nobres gastadores de gasolina voltei estava entretido com pepinos habituais de um quase falido dono de audi 80 e por isso meu atraso peço desculpas para a turma do flatout e toda equipe mas precisei focar um bom tempo no trabalho para dar conta de pagar a infinidade de boletos que acumulam sobre minha mesa com a rubrica pecinhas a80 ou parcela mecanico desgraça80 entao onde paramos na ultima vez que conversamos ah sim no fatidico dia que o panzer chegou aqui em terras sulistas vamos la estamos no patio da flex na primeira semana de fevereiro tentando entender que tipo de pessimo negocio eu havia feito [gt40 content search= audi widget= 1 ] apos o choque inicial onde constatei que a expressao gato por lebre se aplicaria voltei ao modo racional e analisei friamente a situaçao muito pouco daquilo negociado havia sido de fato cumprido abri o capo havia plasticos de acabamentos quebrados cuja reposiçao e praticamente impossivel olhei o amortecedor que sustentava o capo o mesmo capo que neste exato momento pendia com a estrutura interna dele quebrada preso com arame adaptado de qualquer outro carro sem pressao e muito mais curto que o original apoiei um cabo de vassoura e comecei a analise liquido do radiador na cor ferrugem denotando um pessimo cuidado do dono anterior capa de bateria inexistente bateria baratinmineirin legitima de 55 amperes a original e de 75; por que sera que o malaquias usou uma de 55 contençao de custos talvez farois presos com arame oleo do motor no nivel e oleo da caixa bem abaixo do nivel gelei uma espiada nos fios no cebolao do radiador entregou a gambitech do eletro ventilador nesta hora pensei sinceramente em devolver a jaca pro antigo dono mas bateu o medo de jamais receber algum valor de volta e insisti nela vamos errando novamente jovem que um dia quem sabe aprendemos ou nao entrei no carro e aquele cheiro tipico de carro alemao dos anos 90 me acalmou um pouco ate eu olhar os tapetes furados e puidos pelo tempo uma sujeira inenarravel pronto acordei de novo em gravatai fazia 35 graus naquele dia o interno dela parecia o inferno e eu vivia um inferno mental liguei a novamente maldita lenta oscilante engatei r um faustoso tranco na caixa um chiado e la vai ela dando re capenga vira o volante as malditas rodas de tigrao de 20 polegadas encostam por dentro nas caixas e nao deixam manobrar nunca na vida amaldiçoei tanto um vendedor enfim alinhei em direçao ao portao vamos no d que na verdade e 3ª e rumamos ate novo hamburgo mais um tranco seguido de um tlaaaaaaack de assustar ate um surdo depois descobriria o porque parei num posto proximo para abastecer e nessa hora vi a merda que havia me metido luz do abs acesa intermitente cara algo mais pode dar errado sim pode tentei ligar o ar pra refrigerar a mente e o corpo mexe liga aperta botao dali daqui e nada do ar condicionado funcionar mais um caso tipico de ah mas comigo funcionava sei nao que houve bom abre teto abre vidro e vamos embora derretendo olho pra cima o forro do teto tremulando tipo uma bandeira em 7 de setembro cara eu so pensava no que mais poderia ferrar minha paciencia ja que estava rodando no carro que se desenhava a perfeita materializaçao da praga do importado barato fui rodando os proximos 50 km ate sao leopoldo em terceira marcha liguei o radio opa funcionando regulei o som o chiado se fez regulei o balanço para os seis alto falantes e voila somente os alto falantes do painel funcionam comecei a desanimar a 80 km/h apesar de ser a lei a pequena viagem foi torturante observei o funcionamento dela pressao do oleo em ordem temperatura idem menos mal aparentemente o motor esta saudavel olho no odometro 118 700 km nao me parecia uma quilometragem muito alta para um carro 1994 ilusao jovem ilusao descoberta naquela proxima semana vim ate em casa com meu brother dirigindo o outro carro quando encostamos na garagem fui observar o carro funcionando a lenta ainda oscilava — menos mas oscilava aquele ronco grave que lembra esportivo de gente grande me arrancava um sorriso no meio de tanta coisa que eu ja imaginava ser cara a resolver olhei detalhadamente o carro elenquei prioridades e fui a luta marquei para a segunda feira seguinte a incursao da donzela na primeira oficina que ela entrou o luis henrique da luis caixas de cambio em sao leopoldo aceitou pegar pra revisar corpo de valvulas e fazer alguns testes depois de uma boa conversa onde expliquei que o ex dono havia constatado um defeito mas que era corpo de valvula ou solenoide o luis me olhou incredulo mas segui firme na crença sinceramente eu queria acreditar primeira constataçao faltava quase 1 5 l de oleo na geringonça completamos passamos no scanner e ainda acusava falha de solenoide levantamos a tedesca e ali comecei a me desesperar as fotos mostram so um pouco do que vi por baixo dela quando abrimos o carter da caixa havia um plastico perdido dentro do oleo e este ja ficando marrom mas o que chamou mais atençao mesmo foram marcas nos parafusos da caixa alguns escorridos e de bitolas diferentes entregando que ela havia sido no minimo recentemente mexida bom baixamos o carter encontramos alguns parafusos perdidos ali dentro e o pior aquele flat cable das solenoides e dos circuitos preso com cinta plastica cara um enforca gato dentro da caixa automatica segurando um fio e pra matar e detalhe o chicote velho esta se esfarelando tive um surto psicotico nessa hora e ao saber o preço do chicote novo sentei e chorei de cantinho bom se for pra resolver o problema vamos pagar entao aproveitei para analisar meu novo carro por baixo e vi umas aberraçoes a mais ali mas me chamava a atençao aquelas malditas rodas pegando por dentro dos pivos de suspensao e nas torres da suspensao e o luiz comentando que pra queimar um cambio com aquelas rodas era rapidinho [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 163921 163919 163918 163907 ] limpeza do corpo de valvulas e um chicote novo um dia e meio depois recebo a ligaçao que derrubou mais uma vez minha manha — de boni aqui e o luiz teu audi ta pronto — opa e ai tudo certo ta andando — continua igual tiramos as falhas o scanner estava acusando curto pelo flat cable ruim limpamos o corpo de valvulas mas o problema dela e dentro da caixa como eu te disse no começo eu nao faço mais o cambio desses carros fala com o elcio da sinos caixas mas prepara o bolso essa tua caixa e uma m&***@ de cara vem aqui que conversamos — ah que m&rd@ ja chego ai mil e poucos reais mais pobre com um audi 80 andando em 3ª marcha levei na mecanica onde meu amigo scalabrin trabalha para uma revisao basica o andre dono da oficina levanta o carro e da de cara com aquela gambitech master no cebolao do ar condicionado e ja abre a matraca — vini esse teu carro ta bem maquiadinho hein abriram a caixa automatica ja isolaram esse teu ar por que ela deve estar fervendo e tomou uma porrada na lateral esquerda o luiz resolveu tua caixa — nao andre diz que e problema interno ele me recomendou o elcio — o elcio e o melhor cara pra fazer esse serviço mas tu sabe que e uns 6 conto pra cima essa caixa ne — ah to sabendo — vini esse filtro de gasolina e diferente encomenda ele e traz aqui depois que a gente troca ah e claro que ate o filtro de gasolina seria diferente ne por que um audi 80 seria igual a um carro normal tirei o 80 da oficina com oleo trocado e comecei a via sacra pra arrumar o ar condicionado nao sem antes passar num outro chegado meu pra arrancar as rodas orbivileira dela se algo me irritava e muito dentre todas outras coisas que estavam dando erradas com certeza as rodas imensas eram uma das principais fui trocar as ditas rodas conversa dali conversa daqui era obvio que ninguem queria pegar aquelas tampas de bueiro negociei por quatro porsche cup 17 na cor grafite com pneus 17 montados detalhe as rodas chegariam dali 30 ou 45 dias o que se faz entao se tapa o furo com poxipol [gallery columns= 4 link= file ids= 163939 163911 163910 163912 ] montei de imediato quatro bbs de 15 polegadas com pneus novinhos pra me livrar das orbi20 e quando chegassem as cup trocaria elas de imediato mas como seria para negociar posteriormente teria que abraçar o que a casa oferecia nao sei se odiava mais as 20 ou as bbs cara nada tava dando certo bbs dourada ai arrebenta o caboclo ne coloquei o audi no elevador removi as quatro tampas de bueiro e mais uma surpresa pinças pintadas de rosa cara rosa por que rosa motivo de risadas e piadas dentro da oficina perguntaram se queriam que retocasse nao preciso dizer que mandei a m**** meio mundo pinta de prata essa bagaça outra pequena surpresa molas cortadas ah mas e claro molas cortadas que espetaculo minha lista do mercado livre estava ficando mais longa que discurso de gago [gallery link= file ids= 163906 163905 163904 ] montamos as bbs balanceamos e bora la encontrar uma auto eletrica disposta a arrumar o ar condicionado levei no meu conhecido o ulysses da aircompany em sao leopoldo olhou por cima viu aqueles fios estranhos e eu ja esperando uma patada e um corridao da oficina ele largou — tu tens as peças dela ali aquele sensor do radiador e comum a linha vw barbada esse compressor tu consegue trocar o rolamento e recondicionar ele tenho um cara aqui que faz pra mim so a mao de obra e chata mas se tu nao quiseres nao precisa fazer agora esse carro ta funcionando o condicionador so que isolaram algo na central pra ele nao disparar eu vou ver o que faço se nao resolver sei quem resolve eu ainda nao havia futricado em foruns mas o que mais ouvi e cara e problema esse carro e o cao meu pior que isso so marea audi antigo e f**** tu ta lascado ninguem pega pra arrumar e confesso galerinha e realmente curioso o espanto do pessoal ao receber uma jaca dessas em oficina o que fiz entao deixei o audi la levemente aliviado porque meu amigo resolveria mais essa bronca pra mim num final de tarde de sexta feira uma semana apos comprar o carro detalhe importante dos cinco dias uteis da semana quatro dias passou ele ficou parado isso nunca e um bom sinal passei o final de semana entretido em foruns e lendo a pasta de notas que vieram junto com ela com um garrafao de vinho aberto e o mercado livre como distraçao numa dessas notas meu olho puxa a quilometragem da entrada do serviço km atual 163 274 opa parae parae perala centoesessentaetresmilquilometros mas nao era 118 000 [gallery link= file ids= 163929 163927 163926 163909 163908 163928 ] bah que decepçao nesse momento todas as pecinhas que havia encomendado por um detalhe nao foram canceladas coisa de dono chato mandei vir tapetes novos um gecko as chaves reserva com iluminaçao noturna amortecedor de capo manual do radio que faltava filtro de gasolina capas de plastico que consegui encontrar porta documentos de couro personalizado e outras quinquilharias que iriam embelezar a criança e descobri nessas noites procurando soluçoes para o panzer em foruns um site para ver com vista explodida toda linha vag altamente util junto com o brother felipe barbosa de portugal um amigo alfisti que me salvou de pagar quatro rins ou mais em peças aos chegados que tiverem interesse em trazer peças de fora por preço justo sem ter dor de cabeça ou problemas falem com esse cara mesmo vale muito a pena [gallery link= file ids= 163933 163932 163931 163930 163886 163887 ] la estava eu com pecinhas de acabamento e quinquilharias chegando em um carro que nao estava querendo sair da oficina bom comprei o que achava que devia naquele final de semana regado a vinho e deixei chegar a segunda feira tres da tarde da segunda feira dia 13/02 liga o joao da oficina do ar condicionado — seu vinicius tudo bem aqui e o joao voce tem como dar uma passadinha aqui na oficina o ulysses quer falar com voce — sim sobre o que seria meu carro esta pronto — pois e o ulysses quer falar com voce pessoalmente tem como vir agora — estou indo obrigado cheguei o cara com cara de desanimo olhando pro audi capo aberto e as mangueiras conectadas no sistema perguntei — e ai funcionou — sim funciona acima de 3 000 rpm mas o fluxo de ar dentro da cabine nao e muito forte pode ser que algo esteja entupido desse modulo nao sei o que pode ser devem ter mexido em alguma coisa e o modulo nao libera abaixo de 3 000 rpm falei com um chegado o gerson da flesch car ele pode pegar teu carro ainda hoje tu levas la nem vou te cobrar nada alem do gas e filtro da cabine troquei filtro instalei o cebolao correto esta armando certo o eletro ventilador usei o mesmo do santana 2 0 e desfiz as emendas que tu tinhas no chicote mas tem que levar la pra saber o que e pra poder funcionar pensei comigo o que fizeram com esse negocio mas vamos la ate a flesch car meia hora mais tarde encosto na outra oficina o quarto lugar em menos de uma semana com o carro pedi para olharem o vidro do motorista que ja nao funcionava mais os alto falantes que nao funcionavam na traseira e esse pequeno detalhe do ar condicionado perguntei para o sr gerson um alemao gente fina que me atendeu la mais ou menos quanto tempo demoraria nos te ligamos quando ficar pronto ok peguei um uber e fui embora sentindo que essa parte seria dia 23/02 recebi a ligaçao que meu carro estava parcialmente pronto ue como assim parcialmente vamos por partes entao assiduos leitores — opa sr vinicius tudo bem resolvemos o problema no seu ar condicionado tivemos que isolar um comando da central e tornar o acionamento dele direto pelo comando do ar condicionado com uma caixa nova de reles para o perfeito funcionamento — como assim — mexeram na central desse carro mas nao compensa arrumar da forma que fizemos esta funcionando e seu carro esta funcionando perfeitamente ele estava com algumas enjambraçoes no acionamento do eletroventilador que corrigimos mas os seus alto falantes nao estao funcionando o que voce quer fazer — vamos trocar entao — nao seus alto falantes tem modulo de potencia integrado se for trocar precisamos montar um modulo de força pois o radio nao tem saida amplificada o amplificador e o proprio alto falante quer trocar o som inteiro do carro — um minuto de silencio xingamento mental ao antigo dono mais um minuto de silencio ok gerson vamos consertar esses modulos e possivel aproveita e troca os cones dos falantes tambem ok ok avisamos quando ficar pronto sem previsao no momento sai dali mais alguns milreais mais pobre mas com o ar condicionado funcionando olhei para a traseira dela forros desmanchados tudo solto no porta malas ok em breve montarei vai nessa filho [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] pensei comigo bom vou ao elcio para ver sobre a manutençao da caixa sim fui no dia seguinte 24/02 cheguei pomposamente na oficina e ainda com uma va esperança que pudesse ser algo facil porque a esperança e a ultima que morre conversei com o sr elcio da sinos caixas uma das melhores oficinas para caixas automaticas que conheço e ele foi franco e sincero como todo bom alemao — olha nao parece ser problema eletronico mas traga ela dia 06/03 que vou fazer os testes e lhe dar o diagnostico tem cara de ser problema de pistao mas vamos ver com calma sem ficar no chute — e tu acha que e o que elcio acabei de comprar esse carro o dono anterior falou que trocou o oleo e ela deixou de funcionar mas as vezes volta a funcionar — olha ou ela funciona ou nao funciona se ele trocou o oleo e parou tua caixa deu adeus se foi isso mesmo nao tem outro diagnostico mas vou fazer os testes e te aviso traz dia 03 fui pra casa inconsolavel naquele final de semana estava dividido desmanchar ou nao vender encostar quanto mais olhava foruns mais via que tinha entrado numa enrascada a caixa 01n e reconhecida pela fragilidade igual as 01m da linha vw passat/audi a3 sao de montagem melindrosa e a ma fama recorrente vem devido a falhas de montagem que simplesmente condenam o serviço em poucos kms elas usam radiador de oleo integrado ao radiador principal qualquer falha de refrigeraçao do carro mistura oleo da caixa com agua e fundem novamente sem avisar o motorista [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 163896 163895 163894 163892 ] outro grande problema e o custo das peças existem duas linhas de peças uma que alguns importadores trazem dos eua mas sao peças de segunda linha com um custo um pouco mais baixo do que as peças da primeira linha que vem direto da polonia ou bulgaria peças originais de reposiçao daquelas caixas naturalmente complicadas um dos problemas sao os pistoes internos que fragilizam com o aquecimento e quebram perdendo pressao e fazendo seu carro deixar de engatar o d quando quente outro problema recorrente e a fita que interliga as solenoides facilmente estraga na troca de oleo e começa a acusar falha nas solenoides deixando o carro estranho dando trancos ah alem disso folgas nas trizetas sao recorrentes e o corpo de valvulas se teu carro tem mais de 150 mil km vai apresentar problema nao me pergunte o motivo eles apresentam desgaste acentuado acima dessa km tambem te deixando a pe sem motivo aparente e cuidado muito cuidado com a porcaria do sensor da capa seca ele e um fdp daqueles que te deixam adoecer de raiva por um motivo singelo ele resseca quebra um contato e simplesmente teu carro nunca mais liga barbada de incomodar quando se mexe na caixa e o mesmo sensor de rotaçao do virabrequim exatamente o mesmo cogitei a ideia da troca para manual com o tola soares ele tinha um conjunto de caixa com pedaleira completa e nao era caro tola e um cara que manja pra caramba dessas lasanhas e e outro grande amigo que fiz nesse mundo de iniciaçao audeira conversei com ele minha opçao seria mandar o carro pra sp montar la e descer depois economicamente era inviavel teria que contratar cegonha pra levar ate sp plataforma em sp e de la depois de pronto voltar pra ca uns r$ 6 500 calculei entao comentei com o mecanico aqui que me ajuda com meus projetos — deboni travecar essa audi pra manual e uma mao de obra do c4r4lh8 nao da vai ficar uns quatro meses rolando aqui na oficina tem que desmanchar painel e um monte de coisa vai da uma mao de obra e vai ficar tao caro quanto arrumar a caixa automatica — mas quanto uns cinco mil — talvez mais por que nao sei dos sensores e outras adaptaçoes eu prefiro nao fazer leva no elcio zera essa caixa e vai ter carro pra mais 20 anos — ta bem restava me aceitar a opiniao ja que outros conhecidos que sei que poderiam me ajudar a fazer simplesmente acharam loucura e preferiam picar o carro pra vender em peças o que novamente me soava como uma opçao possivel esse e aquele exato momento que tu se lembra daquela maldita frase do importado barato ou do comprarei um xxxx e guardarei o resto para a manutençao essa conta nunca fecha mesmo nao fecha por que a variavel sempre e mais complexa vamos tomar por exemplo o audi 80 importado e com algumas peças em comum a linha vw supondo que compraste reservando r$ 10 000 para a manutençao a primeira dor de barriga que a caixa lhe der ira lhe consumir no minimo seus 70% dessa reserva tatica isso eu digo caso embarque em um automatico que e uns 90% dos exemplares bons ou medianos a venda por preço entre r$ 12 000 e r$ 20 000 se tiver a iluminaçao de achar um manual em bom estado alem de ser mais caro que isso tambem tera coisa a fazer e jogo que sera no motor e sensores e novamente tera seus 80 ou 90% dessa economia drenada motores desses carros sao indestrutiveis mas vale a pena a troca de todas mangueiras limpeza de radiador troca do trocador de calor do oleo do motor troca de todos sensores por idade que apesar de serem resistentes para caramba a idade e implacavel com os conectores guarde os de reserva emergencial outro bom conselho e abrir o carter trocar a junta conferir estado do pescador e das bronzinas sao baratas vale a pena trocar caso o motor seja um high mileage igual ao meu que passou dos 200 000 nao que seja um problema mas prevençao nesse caso economiza uma retifica que larga de r$ 7 000 ou r$ 8 000 sem fazer força outra coisa interessante a se fazer nas 80 v6 e trocar a junta do cabeçote e conferir os tubos de agua esses tubos nao raras vezes estao podres ou apodrecendo discretamente e caso ela ferva vai ferver o cambio junto e ai ja viu ne geralmente e e quase certo que elas ja tiveram problemas de cabeçote a melhor junta neste caso e victor reinz nao economize pois juntas boas te poupam retrabalho de mao de obra tive algumas boas dicas do gunther meyer outro louco como eu que tem um audi 80 tambem em obras e a menos de 100 km daqui veja so elas nunca quebram sozinhas sempre acabam unindo seus proprietarios o gunther tambem sofreu com eletrica desses carros que como de praxe passaram na mao de varios entendidos e acabaram tornando a casa da mae joana o negocio restou para nos corajosos e loucos mais loucos que corajosos botar a mao na massa e tentar rodar com essas sauerkrauts mas voltando ao assunto mesmo que tenha guardado uma reserva digamos de 50% do valor pago no carro a chance real de gastar em pouco tempo e alta mesmo existem as exceçoes que sao aqueles modelos que trocam de mao de entusiasta para entusiasta so que nao e esse o ponto agora falo do cara normal que tem uma grana pra comprar um carro seus r$ 20 000 ou r$ 30 000 e opta por comprar uma manga dessas o calculo inicial e 50% pro carro e 50% pra reserva mas o que acontece sempre no fim e 70% pro carro e 30% pra reserva tatica na maioria das vezes e um pesadelo se avizinhando se nao tiver um pouco de conhecimento gente que te conheça pelos carros diferentes que ja comprou ou arrumou bons contatos e um cartao de credito ou um fluxo de caixa justo pra poder ir arrumando meu exemplo comprei um carro pra uso diario o que acho que e onde a maioria da galera se enquadra nao tinha metade do valor que imaginei gastar ate agora nela fui pego completamente de surpresa mas tinha digamos os 50% do valor que paguei nela guardado como reserva o que ajudou de inicio a maioria da turma aqui talvez nao tenha tempo lugares ou pessoas capacitadas de imediato para resolver o problema levando a parar o carro para poder se dedicar durante o final de semana e se nao tiver outro meio de se locomover o problema toma uma proporçao gigante por que ai o fator psicologico joga contra demais ja ouvi inumeras vezes a historia do cara que comprou um antigo pra restaurar e se desgostou no meio da restauraçao demora empaca vai dinheiro voce nao ve resultado empaca vai dinheiro e o tesao vai virando decepçao e quando ve vende pela menor ou qualquer oferta que aparecer nao e [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 163925 163924 163923 163922 ] esse e o problema que tera quando comprar um importado barato no entusiasmo de realizar um sonho quando na verdade o sonho deveria esperar mais para ser realizado talvez pelo exemplar nao estar num ponto de conservaçao que permita o uso diario talvez pela falta de conhecimento de determinadas peculiaridades do veiculo ou pelo mais agravante dependencia do veiculo e dinheiro necessario para manutençoes eu nao estou querendo jogar um balde de agua fria na empolgaçao de varios aqui que vao ler mas quero abrir os olhos para evitarem que passem pelos dissabores que estou vivenciando serio nao tem nada mais chato mais constrangedor que chegar mes sair mes e teu carro estar parado porque uma peça nao serviu um sensor nao funcionou um calço de motor nao existe a furaçao das rodas nao casa com as rodas que tanto desejaste e por ai segue e de um mero probleminha cheguei a uma conta que soma quase o valor que paguei pelo carro ja contando o inevitavel conserto da transmissao restava me esperar entao a chegada do dia 6 para deixar o carro aos aos cuidados do quinto mecanico que ela visitava nesse periodo de menos de um mes legal nao legal e o que vai vir pela frente em seis meses de despesas pesquisas mais compras e mais descobertas ate breve por vinicius de boni project cars #451
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