fala galera do flatout desculpem me pela ausencia de post durante esse quase um ano desde o primeiro relato sobre o mk1 o ano foi corrido demais mudança de emprego outro projeto de carro em paralelo e um tempo para me reerguer financeiramente adiaram e muito esse segundo post do carro nesse periodo muita coisa aconteceu e nessa segunda etapa iniciarei o relato da reforma da motor do escort que teve um problema durante sua jornada comigo tudo começou em uma quinta feira quando um amigo meu ricardo gouveia que tinha acabado de comprar um chevette tubarao com motor ap me liga dizendo que queria dar um role com os dois traçao traseira e fazer algumas fotos em paralelo a isso outro grande amigo nosso fabio aro criou um grupo no whatsapp para marcar um grand turismo night com os amigos inclusive o juliano barata estaria presente a ideia eram ligar alguns playstation 3 em rede e fazer baterias entre os amigos portanto o ricardo passou em casa e depois de algumas fotos com o celular seguimos ate a casa do fabio para encontrar o resto da galera a noite foi irada ligamos tres ps3 e ficamos ate quase 5 00 da madrugada jogando era uma noite de verao e por mais que tivessem cervejas disponiveis ninguem quis beber pois todos estavam muito competitivos e o alcool iria atrapalhar para virar o melhor tempo como eu disse era uma noite de verao estava muito quente e sabemos da formula ar quente + taxa de compressao alta + ponto avançado + gasolina comum = batida de pino e foi exatamente isso que aconteceu na volta para minha casa quando eu ainda estava no ritmo de gran turismo nas ruas vazias de sao paulo o carro bateu pino forte tirei o pe por um tempo e voltei para casa no modo slow motion o ponto estava avançado pois na semana anterior eu tinha comprado o kit de igniçao eletronica e na hora de ajustar o ponto por falta de uma pistola de ponto e a ansiedade para dar o role com o carro acabei ajustando o ponto no ouvido descobri isso depois do ocorrido dia seguinte do gt6 night liguei o carro e fui para a casa do ricardo ajustar o ponto corretamente ele mora em uma rua de terra e tinham acabado de passar o trator para alisar a rua chegando la ele propos darmos uma volta pela rua e brincar com a traçao no eixo certo rsrs o resultado foi essa foto abaixo paramos a brincadeira e fomos ao trabalho abri o capo e logo vi uma fumaça estranha saindo do respiro da tampa de oleo entao tirei a vareta de oleo e a mesma fumaça saia por ali ja imaginei que tinha algo errado fomos medir a compressao dos cilindros e achamos o erro o terceiro cilindro estava com 70 % da compressao dos outros cilindros voltei para casa e fiquei tentando imaginar o que tinha acontecido suspeitei de tudo mas a causa mais provavel era uma quebra da canaleta do pistao nao resisti a curiosidade e resolvi desmontar o carro no mesmo dia e aproveitar minhas ferias para dar uma geral em tudo nesse dia eu sozinho tirei o motor e cambio do carro abri o motor todo e so parei quando os pistoes estavam fora do carro minha suspeita estava certa a canaleta do terceiro pistao estava quebrada bom teria que arrumar essa quebra mas antes teria que fazer uma lista de peças para comprar na inglaterra e trazer pensei melhor e resolvi esperar um pouco para pensar no que eu poderia fazer no motor em termos de upgrades ja que ele estava aberto e pronto para um conserto enquanto isso olhei para o cofre do motor e pensei isso ta feio de mais realmente nao estava legal a pintura parecia grossa e suja e tinham muitos furos que nao estavam sendo utilizados raspei alguns pontos e vi que tinha muita massa fiquei curioso para ver o que tinha embaixo e algumas semanas depois o cofre estava praticamente todo na lata a boa noticia e que a lata estava boa a massa que tinha foi exagero de algum funileiro para nivelar algumas imperfeiçoes nao era necessario o tanto de massa que ele usou [gallery link= file columns= 4 ids= 60217 60219 60198 60227 ] ai começou a historia do ja que ja que raspei tudo e o cofre estava quase na lata por que nao fazer os reforços no cofre recomendado para os escort group i de rally peguei um livro que tenho sobre o escort e olhei os reforços que poderiam ser feito no cofre conforme as imagens abaixo com as imagens impressas fui atras de um soldador e das peças do reforços o resultado foi o fechamento de todos os furos inuteis e as soldas de reforço feitas [gallery columns= 5 link= file ids= 60203 60202 60199 60223 60209 ] depois do serviço de solda terminei de raspar tudo e deixei tudo na lata essa parte nao tenho fotos mas foi a mais demorada tirar a tinta velha massa e o kpo nas emendas de lata e nos cantos escondidos nao foi tarefa facil eu ja estava sem paciencia e fazia um pouco por fim de semana depois de tudo na lata passei massa poliester em alguns pontos para nivelar lixei tudo com tres tipos de lixa de grossa para fina e fui repetindo esse passo ate nao ter mais defeitos assim chegou o grande dia desengordurei tudo e pintei com primer a lata toda depois do primer uma massa rapida para tirar algumas imperfeiçoes que passaram em branco e apliquei o kpo nas emendas de chapa com tudo isso pronto dei uma pequena quebrada na lixa em tudo desengordurei novamente e pintei tudo de preto escolhi o preto pois um dia pretendo desmontar o carro todo e fazer toda a funilaria e pintura externa dele como ja adiantei o cofre do motor e nao sei se vou manter a cor amarela no futuro pintei tudo de preto pois combina com qualquer cor em paralelo a isso fui pintando outras partes como radiador quadro da suspensao amortecedores suporte do servo freio caixa de direçao etc infelizmente nao achei as fotos desses itens outra coisa que fiz foi substituir toda a linha de freio comprei as ferramentas e os tubinhos de aço e refiz tudo o cilindro mestre ainda era o original e aproveitei a oportunidade para trocar por algo nacional e de facil acesso medi o curso do cilindro e o diametro e fui procurar uma opçao nacional acabei encontrando um cilindro de chevette e vi que todas as medidas a flange batiam com as do mk1 o curso e o diametro eram parecidos tambem nao tive duvidas comprei um 0km e instalei no carro o motor chegou a hora de remontar o motor trocar as peças desgastadas e fazer tudo zero mas uma coisa me deixava com pe atras ja tive problemas com motores retificados de um outro carro que tive no passado que foi feito por mecanicos que todo mundo falava bem e indicava entao com essa falta de confiança resolvi eu mesmo montar o motor em casa sabendo que esse motor praticamente nao existe no brasil reforçou ainda mais essa minha ideia seria algo inedito para mim sempre fiz todo o tipo de manutençao em casa mas nunca encarei fazer um motor por que sabia dos cuidados e dedicaçao para montar algo corretamente recentemente eu havia feito um curso teorico de preparaçao de motores com o dalton de atibaia/sp recomento fortemente e que fez eu abrir a cabeça e derrubar o mito de complexidade do motor la aprendi diversos calculos e dicas de preparaçao e melhorou muito meu conhecimento de motores o meu carro saiu de fabrica com o motor kent 1300 porem ele foi trocado no em algum momento de sua historia por um 1600 utilizado nos escort mexico e no escort mk2 os dois sao praticamente identicos apenas alterando o curso do virabrequim esse motor o kent xflow 711m e muito popular na inglaterra ate brinco com os amigos que ele e o ap de uk devido a facilidade de achar peças e a vasta quantidade de peças para performance disponiveis para ele com alguns investimentos e facil arrancar quase 200 cv com uma preparaçao aspirada o motor e cabeçote e em ferro fundido porem com bastante carne para resistir ja vi alguns blocos desse motor abertos para 2 0 litros e aguentando porrada uma caracteristica dos kent e que a camara de combustao do motor fica no proprio pistao e um upgrade que todo mundo faz nos 1 6 e usar o pistao do 1 3 gt pois a camara e menor e aumenta a taxa de compressao minha primeira etapa da montagem foi sugar todo o tipo de informaçao sobre esse motor comprei livros entrei em foruns especializados consultei mecanicos em paises onde existem escorts mk1 e filtrei esse monte de informaçao para algo que achava mais coerente nao da pra acreditar em tudo na internet e livros e nessa hora que entra o nosso feeling comecei levando o motor para a retifica afim de avaliar o desgaste e tomar as açoes necessarias cheguei com todas as minhas anotaçoes e medimos tudo descobrimos que o virabrequim e os cilindros estavam proximos da medida limite de desgaste e entao eu teria que dar um passe para a proxima medida mas antes de efetuar o serviço combinei com o dono da retifica de trazer os novos pistoes comprei os pistoes do kent 1 3 gt e bronzinas para que ele os usasse como referencia para chegar na folga que eu pedi chegar ao valor da folga foi uma verdadeira busca ao santo graal nenhuma das minhas fontes de pesquisa mencionava os valores maximo e minimo da folga entre o virabrequim/biela e mancais/bronzinas tive buscar ajuda e entrei em contato com preparadores desse motor na inglaterra e uruguai e cheguei ate a mandar e mail para a mahle e a nural obtive diversos tipos de valores para a folga mas todas muito proximas resolvi escolher o que eu achava mais seguro com o motor de volta para casa verifiquei todas as dimensoes e folgas novamente e descobri que tinham alguns mancais que estavam com um leve desvio nas folgas levei de volta para a retifica e eles ajustam os mancais novamente para chegar na folga solicitada outra etapa trabalhosa foi a escolha do comando de valvulas a kent cams oferece muitas opçoes de comando para esse motor alguns muito race e outro quase originais selecionei tres comandos que atenderiam o meu uso e com a ajuda do dalton de atibaia do ricardo e do software desktop dyno fiz muitas simulaçoes com os comandos resolvi qual usaria e mandei trazer o comando foi baseado no meu uso e portanto levei em consideraçao as situaçoes que usaria o carro minha ideia e usa lo em track days na rua e talvez em corridas da classic como o custo de correr com o carro seja em track day ou corrida e alto a maior parte do tempo usarei esse carro nas ruas da cidade em encontro com os amigos e em roles aos finais de semana entao o comando selecionado tem pouca perda de torque em baixas rotaçoes mas tem folego suficiente para manter a potencia ate as 7 500 rpm aproximadamente com tudo isso selecionado foi a hora de trazer as outras peças como buchas retentores juntas bomba de oleo de alta pressao parafusos arp de biela parafusos do cabeçote molas duplas do comando pratinhos tuchos etc eu ja estava brother dos entregadores da dhl e do fedex e toda vez que chegava essa van em casa era uma alegria antes da montagem tirei toda a tinta velha do motor limpei tudo e pintei de preto fiz o mesmo com o cambio mas antes abri ele olhei se estava tudo ok e troquei todos os retentores e juntas [gallery link= file ids= 60222 60224 60215 ] ate que chegou o grande dia montar a parte de baixo do motor posso dizer que foi uma das coisas que mais me deu alegria em fazer montar tudo com paciencia carinho e dedicaçao o mais legal e saber todos os passos que voce vez e nao ter que confiar na palavra de alguem esse momento nao tem nem muito o que falar fiz um video durante a montagem mostrando apenas alguns passos desse capitulo do project car [youtube id= zb2ebuaxzgw width= 620 height= 350 ] com esses upgrades de motor pretendo chegar aos 120 cv bem mais que os 84 cv do motor 1 6 original ainda nao tive oportunidade de acelerar o carro pois ainda estou amaciando e ajustando algumas coisas na parte eletrica e acerto mas ja percebi que ele ficou bem esperto por daniel pita project cars #44
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