ola flatouters me chamo patrick lopes sou de niteroi/rj estudante de direito e apaixonado por carros como todos voces inicialmente gostaria de agradecer por terem me dado a oportunidade de contar a historia do ford ka xr azul como ele surgiu na minha vida e tudo o que fiz nele ate o momento visando devolver o carro a sua velha forma como no dia em que saiu da fabrica vamos la entao o começo era 2008 finalmente cheguei aos 18 anos hora de tirar a tao sonhada carteira de motorista comprar um carro e sair rodando por ai nao fosse pelo pequeno problema que eu nao tinha dinheiro para tirar a cnh comecei a trabalhar para conseguir dinheiro e quase um ano depois finalmente consegui o dinheiro faço as aulas passo nas provas e finalmente vou dirigir como eu nao tinha carro comecei pegando o carro da minha mae emprestado uno mille fire 2003 tudo bem nao era o carro dos sonhos mas pra quem nao tinha nada ja era um começo o que no inicio parecia um carro super simples sem conforto com aparencia de fragil e fraco foi me mostrando que nao precisava de muita potencia para me divertir nao tinha nada para fazer peso mesmo entao os 55 cv dele davam conta do recado um belo dia minha mae precisou vender o carro e ficamos sem carro em casa foram longos oito meses sem dirigir um carro andava apenas de moto ate que consegui comprar o meu primeiro carro adquirido da minha avo um incrivel fiat palio elx 1 3 2005 [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 132481 132482 ] primeiras experiencias ao volante fui curtindo o carro utilizando o para o trabalho viajando mas sempre sentia falta de algo a mais faltava potencia o carro era molenga o carro estava financiado e acabei tendo que vende lo apos 1 ano de uso para que dividas familiares fossem pagas como ja estava quase finalizando o pagamento do financiamento com o dinheiro que sobrou eu decidi comprar um carro com um pouco mais de potencia e que fosse me satisfazer sempre fui fa dos hot hatches e decidi que queria comprar um honda civic vti na epoca eles ainda nao estavam tao caros e um vti eg estava na faixa de r$ 17 mil eu tinha r$ 12 mil e precisaria de um patrocinio familiar que nao rolou assim ja que nao da pra comprar um vti com a influencia dos amigos acabei comprando um honda civic lx 98 manual 120 mil km rodados rodas de civic vti cambio com short shifter e so nao tinha o famoso vtec mas pelo menos nao estava andando a pe [gallery columns= 2 size= medium ids= 132483 132484 132485 132490 ] era um avanço em relaçao ao palio fazia curvas sem parecer que iria capotar gostava de girar alto mas em compensaçao bebia muito fiz aquela revisao geral ao pegar um carro troquei velas cabos de vela oleo filtro de oleo filtro de combustivel filtro de ar juntas do motor embreagem que ja estava no fim buchas da suspensao correia dentada correia de acessorios etc e mesmo assim o consumo nao estava bom como sempre havia ouvido falar os planos eram varios desde juntar dinheiro para um swap para b16 ate juntar dinheiro vender o civic lx e pegar um vti fui ficando com o carro pois gostava muito dele andava relativamente bem tinha conforto e achava ele diferente do que se via por ai nas ruas na epoca em 2015 a gasolina aumentou muito e nao tinha condiçoes de ficar rodando muito com o civic chegou a hora de vende lo e comprar um carro mais economico a compra do ka xr começaram as buscas pelo substituto do civic e os requisitos eram ser mais economico que o civic andar bem manutençao em conta e ser diferente desses carros pratas que tem por ai comecei a pesquisar as opçoes gol gti golf gti mk3 kadett gsi uno turbo uno 1 6 r mpi corsa gsi peugeot 205 206 xsara vts como da para ver sempre gostei de carros hatch voces devem estar estranhando que nao citei o ford ka xr na lista realmente ele nao estava na lista nao passava na minha cabeça a ideia de ter um ka acabei descartando as opçoes anteriores por varios motivos preço de compra indice de roubo manutençao complicada etc nada contra as famosas bombas do mercado eu gosto muito delas mas meu bolso nao permitia bancar uma manutençao mais cara e precisava de um carro para trabalhar que nao fosse temperamental funcionando quando ele quisesse nao lembro como mas acabei começando a ler sobre o ka xr e fiquei interessado visitas diarias ao olx e nao achava nenhum ford ka xr que coubesse no orçamento e tambem so achava nas cores prata e preto estava desistindo e fui ver um ka xr preto chamei meu amigo victor o hondeiro que me influenciou a comprar o civic e adora carros diferentes para ver o ka chegando la carro todo repintado com gnv lenta oscilando muito interior todo amarelado nao quis nem andar no carro decepçao total mais algumas buscas e eis que aparece um ford ka xr azul a venda em uma revenda em campo grande/rj pensei e esse [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 132466 132469 132468 132467 ] passada a euforia inicial vi que o valor estava muito acima do que eu poderia pagar mas ainda assim resolvi ir dar uma olhada no carro mesmo estando um pouco distante da minha casa em niteroi rj como voces podem ver na descriçao desse project cars este e o ford ka xr que apareceu no achados meio perdidos aqui do flatout mas entre o achados meio perdidos e ele vir para a minha garagem ele teve um dono nao muito cuidadoso que acabou com o carro para quem nao se lembra este e o link do post foram meses de sofrimento para o pobre ka parachoque arranhado tampa da mala amassada por uma batida leve parachoque traseiro com marcas de batidas leves marcas de pedra no capo manutençao negligenciada pneus diferentes sendo um remold enfim ele sofreu um bastante nao era aquele carro impecavel que apareceu a venda no posto do achados meio perdidos do flatout mas depois de fazer o test drive e acelerar o carro nao estava mais prestando atençao em nenhum defeito do carro vamos fechar negocio chora preço daqui chora dali e consegui r$ 2 mil de desconto de r$ 16 500 saiu por r$ 14 500 coloquei o desconto porque na verdade o carro estava encalhado na loja e tinha varias coisas a serem feitas que eu nao reparei na hora da compra euforia da compra de um carro e uma m&r$%*# [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 132470 132471 ] ainda aproveitei o periodo de garantia de tres meses que a revenda oferece para tentar sanar alguns dos problemas solicitei a troca da junta da tampa de valvulas que estava vazando correçao do engate da 1ª marcha que estava soltando e entrando no neutro ao acelerar de forma mais abrupta conserto do batente superior do amortecedor dianteiro entre outras miudezas foi feita uma c*gada sem tamanho pela revenda a junta da tampa de valvulas nao foi trocada colocaram apenas um silicone para substituir a junta estragada resumo o vazamento voltou em menor intensidade mas voltou a questao relativa a 1ª marcha soltando nao foi resolvida alegaram que era assim mesmo aham sei consegui resolver levando na minha oficina de confiança e realizando uma regulagem simples juro que nao lembro o que foi feito o problema nunca mais voltou a acontecer quanto aos batentes dos amortecedores dianteiros um lado estava com batente e o outro sem como eles resolveram retiraram o outro batente assim ficaram iguais os dois lados e impressionante como uma empresa consegue se queimar por tao pouco resolvi esquecer a loja e fazer eu mesmo essa manutençao como sempre dizem se quer uma coisa bem feita faça voce mesmo agora que ja estava com o carro vamos cuidar dele e ver o que precisa ser feito mas algumas fotos do brinquedo recem adquirido visita inicial a oficina e troco o kit de sempre 5 litros de oleo 05w30 castrol magnatec r$ 175 1 filtro de oleo motorcraft r$ 30 buchas do escapamento r$ 30 filtro de ar r$ 24 filtro de combustivel r$ 21 filtro da cabine r$ 18 jogo de velas ngk r$ 69 jogo de cabo de vela motorcraft r$ 85 aditivo para radiador r$ 11 kit para o tbi borrachas e afins r$ 27 bateria moura r$ 308 motor do esguicho do para brisa nao estava funcionando r$ 45 + 90 de mao de obra e essa foi a revisao inicial do ka xr totalizando r$ 933 apenas para a troca do basico para que eu pudesse começar a andar com o carro [gallery columns= 2 size= medium link= file ids= 132472 132473 132475 132476 ] foi assim que começou a minha convivencia com o ka xr conforme fui usando o carro no dia a dia foram aparecendo as surpresas que eu nao havia percebido no momento da compra esta parte fica para o proximo post tambem irei falar sobre os itens especificos do ka xr a dificuldade na aquisiçao desses itens e como um carro dito popular pode ter uma manutençao bem cara quando tudo começa a dar problema abraço por patrick lopes project cars #427
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.