ola a todos aqui e o leonardo contesini editor do flatout e porta voz deste que e o mais novo participante do project cars um chevette l 1979 com 86 600 km e praticamente todo original de fabrica como bem sabemos um carro nao restaurado pode ser mais valioso que um carro totalmente refeito no capricho o motivo e evidente toda a historia do veiculo esta ali evidenciada pela patina pelos riscos e marcas de uso e foi exatamente isso o que atraiu o atual proprietario do carro cujo nome iremos preservar a seu pedido o chevette foi comprado novo por um vizinho de condominio em 5 novembro de 1979 que o manteve em uso rotineiro ate alguns meses atras quando deixou de dirigir era o segundo carro de uma dupla de quatro rodas e usado apenas em alguns fins de semana quando o homem precisava ir a baixada santista o outro carro era um fusca dos anos 1970 usado no dia a dia esse uso esporadico do chevette permitiu que ele estivesse sempre pronto para bater a chave e sair por ai ao mesmo tempo que por ser um carro estradeiro sua quilometragem nao fosse elevada como a de um carro usado diariamente e por isso que ele registra pouco mais de 86 500 km em seu hodometro quase nada para um carro de 40 anos a primeira vista ficamos ceticos quanto a quilometragem exata do carro seria possivel que um carro de 1979 tivesse rodado apenas 86 505 km parecia improvavel porem ao considerar que o trajeto de ida e volta entre o condominio e a cidade de santos/sp tinha por volta de 170 km estamos falando de aproximadamente 500 viagens dessa em 36 anos o homem deixou de usar o carro em 2016 ou 13 viagens por ano o numero bate com a rotina do antigo proprietario nao repare a sujeira o carro chegou assim a primeira revisao do carro confirmou que a quilometragem e original os pedais ainda usam as capas originais com borrachas pouco desgastadas os bancos usam o tecido original embora um pouco puido no encosto do motorista o volante e original e nao tem marcas de desgaste as cinco rodas tem a data de produçao tres delas em 10 de julho de 1979 duas em 11 de julho do mesmo ano o estepe alias ainda calça o pneu goodyear g8 165 13 da epoca — provavelmente original; nao cheguei a pesquisar sobre isso alem disso o carro esta calçado em quatro pneus aparentemente novos pela preservaçao da banda de rodagem porem a data de produçao indica que eles foram feitos na 4ª semana de 2000 mais uma evidencia da quilometragem original mas a revisao mecanica revelou ainda mais detalhes surpreendentes o carburador dfv jamais foi desmontado o radiador ainda e o mesmo que os funcionarios da gm instalaram em 1979 e a pintura azul do motor ainda resiste bravamente [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 150340 150339 ] a evidencia final foi encontrada ao retirar um pouco da mistura de oleo e poeira que cobre os amortecedores eram igualmente originais — uma pena que precisarao ser substituidos diante destas evidencias chegamos a conclusao de que esta e sem duvidas a quilometragem original do carro [youtube id= vfqj 2rblru width= 620 height= 350 ] curtiram e um app de iphone chamado vhs cam agora voce deve ter notado que os farois nao sao originais do modelo 1979 nem seus para choques e borrachoes e muito menos os arcos cromados nos para lamas a essa altura voce talvez pense que a alteraçao tenha sido feita devido a algum acidente ou algo do tipo mas ela se deve justamente ao fato de o carro ter sido usado regularmente explico primeiro constatamos que nao houve alteraçao na dianteira do carro depois vale lembrar que este carro vinha equipado com os farois sealed beam os populares silibim ou silibrim eram farois que nao usavam lampadas intercambiaveis e por isso precisavam ser trocados inteiros na epoca era o que havia de melhor mas no inicio dos anos 1980 os fabricantes adotaram o sistema bi iodo que usavam lampadas separadas do projetor tudo o que voce precisava era comprar as molduras plasticas dos modelos 1981/1982 e os farois mais modernos para gerar uma bela economia nao era como em 2017 quando temos componentes fabricados de acordo com as especificaçoes originais e um codigo do consumidor que obriga o fornecimento de peças de reposiçao por dez anos apos o fim da produçao provavelmente a opçao mais viavel — e mais conveniente para o proprietario — foi o facelift com os borrachoes e para choques foi a mesma situaçao o chevette nao teve proteçao na lateral ate 1981 foi somente naquele ano que a chevrolet atualizou o carro com borrachoes e para choques mais largos assim sendo um carro contemporaneo de uso regular se voce quisesse proteger portas e laterais do seu carro a soluçao mais pratica eram os borrachoes do modelo mais recente produzido na epoca sem contar que seu chevette 1979 ficava com o visual tres anos mais novo por uns poucos trocados era algo a se considerar em meados dos anos 1980 nao como se nao bastassem o carro ainda veio com alguns bonus todas as etiquetas de fabrica coladas onde deveriam estar na parte interna do capo e na carcaça da lanterna traseira direita o porta luvas armazenou o manual original o guia de manutençao o certificado de garantia da bateria prestolite tambem nao sei se original e melhor ainda a nota fiscal do carro o radio e um toca fitas tkr infelizmente nao original do carro porem um acessorio comum na epoca outro acessorio nao original porem comum eram os farois auxiliares instalados atras da grade frontal semelhantes aos do chevette gp daquele mesmo ano diante desse nivel de originalidade os proprietarios cogitam a hipotese de nao restaura lo apenas fazer a revisao geral substituir buchas borrachas retentores flexiveis e afins — todos ressecados talvez por serem originais — bem como amortecedores e pneus as rodas deverao ser repintadas bem como alguns pontos de corrosao caracteristicos dos chevette sob as borrachas dos vidros basculantes traseiros apenas no mais o exemplar devera ser conservado com sua historia preservada algo que certamente atribuira um valor maior a ele no proximo capitulo veremos o processo de substituiçao dos componentes e mais algumas fotos desta preciosidade ate la por leonardo contesini project cars #450
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