por andre lenz project cars #417 e ai voltamos e agora com uma luz no final do tunel sim as vezes entramos em algum projeto calculando talvez um tempo para terminarmos mas a gente vai deparando com tanta coisa no caminho problemas que aparecem etc que a coisas acabam demorando um pouco mais do que a gente previu a boa noticia e que acredito que este e meu penultimo post aqui no flatout visto que o dimitri esta bem encaminhado devido a alguns acontecimentos que vou relatar aqui no post entao senta que la vem textao primeiro vamos numa rapidinha o citroen xantia estava gozando de boa saude as unicas manutençoes que tive que fazer foram a troca do escape por r$ 800 00 e o conserto do ar condicionado por r$ 550 00 fora isso o carro estava andando legal e minha esposa estava usando ele no dia a dia ate chegar o carro que haviamos comprado pra ela logo depois eu estava usando ele nos finais de semana neste periodo todo o mesmo jefferson que havia me vendido as lanternas e rodas do xantia v6 encontrou um xantia turbo original no leilao e arrematou sabendo que eu ia querer obrigado jeff entao comprei a sucata inteira para fazer varias mudanças no carro nao vou me alongar muito vou deixar um video aqui contando um resumo sobre essa sucata e se quiser pode acompanhar o canal que vou postando a evoluçao do xantia por la https //www youtube com/embed/gw5thoobybw no momento o carro esta com rodas do turbo tampa traseira do turbo mas esta parado na oficina devido a um vazamento em uma das mangueiras da suspensao hidraulica como decidi priorizar o dimitri o xantia ainda esta parado mas logo logo vai voltar a rodar aqui umas fotinhos dele com a roda do turbo [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 236999 237001 ] voltando para o que interessa no carro preto tivemos um pequeno progresso o carro finalmente funcionou a primeira zica de todas foi que o motor estava no lugar o chicote novo conectado e o carro nao ligava de jeito nenhum troca modulo aqui tenta senha ali e nada o carro nao ligava entao o denner agora meu socio começou a buscar o problema e encontrou algumas conexoes erradas e a falta de um resistor que vai la na caixa de fusiveis dianteira nesta parte destaco o bom de termos um carro para comparar vimos no chicote do dimitri que tinha o resistor e no preto nao tinha entao foi so pegar o resistor da sucata e o carro ligou carro ligando agora eu queria que funcionasse a senha pois o carro estava ligando sem precisar digitar nada no prata esta desativado e nao quero deixar ativada pois e carro de pista mas o preto e todo original entao a senha tem que funcionar pra quem nao sabe citroen zx peugeot 306 s16 citroen xantia citroen xm etc esses carros todos possuiam um modulo com senha que so liberava o funcionamento do carro mediante a senha de quatro digitos muitos desses carros foram abandonados porque as vezes o modulo dava algum problema na senha e o carro nao ligava vinte anos atras ninguem sabia mexer direito com isso lembro que aqui em joinville uma vez vi um citroen xm em uma mecanica que estava bacana o carro e o cara tinha pago r$ 4 000 porque o dono nao conseguia ligar o carro pois entao voltando o preto teria que funcionar com a senha o denner entao se debruçou no chicote e conseguiu resolver o problema da senha esta funcionando corretamente ja consegui ate mudar ela seguindo as instruçoes do manual nao vou ter como falar para voces o que ele fez porque ele disse que e segredo carro funcionando agora precisavamos resolver o problema das acav que nao estavam funcionando se voce ja esqueceu o que e acav da uma corrida no ultimo post do pc que tem um video la explicando para que serve testamos a do carro que aparentemente estava bonita mas que decepçao estava quebrada fui procurar no meu estoque de peças e havia uma que estava funcionando mas estava com conector destruido e nao seria aceitavel para os meus padroes dai pensei e agora ferrou como vou encontrar essa peça funcionando esta e uma daquelas peças raras que ninguem encontra fui entao dar mais uma fuçada nas minhas coisas e imaginem a minha felicidade ao encontrar uma peça em otimo estado e funcionando depois lembrei veio em um lote de miudezas que comprei de um cara la do rs via olx as vezes essa minha mania de acumulador serve pra alguma coisa essa solenoide controla o vacuo de abertura das valvulas acav fazendo o correto funcionamento do coletor de admissao variavel vou dizer que andei com o carro com elas desligadas e depois com elas ligadas e realmente existe uma diferença o carro sobe o giro de forma mais linear constante diferente de quando elas estao desligadas e o carro fica meio morto de 3 000 a 4 500 rpm dando aquela acordada depois lembram do zx cinza que vendi para curitiba o novo dono dele acabou ligando as acavs com uma solenoide de outro carro que ele adaptou e o carro melhorou absurdamente tambem segundo relatos dele ou seja os engenheiros da citroen realmente sabiam o que estavam fazendo hoje muita gente sofre com essas acavs quebradas muitos carros nao experimentam esse folego citroen zx coupe e peugeot 306 s16 mas se voce tem um deles procure consertar compre uma solenoide que possua a mesma resistencia conserte a acav e pronto descubra um carro que voce nunca viu muita gente acaba optando pelo coletor do dakar/vts para eliminar as acavs e dar outro folego para o carro como eu fiz com o dimitri realmente o carro melhora fica mais forte mas mesmo assim acaba ficando um gap nas rotaçoes medias bem menor do que sem as acav mas ainda fica vimos isso na passagem do dimitri pelo dino bom para consertar as acavs voce deve abrir com cuidado a tampa superior e depois colar uma membrana nova membros do nosso grupo disseram que a melhor substituta de membrana sao aquelas luvas de limpeza amarela sabe voce da uma esticada nela e deixa ela mais ou menos com a mesma espessura da que estava la dentro para colar ela nas bordas o pessoal passa super bonder e depois joga bicarbonato de sodio por cima fica duro como uma rocha depois fecha elas com a mesma cola deixa secar e verifica se parou de passar o ar nao tenho fotos do processo pois o pessoal que fez nao tirou mas eu so sei que e assim huahauhauah eu nao precisei arrumar nenhuma porque com a minha personalidade acumuladora eu comprei mais ou menos umas 10 acavs e destas duas totalmente inteiras e funcionais estao no meu carro preto e sobrou tambem duas reservas com pequenas avarias que vou guardar o restante coloquei a venda no mercado livre inclusive ja vendi uma pra curitiba ja salvei um s16 rs as outras que tenho a venda precisam de reparo na haste mas a membrana esta funcionando segue link do meu anuncio para voce conhecer as acav outra coisa que estou tentando fazer funcionar neste carro e a sirene do alarme nao existe nenhum zx no mundo que esta sirene esteja funcionando simplesmente porque dentro dela existe uma pilha recarregavel que depois de quase 30 anos nao funciona mais ela tem um miolo da chave exclusivo para ligar e desligar ela desmontei uma ela e toda selada e nao tem como arrumar por ali vou ver o que faço ainda [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 237047 237048 237049 237050 ] voces podem acompanhar mais detalhes do carro neste video de mais um capitulo da saga no meu canal https //www youtube com/embed/kv2dfexeulc outra coisa bem bacana e que os bancos de couro ficaram prontos baita felicidade pedi para o tapeceiro fazer no padrao original com couro de bufalo demorou quase um ano e meio para ele preparar os meus bancos mas ficaram muito legais enfim no carro preto e basicamente isso estou usando ele eventualmente mas esta bem espartano sem os bancos traseiros sem banco do carona painel desmontado mas este carro e um carro para ser feito com calma uma curiosidade sobre este carro e que ele nunca tomou nenhuma multa tem o historico limpinho e uma informaçao inutil mas eu achei legal tem muita coisa ainda pra resolver nele ate estava empolgado para terminar ele logo mas deixei ele por ultimo atras mesmo do xantia visto a lista de coisas para colocar no lugar entao espero no proximo post ou ter terminado ele ou estar bastante adiantado para trazer novidades a voces aqui umas fotos que tirei dos meus carros comparando eles com os carros atuais chega a ser engraçado [gallery type= grid link= file size= large ids= 237054 237055 237056 ] agora sim beus abiguinhos chegamos ao dimitri e a sua evoluçao espantosa nesse periodo todo mas porque evoluiu tanto — voce deve estar se perguntando acontece que a multinacional em que eu trabalhava infelizmente resolveu me trocar por um representante comercial merdas acontecem e o que era para ser meu plano b a oficina se tornou meu plano a mais rapido do que eu queria entao nesse meio tempo de atender os carros da oficina eu acabava mexendo nos meus carros e principalmente no dimitri entao vamos para a listinha do que consegui fazer nesse meio tempo pintura nova para rodas fiz em casa com massa plastica lixa e spray automotivo para rodas acerto dos farois e regulagem dos grampos de fixaçao os farois ficavam caindo o tempo todo conserto do eixo traseiro estava quebrando o parafuso direto foto abaixo conserto do volante o braço de pisca nao retornava isso e um saco passava uns 15 minutos com o pisca ligado sem saber troca das duas forraçoes de porta dianteiras por outras em melhor estado uma estava descolando o curvim conserto dos pinos das travas isso e um saco nesses carros nenhum funciona direito troca da boia de combustivel por uma made in aliexpress conserto coifa do cambio estava sem trava coloquei uma braçadeira de ferro e agora ela fica no lugar conserto luz de freio o pino do pedal estava quebrado nessas horas agradeço muito ter desmontado as sucatas solda dos fios dos auto falantes tinham parado de funcionar abri e soldei os plugs que ficavam soltando revestimento do volante em camurça by alixpress costurei em casa super facil troca do cabo da embreagem ficou outro carro incrivel troca do cabo de freio de mao traseiro esquerdo adaptei um cabo de xsara troca dos retentores do eixo isso e uma desgraça nesses carros dificil ter um sem vazar essa budega e finalmente e mais trabalhoso de todos e divisor de aguas neste casso foi colocar o coletor de admissao dimensionado esse merece um capitulo a parte seguem algumas fotinhos do progresso [gallery type= grid link= file size= large ids= 237057 237058 237060 237061 237062 237063 ] bom merecem destaque aqui dois itens o primeiro sao as peças que encontro no aliexpress isso acontece porque o citroen zx foi vendido na china e taiwan eu acho ate 2015 ou seja e fato que teria muita coisa a venda no aliexpress e tem coisa pra baralho tem peças de acabamento tem luzes internas novas com selo citroen e tudo escrito em chines tem sensores de motor lanternas e farois cabeçote e pasmem ate motor fico com aquela sensaçao de ter acertado em cheio nas minhas maconhas porque consigo peças novas por um preço bacana luzes de teto desses carros geralmente e uma desgraça quebram tudo porque o plastico resseca nao se acha mais aqui no brasil mas por r$ 70 voce compra uma novinha em folha com o selo citroen no aliexpress isso e bom demais imagina se eu tivesse escolhido outras maconhas que deixaram de ser fabricadas a muito tempo eu estava ferrado entao puxando sardinha pro meu lado claro se voce quiser uma maconha a custo baixo vai de citroen zx ainda tem muita peça por ai e peças novas tambem abaixo foto do ultimo modelo de zx fabricado outro destaque fica para o coletor dimensionado esse foi o divisor de aguas nessa parte final do zx isso porque eu tinha comprado um coletor dimensionado copia do citroen bx que e um coletor 8x2x1 se voce se esqueceu dele assista o video que vou colocar a seguir primeiro que para retirar o coletor original tivemos que sacar todo o agregado fora do carro baita trampo soltar caixa de direçao suspensao e uma m3rda depois de soltar tudo fui ver que o angulo que o cara deixou o coletor de bx tinha ficado uma m3rda tambem ele possivelmente fez o angulo baseado ou em um 306 que possui o tunel um pouco maior na frente ou em um zx dos mais novos 97 em diante que tambem possuem esse tunel mais largo na frente o meu por ser um 94/95 tem o tunel apertado e a porcaria do coletor estava batendo dai tu pensa vou reclamar ja havia comprado o coletor havia mais de 1 ano se fosse reclamar ainda teria que mandar o coletor pra brasilia e depois voltar carro pendurado no elevador dai nao ne entao vamos se ferrar novamente e gastar pra arrumar o coletor fui em tres casas de escapamento ninguem fazia isso porque pegar oito tubos esquentar todos e dobrar seria algo quase impossivel dai me indicaram ir em latoeiros que poderiam ter soldas mais fortes para esquentar o coletor dai o cara da lata me indicou um cara que trabalhava com solda e dai o cara que trabalhava com solda disse que so empresas que mexem com caldeiras poderiam me ajudar ou seja perdi praticamente o dia inteiro indo atras de alguem pra conseguir arrumar o coletor entao topei com uma empresa aqui na cidade de caldeira a jl e o dono o amaral foi super gente boa e topou o desafio conversamos com o soldador dele e ele arrumou o angulo do coletor por r$ 200 ta nao foi muito barato mas o que e um peido pra um coletor c4gado veja na foto que ele corrigiu o angulo na base do coletor aonde aparece as soldas novas coletor corrigido foi so instalar ele no dimitri aproveitei um escape de 2 5 polegadas que comprei do max cliente da oficina e montei o bichinho o escape do xsara vts possui as mesmas curvas do citroen zx isso foi tema hoje em um grupo do whats entao vai na fe tudo pronto fui curtir o carrinho em dois hot laps um do track day in em joinville e outro do punta tacco em balneario camboriu no de joinville pista seca milagrosamente fiquei em p2 no geral de 23 carros ja no do punta com pista absurdamente molhada fiquei em 15/32 mas dos seis primeiros colocados tres eram clientes da nossa oficina baita satisfaçao em ver nossos parceiros andando na frente seguem fotos de como o carro ficou esteticamente [gallery type= grid link= file size= large ids= 237067 237068 237069 ] aqui segue um resumo em video dessa ultima etapa do carro https //www youtube com/embed/bt36weyhwzo eu particularmente gostei muito do resultado estetico desse carro ficou bacana demais dar uma escurecida na roda quebrou aquele prata todo que o carro tinha por enquanto nao vou mexer em mais nada o carro ficou tao bonito que virou garoto propaganda do meu site com este comercial onde a zueira nao tem limites citroen que nao quebra ha 10 anos e stig lgbt anao assiste ai que a risada e garantida aproveita e da uma conferida no site e na proposta dele e se puder compartilhar agradeço https //www youtube com/embed/edzua4qigei bom antes de partir para questoes financeiras vamos a lista do que falta para finalizar o dimitri retirar vazamento da tampa de valvula ja foi tirado uma vez mas voltou essa desgraça instalaçao do unichip ultima fase punk do projeto conserto teto solar por isso que digo o projeto esta quase no final espero daqui a dois meses estar completando o dimitri e trazendo as atualizaçoes a todos voces do carro finalizado tentarei terminar o preto ate la e assim fechar o pc caso eu veja que nao vou conseguir terminar o preto em dois meses eu faço um mini post so finalizando o prata e trazendo os resultados finais do dino com a instalaçao do unichip bom partindo para questoes mais de preparaçao agora tenho dados mais concretos para passar a respeito de ganho de potencia no zx lembram que eu havia falado que na gringa essa configuraçao de motor xu10j4 com coletor de dakar/vts e com escape de bx ficava mais forte que o motor original do dakar pois entao temos isso comprovado no dino segue abaixo o video do resultado e nao deixe de observar a curva de potencia com aquele gap que falei em rotaçoes medias que pretendo corrigir com o unichip https //www youtube com/embed/aezhdvwukxs o motor original do dakar/vts tem 167cv aqui o carro ficou com 176 cv um pouco superior ao motor xu10j4rs dakar/vts logico que o que o xu10j4rs e muito mais linear aquele gap das acavs foi corrigido o a subida de giro dele e muito mais suave ja o meu carro esta legal mas ainda da pra corrigir e esperamos que o unichip cumpra bem a sua funçao o carro originalmente tem uma potencia de 155 cv agora estando com 176 cv sao 21cv a mais e qual foi o custo disso bom aqui ficou um pouco complicado dar os valores precisos que gastei porque uma parte do que foi responsavel pelo aumento de potencia foi instalado antes de eu ser socio e a outra parte depois de eu ser socio da oficina a segunda parte nao teve custo mas vou colocar valores aproximados coletor de admissao completo com sensores e tbi r$ 815 coletor de escape dimensionado com a correçao no angulo r$ 1 200 unichip ainda nao instalado r$ 295 mao de obra para instalaçao de tudo em torno de r$ 2 300 temos entao um total gasto de r$ 4 610 que resultou ate o momento em 21 cv ganhos ou um custo aproximado de 220 reais por cv ainda falta o unichip mas acredito mais na correçao da curva de potencia do que em um ganho de cv para o meu carro vamos esperar o proximo capitulo vale ressaltar aqui no caso que nao estou considerando os valores de retificar o motor etc estou somente focando nos itens que fizeram o carro sair do original e ganhar potencia agora so esperar finalizar passar novamente no dino e ver o resultado final e por fim mas nao menos importante a relaçao de tudo que gastei ate agora com o dimitri contabilizei tudo desde a compra do carro compra das sucatas etc — clique aqui para ver e um pdf nessa tabela nao entra os valores gastos no carro preto nao entra a compra da sucata do peugeot s16 e nao entra a compra do ultimo zx vinho entra nessa lista o dimitri as duas sucatas de zx 1 8 furio e a sucata vermelha de coupe que eu comprei ate agora eu gastei nessa brincadeira toda r$ 30 600 mas preciso tambem fazer algumas ressalvas como o fato de ter muitas peças sobressalentes guardadas que vao evitar que eu tenha um gasto maior no futuro e tambem por ter feito uma retifica completa no motor do dimitri precisamos contar ainda que muitas das peças que eu vendi das sucatas vendi por um preço muito barato de mae mesmo mas tive que fazer isso por conta do espaço precario para armazenamento aqui em casa que ja estava deixando minha mulher doida agora com a oficina eu tenho onde guardar as peças e se me pedem alguma coisa pra comprar eu ja nao jogo o preço la embaixo como eu tenho onde armazenar se quer quer se nao quer eu guardo esses tempos vendi duas pinças de freio para um cliente da oficina e me arrependi sorte que encontrei outras duas depois agora preciso pensar bem no que vou vender se eu fosse contabilizar aqui nesta tabela o s16 e o carro vinho a conta iria para baixo mais ainda isso porque o que eu vendi do s16 pagou o custo dele total e ainda me sobrou um motor inteiro em otimo estado com cabeçote boninas etc que estou guardando alem de um eixo traseiro e outras coisas que ainda estao guardadas tentando sair um pouco dessa loucura toda que eu fiz em desmontar cinco carros e vender peça aqui e peça ali o que posso resumir e que e possivel montar um carro forte para hot lap e track day com 176 cv freios maiores e suspensao preparada por algo em torno de r$ 20 000 a r$ 23 000 tranquilamente se pegarmos so o valor do dimitri com os ups realizados nele e mesmo o motor sendo retificado acredito que fique nessa faixa de 20 000 a 21 000 ou seja e possivel voce se divertir com segurança e ter um carro bacana inclusive que da pra ser usado tranquilamente no dia a dia como eu estou usando e so nao se importar com os 5 5 km/l que ele roda por enquanto e isso ai pessoal ate a proxima muito em breve
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