ola galera do flatout eu sou o guilherme conhecido como sechszylinder em alguns foruns inclusive o nosso e sou o dono do project cars #404 como muitos aqui eu sou doente por carros desde que me entendo por gente lembro me da minha primeira revista a ediçao de janeiro de 1997 da quatro rodas que trazia um poster da ferrari 550 maranello um exemplar de cor prata eu tinha apenas quatro anos de idade e ainda nao sabia ler e pedi a revista para o meu pai com essa idade eu ja reconhecia praticamente todas as marcas de carros que via na rua aos cinco anos ja um leitor iniciei uma coleçao de revistas automotivas composta por centenas de unidades interrompida por uma decepçao com a decadente qualidade das publicaçoes automotivas no brasil essa situaçao so foi mudar com o surgimento do jalopnik brasil e do autoentusiastas foi tambem aos cinco anos que ganhei a minha primeira miniatura 1/18 uma bmw z3 m roadster prata fabricada pela bburago dada como presente de aniversario pelo meu tio sera que a paixao por bmw e culpa dele e um forte palpite ja que ele proprio tinha uma e36 325i cabrio 1/18 vermelha com capota e suspensao funcionais a coleçao de miniaturas e revistas cresceu e desapareceu com o tempo e aos sete anos eu ja aconselhava os amigos dos meus pais sobre quais carros comprar porque eu sabia fichas tecnicas de cabeça aos oito anos de idade aprendi a dirigir meu pai tinha um corsa wagon 1 6 nutriu minha paixao por stations e começou a me ensinar aos poucos aos dez ganhei um mini buggy fapinha xingu azul metalico ainda com o famigerado motor honda 2t tao potente quanto uma lampada; esse fapinha foi usado e abusado ate a hora em que eu mal cabia nele bem posso dizer que meu primeiro carro teve traçao traseira la pelos doze anos conheci um amigo cujo pai tinha uma z3 2 8 prata bem parecida com a minha miniatura eu me lembro perfeitamente dele ligando o carro na garagem e me deixando pisar no acelerador com aqueles seis cilindros em linha gritando deliciosamente como seda sendo rasgada e fazendo o pequeno roadster torcer pela reaçao ao torque bem era um prenuncio do que viria mais de dez anos depois meu carro tem o mesmissimo motor um m52b28 enfim na adolescencia acabei tendo um gosto temporario por som automotivo spl e hifi que hoje me traz um pouco de vergonha assumo convenci meu racionalissimo pai a instalar um subwoofer e amplificador num corolla 2006 e ate que o tiozinho curtia era um conjuntinho da swiss audio em caixa dutada que depois foi parar no meu primeiro carro depois do primeiro carro zero que meu pai teve o tal corsa wagon 1 6 todas as compras em casa passavam pelo meu crivo mesmo que nao seguissem minhas recomendaçoes as vezes tendo como pontos altos um civic 2008 e o atual carro dos meus pais uma f30 320i 2014 comprada depois de seis meses de muita falaçao na orelha do meu velho em 2010 com 18 anos meu primeiro carro de verdade foi um chevrolet celta vhc e 0km que foi o carro que mais me divertiu ate hoje tinha um cold air intake caprichado feito sob encomenda e calçava rodas aro 15 de vectra com pneus 195/45 depois dele tive um fr agile 1 4 lt quem nunca fez uma c*gada na vida nao me julguem um hb20 1 6 manual e em 2015 comprei meu amado pc #404 a e36 328i cordobarot metallic sedan de trim exclusive ano 1996 e cambio manual eu sonhava com uma e36 de seis cilindros desde 2012 tinha um project car em mente bem ao estilo oem+ buscando modificaçoes que nao alterassem a essencia do carro mas que criassem um driver’s car de primeira aqui abro um pequeno parenteses para falar sobre as e36 trata se da terceira geraçao do best seller da bmw a serie 3 fabricada de 1991 a 1999 em carrocerias seda cupe notchback compact/ti cabriolet e touring alguns consideram a z3 e36/8 como sendo da linha e36 por ser projeto muitissimo parecido mas isso e discutir sexo dos anjos foi uma revoluçao em relaçao a mitica e30 o carro era um pouco maior trazia o motor m50b25 de seis cilindros e 192cv inicialmente sem o famigerado vanos interior mais moderno aerodinamica muito mais apurada entreeixos de 2 70m em todas as carrocerias qualidade de acabamento e construçao ainda melhor traçao traseira e caixa de cambio zf de 5 marchas com opçao de automatica tambem de cinco para o mercado europeu o primeiro cambio automatico de cinco marchas no mundo ou quatro marchas para o mercado americano alias os carros americanos contavam ainda com terceira luz de freio nao disponivel nas europeias farois com lentes inferiores e plasticas e mais um ou outro detalhe diferente alem do principal as europeias tinham bloco e cabeçote em liga de aluminio enquanto as norte americanas carregavam o motor inteiro em aço por conta da corrosao causada ao aluminio pelo combustivel americano nos exemplares trazidos ao brasil a bmw fez um mix bloco em ferro com cabeçote em liga de aluminio e arrefecimento reforçado [youtube id= ro_kimrjtsu width= 620 height= 350 ] para a linha 1996 a bmw introduziu uma nova gama de motores e transmissoes saia o m50b25 de 2 5 litros e entrava sua evoluçao o m52b28 de 2 8 litros 193cv e 280nm de torque os regimes de entrega de potencia e torque eram melhores que o motor anterior deixando o carro mais elastico e possivel passar a 40km/h na cancela do sem parar em quinta marcha a menos de 1000 rpm e retomar a velocidade tranquilamente sem qualquer vibraçao ou sofrimento e com mais pegada em media rotaçao entretanto o novo coletor de admissao mais restritivo reduziu o apetite por altas rotaçoes deixando o carro amarrado em alta alias um upgrade muito comum para os m52b28 e a instalaçao do coletor de admissao do m50b25 com maior fluxo os m52b28 sao motores quadrados com diametro e curso de 84x84mm e cabeçote com duplo comando de valvulas tendo variador vanos na admissao corrente de comando e 24 valvulas a linha 1996 ainda trouxe interface obd ii enfim a transmissao tambem foi trocada por uma caixa getrag tambem de cinco marchas mas muito mais resistente chegando a ser usada na m3 americana a europeia recebia uma zf de seis marchas [youtube id= jdd4lj4ljog width= 620 height= 350 ] as e36 sempre foram muito elogiadas pelo comportamento dinamico chassis previsivel e ajustavel pelo acelerador distribuiçao perfeita de massa entre os eixos 50/50 massa nao muito elevada 1395 kg em ordem de marcha segundo a bmw para a 328i sedan manual frenagem honesta com discos nas quatro rodas e sistema abs e direçao com feedback fantastico os carros eram todos muito equilibrados sendo as compact um pouco mais ariscas pela suspensao traseira derivada da e30 com braços semi arrastados enquanto as outras e36 usavam o sistema batizado de z link mais estavel e plantado no chao as compact tambem eram as unicas a usar interiores diferentes o entreeixos contudo era o mesmo em todas 2 70m os motores eram instalados bem recuados no monobloco sendo que mesmo os seis cilindros pouco ultrapassam o eixo dianteiro e os de quatro cilindros sao quase centrais dianteiros [youtube id= 6ri_pjozr_u width= 620 height= 350 ] e engraçado que nas bmw em geral tudo e feito em prol da experiencia ao dirigir senta se muito recuado no chassis na e36 sedan mesmo alguem de estatura mediana senta se atras da coluna b com volante e alavanca de cambio proximos e em posiçao perfeita e pedais ajustados para incrivel facilidade de punta tacco sendo o acelerador deliciosamente pivotado no assoalho todo o painel e voltado ao motorista num egoismo que exclui totalmente o passageiro sobretudo nas e30 e e36 a conduçao de bmws antigas e bem organica uma experiencia de ligaçao com o automovel que quase nao conta mais similares na atualidade um amigo de curitiba em 2014 me enviou um anuncio do extinto automoveis do brasil do reginaldo de campinas com o carro anunciado estado de 0km visualmente ao menos todo original e com preço exorbitante 50% acima da fipe babei sonhei e desencanei poucos meses depois o baratao foi a nurburgring e nos presenteou com aquelas materias incriveis que me deixaram com uma vontade imensa de ir combinei com mais um amigo entusiasta que ja teve duas bmw por sugestao minha de irmos mas acabou nao dando certo o real sofreu uma desvalorizaçao absurda e tudo ficaria muito mais caro que o esperado nao queria fazer nada pela metade e nao dispunha de dinheiro infinito ja que tambem queria trocar de carro foi ai que num improvavel alinhamento de planetas aquele amigo de curitiba me manda novamente o anuncio do carro desta vez com preço 10% menor o tico e o teco logo se mancomunaram chama seu velho mostra o carro fala que desiste da viagem e de trocar de carro mas que quer comprar esse aqui com a grana que gastaria ele nao vai aceitar mas tenta enfim ele aceitou de primeira eu nao esperava por isso e confesso que quase desisti por nao saber o que fazer ninguem queria saber de carro usado em casa muito menos uma bmw velha de seis cilindros que estava a 632 km de distancia mas dessa vez foi diferente fomos visitar o carro que tinha apenas 52 000 km e brilhava como novo a suspensao estava meio caida ainda original de fabrica e os pneus gastos mas eu me apaixonei na hora foi amor a primeira vista o preço ainda nao era o que estavamos dispostos a pagar entao voltamos para casa deixando uma contraoferta na mesma semana vi a val pc #08 do pitao a venda que muito me interessou contava com a manutençao em dia e mais um upgrade ou outro alem do status de project car o preço era justo dentro do que eu estava disposto a pagar e era uma perua 328i com cambio manual exclusivissima mas tinha o dobro da quilometragem da sedan pela qual me apaixonara dias antes enfim uma semana de negociaçoes bastou para fecharmos negocio na sedan a um valor razoavel ainda bem acima da tabela mas era justo pelo estado do carro e apesar de nao ser uma perua tambem era uma exclusividade uma 328i toda original com apenas 52 000 km e cambio manual sign me in a cor tiazona me atraiu ainda mais com aquelas saias cinza do trim exclusive seria impossivel ter um carro mais zerado que isso [gallery columns= 5 link= file ids= 133595 133594 133593 133592 133590 ] ela veio com os tapetes de veludo originais caixa de ferramentas completa as quatro chaves duas operacionais uma de manobrista e uma plastica de emergencia todos os manuais e documentos kit de primeiros socorros todos os adesivos e selos originais e nenhuma modificaçao o banco traseiro parecia nunca ter sido usado e os dianteiros estavam em otimo estado o carro mal tinha riscos confesso que fiz a viagem de volta a sao paulo o carro estava no interior do parana com o escape tao fechado que nao passaria nem sinal de wifi mas cumprimos os 632 km sem qualquer intercorrencia ate hoje nao acredito que meu pai foi capaz de fazer isso por mim viajar 2528 km para comprar um carro velho e importado mas ele fez obrigado obviamente nem tudo sao flores logo na primeira semana o abs parou de funcionar e assim ficou por um ano e meio mais uns dias depois o interruptor do pedal de freio pediu arrego substituido por um novo comprado na autostar por cerca de r$ 300 00 o oleo precisava ser trocado e 7l de 5w30 nao saem tao barato assim vao 6 5l o filtro de oleo foi barato coisa de 30 reais e o filtro de ar deve ter custado uns r$ 50 00 cotei pastilhas de freio e as cobreq dianteiras custava na faixa de r$ 180 00 mas decidi esperar e comprar pastilhas de alta performance aproveitei para fazer uma revisao num mecanico especializado em bmw que hoje virou um grande amigo o affonso prado dica virem amigos dos seus mecanicos que diagnosticou o que precisava ser feito amortecedores discos pastilhas velas bieletas braços axiais diversas buchas e terminais enfim quase tudo de suspensao e freios foi ai que tive a minha primeira experiencia com compras pela internet de lojas estrangeiras mas isso e assunto para o proximo post nele contarei mais alguns varios tombos os gastos aproximados com peças de desgaste e as primeiras modificaçoes feitas no carro ate mais por guilherme silva lima project cars #404
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