratica boa mas acaba nao interferindo muito nisso pois ele esquenta muito rapido em cinco minutos andando numa boa a temperatura ja esta no meio numa subida entao em menos que isso ja atinge a temperatura abaixo como nao tenho as fotos das peças quando chegaram vou postar imagens ilustrativas das peças para referencia [gallery columns= 4 link= file ids= 144578 144579 144580 144581 ] a homocinetica cheguei a procurar na concessionaria porem so vendiam o semieixo completo ate ai sem problemas o problema maior e o preço de r$ 3 150 por um semieixo pois e o susto foi tao grande na hora que literalmente fiquei sem palavras falando com o consultor da concessionaria soltei um ah obrigado problema resolvido graças ao meu tio que achou no bairro de interlagos meirelles eixos homocineticos que por r$ 250 00 pegou minha peça antiga e torneou o anel do abs na peça nova mais pesada e mais reforçada que a original por sinal a peça e de 27x30 porem como a outback tem abs a homocinetica tem uma engrenagem nela para leitura do sensor do abs e as peças que eu achava eram todas sem o anel problema resolvido torneando este na peça nova troquei esta e nao deu duas semanas e do lado esquerdo começou a estralar nao troquei ainda porem nao tem segredo terei que parar o carro pegar a peça e novamente fazer o mesmo procedimento sem segredos num dos meus passeios pro shopping ao anoitecer adorei essa foto pelo efeito embaçado natural e do anoitecer os braços em aluminio com as buchas em borracha da bandeja dianteira tiveram que ser comprados juntos pois de acordo com meus mecanicos eles sao colocados de uma forma no braço original que apos serem tirados podem nao encaixar direito a bucha nova e com o tempo soltar talvez entao peço preço achei melhor comprar o braço inteiro de uma vez os pivos tinham alguns de r$ 50 00 cada mas assim como os pneus preferi pegar um com uma aparencia melhor e com marca pelo menos sobre os pneus eu nunca havia usado goodyear mas a julgar pelo que testei deles ate agora gostei muito desses a aderencia dos efficientgrip na chuva e no seco e espetacular usaria sem duvida alguma novamente ate pelo preço que foi pago neles r$ 350 00 em cada foi um otimo custo x beneficio mas mesmo assim quando eu tiver que trocar e espero poder bancar entrara um jogo de yokohama ou falken ate agora nao consegui fazer o carro gritar nas curvas pra voces terem ideia da aderencia dele e do carro realmente gruda o carro no chao um tempo depois na verdade no dia que fui na subaru ibirapuera buscar as buchas e a valvula termostatica mandei higienizar toda a tubulaçao do ar condicionado e o proprio filtro de ar ja que na concessionaria custa r$ 271 um filtro desse carro que como podem ver abaixo fica atras do porta luvas e sao duas peças porem um novo pode ser feito em casa mesmo usando o filtro de qualquer carro nacional e cola quente voce basicamente tira o filtro do molde plastico original recorta o filtro novo que voce comprou e cola de volta na base de plastico do carro coisa bem besta e facil de fazer [gallery columns= 4 link= file ids= 144583 144585 144586 144587 ] como puderam ver a parte de borracha delas ja estava comida e ficava metal com metal por isso ela rangia tambem haja força pra aguentar os esbeltos 1 500kg da perua quando eu puder irei trocar todas as outras ja que elas sao bem baratas cotei elas na concessionaria e a mais cara delas nao chegou a r$ 100 algumas sao r$ 40 outras chegam aos r$ 100 porem o numero delas e grande por ser suspensao independente e irei optar pelas de borracha mesmo pelo conforto ja que as de pu podem durar mais porem deixam o carro duro demais e exigem lubrificaçao de forma mais constante para nao ranger com o tempo ja que o nosso solo voces ja conhecem entao um belo dia como sempre faço quando saio com o carro que nao e sempre ja que e meu carro de fim de semana e estou desempregado vou olhar os fluidos se tem vazamentos e afins quando olho no reservatorio de expansao e no radiador a agua estava nessa coloraçao [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 144588 144589 ] levei aos meus mecanicos mas antes aquela pesquisada basica na internet tipo quando voce bate o dedao e vai pesquisar as complicaçoes e aparece cancer cerebral nas pesquisas descobri que podia ser uma serie de coisas porem depois de conversar com eles chegamos a duas hipoteses ou o radiador de oleo esta com algo rasgado e esta passando o oleo da transmissao para a agua do motor ou o pior junta de cabeçote queimada porem este ultimo se mostrava improvavel pois olhando por cima e por baixo do motor as juntas nao mostravam sinal de vazamento de oleo ou nada do tipo vazando alem do oleo do motor estar sempre na mesma coloraçao e nivel sobrou entao o radiador de oleo entao peguei uma sexta feira e levei o carro na oficina de radiadores no bairro do retiro na barra funda que confeccionou o radiador para eles verificarem e para minha grata surpresa era este o culpado havia uma malha rasgada neste e era mesmo o radiador de oleo que estava misturando oleo na agua como podem ver nas fotos ela estava com bastante oleo mas o nivel do oleo de motor e transmissao estavam acima do nivel entao sem motivos pra eu me preocupar com isso acontece que carros automaticos normalmente tem no proprio radiador uma seçao dedicada ao radiador de oleo para refrigerar o oleo da transmissao que era meu caso entao trocado este ate entao agua sempre no nivel novamente e sem mais coloraçao de cafe [gallery columns= 4 link= file ids= 144590 144593 144592 144591 ] entao por ultimo ficaram as besteiras visuais que fiz nela que se resumiram basicamente a pintar a grade de preto brilhante e os farois de neblina amarelo com vitral amarelo mas como sempre ficaram mais esverdeado que amarelado talvez com uma lampada de 3k ou 2 5k isso resolva nao vou colocar xenon porque esquenta pra cacete e tenho medo de literalmente derreter algo e achei nas minhas pesquisas um guia com todos os tipos de lampadas de subaru e acredito que tenha pra varias outras marcas e ate miniaturas como o dinheiro nao me permitia fiz basicamente isso mesmo e alguns adesivos que fiz por conta propria inspirado por um grupo de facebook que me colocaram onde muitos fazem o mesmo [gallery link= file columns= 5 ids= 144595 144599 144598 144597 144596 ] e vamos aos valores de tudo que foi gasto ate hoje no carro desde que peguei ela em setembro de 2016 nao considero valores absurdos tudo que gastei pelo padrao do carro inclusive mao de obra afinal peças de suspensao pra ela nao sao exatamente caras nao sei quanto e o de carros populares mas duvido que fuja do que gastei ate agora nela lembrando que vale a pena pesquisar a fundo pra achar peças boas e principalmente mecanicos como os meus que entendem do riscado e cobrem valores justos e nao enforquem sua carteira porque voce tem um subaru afinal 85% dos mecanicos acham que dono de subaru bmw mercedes velha e afins porque tem um carro desse e rico e se acham no direiro de estuprar sua carteira entao fiquem de olho nisso valores pneus goodyear efficientgrip 215/55 r16 r$ 1 400 00 alinhamento e balanceamento r$ 150 00 pivos r$ 180 00 2 unidades pastilhas r$ 210 00 nao me lembro o preço exato mas nao foi muito alem disso bieletas r$ 280 00 2 unidades buchas da barra em pu r$ 110 00 2 unidades buchas da bandeja com braço em aluminio r$ 380 00 2 unidades mao de obra dos acima r$ 650 00 frete de todos os acima ~r$ 140 00 foram varias compras em lugares diferentes homocinetica ld r$ 250 00 valvula termostatica r$ 150 00 buchas do braço superior traseiro r$ 110 00 2 unidades higienizaçao do a/c r$ 100 00 radiador de oleo + agua c/ aditivo + m o r$ 450 00 mobil 20w50 6l r$ 120 00 filtro de oleo r$ 35 00 mesmo com tudo isso ela ainda tem alguns besteiras que irei resolver com o tempo mas consigo lidar atualmente com elas que e o barulho de tucho com o motor frio a luz do abs que de vez em quando acende no painel pra me lembrar que ele esta em perigo eu sei amigo sua hora vai chegar tambem a caixa de direçao que ja pede uma retifica ou uma nova um retentor de diferencial e algumas coisas que farei por capricho como uma limpeza de bicos cabos de vela velas filtro de ar troca de todas as mangueiras e buchas e tudo mais coisas corriqueiras assim dizendo que irei fazer com o tempo mas que por enquanto posso dizer que salvei uma perua literalmente ah preciso urgentemente trocar aqueles olho de gato quebrados ela tambem tem uma peculiaridade que e ao andar com o carro começa a sair um cheiro que nao e mofo mas algo um pouco mais fedido que isso porem nao chega a incomodar e ate onde foram minhas pesquisas e ajuda pelos foruns isso tem relaçao com a linha de ar condicionado que talvez tenha fungos e bacterias no sistema que ao andar com o carro acabam soltando um pouco do cheiro e tambem o filtro que eu so dei aquela limpadinha mas farei um novo diy como comentei acima entao quando puder irei trocar comprar novo um compressor e condensador para resolver esse problema enquanto isso o classico cheirinho vai dando conta e como decidi que nao vou mais vender o carro irei ficar talvez nao para todo o sempre mas dado tudo que fiz e gastei decidi que nao vou mais vender esse carro e talvez se a vida e minha condiçao financeira me permitir daqui uns anos agregar um segundo subaru uma bug sw wrx ou outro sonho de criança uma serie 5 e39 nao faço questao de ser a m5 mas uma 530i e39 completa e manual ja me dou por feliz e 6 cilindros porque prefiro o ronco dos 6 cilindros ao v8 os planos futuros para o carro sao coisas bestas e estetica e que por serem coisas mais pesadas numa proxima oportunidade de estar no pc irei engressar novamente para poder contar mais para voces mas um dos principais e tirar essa cor verde dela e colocar um cashmere yellow uma cor especial que ate hoje so saiu nos impreza sti e legacy gt b uma versao especial do legacy tw e seda que saia biturbo de fabrica entre 1996~1999 e acho linda demais e um amarelo bem discreto e muito bonito abaixo vao estar duas fotos dos dois exemplos essa e minha prioridade numero 1 depois as rodas e um trabalho nos farois e ai e que nao vendo nunca mais mesmo [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 144601 144602 ] ah alguns pediram o ronco do carro quando eu troquei o escapamento mas por enquanto o abafador final so deu aquela encorpada em marcha lenta e andando pra completar o pacote preciso colocar o unequal que ai sim ela vai soar como um subaru e isso deixarei pra proxima parte pra deixar de curiosidade mesmo entao seguem minhas ideias para o carro pintura cashmere yellow troca da central do abs e conectores swap pra mt improvavel mas retifica do motor e um turbo pequeno com acerto visando economia talvez enkei rpf1 ou oz superleggera umas rs watanabe 17 talvez retrabalho nos farois com mascara negra e projetores spoiler da sti barras estabilizadoras do motor e interna cusco coletor unequal apenas este mantendo catalisador e intermediario grade legacy b4 espaçador de capo farois de milha no capo estilo wrc couro dos bancos e portas novos neon sim me julguem e e isso espero que tenham gostado e que isso tudo tambem incentivem voces a salvar uma perua como eu fiz nao foi bem um projeto de restauraçao mas acabou sendo em proporçoes pequenas e se tratando de carro velho sei que uma hora ou outra terei uma nova surpresa mas assim vamos indo pior por pior aprendi muita coisa na marra mesmo sobre o carro e em geral foi um aprendizado e liçao para a vida esta perua em varios aspectos marcou uma fase pessima da minha vida mas ao mesmo tempo um recomeço para muita coisa e no momento e com certeza por muito tempo sera a motivaçao para eu conseguir crescer na vida e ter condiçoes ainda melhores para poder dar tudo o que quero por enquanto vou finalizar por aqui esta parte desse meu pc assim que eu voltar a trabalhar lhes garanto que irei começar tudo que foi citado acima começando pela pintura e assim que começar terao novas noticias deste pc por fim mas nao menos importante como vivo dizendo por ai se nao somos todos nos para gostarmos dessas tranqueiras velhas e importadas nossas ruas estariam ainda mais cheias dos carros populares que vemos por ai elas podem nao ser das mais confiaveis ou faceis de manter como muitos dos nacionais que tambem adoramos mas e justamente o perigo e o risco que acabam nos atraindo pra esse tipo de carro afinal como uma vez li num dos comentarios da internet ser gearhead ou entusiasta de carros e uma doença com a qual nascemos e nao tem cura nos vemos uma alfa romeo 156 e um carro mais moderno pelo mesmo valor e nao conseguimos na maioria das vezes optar pelo nacional gostamos de comprar tranqueira que sabemos que vai dar dor de cabeça mas e essa a graça do negocio nao e espero que nunca encontrem esse remedio para isso porque eu amo essa doença um abraço a todos voces que me acompanharam nisso tudo e ate uma proxima com uma quase literalmente nova legacy outback g2 fiquem abaixo com algumas projeçoes porcas que fiz no photoshop do que estara por vir assim que a vida permitir [gallery link= file ids= 144603 144604 144605 ] por renan augusto project cars #402 uma mensagem do flatout renan concordamos plenamente com voce nao resistimos a uma tranqueira velha importada e cheia de personalidade esses carros merecem ser salvos e cuidados por entusiastas e como ja dissemos inumeras vezes por aqui quem toma a dianteira de um projeto deste tem todo o nosso respeito parabens pela conclusao e esperamos ve lo aqui de volta com as novidades
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