no final do ano passado quando me inscrevi para apresentar meu carro no flatout imaginei que la pelos meados de 2017 ja teria feito todas as modificaçoes que me propus a fazer e estaria apresentando um projeto acabado pelo jeito me enganei voces irao ler a quarta e ultima parte do project car #423 e no final entenderao que as prioridades podem mudar mantendo em forma na postagem anterior o jetta ja estava com a aparencia desejada interior e exterior sobrios sem exageros tudo pensado para que o conjunto fosse harmonico com cara de original melhorado oem+ no tempo que se seguiu eu so me preocupei em fazer a manutençao do carro e deixar tudo em ordem para que ele continuasse a ser confiavel a manutençao que foi uma das minhas maiores preocupaçoes nao se mostrou algo fora da realidade mesmo aqui no brasil e possivel encontrar peças originais volkswagem por preços bem acessiveis a manutençao basica nao e o bicho trocas de oleo e filtro nao sairam por mais de r$ 300; filtro de combustivel em torno de r$ 200; filtro de ar e de ar condicionado em media r$ 80 cada; pastilhas de freio traseiro originais por r$250 alguns itens sao naturalmente mais caros mas nada que um pouco de pesquisa e importaçao nao resolva o problema mais grave que tive foi a necessidade de trocar um rolamento/cubo dianteiro na concessionaria me pediram em torno de r$ 1 500 pela peça e mao de obra de montagem peguei o part number da peça e encontrei no ebay praticamente pela metade do preço no final das contas a manutençao so ira se tornar cara caso voce compre um carro sem historico de manutençao e que precise substituir peças que foram negligenciadas pelo antigo dono a velha historia do barato que sai caro e assim eu fui curtindo o carro ate que surgiu a oportunidade de vender as replicas pikes peak como parte do pagamento eu recebi um jogo de rodas siena aro 17 montadas em pneus 225/50 as rodas tinham um raladinhos e a medida dos pneus nao eram as ideais pra mim mas mesmo assim eu montei as rodas no carro e fiquei rodando com elas por um tempo [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 153930 153931 ] na mesma epoca recebi uma proposta decente nas bionline 5 aro 16 e acabei vendendo tambem a partir dai eu tinha a desculpa perfeita pra procurar um novo jogo de rodas pra colocar no jetta reiniciei minhas buscas pela internet sempre pensando em montar algo diferente opçoes nao faltavam porem sempre acabava descobrindo que fulano ou beltrano ja havia montado um setup parecido e acabava desistindo eu queria um jogo de rodas que ninguem havia montado em um jetta ainda um dia eu acabei me deparando com um jogo de rodas alastaro aro 19 que eram vendidas como opcionais nas amarok as rodas eram originais vw e estavam com um preço bem interessante imediatamente pensei e se mesmo cheio de duvidas resolvi arriscar e comprei as rodas elas estavam em curitiba e como eu minha noiva iriamos para o litoral de santa catarina nas ferias achei que seria uma boa ideia passar em curitiba na volta e carrega las depois do merecido descanso passamos em curitiba e carregamos as rodas no polo 9n3 dela deu um pouco de trabalho para acomodar as rodas e as bagagens mas no final deu tudo certo e a viagem de volta foi super tranquila fazendo contas ja em casa tirei uma tarde para montar as rodas e decidir o que iria fazer pra conseguir montar aquelas rodas eu iria precisar usar adaptadores ou refazer a furaçao das rodas visto que elas sao 5x120 e o jetta usa 5x112 se eu refizesse a furaçao da roda eu tinha receio que o acabamento da face da roda nao iria ficar bom se eu optasse pelos adaptadores o offset da roda iria diminuir e as rodas poderiam ficar para fora da linha dos para lamas descartei refurar e decidi usar adaptadores de 15 mm diminuir o offset das rodas em 4 mm e alterar levemente a cambagem traseira falando assim parece uma decisao simples de ser tomada mas foram varios dias pensando e calculando o que iria fazer para nao errar o pulo outra decisao que tomei foi montar pneus 225/35 pois as rodas eram mais pesadas que as antigas e nao queria maltratar os pneus com os adaptadores em maos me deparei com um novo probleminha os parafusos das rodas eram muito longos e iriam encostar nos cubos procurei por parafusos mais curtos mas mesmo estes precisariam ser cortados para que nao houvesse contato com os cubos peguei umas dicas na internet e parti pra cima dos parafusos com uma serrinha manual prendi a cabeça dos parafusos em uma morsa rosqueei uma porca e serrei uns 2 mm da rosca dos parafusos depois de uma tarde fazendo isso consegui montar as rodas no carro [gallery columns= 4 link= file ids= 153934 153935 153936 153933 ] conferi o aperto dos parafusos e fui dar uma volta na rodovia pra ver se estava tudo certo otimas noticias o carro estava andando nos trilhos o toque final foi alterar um pouquinho a cambagem da traseira depois de toda essa trabalheira o carro estava com o visual pretendido bonito simples e ate onde sei e o unico mk5 com essas rodas [gallery link= file columns= 2 size= medium ids= 153937 153938 ] um folego a mais a partir dai resolvi que iria melhorar a parte mecanica do carro nenhuma alteraçao pesada algo simples mas que rendesse uma melhora na performance cai cold air intake ou filtro de ar k&n velas novas reprogramaçao da injeçao cat delete e um abafador esportivo comecei pesquisando a reprogramaçao da injeçao conversando com o tecnico responsavel pela reprogramaçao da prado powerchips de cascavel fiquei sabendo que a reprogramaçao iria render de 15 a 18 cv dependendo de fatores como o combustivel usado e upgrades instalados no carro e o valor ficaria em torno de r$ 1200 se compararmos com um tsi 2 0 que ao ser reprogramado pode render ate 60 cv o investimento seria alto coloquei a reprogramaçao no final da minha lista do que fazer com o cai foi a mesma historia investimento alto e pouco retorno comprei um filtro de ar k&n inbox e me dei por satisfeito pesquisei opçoes de velas para melhorar a performance e o que encontrei foi muita informaçao desencontrada achei melhor nao arriscar e fazer o feijao com arroz comprando um jogo de velas bosch que atendem as especificaçoes do fabricante a instalaçao do filtro e simples e fiz em casa mesmo as velas foram substituidas na concessionaria durante a ultima revisao que fiz apos essas duas alteraçoes ja notei o carro mais leve e economico atentem que nao estou dizendo que o carro ficou mais potente acredito que isso foi graças as velas novas pois as velas que estavam no carro ainda eram as originais e nao haviam sido substituidas pelo antigo dono abandonando na ultima volta e e aqui que meu projeto empaca pois bem desde o final de outubro do ano passado estou envolvido em um projeto paralelo vou me casar e estou construindo uma casa consegui conciliar as duas coisas ate o começo deste ano mas nos ultimos meses a casa tem consumido muito do meu tempo energia e principalmente dinheiro nao ha muito a ser dito aqui dentro desse contexto o jetta tera que esperar afinal a casa e prioridade pra mim queria muito estar apresentando um projeto concluido e falando dos meus planos para o proximo projeto mas infelizmente nao vai rolar espero que voces se contentem com algumas fotos de como meu projeto se encontra atualmente [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 153939 153941 ] para finalizar a historia do meu carro aqui no project cars quero agradecer aos leitores que acompanharam o projeto e compartilharam suas opinioes e os responsaveis pelo flatout pelo reconhecimento e oportunidade de apresentar meu carro aos entusiastas de todo pais aproveito tambem para me desculpar por nao poder concluir aquilo que comecei e dar aquele final feliz que voces estavam esperando abraço a todos por neimar paulo project cars #423
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