donos de lasanhas e adoradores de nabas automotivas alegrai vos estou em dias conturbados tanto pela proximidade pelo final do ano quanto pela miss chucrute que permanece teimando em nao querer funcionar [gt40 content search= audi widget= 1 title= pensando em um audi para chamar de seu ] considero me um abençoado apesar de 1 5 tonelada de puro aço germanico consumindo reservas limites e paciencia que nao me sobra muito continuo obstinado a rodar diariamente com ela obedecendo ao plano inicial louco so um pouco fazendo um breve resumo aos que certamente nao terao paciencia para ler as primeiras partes do projeto comprei um audi 80 cujo antigo dono omitiu inumeros detalhes graves de falta de cuidado deixando o mutombo do whatsapp fazer a festa caixa eletrica em geral e outras coisas tornaram a experiencia de comprar um importado barato em algo traumatico vamos aos fatos chegou entao o dia 06/03 quem lembra sabe que esta e a data que meu amigo e master doutor em caixas automaticas elsio marcou para começar os trabalhos na caixa automatica do carro cheguei em terceira marcha na oficina cedo pela manha para que no ultimo gas de esperança que tinha realmente pudesse ser algo nao grave o que ja era visivel que nao lembro nitidamente da conversa e graças a tecnologia tenho ela salva onde o antigo proprietario afirmava que na cidade dele nao tinha gente capacitada pra mexer no carro e que precisaria limpar o corpo de valvulas e reprogramar a caixa para fazer entrar o drive pois entao senhores burro fui eu que nao liguei o semancol no dia sinalizando a desistencia do negocio obviamente seria treta obviamente o mineiro estava querendo se livrar da samambaia conversei bastante com o dono da oficina e com o filho dele o douglas gente finissima tambem outro apaixonado por carros antigos e diferenciados ficaram de dar um diagnostico assim que possivel mas tudo levava a crer que seria a retifica completa da caixa sai dali a pe puto da cara e pedi uma gentileza para a sogra para ceder um carro que eu pudesse me locomover e trabalhar vamos de gm prisma vulgo pe de pano por que um prisma basico branco onde a maior tecnologia e o radio cd player aiwa esse sim nao iria me incomodar aqui cabe fazer uma observaçao totalmente pertinente ao assunto se voce entusiasta louco ou desmiolado como eu e que esta cogitando a ideia de comprar qualquer carro que demande tempo parado aqui e o momento de recobrar a consciencia pense racionalmente antes de torrar todo seu dinheiro — tenho condiçao de jogar o carro numa oficina ou na garagem de casa sem pressa sem previsao ou sem necessidade de rodar com ele para ir fazendo aos poucos e principalmente ir pagando aos poucos lembrando daquele calculo do 50/50 50% do meu orçamento para aquisiçao 50% do meu orçamento para manutençao — se dependo um pouco do carro como farei para driblar o problema da parada dele ou o pior cenario dependo muito do carro para trabalhar e preciso de um substituto imediato — se eu dependo do carro para trabalhar e preciso de um substituto qual o tamanho do custo que terei quais os impedimentos e qual a verba que precisarei destinar a isso seja assumindo a manutençao do periodo do uso de um carro emprestado seja alugando um carro ou quem sabe mudando de emprego se nao conseguir nenhuma das alternativas nessa hora aqui e mais que importante ter um plano de contingencia eu nao tinha nada planejado minha ideia era sentar a bunda no carro depois de uma revisao basica e botar pra rodar ao saber que meu carro nao prestaria para rodar de imediato tive uma semana de pavor e muito menos imaginava que pelos proximos nove meses dependeria de um carro emprestado para isso dependendo da boa vontade de terceiros pensem no problema que arrumei nove meses com o carro parado um rombo financeiro sendo contabilizado todo mes rapidinho tudo isso vira uma bola de neve no meu caso contei com a compreensao da familia e da empresa mas isso e 1% num universo a maioria das vezes voce nao tera isso e e nesse momento que batera o desespero de desistir vender do jeito que esta ou simplesmente parar com tudo a conta financeira nao ira fechar nao adianta sempre tera um passivo maior que o ativo na contabilidade entao como cabeça nao foi feita so para usar bone pense com calma execute o projeto calmamente se for possivel pratique o despego da perfeiçao de imediato e siga o plano para tornar menos traumatica a experiencia do nem tao desejado resto de rico consegui um carro para andar e toquei minha vida a previsao que eu tinha era ate o final da semana um retorno sabado 11/03 as nove da manha vou tomar um chimarrao com o seu elsio para ver como estavam os trabalhos e ai que a constataçao do pior veio depois de testes desmonte limpeza do corpo de valvulas reprogramaçao do modulo so restava abrir a caixa ja que ela nao tinha pressao no sistema para acoplar o d demonstrando problema nos pistoes e aneis de vedaçao na proxima semana iria começar o desmonte da caixa eu nessa hora pensei em desmanchar o carro vender em peças o valor que eu paguei no carro era quase o valor do conserto paguei caro por ser um carro bichado do a ao z a conta dali em diante nunca mais fecharia agradeci a noticia pedi para fazer um inventario do que seria preciso e ter uma noçao de orçamento em 15 ou 20 dias ele estaria fechando um pedido de peças e poderia incluir as minhas no mesmo pedido ja que seriam em media 30 ou 40 dias para a chegada das peças no maximo façam as contas do dia 06/03 mais 60 dias para chegada de peças e mais uns 10 dias entre montagem e testes 70 dias pra botar a lasanha a rodar ou seja ali por junho teria novamente meu carro nao achei absurdo ja que eu estava liso feito um coco e precisaria me capitalizar para pagar poderia ser mais rapido sim poderia mas eu estaria mais quebrado que arroz de cachorro e devendo ate minha espinha ao final daquela semana recebi o orçamento e a certeza daquilo que eu nao queria ter minha caixa havia sido aberta anteriormente quem abriu viu que estava condenada e fechou de volta para nitidamente estourar na mao do proximo e nao se aproveitava nada mais dela discos cintas aneis nada um dos pistoes estava quebrado e a folga interna dela nao era folga eram ferias conversor de torque ia pra retifica bomba de oleo nova kit master completo alemao e assim a conta do custo de arrumar a audi fechava bem perto do valor que paguei no carro r$ 9 800 entre consertos de eletrica e ar condicionado e agora a caixa automatica o que fazer simples ou desmancha pra ganhar uns r$ 4 000 ou r$ 5 000 arruma de qualquer jeito passa pra frente o que nao era opçao ja que eu tinha sido logrado por alguem que pensou dessa mesma forma ou assumo a paternidade e encaro um restauro forçado pois entao estamos lendo esse pc#451 por que mesmo sim eu encarei o restauro num desatino que ate hoje quase ninguem compreende [gallery columns= 4 link= file ids= 172421 172422 172423 172424 172425 172426 172427 172428 172430 172431 172432 172433 172434 172435 172436 172437 ] enquanto os meses passavam ia procurando peças para o carro gastando o que eu nao tinha e sendo motivo de piada da turma de amigos sim ate o google me pegou andando a pe e virou motivo de piada estava eu voltando a pe num sabado da oficina onde tinha ido ver como andavam os trabalhos e aquela porcaria do carrinho do google maps tirou uma foto minha caminhando pra virar meme de dono de audi foi rapidinho outra piadinha foi no dia dos namorados onde quem aparece naqueles memes da internet sim o audi 80 [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 172417 172418 172419 172420 ] e assim seguimos ate o final de julho lentamente pagando conforme eu podia a oficina e contornado as dificuldades neste periodo encomendei uma infinidade de peças da europa que fui informado que precisaria substituir de suspensao e motor mandei vir um kit de correia continental por ¼ do preço que se paga aqui no br mesma coisa as peças da suspensao aqui se paga por peças de baixa qualidade o valor de peças de primeira linha na europa mandei vir as buchas do agregado bieletas buchas da estabilizadora usa se duas comprei quatro calços da caixa que estavam adaptados da pior forma possivel usando calços de passat alemao que sao mais baixos e precisam de serviço de torno pra encaixar ficando uma m$%^@ pivos de suspensao velas cabos sensores tudo novo zero por nem metade do que custaria aqui calculei que as mesmas peças aqui no brasil e de marcas paralelas sairiam em torno de r$ 3 500 gastei r$ 1 080 em tudo direto da europa pelo meu amigo felipe barbosa soares [gallery columns= 4 link= file ids= 172395 172396 172397 172398 172399 172400 172401 172402 172403 172404 172405 172406 172407 172408 172409 ] aqui cabe um conselho ao adotar qualquer carro importado pense bem antes de escolher se fores adotar algum modelo europeu pesquise bastante para saber se o modelo foi vendido em mercados de grande giro seja europa ou usa o audi 80 tem um problema serio de peças nos usa perguntei para alguns amigos que moram la e sao raras lasanhas cujo codinome e audi 90 mas na europa esses carros viraram uma infestaçao nos anos 80/90 lembre disso nao adianta adotar aquele modelo bacana diferentao se nao puder encontrar peças para ela em lugar algum audi / mb/ bmw decada de 90 possuem uma relativa facilidade de compra de peças na europa principalmente modelos de entrada como audi 80/100 mb serie 190 ou classe c e bmw serie 3 inegavel a facilidade e a diferença de custo ao optar por trazer do velho continente as peças se ja deu o passo de encarar um europeu nao antigo nao semi novo limbo anos 90 encare o desafio de deixar o ml de lado e trazer as peças de fora vai por mim e menos traumatico e abrevia teu sofrimento em 40% o que e um peidinho para quem ja encheu as fraldas ne em julho finalmente a caixa dela estava pronta sucesso nao tinhamos um belo problema os calços do motor estavam adaptados de outro carro e ja tinham arrebentado onde o ex dono ou o orelha seca do mecanico dele simplesmente furaram o calço adaptado colaram um prisioneiro com cola de para brisa e montaram de qualquer jeito como as fotos que mandei no anexo mostram e os calços da caixa estavam destruidos o que eu ja havia sido informado quando baixaram a danada [gallery columns= 4 link= file ids= 172445 172446 172447 172448 172449 172450 172451 172452 ] testou se a primeira partida do carro com o cambio novo e o motor simplesmente cabeceava o capo do carro as mangueiras e a caixa seguravam o conjunto missao tarefa gincana encontre calços originais audi 80 nao vale ligar na concessionaria ja que cada um custa r$ 5 700 e leva 45 dias para chegar mediante pagamento antecipado ah eles fazem em ate 3x no cartao gentil ne fui atras de soluçoes use furo passante monte calço de audi a4 arranca fora e monta de chevette enfim cada um tinha uma teoria num momento comprei os calços do audi a6 ate 1994 para minha surpresa sao aparentemente parecidos porem totalmente diferentes na montagem devolvi os no ferrinho que sou cliente e parti para a luta o que fazer garimpei de norte a sul e algumas duzias de dias depois da missao dada acabei encontrando um par de calços originais vag porem remanufaturados pela indicaçao da indicaçao do conhecido de um amigo do clube de alfa romeo em sp pra quem ta no deserto qualquer oasis e miragem entrei em contato com o sr adelples proprietario da so suspensao especialista em remanufatura e montagem de peças especiais gente fina que me sugeriu fechar a compra pelo ml ja que eu precisava pagar no cartao negocio fechado aproveitei para mandar os coxins antigos que estavam arrebentados para ele recondicionar assim que recebesse os novos teria um par de coxins sobressalentes pedido despachado via pac mas eu nao contava com a ineficiencia dos correios ah neste meio tempo audi parada na oficina nao custa lembrar ne 15 dias a procura de calços ok sou chato com algumas coisas poderia ter resolvido de qualquer jeito mas meu mecanico tambem ia pirar comigo ja que ele tambem e bem parecido ia se negar a montar de qualquer jeito o que e o correto mesmo [gallery columns= 4 link= file ids= 172438 172439 172440 172441 172442 172443 172444 ] no dia marcado para chegada das peças um sabado recebo a noticia que os correios nao iriam entregar pois classificaram a mercadoria como danificada/avariada alguem me explique como um par de calços do tamanho de uma marreta iria avariar pensei que tivessem extraviado mas tambem me perguntei como perder um par de peças daquele tamanho bom sabado eu nao conseguiria mais resolver ficaria para segunda feira informei o adelples que prontamente me informou que bem provavel que tivessem extraviado e pediu que informasse ao ml fiz o tramite e fiquei mais perdido que cego em tiroteio como resolver pra começo de conversa meus calços estavam no lugar precisaria capar fora eles mandar para sp aguardar conserto aguardar retorno pra depois montar pois bem calculei seus 20 dias nessa etapa passei mais um final de semana bebado puto da cara com uma jaca que conseguia empatar meu jogo em um misero jogo de calços de motor segunda feira tive a iluminada ideia de ir aos correios entender por que diabos recusaram a minha entrega qual a minha surpresa ao chegar la e informarem que nao entregaram por que haviam manchas de oleo na embalagem externa imaginaram que por este motivo o material estivesse avariado vou la explicar que sao peças automotivas que podem ter vazado oleo ou desmoldante e que estava tudo ok podem me entregar do jeito que esta assinei uma meia duzia de papeis declarando que eu me responsabilizava e finalmente consegui levar pra oficina o tal par de coxim novela mexicana vamos montar e botar pra funcionar entao nao tao facil assim nao tao pratico assim a donzela simplesmente deixou de funcionar do nada simples assim e assim ficamos por mais duas semanas chegando na metade do mes de outubro para ser mais preciso entre tentativas na oficina do elsio que ja estava sendo demasiado paciente com a situaçao se oferecendo a testar e ajudar a resolver uma pane ate entao inexistente onde trocamos todos os sensores sim todos exatamente aqueles que eu havia encomendado um par de cada diretamente da europa e ela permanecia teimando em ligar optamos por mandar o carro para a flesch car novamente ja que viramos o audi do avesso e nao encontravamos a origem do problema e mais uma vez os unicos que toparam encarar a bronca foram eles ate neste ponto eu contabilizava assustadores r$ 10 000 de custo em um carro de r$ 9 800 e ainda nao tinha andado neste momento se arrependimento matasse eu estaria podre enterrado debaixo de sete palmos de terra nao me refiro somente ao custo mas novamente ao psicologico nada da tanto odio ao saber que compraste um carro maquiado pronto para estourar tudo aquilo que e caro e demorado de arrumar o ruim mesmo e a infinidade de explicaçao que teras dado ate esse momento quase oito meses de preciso de peças nao funcionou ainda ta na oficina tive que fazer a caixa mas encontrei outros problemas pensei em desmanchar mas sei la nao vale a pena encomendei mais um lote de peças pra montar no carro nao ainda nao ta pronto nao consegui andar e por ai vao outras situaçoes cansativas que ira passar eu volto a frisar nao que eu queira que minha experiencia seja um desestimulante mas sim um alerta uma demonstraçao de como um pequeno desejo pode se tornar um pesadelo digno do filme it nao que o carro seja ruim que a oficina seja complicada ou que a manutençao seja cara nada disso o carro e de cinema ele cativa e apaixona a manutençao e de certa forma facil com conhecimento e paciencia tudo tem soluçao e ele sera caro somente se optar por uma bomba relogio como esta que fui agraciado e o mais importante ter a compreensao de amigos familia em especial agradeço por ter uma sogra que e quase uma mae largando a chave do carro dela para que eu mantivesse meu roteiro de visitas trabalho e dia a dia em ordem e sem prejuizo financeiro agradeço tambem pela esposa compreensiva que ouviu meus lamentos nao deixando que eu desistisse e pelos chefes que tambem deram a força necessaria para que eu nao engrossasse a fila do fgts acredito que o mais importante mesmo e ter os caminhos e apoio ja que a estrada e longa e entao pela primeira vez em terras gauchas o audi andou de guincho a oficina so podia pegar o carro na segunda quinzena de outubro no dia 24/10 embarquei a para mais uma estadia em oficina e mais uma vez ouço a frase — sim quando estiver pronto entraremos em contato nao tem previsao exata tem que primeiro ter o diagnostico para depois poder lhe avisar quanto tempo para arrumar avisei que devido ao fato da caixa estar recem montada precisaria de teste e como nao havia funcionado mais precisaria da partida para poder se completar oleo e verificar por falhas logo nao poderia sair dali rodando tambem passamos assim mais alguns dias sem saber qual o problema da minha samambaia ali pelo dia 06/11 fui agraciado ou nao com a ligaçao da oficina informando que a conta estava fechada e que o carro estava quase pronto enfim funcionando qual o problema uma linha do modulo queimada por alguma sobrecarga de tensao e outra trilha queimada devido a um jump na central que foi feito para mascarar o problema da caixa e outros erros de funcionamentos do motor defeito resolvido so com dois porens perdi o controlador de velocidade nessa obra o que nao me faz falta alguma e um dos bicos injetores entrou em curto e queimou deixando um v6 virar um v5 capengo e trepidante ok de todos os males estes sao os menores menor so nao foi a conta do eletricista vamos novamente para a sinos caixas atormentar o seu elsio mais uma vez para talvez chegar aos finalmentes naquela semana me liberaram temporariamente a donzela exatamente no dia 20/11 para ir corrigir a falha do injetor ja que nao tinha como calibrar a caixa com um cilindro a menos foi liberada com ressalvas deveria retornar o quanto antes para ativar o kickdown e dar os ajustes finais alem de conferir nivel de oleo apos rodar uns kms na mesma hora sai a garimpar um injetor nos ferrinhos da vida encontrei dois um com numeraçao proxima do meu com final a mas de audi quatro cilindros e um aparentemente igual com numeraçao compativel ao motor 2 8 v6 ue nao e tudo quase igual nao meu caro watson mas ao montar na flauta era um pentelhesimo menor verificamos a vazao do bico do modelo quatro cilindros que era pouca coisa maior que os bicos que estao montados no meu e larguei um azar montamos do mesmo jeito aproveitei e coloquei 2 stp injector cleaner no tanque pra ajudar para minha surpresa a lenta emparelhou o motor ficou sereno novamente e a lenta estabilizou nos 900 rpm me surpreendendo positivamente pela primeira vez depois de oito meses e alguns dias [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] voltamos entao a sinos caixas naquela mesma semana para os ajustes finais pela primeira vez vi uma luz no final do tunel e nao era o caminhao descendo a lomba sem freio pelo menos e ai dia 27/11 consegui finalmente levar ela embora para casa posso dizer que a primeira esticada que dei na faixa ao som de she sells sanctuary com aquele v6 afinando de uma forma inenarravel deixou bem claro que o esforço em conjunto de todos envolvidos valeu a pena naquelas semanas seguintes curti bastante o carro ate lembrar que precisava retornar mais uma vez a oficina para ajustes que ficaram combinados de serem feitos aos primeiros kms rodados resolver uns trancos na troca de marcha que foi uma nova novela dar entrada ao processo de transferencia dela que sera mais um belo capitulo dispendioso ja que tambem o antigo proprietario se fez de desentendido e deixou uma pilha de debitos a pagar posso antecipar que os proximos capitulos nao sao tao sofrenildos mas vai custar tempo e per$everança ja que ainda nao esta emplacada a estetica dela esta sofrivel pintura aspera e com para choques mal presos farois presos com parafusos soberbos e os grampos quebrados nas bases rolamentos roncando suspensao 50% pronta tenho detalhes de tapeçaria a resolver e uma teimosia dela em superaquecer que devo resolver primeiro do que essas outras coisas aos amigos e leitores as deixo uma palhinha de como ela esta hoje em 24/12 devidamente calçada nas cup e com o badge do flatout ostentando os vidros do vigia traseiros neste ano novo que nao nos falte alegria paz sucesso e dinheiro neste proximo ano que se aproxima um sincero agradecimento a todos da equipe flatout e aos amigos e parceiros de jornada das oficinas citadas nesta empreitada de um restauro forçado valeu a todos por vinicius de boni project cars #451
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