continuando a falar sobre as manutençoes do ford ka terminei o segundo texto falando sobre a troca dos amortecedores mas ainda havia alguma coisa que me incomodava no uso do carro era uma trepidaçao na frente do carro toda vez que eu acelerava forte inicialmente era apenas nestas ocasioes e com o passar dos meses foi ficando constante era acelerar para andar com normalmente com o carro que a trepidaçao aparecia nao teve jeito carro na oficina levanta o carro procura o que pode ser e eis o resultado [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 138744 138745 ] um calço do motor e um calço do cambio estourados troca efetuada e o carro parecia zero de novo aproveitei esta parada na oficina e troquei a junta da tampa de valvulas que estava com um pequeno vazamento 1 calço da caixa de marcha r$ 155 00 1 calço superior do motor lado direito r$ 147 00 junta da tampa de valvulas r$ 86 00 mao de obra r$ 300 feitas estas manutençoes acredito que terminei de revisar a parte mecanica do carro para que ele ficasse 100% confiavel para qualquer uso que fosse vir a ter foram gastos r$ 933 revisao inicial + r$ 1 090 rodas e pneus + r$ 1 500 revisao e manutençao do sistema de ar condicionado + r$ 1 380 revisao da suspensao dianteira + r$ 1010 kit de amortecedores mao de obra e alinhamento + r$ 688 00 troca dos calços do motor e cambio + junta da tampa de valvulas totalizando r$ 6 601 00 para finalizar a parte mecanica do carro gostaria de aproveitar estes textos para poder falar um pouco sobre os pros e os contras do ford ka antes de abordar a parte da pintura do carro dividi em topicos bem diretos para nao ficar muito chato de ler e facilitar para passar a impressao geral do carro contras conforto banco sem apoio suficiente nas laterais e falta de apoio lombar volante alto demais nao tem regulagem de altura mas a pegada e muito boa cambio curto aumenta bastante o consumo em estrada teto baixo para quem vai sentado no banco traseiro fica batendo a cabeça porta malas minusculo cabem duas mochilas e olhe la pessimo isolamento termico no sol o interior do carro esquenta muito dificuldade para achar peças especificas do xr saias laterais aerofolio emblemas adesivos console central manopla de marcha etc forro da porta solta com facilidade solta o tecido quebram as travas sistema de arrefecimento requer cuidados suja com facilidade falta do marcador de temperatura no painel ha apenas a luz do f¨#%$ botao de abertura eletrica da mala sempre para de funcionar pros cambio com engates precisos pedais em posiçao otima facilitando o punta tacco facilidade para fazer curvas entre eixos curto torque disponivel desde baixos rpm 80% do torque disponivel a 1500 rpm cambio curto para cidade e uma maravilha e para divertir nas serras tambem o carro esta sempre disposto para acelerar segue uma foto da comparaçao do cambio do ka xr para o ka sport onde e possivel ver essa diferença consumo na cidade 10 5 km/l carro curto cabe em qualquer vaga facilidade para achar peças do motor zetec 1 6 dificuldade de achar peças como falei nos contras alguns itens sao muito dificeis de se achar as saias laterais sao um deles ela e composta por duas partes a botinha que fica proxima ao paralama dianteiro e a parte comprida que vai ate o paralama traseiro essa botinha tem o costume de cair em varios ka xr anunciados na internet ela esta faltando nao bastasse cairem com facilidade voce nao encontra pra vender as minhas estao muito bem presas e evito passar em bolsoes d agua ou qualquer outra coisa que possa bater nessa peça e fazer ela cair quando comprei o ka xr os emblemas estavam bem gastos na tampa traseira existe o emblema escrito ka e o emblema 1 6 o primeiro e mais tranquilo de se achar original basta procurar um pouco no mercado livre que se acha paguei r$ 14 00 nele entretanto o emblema 1 6 eu fiquei um bom tempo procurando e quando apareceu um a venda original nao pensei duas vezes e comprei paguei r$ 70 00 [gallery columns= 4 link= file ids= 138748 138749 138750 138764 ] outro detalhe que me incomodava quando peguei o carro era a manopla de marcha ela originalmente vinha com a parte superior em prata mas a minha estava bem gasta resolvi pintar e ficou bom durante um tempo mas como nao passei verniz para finalizar a tinta acabou saindo com o tempo tenho que refazer esse procedimento de forma correta ai o problema sera resolvido [gallery columns= 4 link= file ids= 138752 138753 138754 138763 ] conforme fui conhecendo mais detalhes sobre o ka xr descobri sobre o silencioso final original do modelo produzido pela arvin fui verificar qual era o silencioso que estava no meu xr e era um da mastra fiquei um bom tempo pesquisando para tentar achar o original e atraves de uns amigos consegui achar em sp o silencioso final por r$ 492 00 infelizmente ainda nao comprei porque o dinheiro nao deu mas assim que tiver como ele vira para o carro o xr 2001 possui um aerofolio funcional que so saiu durante o ano de 2001 nos xr no ford ka tecno 2001 e no ford ka black serie especial este aerofolio e funcional e segundo algumas fontes garante entre 5 e 8 km/h a mais na velocidade final sai correndo atras desse aerofolio ate que consegui achar um ford ka black num ferro velho e adquiri a peça entretanto ela nao cabe no meu xr como pode ser visto nas fotos abaixo a parte superior da tampa da mala do ka ate 2001 e diferente da tampa da mala do ka pos 2001 quando procurei o aerofolio pensei que a diferença era apenas na parte inferior da tampa fazer o que quando tiver tempo farei uma replica em fibra e irei moldando ate caber na tampa da mala do meu xr um detalhe que acho bem interessante mas que saiu apenas no xr 2001 e a entrada de ar ao lado da placa no parachoque dianteiro ate hoje nao achei esta peça para vender mas se achar irei comprar com a ajuda do adriano krempel project car #42 consegui o numero de ford ka xr produzidos em cada cor durante a sua fabricaçao entre 2001 e 2007 segundo as informaçoes obtidas a ford a epoca trabalhava com a escala ja definida de produçao para as cores mudando apenas em 2006 e 2007 apenas uma observaçao pode ser que esses numeros tenham alguma diferença para a realidade mas nada muito discrepante numeros de fabricaçao xr 2001 prata columbia 225 vermelho bari 98 cinza everest 66 preto ebony 189 azul monaco 16 branco artico 13 verde marselha 12 vermelho bordo 10 xr 2002 a 2007 prata columbia 225 vermelho bari 98 cinza nassau 21 preto ebony 189 azul maresias 11 branco artico 13 vermelho bordo 10 nao consegui achar foto de todos os ka xr em todas as cores produzidas mas ja da para ter ideia de como eles sao seguem algumas fotos destes ford ka os xr nao sao feitos apenas de carros prata ou preto [gallery columns= 4 link= file ids= 138755 138762 138761 138760 138759 138758 138757 138756 ] como durante o periodo que estava escrevendo este texto uma pessoa bateu no meu carro quando ele estava estacionado resolvi adiar um pouco o texto sobre a pintura e ja colocar o carro reparado no ultimo texto deste pc onde mostrarei o carro finalizado sendo usado para encontros de carros encontro com amigos e viagens por ai por patrick lopes project cars #427
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