fala galera tudo beleza por ai me chamo diego dries tenho 26 anos sou mecanico e moro em medianeira/pr onde sou presidente e fundador de um clube de carros antigos a medbugz e estou aqui pra contar a minha historia com a variant 1975 que chegou a mim por um acaso do destino antes de contar sobre ela vou falar um pouco sobre mim e sobre minha historia com esses bebedores de suco de dinossauro ou suco de cana e como me tornei mecanico voltando um pouco na historia eu ja nasci no meio automotivo — meu pai e mecanico ha mais de 40 anos entao eu ja nasci no meio automotivo desde que me entendo por gente meu pai sempre teve um oficina nos fundos de casa — mais para uso pessoal e para alguns amigos ja que ele e concursado como mecanico na prefeitura da cidade onde nasci — entao meus primeiros passos ja foram dentro de uma oficina e foi algo inevitavel me tornar mecanico mesmo com minha mae sempre sendo contra contudo para me tornar mecanico precisei de um leve empurrao da vida e do meu pai primeiro porque o primeiro carro do meu pai que tenho lembrança foi um fusca 1961 roxo com rodas 15 tala larga calotas e pneus largos levemente rebaixado e com motor 1600 de dois carburadores e um carro que sempre foi minha paixao e tento compra lo de volta ate hoje reencontrei ele uns seis meses atras e desde entao tento convencer a mulher que esta com ele a me vende lo depois desse fusca meu pai teve muitos outros carros mais interessantes mas aquele fusca me marcou e essa paixao por aircooleds segue ate hoje depois de um certo tempo teve uma febre de gaiola cross aqui na regiao e meu pai montou uma com chassi e motor de fusca como eu ja era apaixonado por carros motores e corridas foi inevitavel aprendi a dirigir dentro de uma pista e logo fui puxando a barra da calca de um amigo de meu pai que era piloto antigo a me ensinar a pilotar ele se prontificou e me ensinou todos os macetes pra correr com um carro leve cerca de 600kg e traçao traseira na terra meu pai vendo que a minha sede de correr estava diretamente relacionada com as frequentes quebras da gaiola me deu um ultimato quer correr pode correr eu te ajudo e te dou apoio mas vai ter que se virar com a manutençao quebrou arruma se nao sabe pede que te ensino mas vai ter que fazer sozinho estava ali o inicio da minha carreira mecanico foram uns cinco anos desta forma ate que acabei entrando em um oficina grande e virei mecanico profissional nisso ja se passaram uns bons 10 anos hoje sou proprietario de uma mecanica junto a minha casa e nela tenho focado em fabricar suspensoes pra fuscas e derivados mecanica em geral de antigos e preparaçao em geral voltando aos carros o meu primeiro foi uma belina i 1977 fiz de tudo um pouco nela foi baixa teve som foi aspirada foi turbo explodi uns cinco motores dela arranjei uma namorada nao graças a ela claro que hoje e minha esposa e apoia quase todas as minhas loucuras depois dessa belina passaram alguns fuscas um deles 1700 turbo razoavelmente forte opala cupe 78 2 5 turbo que depois virou seis cilindros aspirado opala 89 comodoro sl/e 4 1 mazda mx3 toyota camry v6 gol g3 1 0 16v turbo saveiro 86 1 8 aspirada algumas saveiro g3 ranger v6 audi a3 gol original bx que foi montado um ap 1 9 turbo com pressao deusmelivre e chega se nao vamos ficar ate amanha [gallery columns= 4 link= file ids= 135793 135794 135800 135801 ] entrando no project cars #421 que como ja disse chegou a mim por um acaso eu sempre via essa variant jogada em uma oficina praticamente todos os dias e nunca dei moral pra ela um dia depois de comentar com um cliente e amigo sobre a intençao de montar um carro diferente para ser uma especie de show car da oficina ele me falou que um amigo tinha comprado uma variant pra tirar o motor e montar na variant dele que estava sendo restaurada e iria sobrar todo o resto — sim o carro inteiro — e ele iria vender pro ferro velho fui olhar a tal variant na mesma hora e para minha surpresa era a variant que eu via jogada naquela oficina ao analisa la melhor tive uma agradavel surpresa ela estava com a estrutura intacta assoalho e caixas de ar novas e toda a estrutura zerada que e o que realmente importa nesses carros visto isso nao tive duvidas era ela a escolhida fiz proposta pro dono e comprei a joia [gallery link= file columns= 4 ids= 135689 135690 135691 135693 ] mesmo estando parada havia mais de um ano foi so colocar uma bateria e bater partida nela que ela funcionou perfeitamente ainda com o motor que iria para a outra variant — o qual ficou rodando nela ate que a receptora do coraçao viesse da chapeaçao para receber o motor o motor foi completamente revisado depois de retirado da minha variant e montado na nova dona mas nesse meio tempo algo em torno de seis meses muita coisa aconteceu quando levei ela pra oficina a primeira coisa que fiz foi analisar o que seria feito nela e qual era a gravidade de uma batida que ela tinha no canto esquerdo dianteiro nada grave mais era algo que eu queria deixar razoavelmente alinhado mesmo que de forma rustica ja que o estilo que seguiria seria o ratlook ou no caso dos vw hoodride isso alias e uma coisa que ja vi gente discutindo feito chamando de ignorante quem chama vw de rat sendo que o certo e hoodride e que no final das contas sao a mesma coisa eu particularmente curto chamar minha variant de rat e se alguem vier reclamar e falar que o certo e hoodride eu vou responder educadamente que a variant e minha e se eu quiser chamar ela de alfredina eu chamo voltando ao inicio do projeto peguei as ferramentas de latoaria que me estavam disponiveis uma marreta grande e alguns martelos e voltei a frente o maximo que pude pro lugar original dela sim da forma mais arcaica possivel sem me importar com o resultado estetico disso uma coisa que nao consigo curtir em alguns rats que vejo por ai e o estilo forçado cada um faz o que quer com seu carro mas as raizes da cultura remetem a pegar um carro que esta abandonado e fazer apenas o basico para rodar com ele o que da o charme e a pintura desgastada pelo tempo e nao a ausencia da pintura como costumo dizer um ratlook nao e feito ele ja vem pronto voce so dar o seu toque pessoal nele voltando novamente a minha variant consertei a dianteira lavei toda por dentro e por baixo tirei os bancos de astra que alguem tinha enfiado nela e comecei a trabalhar na suspensao que era o foco principal do projeto no inicio [gallery columns= 4 link= file ids= 135721 135722 135723 135717 135714 135732 135685 135706 ] iniciei o trabalho de suspensao tirando o eixo dela algo que foi muito trabalhoso por que algum genio da area automotiva resolveu soldar o eixo no lugar ja que um dos quatro parafusos que o prendem no chassi tinha quebrado depois de muita briga com o eixo varios discos de lixadeira destruidos inumeras marretadas irao perceber que essa e uma ferramenta muito usada em carros antigos e varias horas de briga o eixo saiu com o eixo fora foi hora de decidir o que fazer com ele e depois de muito analisar resolvi encurta lo montar catracas e fazer mangas deslocadas foi encurtado 10cm cada lado do eixo o unico detalhe de encurtar tanto e que nao e possivel usar amortecedores mas ja que era um showcar para ser esporadicamente em eventos de antigos e para dar algumas voltas na cidade isso nao seria um problema veremos mais para frente que se isso se tornaria um problema aliado ao eixo encurtado foi montado um par de catracas e as mangas foram deslocadas em 9cm esse conjunto possibilitou ter um carro muito baixo e uma suspensao que tivesse um curso razoavel [gallery columns= 4 link= file ids= 135701 135702 135703 135704 135725 135726 135727 135730 ] feito tudo isso chegamos ao ponto que uma variant nao e igual um fusca e a parte interna do para lama dianteiro e um grande empecilho para rebaixar ela sem nenhum tipo de do ou remorso meti a lixadeira e cortei os para lamas dianteiros ate o ponto onde pudesse deixa la na altura que eu quero sem pegar em nada por falta de tempo ainda nao fiz as caixas de roda novas mais e uma das coisas que estao nos planos [gallery columns= 4 link= file ids= 135695 135694 135687 135731 135730 135720 135715 135712 ] a suspensao traseira e um pouco mais simples de baixar mais tambem pega na parte interna do para lama traseiro algo que teve que ser cortado para acomodar as novas rodas de tala larga com 6 e off set negativo e poder andar na mesma altura da dianteira nessa primeira fase apenas tirei a pressao do facao para poder baixar e coloquei amortecedores de menor curso vou deixar uma foto do atual motor so pra atiçar a curiosidade e nos proximos textos irei detalhar as outras fases dela e como chegamos ate o atual setup dela tanto de suspensao e rodas quanto de motor obrigado e ate a proxima aquele abraço por diego dries project cars #421
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