ola amigos mais uma vez estou de volta depois de um longo tempo meu projeto nao esta parado mas os longos meses que passaram em nenhum dia parei de investir ou de tentar terminar logo este swift gti a principio achei que estava quase pronto pois o carro ate andava e acreditei que era tudo muito simples de resolver mas este carro se tornou uma verdadeira escola para mim muita gente ainda nao acredita neste carro pois falam que com a metade do que gastei eu ja andaria num corsinha ou gol preparado mas sonho e sonho agora nao tem mais volta gasto o que eu tiver e for preciso para ter o prazer de andar neste carro consegui andar nele ja injetado veio com um carburador adaptado e confesso que foi umas das melhores experiencias que tive buscando conhecimento depois de deixar meu carro alguns meses na oficina de um amigo a mesma onde fiz o motor do meu fit tive uma ideia que mudou meus conceitos sobre mecanica e obtive um conhecimento bem mais avançado do meu projeto na oficina do meu amigo foram feitas todas as buchas de suspensao motor e cambio de poliuretano embreagem de ceramica com plato de mola dupla e troca de diversas outras peças que achei em lojas como discos pastilhas homocineticas correias tensores minhas ferias estavam chegando e mesmo que eu ja tivesse comprado a pandoo pro inject e sensores eu ainda sentia o abismo que faltava dar partida no carro ai que tive a ideia de levar o carro para casa e fazer um trabalho bem intensivo nele durante os 30 dias poderia ter terminado la na oficina mas naquele momento eu queria comprar conhecimento tambem queria um mecanico ou preparador em casa para eu acompanhar e adquirir conhecimento ai lembrei que um amigo e socio de uma empresa de manutençao de veiculos a domicilio o meu pitstop e ele topou mexer no carro exclusivamente nos dias que ele conseguisse tipo aos sabados ou domingo eles tem furgoes cheios de ferramentas para fazer de quase tudo em todo lugar o meu swift e um gt e nao gti depois de muitas duvidas sobre meu carro pelo fato de ter o cinto de segurança na porta marcar a velocidade em mph nao ter direçao hidraulica e outros detalhes desvendei o misterio o primeiro mecanico me colocou num grupo de swift no whatsapp que tem uns 60 membros alguns conhecem cada parafuso do swift e tem projetos bem mais avançados que o meu tem gente com swift turbo com itb pistao p29 de civic que da muita taxa entre outros projetos com o swift turbo eu me assustei pois usa uma enorme turbina k24 com 1 6 bar e nao quebra motor oem tem tambem dono de pc daqui que ate comprei este painel que iria para o projeto dele um ou dois membros tem swift igual ao meu diferentes dos da maioria me falaram que ele nao e um gti e sim um gt este modelo foi feito para o mercado americano e nao sei como veio parar aqui os demais a empresa que importou ja trouxe com padroes nacionais ate suspensao adaptada para o brasil fui pesquisar porque usam o nome gt pois no documento e em todo lugar que pesquisa por vin aparece gti descobri que a volkswagen proibiu a suzuki de usar a sigla gti nos eua pois teria problemas com o golf gti somente os que chegaram la em 89 um modelo com painel mais quadrado levou o nome gti os demais no modelo do meu sao gt este problema do nome gti so foi resolvido em 2012 na europa quando a suzuki venceu a vw num tribunal em outros lugares nao tenho informaçao o inicio do trabalho intensivo depois que removi o carburador caiu a ficha de que eu precisaria reconstruir quase o carro todo para fazer funcionar mas ja fui adiantando o que eu conseguiria fazer e comecei a depenar o carro [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 161612 161613 ] arranquei tudo que consegui carpetes bancos traseiros acabamentos plasticos estepe cintos de segurança traseiros depois com ajuda removi todo o sistema de ar do carro embaixo do painel tinha 3 caixas plasticas bem pesadas conseguimos retira las depois foi a vez do condensador e compressor do ar tubulaçoes e outras coisas menores levei o carro num lava jato usei oleo diesel e outros produtos quimicos para tentar fazer uma lavagem bem completa melhorou bastante [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 161600 161601 ] fiquei com um carro que so tinha o motor e cambio no lugar sem nenhum fio util no cofre com um coletor sem sensores sem linha de combustivel pelo menos funcionava a eletrica dos farois e lanternas dava dor de cabeça so de imaginar a quantidade de coisas que faltava so de pre requisito para a nova injeçao para começar removemos o tanque de combustivel para uma revisao por dentro ele tem um tipo de surge tank que fica a bomba de combustivel e retorno ligado a ele trocamos a bomba e colocamos mangueiras aeroquip novas na parte onde era mangueira mesmo a linha com tubos metalicos estava intacta entao nao mexi no cofre do motor eu nao tinha nem flauta e nem bicos originais ai tive que adaptar uma flauta de jac j3 pois tem o tamanho certinho so precisou tirar as medidas dos bicos bosh green giant 42lbs volvo turbo ate entao eu nunca tinha usado tanto um paquimetro e valorizei mais esta incrivel ferramenta eu so ia na torneadora com as medidas e parecia magica eu nao tinha conhecimento do que e possivel fazer numa torneadora se levar dinheiro e medidas sai com o que quiser de la ja fui me acostumando e tirei medidas dos bicos e furos onde vao eles no cabeçote e pedi para fazer as buchas dos bicos em tecnil por perto da regiao de alimentaçao entao faltava o tbi eu tenho o do swift mas nao tinha o sensor tps e queriam me cobrar r$ 400 00 num usado na internet ai eu teria que adaptar tambem no grupo do swift me falaram que seria facil adaptar de astra 1 8 comprei um ja com o sensor da borboleta ajuste de lenta mecanico como eu queria levei coletor e tbi na torneadora abriram os quatro furos dele e tambem aumentaram a entrada do coletor ao maximo pois a borboleta do astra e muito maior pelo menos ja serviu como um pequeno upgrade por sorte o cabo do acelerador de astra serviu perfeitamente quem diz que swift tem mecanica gm esta enganado ele nao tem nada de corsa como falam [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 161618 161619 ] o sistema de controle de lenta do swift era um trambolho enorme cheio de varetas sensores e outras coisas que ja nao servem para nada removi tudo comprei os sensores que vao no coletor de admissao fechei muitos buracos que ficaram fizemos o lugar para a mangueira do sensor map da injeçao depois que colocamos a flauta de combustivel instalamos um regulador de pressao colocamos mangueiras novas para fechar toda a linha de combustivel so esta faltando meu preparador decidir o que fazer com um cano que vem do tanque do canister ja removemos umas caixas de plastico que ele era conectado nao sei se fecha ele no cofre ou na saida do tanque resolvido mais ou menos o sistema de alimentaçao ai era a vez da roda fonica e sensor de rotaçao outro problema imenso e dificil de adaptar pois o swift usa distribuidor com sensor indutivo se nao me engano mas decidi usar roda fonica tentei achar algo para colocar no lugar do distribuidor por ser mais facil mas para cada giro do virabrequim nao e um giro no comando ai teria que sair muito do padrao e fazer de forma meio que gambiarra com uma roda bem customizada ai desisti de colocar no comando parti para a procura de carros com roda fonica que me atendesse pesquisei muito fui em ferro velho tentei de corsa e nao deu certo ai me indicaram a dos fiats a que deu certo foi a do punto sem ar condicionado deu certo no tamanho e profundidade o centro dela tive que fazer numa torneadora fiz logo duas pois uma era de um modelo diferente da outra colocamos e ficou perfeito faltava ainda o sensor de rotaçao comprei de astra e fizemos um adaptador para ficar abaixo da roda fonica depois foi o trabalho chato para achar o dente de sincronismo mas deu tudo certo e marcamos com uma placa de aluminio o proximo passo foi instalar uma bobina como eu nao entendia muito de bobinas a minha intençao era colocar individual igual no meu fit mas depois que descobri que uma bobina dupla com as quatro saidas e igniçao interna e bem mais simples de instalar optei por ela antes disso removemos o distribuidor e fechamos o buraco com uma chapa de aluminio comprei uma bobina bem popular aquela de vw golf ou de outros carros que usam o mesmo motor o que me deu um problema mais pra frente pois o carro pegava e quando acelerava faltava centelha depois de tanto quebrar a cabeça e analisar tudo possivel so nos restou ligar no suporte da pandoo ai confirmaram que exatamente meu modelo de bobina nao funciona com pandoo entao coloquei uma bobina gm que me recomendaram e deu tudo certo mas antes destes problemas todos tive que fazer as compras de itens para a confecçao do chicote quando falam em colocar uma injeçao programavel alguns pensam que so vai gastar com a injeçao e algumas besteirinhas mas nao e a realidade so de fios capas reles conectores carissimos como de bobina bateria bicos sensor tps sensor de rotaçao sensores de temperatura pressao etc somados ao valor da bobina e cabos passa de r$800 00 por exemplo so um suporte para rele com entrada para fusivel custa r$18 00 e usa varios meu preparador so me passava a lista do que precisava e algumas coisas eu decidia a qualidade que eu poderia comprar tentei comprar tudo da melhor qualidade que achei disponivel para o suporte dos reles comprei uma placa de polietileno e foi feito assim depois foi colocado outro rele para dar partida pela tela da pandoo nao foi finalizado ainda o chicote falta o acabamento mas ja tem todos os conectores injeçao sensores e mostradores pesquisei sobre injeçoes eletronicas com bom custo beneficio a primeira que combinou com meu orçamento foi a ft300 ai como o projeto foi demorando eu tive mais tempo para escolher uma melhor ai ja estava decidido de comprar a ft350 por causa da tela ai o projeto enrolou de novo ai comparei o valor da ft350 com pandoo pro inject e entao peguei a pandoo sou bem critico com coisas que eu compro e por ser produto brasileiro sempre tenho pe atras mas fiquei surpreendido com ela pois e um produto bem estavel muito facil de mexer e segundo especialistas e superior a ft400 o atendimento dos caras la tambem e dos melhores os unicos detalhes que incomodam e o acabamento da carcaça conectores que nao confio muito mas ate das outras marcas tem a mesma qualidade e o manual impresso em folha a4 comum com impressora jato de tinta mas compraria deles novamente sem medo minha critica e de apenas pequenos detalhes outro detalhe foi a necessidade de condicionador de sonda lambda tive que comprar um para funcionar por rede can tudo certinho ai somando os r$ 2400 00 da injeçao com r$ 600 00 do condicionador ja fica um conjunto de 3000 geddels se eu tivesse lido bem o manual antes talvez eu teria estudado outras opçoes por este valor mas acho que ainda e um otimo negocio a pro inject [youtube id= ahalmlmhmna width= 620 height= 350 ] eu ja tinha comprado um condicionador aem 30 4110 com sonda bosch 4 9 lsu ate fizemos toda a instalaçao com ela mas nao ficou bom no modo analogico pode ate ser que fique digital tambem usando alguma outra entrada mas decidi seguir o manual e usar tudo pandoo ai tive que comprar outra sonda bosch 4 2 lsu pois o conector da 4 9 e diferente e nao da no condicionador tive oportunidade de comprar um mostrador de pressao de oleo aem com sensor que ainda nao instalei pois a rosca nao esta dando certo vou comprar um adaptador primeiro dia de funcionamento ja no fim das minhas ferias depois de muito trabalho e dedicaçao o carro funcionou claro que um motor muito estranho pois eu so tirei tampa do cabeçote carter e parecia normal mas fazia muito barulho pelo valor que paguei no carro e andando eu sabia que teria que reconstruir o motor mas aproveitei ele para fazer todas as adaptaçoes tirar o motor e fazer custa caro mas e bem mais simples que os outros trabalhos nem pensei em motor pois seria outra fase do projeto meu preparador fez um mapa base para podermos andar e conseguimos dar umas voltas acertando ponto alimentaçao verificando sonda mesmo com o motor ruim o carro tinha muita força ate 7000 rpm depois de um tempo o carro começou a aumentar os barulhos e paramos de andar mas ainda deu pra fazer uns testes a primeira marcha destraciona com muita facilidade ainda mais com embreagem de ceramica com mola dupla no plato e com acerto ruim ainda so dava pra sair acelerando forte ainda tivemos problemas com roda fonica pois qualquer vibraçao no suporte do sensor ou erro da torneadora faz oscilar a amplitude da onda pois ao encostar ou afastar do sensor provoca este efeito o sinal do sensor tem que mudar apenas o comprimento de onda e nunca a amplitude so com um osciloscopio da para perceber este erro que faz a pandoo ficar louca as vezes mostrando 50 mil rpm no log na pratica o carro parava de subir giro ao acelerar forte como eu tinha uma roda reserva fizemos a substituiçao e problema resolvido a compra de outro motor quando o motor demonstrou que nao ia prestar eu nem pensei mexer nele na minha primeira postagem um leitor falou que tinha um motor quase completo todo retificado para me vender ele estava montando um motor para o swift dele mas vendeu o carro antes de colocar o novo motor entao comprei e ele me enviou por sedex de sao paulo para brasilia veio bloco retificado pistoes com sobremedida de 1mm o que ja aumenta para 1 34l cabeçote aneis novos jogo de juntas retentores bielas retificadas faltava apenas virabrequim e bomba de oleo [gallery link= file columns= 2 size= medium ids= 161604 161605 ] tiramos o virabrequim do outro motor e para surpresa tinha uma bronzina virada e deformada pedaços de latinha e o virabrequim teria que ir para 0 50 entao comprei um 0 25 de um membro do grupo do swift comprei bomba de oleo nova levamos para a retifica para conferir todas as medidas e tentar pegar o que tinha de melhor nos dois para fazer um tipo tuchos valvulas etc ja colocamos o motor novo e funcionou o que falta agora e acabamento do chicote montar o painel com botoes e mostradores especialmente o botao para 2step e um sensor para powershift uma funcionalidade que tem na pandoo colocaremos um interruptor que e acionado ao pisar na embreagem possibilitando a troca de marchas sem tirar o pe do acelerador e para carro turbo para nao perder pressao mas no aspirado vamos ver se serve para alguma coisa pois no hot lap brigamos por centesimos de segundo falta tambem fechar alguns buracos do sistema de arrefecimento pois como nao tem mais valvula termostatica nem ar quente ai e necessario colocar alguns tampoes fizemos um suporte para bobina colocamos a bateria na parte traseira do carro com chave geral etc finalizando alguns detalhes o resto e acerto e corrigir o que der problema quanto ao combustivel vai rodar no etanol uso como referencia de desempenho o carro de um amigo do grupo do swift tem configuraçao parecida com a do meu talvez um pouco de taxa a mais por causa de retificas no cabeçote o dele com injeçao original chip e taxa chegou a 113cv no motor usando podium depois da instalaçao de uma ft350 e com mapa bem feito no mesmo dyno deu 132cv de motor no etanol e e dificil de acreditar mas o 0 a 100 do carro dele e entre 6 segundos altos e 7 segundos mesmo que esteja um pouco acima do que eu espero houve diferença com mesmo motor trocando apenas injeçao se vier uns 120cv ja ficarei bem feliz assistam abaixo um video do swift dele contra um civic si ate uns 201m nesta configuraçao da para andar na frente de si oem claro que na pista e diferente o si nao toma nem conhecimento [youtube id= 4ut9k4x8 ti width= 620 height= 350 ] ja finalizando a ediçao deste post o novo motor funcionou e o resultado de um grande esforço no final do post tem ele acelerando [youtube id= 9ojxo7hiqmg width= 620 height= 350 ] para melhorar a tampa eu mesmo comprei um removedor de tinta em forma de gel que tirou toda a tinta com extrema facilidade e so passar o gel jogar agua que sai toda a tinta depois joguei umas tres camadas de primer e umas tres de tinta azul ambos em spray achei a cor legal pois destaca muito a parte que acho mais bacana neste carro pelo que eu conheço de motores o g13b e um dos ultimos motores bonitos sem tampa plastica voltado para performance pela alta potencia por litro todo em aluminio com peças de alta durabilidade e qualidade e da epoca que faziam motores aspirados de alta qualidade a nivel de b16 4age entre outros e e um motor praticamente quadrado falta apenas 0 5mm para ter o diametro do pistao igual ao curso mas ja e o suficiente pois nao tem comando variavel igual o b16 que ja e um super quadrado o k20 por exemplo mesmo sendo so um motor quadrado ja e muito girador ficando bem em evidencia o menor limite de giro do sub quadrado k24 [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 161617 161616 ] inspiraçao confesso que eu nao conhecia muito a importancia da suzuki e logo apos adquirir o swift comecei a perceber o imenso valor que esta marca possui eu como hondeiro achava que o auge seria um honda modificado pela spoon ou algo mugen etc mas descobri que existe uma empresa parceira da suzuki que faz a spoon parecer algo um pouco menor o responsavel por esta empresa nobuhiro tajima ou monster tajima faz verdadeiros carros monstruosos e ele mesmo e o piloto pelo que eu contei foi 9 vezes campeao de pikes peak na categoria principal unlimited duas vezes com o swift/cultus twin engined twin cam turbo e uma vez com o escudo e estas 3 primeiras vitorias foi usando motor de swift bloco g16a com curso maior e cabeçote g13b inclusive ja foi postado aqui no flatout que nao foi aquele escudo/vitara vermelho de gt2 que conseguiu ser campeao e sim um com tambem 2 motores de swift 1 ano antes entao assim que eu pintar o swift vou fazer uma personalizaçao de monster sport de uma forma mais profissional ultimos eventos ja adiei varios eventos pois trocar o motor atrasou muito meu projeto mas recentemente fizeram um kartodromo do lado da minha casa e eu nao poderia perder mesmo meu fit com coxins do motor todos estourados resolvi colocar o fit na pista ainda com pouca confiança depois de derreter um pistao no autodromo de goiania e uma pista com mais retas e muitas elevaçoes parece uma montanha achei que ia ficar em ultimo pois 66whp e mais de 1000kg e complicado pior relaçao peso potencia na pista mas fui bem na parte com muitas curvas eu praticamente parava para nao alcançar alguns carros tirei o abafador final e ficou apenas o cano reto ate o coletor ouçam o barulho no video abaixo ate levei um amigo no carona e ja quando eu aquecia os pneus pilotei no modo assunçao e ele fez esta cara parecia aterrorizado rsrs [youtube id= bzwszpd7dzw width= 620 height= 350 ] gostei muito desta pista e sera perfeita para o desenvolvimento e melhoria do swift ja comprei tudo que precisa para termina lo falta apenas a parte de estetica como pintura restaurar para choque emblemas comprei um farol novo para ele e com o outro estamos fazendo algo baseado no sistema srad suzuki agora e so finalizar estes detalhes este mes e fazer o acerto para eu postar aqui o desempenho dele ainda com pneus radiais logo mais quando ficar estavel coloco os pneus de formula 3 para brigar no topo fwd do hot lap e ganhar alguns trofeus aqui um breve video dele ainda girando 6 500 rpm e na gasolina testando primeiros acertos mas vou deixar girando 8 500 rpm e no etanol [youtube id= f9yns0kb9lo width= 620 height= 350 ] ate breve pessoal por lucas ribeiro project cars #411
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