bem vindos de volta amigos e amigas tirem as crianças da sala e preparem a pipoca porque e hora de project cars finalmente o terceiro post da serie chegou depois de um breve hiato se voce perdeu o primeiro e o segundo post podem le los aqui e aqui se voce esta com preguiça aqui vai o resumo em uma frase finalmente quitei o carro portanto chega de upgrades leves e bora para o que interessa espero recompensa los pelo tempo sem postar portanto esse post vai ter bastante historia e muita ilustraçao agora de sapatos novos era hora das minhas rodas antigas darem adeus era unanime a opçao das cores nao agradava antes de começar a buscar por upgrades mais serios que tirariam o cabaço do wrx afinal ainda era original de mecanica gostaria que ele saisse bem na foto em todas e para isso precisaria de um novo jogo de rodas na epoca havia um amigo que tinha um wrx 2011 que estava desmontando o carro dele e vendendo varias peças e dentre elas as rodas em tom grafite originais com pneus carnudos de medida 235/45r17 da dunlop nao pestanejei fechei negocio e ja comecei a pensar na cor que pintaria elas nao demorei muito coisa de 2 segundos provavelmente e ja sabia a cor dourado chega de heresias no projeto e vamos para o classico com certo grau de pesquisa acabei descobrindo o tom das rodas dos sti antigos os da geraçao gc era uma tinta da dupont de codigo f9657k levei na casa de tintas e mandei fazer na mesma hora levei para pintar e dias depois numa bela manha de sabado ensolarado era hora do checar o resultado [gallery columns= 4 link= file ids= 157443 157444 157445 157446 ] finalmente o subaru azul de rodas douradas eu tirava as fotos enquanto minha cabeça gritava pqp que foda vei e uma lagrima bem masculina escorria pelo rosto ao mesmo tempo em que tentava manter a postura de um adulto serio apesar do sorriso de criança no rosto ter aquele carro era a realizaçao de um sonho e ter a condiçao de deixa lo a meu gosto era indescritivel na hora pensei comigo mesmo cara nao preciso mais do que isso ta bom assim vou deixar originalzinho mesmo e manter para o resto da vida bom chegando em casa passada a extase veio aquele sentimento que atormenta a vida de todo gearhead que mexe no carro como se o carro estivesse incompleto rapaz ja pensou como ia ficar animal se eu trocasse a turbina colocasse uns brembao muito louco e quem nunca a novela dos freios a intençao com esse carro nao era transforma lo em uma ratoeira de trackday mas tambem nao permaneceria original ate o resto da vida com isso em mente elenquei os quesitos mais importantes para o projeto levando em consideraçao o que ele deixa a desejar para os wrx e sti dos outros anos e aproveitando sempre peças originais que essas versoes tem de melhor era mais facil falar benchmarking ne apesar de nao ser o carro mais forte do mundo com certeza nao e um carro fraco mas os freios nao faziam jus a essa potencia com suas pinças de 2 pistoes na frente e 1 pistao atras meu objetivo era achar freios compativeis com o carro e sempre evitando adaptaçoes portanto a prioridade era por freios de sti sabendo que seria improvavel achar algo dessa estirpe com valor viavel em terras brasilis logo parti para os sites gringos em constante contato com o forum de subaru impreza da america do norte north american subaru impreza owners club ou nasioc a parte de classificados daquele forum era como um pequeno ebay mas so com peças de carro e todas de subaru o forum nao era pequeno apesar disso foram muitas e muitas mensagens trocadas ate achar alguem de quem comprar a maioria dos usuarios nao tinha o kit de freios completo ou nao estavam em bom estado ou simplesmente fingiam que nao liam quando eu perguntava se enviavam internacionalmente teve um deles que devolveu o deposito via paypal quando falei que era pro brasil finalmente surgiu um usuario do canada um cara muito bacana alias vendendo um kit brembo retirados de um sti da geraçao gd bug/blob/hawkeye com discos pastilhas flexiveis e pinças dianteiro e traseiro arrematei alem do kit eu precisava comprar cavaletes para as pinças traseiras por serem diferentes entre wrx gr sharkeye e sti gd hawkeye o vendedor se encarregou de comprar localmente e enviar junto pra mim melhor do que a boa vontade do vendedor so o preço que ele me fez 950 dolares canadenses pelo kit ja com os cavaletes traseiros mas como alegria de pobre dura pouco eu chamo essa parte do projeto de novela por ser isso que parece varios capitulos de drama sem fim entre todos os documentos e e mails que troquei com o pessoal da receita federal os freios ficaram na alfandega por quase oito meses oito meses o dia em que isso foi liberado eu ja tinha quase esquecido mentira nao tinha como esquecer um negocio desses mas mesmo assim um belo dia chegou uma carta em casa dizendo que eu deveria retirar a encomenda nos correios antes que fosse enviada de volta cheguei la e logo justifiquei a desconfiança do pessoal da receita o canadense colocara o termo used calipers pinças usadas na invoice declarou apenas $50 no envio e os freios estavam dentro de duas caixas de papelao violadas alias de panelas de inox provavelmente alguem deve ter lido pinças usadas na nota olhou para um par de caixas de panelas com cada uma pesando uns 30kg e pensou entao vamos instalar mas nao fiquei parado enquanto os freios nao chegavam como ja ia encostar o carro para desmontar ja corri atras de molas e amortecedores para fazer a suspensao o intuito nao era baixar a altura do carro mas sim deixa lo mais firme sabendo disso pesquisei e achei molas de wrx 2009 cuja carga/taxa de compressao e identica as do sti 2008 e achei amortecedores da koni aqui por preço razoavel havia amortecedores sti disponiveis para colocar no carro mas as torres e batentes dos dianteiros sao diferentes iriam exigir muita adaptaçao e nao valeriam a pena os freios chegaram nessa mesma epoca e era hora de instalar junto com as molas e amortecedores levei tambem um jogo de prisioneiros estendidos arp para os cubos novos lugnuts muteki agora de aço forjado linhas de freio stoptech em inox fluido de freio dot5 1 e espaçadores de 5mm para livrar espaço para as novas pinças deixei na oficina wdc motors em sao paulo que tambem tem um pc aqui no flatout com um lexus gs300 com motor de supra no dia seguinte eles me ligam e avisam que os freios traseiros nao entravam a cartola do disco traseiro era muito maior que a original e nao deixava espaço para as pinças por conta tambem dos cavaletes traseiros a vontade era de procurar um movel e bater com o dedinho na quina [gallery columns= 4 link= file ids= 157448 157449 157451 157450 ] molas e amortecedores ok mas freios brembo montados apenas na dianteira eu precisava comprar outro par de discos para a traseira com medo de sofrer outra novela acabei postergando a compra e fui direto para o proximo passo potencia finalmente powaaah eu ja sentia o carro mais firme nas curvas e mais confiante nas frenagens entao era hora da potencia sem abusar para manter o projeto mais perto do oem+ possivel procurei por uma vf52 a turbina original que equipa os wrx 09 14 que foi o que permitiu a potencia dos wrx saltar de 230 para 270cv entre a safra de 2008 para 2009 no clubesubaru achei um anuncio de um cara que tinha acabado de colocar um big turbo no carro dele e estava vendendo a turbina original do wrx 2011 por um preço muito convidativo arrematei aproveitando que ja ia tirar a turbina do lugar ja engatei a segunda parte escapamento no lugar do catback de 2 5 em aço galvanizado agora um turboback invidia n1 racing de 3 em inox e uma manta termica no downpipe para ajudar infelizmente nao sei onde coloquei a unica foto que tinha do escape desmontado mas a ilustraçao do fabricante e fiel a qualidade da peça [gallery columns= 4 link= file ids= 157457 157456 157455 157454 ] o escape preto de 2 5 era o de fabricaçao nacional que cedeu espaço para o de inox hora de acertar a ecu sabendo de muitos relatos no nasioc e no clubesubaru sobre boost creep picos de pressao que esse carro pode ter depois de mexer na turbina tratei de comprar tambem uma ebcs eletronic boost controller solenoid da grimmspeed e uma bomba de combustivel deatschwerks dw65c para dar conta da nova demanda de combustivel muita gente tambem costuma trocar os bicos mas como minha unica alteraçao alem da turbina original seria o escape menos restrito julguei nao ser necessario deixei tudo isso na mao da wdc motors novamente e alguns dias depois o bichao estava pronto antes de busca lo eu ja tinha combinado com a pessoa que acertaria a ecu o antonioni um cara que entende muito de injeçao de subaru que ia passar com ele andando com turbina nova e escape novo e principalmente uma ecu que nao sabia disso nao quis abusar da sorte; tratei de ir em modo geriatrico porem tive uma surpresa desagradavel assim que plugamos o cabo na entrada obd2 mas acho que isso e assunto para o proximo post ne grande abraço a todos por rafael ferreira project cars #407
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