O que fazer enquanto seu carro está parado, sem poder ser usado e você está sem grana para colocá-lo no lugar? É o que veremos nesta terceira parte do Project Cars #428
Com o carro parado na porta de casa decidi começar a fazer os upgrades e reparos que precisavam ser feitos por conta própria. Desde a desmontagem à pintura de alguns componentes e até mesmo algumas peças em fibra de carbono! Sim: aproveitei o tempo livre e o carro parado para aprender novas técnicas.
Lembra das coilover? Com o carro parado, resolvi vender pra começar a capitalização!
Dá dó… mas a quebra do motor acabou me tomando uma grana e não tive condição de comprar uma original extra pra manter a de performance em uso esporádico, então, bola pra frente:
Novo set de amortecedores originais STI do modelo 2002 (um pouco mais duros que os 99) que comprei na mão do Clodoaldo, representante da KYB no brasil. Ele normalmente não vende peças usadas, mas a humildade é tanta e a parceria e tão firmeza que dei sorte de ele ter um jogo usado disponivel! Nesse mundo isso de um ajudar o outro é muito importante pois pode ser o que vai fazer o seu carro ou o do amigo andar de novo. E isso não tem preço!
“Novos” amortecedores originais:
Molas de legacy (mais duras) e os top hats originais de gc:
Customizando as pecas
resultado final:
Instalado por mim mesmo (pqp um homem não é nada sem a ferramenta adequada…)
O jeep:
Obviamente preciso de dar um tapa nessas molas… desse jeito não rola ne?
Aproveitei o carrinho de compras lotado pra dar um brilho extra nas pecas do motor, sempre tentando manter vivo o espirito e as esperanças de um dia ver aquilo tudo montado de volta:
Treinando minha paz interior, SIM é possivel recuperar aquele intercooler amassado… da um look no processo:
Como o carro tava parado na minha garagem e eu todo dia olhava pra ele, comecei a procurar o que fazer nele pra deixar ZERADO quando pudesse montar de novo. A lista de detalhes era grande e eu tava em uma fase da vida com pouco dinheiro e muito tempo disponível.
Quando você estiver nessa fase use ela a seu favor. Como, Lagoa? Sem dinheiro não dá para fazer nada! Olha essa afirmação seria aceita a 20 ou 30 anos atras, na epoca que não existia internet e youtube.
Sair de casa todo dia e ver essa cena me deixou inqueito, precisava mudar essa situação:
Hoje em dia a gente pode aprender a fazer tudo o que quiser utilizando os videos, forums e grupos de whatsapp/Facebook. E foi assim que resolvi dar uma geral na parte externa e interna no carro. Eu sempre fui um cara exigente e muito ativo, gosto de fazer trabalhos manuais, que exigem uma superação pessoal pra ser ter um resultado classe A.
Lembra do belzeblue?
Pois é… o antigo dono dele anunciou o aerofólio em carbono, modelo Seibon RB5 que tava no carro, pintado de azul. Fiz uma proposta e ele aceitou. Quem diria que esse aero um dia voltaria pra mim?
Mas ele era azul e meu carro branco!! Fora que ele tava beeemmm judiado, arranhado, rachado na base, na lateral, em cima perto do brake light… tava foda… Eu agora precisava aprender a recuperar uma peca em fibra de carbono pois queria ela impecável e com a pintura original em verniz, que expõe a fibra por completo na peça! Dá-lhe YouTube! Horas e horas e horas, zilhões de playlists em russo, japonês, inglês e português!
Sem problemas, sou filho de artistas plasticos e pintei a minha infância inteira. Não tinha como dar erro. Meu falecido pai havia me deixado um quartinho lotado de ferramentas. A gente se vira e aprende:
Preparando pra envernizar:
Olha só isso! Dá até vontade de morder!!
Em seguida veio a fase de detailing:
E o resultado final:
Foi assim que decidi compartilhar minhas experiencias e criei esses videos em quatro etapas:
Se você curte videos desse tipo e tem experiência ou críticas construtivas, por favor não deixe de comentar no video e assinar o canal.
E uma coisa leva a outra né. Aproveitei o carbono e fiz os pezinhos de porta…
… o controle do portão e a tampa central do porta objetos:
Aí perdi completamente o controle da brincadeira e comecei a fazer em carbono tudo o que eu tinha por perto. A coisa foi ficando bem séria, gravei uns tutoriais também mas não tive tempo ainda de editar:
O pára-choque quebrado também era algo aflitivo pros meu olhos e então comecei a pesquisar sobre pintura automotiva, lixamentos, acabamentos, verniz etc.
Os dias passavam e o aprendizado no youtube tava ferrenho, estava me abrindo novas portas, conheci pessoas no meio da pintura e claro aproveitei pra aprender mais um pouco.
Esse aqui é o Japa, ele tem uma oficina de pintura aqui em Belo Horizonte e ele deu um help na hora de aplicar a tinta e verniz no parachoque da raridade!
Aproveite essa playlist que criei para tirar as dúvidas. São poucos videos mas a maioria deles leva pra algum canal que tem outra tonelada de informações relevantes.
Aí perdi o controle e me empolguei geral! Pintei as molas, torres, saias, parabarro e coxins:
Coletor de admissão:
Para-choque e saias laterais:
Tampa de válvulas:
Reparou que as peças estão ficando prontas e estão na mala de outro carro?
No próximo post vou falar sobre a novela da criação de uma mão de obra especializada aqui na minha cidade. Espero que tenham gostado do post e aguardo o retorno de vocês aqui embaixo nos comentários! Abraço e ate o próximo!
Por Rodrigo Lagoa, Project Cars #428