ola amigos de pe embaixo em primeiro lugar gostaria de agradecer os expressivos 92 votos que me permitiram participar deste project cars e contar a estoria do meu vw sp 2 meu nome e clenio santos moro em ipatinga/mg sou professor e tenho um vw sp 2 1974 na montagem final das peças de acabamento depois de um longo periodo de trabalho de doze anos uma vida ainda mais se considerar que nesse tempo todo nao andei vinte quilometros nesse carro mas antes da estoria e sempre bom relembrar a historia do carro em si o vw sp 2 surgiu como um projeto da volkswagen brasileira no inicio da decada de 1970 epoca de politica e economia em polvorosa no brasil o golpe de 1964 que levou os militares ao poder uma politica economica de crescimento expressivo que resultou no chamado milagre brasileiro a mudança definitiva de perfil da populaçao do campo para a cidade sao alguns dos fatores que culminaram com uma epoca unica no pais para o bem e para o mal que permitiram a industria automobilistica brasileira se aventurar para alem da re produçao de modelos defasados do exterior houve grandes avanços a nacionalizaçao cada vez maior e a adaptaçao de projetos estrangeiros a realidade do mercado nacional como o opala motorizaçao americana em carroceria alema permitiram a vw do brasil ousar com aquele que talvez seja a prova da capacidade inventiva do nosso povo o sp 2 diz a lenda que o sp2 foi um desejo direto do presidente da empresa a epoca rudolph leiding que em razao desse sucesso ou nao e de outros grandes acertos o brasilia acabou por assumir o comando da matriz a equipe encarregada da missao foi conduzida por tres nomes significativos para a vw jose vicente novita marins jorge yamashita oba e marcio piancastelli cuja estoria nos ja conhecemos aqui mesmo no flatout o carro foi desenvolvido no inicio da decada de 1970 com suas linhas com origem no vw 412 type 4 e influenciadas por carros como jaguar sua traseira curta e curva buscava se desenvolver um interior refinado razao pela qual adotaram bancos em couro um console central com varios instrumentos para auxiliar o motorista alem de ser em material deformavel o carro ainda introduziu um item de segurança surpreendente para a epoca que era o cinto de tres pontos embora nao retratil interessante destacar que em uma de suas versoes quase concluida em 1971 ainda nao tinha uma de suas marcas as guelras laterais para o motor respirar o sp 2 foi projetado a partir do chassis da variant e sua carroceria de desenho arredondado e moderno conquistou o brasil e o mundo pelo design de estilo limpo com forte apelo esportivo reforçado por contar com apenas dois lugares o carro ficou com um visual tao arrebatador que tem uma unidade no museu da vw na alemanha e na epoca de seu lançamento foi destaque na imprensa mundial como nas revistas car and driver e hobby a carroceria brilhava em termos de desenho e o marketing em torno do veiculo gerou consideravel expectativa no publico e quando finalmente foi disponibilizado no mercado ainda veio em duas versoes sp 1 e sp 2 no entanto em vez de dois esportivos a vw praticamente matou o projeto ao oferecer um carro bem mais caro que o fusca com o motor 1600 raquitico para a proposta de desempenho o sp 1 e uma versao um pouco mais apimentada o sp 2 com um motor de 1 7 litro boxer refrigerado a ar gerando 75 cv de potencia bruta a 5 000 rpm cujo vexame so foi diminuido pela existencia de uma caixa com relaçoes mais longas 3 88 1 embora ainda longe do que se esperava com esta usina de força o sp 2 chegava a 160 km/h e fazia o 0 a 100 km/h em 17 4 segundos se segura usain bolt embora seu consumo nao fizesse feio nos dias de hoje com media de 10 5 km/l ainda que com gasolina havia tambem freios a discos na dianteira atras de rodas de aço de 14 polegadas bem semelhantes as do brasilia embora contasse com 8 janelas calçadas com pneus radiais 185 14 de perfil bastante alto 80 ainda mais para um esportivo a partir dai as variaçoes de significado para o sp sairam de sport prototype e sao paulo para sem potencia mais condizente com a realidade dos carros como resultado foram vendidos apenas 88 sp 1 e cerca de 10 193 sp 2 numeros estes que na epoca ficaram aquem do esperado mas que hoje dao ao carro status de raridade [youtube id= powk2300jtk width= 620 height= 350 ] resumida a historia vamos para a estoria o sp 2 entrou na minha vida ainda na infancia sou de 1974 assim como o meu carro quando por volta dos cinco anos de idade eu vi de dentro do carro do meu pai um sp 2 azul calcinha com um curioso quadriculado imitando uma bandeira de chegada na tampa do porta malas nunca mais vi esse carro na minha vida mas aquela imagem ficou gravada na minha cabeça o tempo passou cresci mas a lembrança daquele carro tao raro volta e meia me vinha a mente nessa epoca sequer sabia o nome do carro fabricante o que fosse a presença de ferrugem e gasolina nas veias e antiga na familia e vem de meu avo materno que era mecanico e alem disso meu pai que embora preferisse futebol desde que me entendo por gente me apresentou ao mundo do automobilismo atraves das corridas de formula 1 antes de senna paixao esta que foi devidamente cultivada e reforçada ao longo dos anos com ele e com meus tios e primos quando finalmente tirei a suada carteira fui presentado por minha mae com meu primeiro carro um monza sl/e 1989 1990 2 0 a alcool foram bons anos de aventuras ate a troca por um vectra gls 96/97 e ai uma longa sequencia de carros ate os dias atuais mas a paixao por carros antigos tomou corpo e se materializou atraves da compra de um demonio vermelho paixao de um amigo e que escondia por detras de sua grade de filetes metalicos aquele motor fantastico que urrava com toda a sua força por uma saida de escapamento tripla dodge dart 1974 nessa epoca recem formado e sem dinheiro no bolso arrumei a encrenca para desespero do meu pai silencio sofrido da minha mae e repreensao declarada da minha irma o carro era muito grande para os nossos padroes e olha que ja que tivemos um opala comodoro 1979 que nos acompanhou por muitos e muitos anos e agora estava la o monstrengo ocupando um espaço consideravel da garagem e do meu coraçao passados uns dois anos a situaçao financeira deu uma melhorada abriu se uma nova oportunidade de trabalho e o namoro estava firme e nessa hora que o sujeito faz besteira pensando em um eventual casamento comecei a guardar um pouco de dinheiro e enquanto isso o bom e velho dart repousava no quintal havia sido despejado da garagem com a ferrugem crescendo firme e forte houve uma mudança de planos e o namoro firme foi para o espaço entao vem a pergunta o que fazer com aquela sobrazinha de dinheiro reformar o dodge claro que nao um amigo filho do dono da imobiliaria para quem eu prestava serviços naquela epoca 2004 tinha contato com um vendedor que volta e meia negociava alguns carros que recebiamos como pagamento alguns eram objeto de açoes de execuçao entao havia um processo mais traumatico embora eu sempre evitasse o despejo e penhora de bens lembro de uma vez que quase perdi os prazos do processo porque deixei um mecanico ficar um tempo maior no local mesmo com ordem de despejo porque estava dificil arrumar outra oficina gearhead que se preza ajuda quem e do ramo sempre numa ida ate a loja eu vi la parado esse sp 2 1974 branco geladeira com retrovisor vagabundo sem os frisos de aluminio mas bem alinhado e integro doce ilusao de bobeira la na loja perguntei o preço mais por perguntar e como estava um pouco acima das minhas possibilidades dinheiro nunca foi uma companhia constante na minha vida deixei de lado deixei de lado virgula na hora veio na minha cabeça a imagem que eu tinha registrado cerca de vinte e cinco anos atras um carrinho pequeno baixinho azul calcinha e com uma bandeira quadriculada na tampa traseira faz conta daqui mexe dali fiz o que um bom negociante deve fazer fui ate a loja uma semana depois rezando para ninguem ter se interessado pela preciosidade e com a desculpa de olhar uma outra coisa qualquer perguntei com ar blase e o sp 2 ali ainda nao vendeu nao o vendedor ate entao inocente na jogada na verdade sabia que eu era um quebrado mesmo abriu o jogo falou que era dificil aparecer proposta de compra pelo carro ja que a loja trabalhava com carros mais novos e ele nao era do perfil dela e por ai vai fiz uma contraproposta que ele convenceu o dono a aceitar dias depois passei la sai no carro para dar uma volta entreguei o dinheiro e pronto o sp 2 aquele sonho de infancia começava a se materializar como o carro aparentemente estava em bom estado a ideia original era catar os poucos pontos de ferrugem nao tinha amassados resolvendo assim a parte da carroceria ja que o carro e branco sairia daquele branco brastemp inaceitavel e voltaria para o branco lotus original muito mais bonito as rodas seriam trocadas nao gostei do jogo que estavam nele e parti para procurar as rodas de aço originais do carro mantendo o perfil alto tambem ja e interessante andar na altura das maçanetas dos outros carros e mais baixo do que isso acho desnecessario ja basta o apelido de calço de carreta que esse carro tem e que inspirou velozes e furiosos com apenas um 1 13 m de altura a gente faz igual e sem neon [youtube id= l1ot1l5ncoc width= 620 height= 350 ] nao nao tive vontade de pinta lo de azul e fazer o quadriculado na tampa traseira por incrivel que pareça em termos de interior nao havia o que preocupar o painel estava bom com todas as teclas e instrumentos os forros de porta em excelente estado teto em ordem mas o carpete teria que ser trocado porque ja estava mofando segundo o vendedor o vidro tinha ficado aberto coincidentemente em um dia de chuva muito forte sei… e agora aquele carpete grosso teria que sair e dar lugar a outro o interessante e que os bancos apesar da estrutura original nao eram revestidos em couro o que ajuda bastante numa regiao de clima muito quente como a minha razao pela qual nao imaginei num primeiro momento trocar o material posteriormente com a possibilidade de colocaçao de ar condicionado essa ideia voltou a ser ventilada se me permitem o trocadilho a ausencia dos frisos de aluminio eram um obstaculo tremendo a ser superado algo que na minha visao impediria a placa preta que seria meu ideal procurei muito por essas peças e alem de nao achar nenhum jogo completo sao dez peças as poucas disponiveis tinham preço proibitivo restaurar ate o padrao original estava fora de cogitaçao assim liberado desse compromisso embora eu buscasse preservar ao maximo a originalidade da viatura havia maldades a serem feitas como aumentar um pouco a capacidade volumetrica dos teoricos 1 7 litro para 1 9 litro aproveitando se da caixa longa com uma leve preparaçao para dar mais animo ao carro e nada mais doze anos atras na minha regiao nao tinhamos como ainda nao temos grandes oficinas ou preparadoras entao fazer grandes mudanças era algo impraticavel em termos de logistica so em belo horizonte e de condiçao financeira em suma teria que ser um projetinho facil coisa de um mes ou dois na lanternagem e pintura e ai era so desfilar com a maquina [gallery link= file ids= 131745 131746 131744 ] o problema e que eu e o sp 2 nao tinhamos a mesma ideia do que seria uns pontos de ferrugem nem o que um carro com trinta anos de idade poderia esconder debaixo daquele branco geladeira como resultado a quantidade de serviços necessarios cresceu consideravelmente o que levou a alteraçoes radicais no projeto original
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.