Como dito no fim do primeiro post, houve algumas mudanças de posição entre o conjunto de motor e câmbio e radiador. Em um rápido resumo e de fácil entendimento, as duas adequações mais difíceis no Ka para receber o Duratec são o semi-eixo e o radiador. Neste post irei falar falar dos dois.
Em primeiro lugar precisamos lembrar que um swap não é só a substituição simples de um motor ou câmbio — ele requer um estudo bem detalhado dos suportes, disposição do motor ao cofre do motor, enfim. Muitas idéias partem de um problema simples.
Semi-eixo
O problema maior seria em como transplantar o Duratec no lugar do Rocam sem trabalhar a geometria. Pois bem... é possível, sim.
Semi-eixo pré fabricado do Ka Duratec (usinado do zero)
Semi-eixo do Ford Focus 2.0 16v e suas dimensões, não servem!!!
Infelizmente, algumas peças não partilham para o projeto e isso não só no Ka, como também no Fiesta. A disponibilidade de tamanho é o que influencia neste