por gus loeffler project cars #43 e ai amigos como andam todos muito tempo passou quase quatro anos mas eu so estava deitado e nao morto como sempre digo se a coisa fosse facil chamaria futebol mas nunca e depois da confusao de pensar na remontagem do mothafocus como versao civil e guardar as peças para o novo focus o sinister a coisa ficou um pouco parada e acabei levando o carro pra casa pra começar a mexer eu mesmo no rarissimo tempo livre que tenho comecei a desmontar por completo o que sobrou no carro tirando chicote interior painel praticamente tudo que fazia parte do mothafocus versao sovietica [gallery type= grid link= file size= large ids= 245273 245274 245275 ] comecei a pensar em refazer o motor com as peças que eu tinha e botar o carro logo pra andar e quem topou refazer a usina foi o daniel da home garage < mas ai entao começamos a descobrir as cagadas sempre tive em mente que na ford existem os motores zetec 16v silver top de escort e mondeo e black top de focus todos os catalogos e materiais que tenho so falam disso silver e black entao teoricamente na pratica a teoria sempre e diferente as peças que tinha ja em casa serviriam tranquilamente para refazer uma parte de baixo 2 0 que havia comprado de um amigo ja que todos eram black top o que quebrou o que tinha pra remontar e as peças novas serviriam mas nao serviram desmontamos a parte de baixo mandamos pra retifica pra abrir o bloco para os novos pistoes de 85 3 que ja estavam prontos com ceramica e tudo tudo indo bem ate que começou a remontar quando montou os pistoes pra pre montagem eles passaram do bloco em cima quase 10mm mas caracoles como pode comecei uma investigaçao mais a fundo e descobri que pro black top existem 2 tamanhos de biela 3 tamanhos de pino e duas alturas de pistao e obviamente isso nao aparece em nenhum catalogo isso acabou gerando um baita atraso pois eu tinha que achar pistoes na altura certa e agora em 85 3 ja que o bloco estava aberto e nao podia perder [gallery type= grid link= file size= large ids= 245276 245277 245278 ] encontrei uma alternativa da apexi unica marca que tinha disponivel meio desacreditado comprei assim mesmo e tivemos uma grande surpresa ao ver o acabamento desses pistoes dimensionalmente perfeitos diferença de peso entre os 4 de apenas 3g bem surpreendente fizemos o revestimento em ceramica com o funari e partiu remontar tudo [gallery type= grid link= file size= large ids= 245279 245280 245281 ] muitas peças novas originais ou de 1ª qualidade tudo montado no maior capricho pelo daniel eu tenho que ressaltar que o cara e um maniaco na montagem de motores um capricho e qualidade de trabalho inigualaveis usamos o mesmo cabeçote do motor antigo que inacreditavelmente estava otimo e aproveitamos para montar com valvulas de inox forjadas yamashita junta de aço elring parafusos novos em tudo cabeçote bielas engrenagem do vira tudo zero bomba de oleo original nova correia dentada cosworth em kevlar a mesma usada nos focus do wrc polias obx regulaveis de aluminio e o daniel mediu os comandos e viu que admissao e escape eram identicos em duraçao cruzamento so mudava o levante que o de admissao era maior como acabei fazendo um pequeno estoque de peças de zetec tirei um de admissao de outro cabeçote e montamos no escape aumentando o lift no escape e acelerando a pegada da turbina [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 245282 245283 245284 245285 245286 245287 245288 245289 245290 245291 ] nesse meio tempo haruki começou a consertar o chicote queimado e eu fui pensando no que fazer inicialmente iria trocar toda a parte eletrica por outra original de outro focus que havia comprado batido depois conto essa historia e manter na eletronica original mesmo com turbo como foi no inicio do carro em 2010 mas pensando bem ficaria com a protune pr440 guardada sei la por quanto tempo mais ate conseguir montar o focus novo o que tambem nao compensaria muito decidi entao manter a pr no carro e deixar no alcool mesmo diminuindo bastante qualquer risco de quebras como na gasolina entao remontamos o ar condicionado que havia sido retirado capo original parachoque original painel volante console tudo como de fabrica outra vez os bancos sparco foram pro focus do amigo daniel de curitiba e o resto mantive guardado [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 245292 245293 245294 245295 ] nao tinha bancos pro focus entao consegui um par dianteiro original usei o traseiro do focus batido e o tecido dos dianteiros do batido e pronto interior completo mantive o short shifter da m2 performance com a manopla original conforme iamos desmontando o carro pra preparar a instalaçao do novo motor e chicote ainda iamos encontrando pedaços do motor quebrado dentro das balanças dianteiras dentro do radiador que furou tb e arrebentou a helice inclusive atras do farol cada lugar que mexia achava um pedaço foi uma quebra e tanto mecanica no lugar eletrica remontada fomos melhorando coisas que fui descobrindo na 1ª vida do carro que precisavam de um cuidado como algumas mangueiras retorno de oleo do turbo wastegate proteçao para o motor da ventoinha que fica pertissimo da turbina etc tambem decidimos mudar algumas coisas voltar a bateria pro cofre por ex e o amigo henrique da focuspeed fabricou o suporte para deslocar a bateria do lugar original para o lugar do filtro original tambem ja fez o suporte pra nova bobina de audi/vw e uma tampa de acesso a bomba de combustivel por dentro do carro para nao ter que baixar tanque pra mexer nisso ja que voltaria a usar somente uma bomba interna retirando o surge tank e a bomba externa secundaria [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 245296 245297 245298 245299 245300 245301 245302 245303 ] as rodas 17 brancas eu guardei e encontrei num ferro velho umas rodas aro 16 que nunca tinha visto nesse tamanho com o mesmo desenho dos ka srt turbo feitos pelo souza ramos depois de uma investigaçao descobri que se tratavam de mangels modelo naja na medida 16x7 5 dificil ver hoje em dia rodas tao largas em aro 16 montei pneus yokohama a driver1 205/50r16 novos restaurei as rodas e acabaram casando super bem [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 245304 245305 ] eu tinha planos de tirar a suspensao pra montar no focus novo mas resolvi manter no carro e depois montar outra pro novo entao os amortecedores eibach pro damper as molas h&r sport e as buchas energy suspension dianteiras e traseiras seguem no carro os discos traseiros tambem mantive mas os dianteiros ford racing de 300mm saem para dar lugar aos de 278mm da ecosport automatica aos poucos tudo foi tomando forma mas com bastante trabalho pq nada simplesmente nada dava certo de primeira foi uma guerra sem tamanho em junho desse ano 2019 finalmente o carro andou pela primeira vez eu estava tao cansado da guerra que foi tao desanimado com tudo que aconteceu que nao queria nem andar [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 245306 245307 ] acabei andando so no dia de levar da home garage de volta pro junior campos para terminar a pintura e acabamentos depois de tanto tempo acabou que pintamos o carro inteiro para tirar todos os riscos e amassados que ja existiam e os que ganhou dos anos de andanças fora de casa junior deu um talento deixou tudo em perfeito estado e voltou a dar um animo ver o carro bonito outra vez [gallery type= grid link= file size= large ids= 245308 245309 245310 245311 245312 ] levei pra casa e terminei de acertar alguns detalhes troquei a bomba de combustivel ajustei a linha e bicos alguns outros detalhes terminei de remontar por dentro e ja pude começar a andar novamente [gallery type= grid link= file size= large columns= 2 ids= 245313 245314 ] o dellilo deu um talento no mapa da injeçao e puxando o log da subida de 2015 descobrimos finalmente o motivo da epica explosao tive dois picos de pressao de turbo de mais de 1 5kg possivelmente por falhas na wastegate devido a temperatura durante a prova o carro era acertado em 0 9kg esses dois picos acabaram levando o motor ao colapso e a famosa bola de fogo montei uma wastegate ainda integrada mas da kinugawa de mola mais precisa e confiavel que a original o escape de inox 3 desde a turbina acabei mantendo no lugar mas coloquei mais um abafador para fica mais civilizado estava muito escandaloso mas mesmo com 2 abafadores ainda tem um ronco nervoso mesmo na marcha lenta fala grosso o carrinho o carro surpreendeu pela força e disposiçao desde as baixas rpms e so mostrar o pe direito que frita pneu com raiva parece que despertou do estado de coma e quer descontar tudo no asfalto alguns desavisados ja foram tristes pra casa o carro esta praticamente pronto andando quase 100% confiavel faltando pequenos detalhes normais em carros preparados e principalmente que ficou 4 anos parado falta ainda fazer uma ligaçao do ar condicionado terminar o mapa da injeçao no dinamometro daqui uns dias volta pro junior para fazer o 1º polimento e esta pronto [gallery type= grid link= file size= large ids= 245315 245317 245318 245319 245320 245321 ] e ai entra outra parte da historia mothafocus ii sera vendido nesse meio tempo todo eu comprei um focus xr batido em um leilao e que pretendia fazer o meu novo focus por isso batizamos de sinister nao era pra ser um nome malvadao fodao e tal mas porque ele era sinistrado mesmo mas desmontando o carro pra passar algumas peças pro mothafocus como capo ar condicionado interior etc acabei vendo que a estrutura estava mais afetada do que imaginei e nao compensaria arrumar entao terminamos de desmontar e dei baixa desse carro infelizmente os xr sao raros deu do fazer essa eutanasia nesse mas foi necessario nao tinha opçao entao acabei comprando outro focus que teve um problema de incendio no painel chicote e parte do interior mas que toda a parte de carroceria estava boa e acabei ganhando dois novos amigos marconi e sua esposa solange os antigos donos do carro entao tirei a mecanica ja que vou usar a que saiu do xr batido e nas ferias desse ano desmontei por completo para começar a funilaria inicio de janeiro esse carro e um projeto que comecei a pensar em 2013 comecei a comprar peças em 2014 e ate agora nao tenho todas ainda mas quase tudo foto52 e 53 o painel stack capo que era do branco com as saidas de ar do sierra parachoque do rs rodas freios e as demais peças do motor que ja tinha vao tudo pro novo sinister ainda estou trazendo peças aos poucos faltam poucas coisas agora o mais dificil e caro felizmente ja trouxe tudo mas isso vai ficar para um futuro quando tiver nova chamada de project cars de verdade meu muito obrigado ao flatout por todo apoio de sempre parceria monstro daniel pela garra de comprar essa briga e ir ate o fim haruki e henrique pela parceria junior campos pelo carinho com os brinquedos ats pneus pela ajuda de sempre funari meu grande amigo que sempre ta na briga junto dellilo pelo acerto e disposiçao de ver o carro andar cada vez mais meu amigo/irmao paulo palmer que sempre ajudou e esteve junto nas ideias malucas minhas meus irmaos parceiros de sempre todos os amigos fordeiros e os nao fordeiros tb que sempre apoiaram e quando eu mais estava de saco cheio ajudaram a nao meter fogo em tudo e mandar pra pqp nao e facil nunca foi mas esse foi talvez o carro mais complicado que ja mexi nessa reconstruçao dele aprendi muito sobre os zetec 16v com essa mas ate tudo caminhar foi bem frustrante a parte boa e que serviu de laboratorio para o novo focus me ajudou muito a planejar bem o que sera feito no novo e vamos ganhar tempo com isso com certeza por enquanto deixo aqui a lista de equipamentos do mothafocus ii caso alguem se interesse ainda nao fechei valores mas em breve anuncio oficialmente no gt40 e isso por enquanto amigos muito obrigado pela cia e if in doubt flatout
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