ola galera depois da minha apresentaçao e hora de falar do kaveirinha antes disso peço desculpas aqueles que acham que falei pouco sobre o projeto mas foi proposital porque queria voltar todo o foco para o carro nesse segundo post o objetivo como dito anteriormente e ter um kart de rua o que coloca o projeto sobre os seguintes pilares rigidez torcional ajustada para um melhor trabalho do conjunto de suspensao; potencia moderada para um bom controle afinal quem vai estar atras do volante nao tem os paranaue das pistas ; e boa distribuiçao de massa para ajudar no equilibrio geral do veiculo tudo mantendo a legalidade ou possibilidade de legalizaçao das modificaçoes lançadas as fundaçoes comecei o trabalho de pesquisa e aquisiçao de peças suspensao as primeiras a chegar foram as molas eibach elas sao da linha pro kit um pouco mais macias que a linha sport e ainda assim tem bastante carga elas serao combinadas a um kit de amortecedores koni modelo str t somente com a instalaçao das molas ja houve uma melhora sensivel na tomada das curvas rolagem da carroceria e estabilidade direcional nas frenagens e aceleraçoes mas ainda assim era pouco entao veio a barra estabilizadora das versoes com motorizaçao 1 6 xr action e mp3 eu queria mais comprei todas as buchas de suspensao em poliuretano para o pontape inicial essas sao as alteraçoes do sistema de suspensao mas ainda ha um longo caminho de analise modificaçoes e parametrizaçao por isso mais adiante pretendo falar apenas sobre a suspensao freios se voce pode andar mais rapido voce tem que parar mais rapido tambem o conjunto de freios originais do ford ka 1 0 com temiveis discos solidos 239 5 mm de diametro na dianteira e tambores 194 x 43 mm de pista na traseira nao seria suficiente por isso comprei um kit de freios dianteiros com discos ventilados e frisados 283 mm de diametro para a dianteira e um conjunto de freios traseiros do ford focus a disco 252 5 mm de diametro alem de pastilhas de freio com coeficiente de atrito 0 55 estaveis ate os 600°c temos mais a conversar sobre freios mas isso tambem fica para outro post chassi a principal tecnica a ser utilizada para o aumento da rigidez torcional da carroceria sera a solda de costura para a melhor uniao entre as peças estruturais as soldas deverao ser aplicadas com atençao especial as estruturas de maior esforço portanto maior torçao alem da solda de costura usasei barras estruturais de ligaçao entre torres e longarinas estou estudando ainda outras tecnicas de aumento de rigidez mais modernas que estao sendo aplicadas pelos grandes fabricantes motor pensando nas possibilidades de modificaçao que mais levariam a por em pratica o que aprendi descartei o swap mas por que cargas d’agua descartar essa modificaçao relativamente simples exatamente por isso por ser simples por nao envolver a intervençao direta no motor e seu projeto optei entao por uma mudança de deslocamento criando um motor superquadrado com peças de prateleira e outras de pedido especifico partindo da combinaçao das duas versoes do motor zetec rocam encontradas no brasil o 1 0 litro 68 68 x 67 40 mm e o 1 6 litro 82 07 x 75 48 mm chegamos ao deslocamento de 1 426 cm³ 82 07 x 67 40 mm esse deslocamento acabou virando parte do codinome do motor zr1426 e sobre todos os detalhes dele eu tambem pretendo falar num post proprio o meu pensamento estava em parar o carro arrancar o motor e começar a brincadeira ja que ele nao era o transporte principal da familia mas ja havia outro projeto ocupando espaço na garagem pai obrigado pela sua paciencia com o opala entao a tarefa nao seria tao simples alem disso tinha ainda que juntar todos os dados necessarios para fazer o pedido das peças special order comprar as peças de prateleira analisar os limites dessa configuraçao e claro a influencia dessa mudança no restante do conjunto enfim realmente amadurecer o zr1426 durante o amadurecimento do zr1426 eu mantive a busca por peças que poderiam ser utilizadas no kaveirinha o primero combo para o motor foi uma bobina accel 140028 cabos msd spiral core 31159 velas ngk iridium ltr7ix 11 e um filtro hks super power flow reloaded parece ate nome de produto das organizaçoes tabajara e conversando com os amigos me apareceu uma dica sobre um coletor de escape bem especifico como o camarada rafael run4fun souza bem definiu um coletor com pedigree de pista um coletor de escape de um courier da formula dtm que tinha frequencia de sintonia muito aproxima a faixa util que eu pretendia utilizar o diametro dos dutos dentro dos valores que eu buscava e um bom parelhamento nao pensei mais ele era meu ao chegar as minhas maos imediatamente tratei de remover a camada de isolamento antiga e apliquei lama ceramica que apos a cocçao recebeu mais uma camada de isolamento com fita ceramica ao mesmo tempo em que comprei o coletor durante um passeio pelo ebay encontrei um silenciador 1x2 e me apaixonei lindas ponteiras retangulares blue burnt e la se vao mais alguns felizes denarios mas nao so nesse silenciador se foram meus denarios tambem se foram sorrindo num comando de valvulas da steve wyndham racing http //stevewyndhamracing com/ modelo swr i esse fabricante de peças de performance produz kits para os motores zetec rocam na africa do sul sobre especificaçoes desse comando de valvulas instalaçao e outros detalhes depois sei que isso ja esta enchendo mas paciencia por favor como belas surpresas pelo caminho e na maioria das vezes mudam um pouco a nossa direçao la vou eu entrando em mais uma um amigo que tambem preparava um rocam me pediu pra ver se achava um kit sc pra ele era o conjunto de compressor do fiesta e ecosport supercharger que utiliza um compressor tipo roots da eaton o m24 encontrei um kit desses completo nas maos de um distante conhecido mais uma vez obrigado lauro santos e alexandre kossowski pela força de voces informei ao interessado e fiquei aguardado para ser o intermediador da negociaçao nesse meio tempo um outro amigo distante plantou a semente por que esperar tanto tempo pelo 1426 pega esse kit coloca no kaveirinha enquanto voce vai amadurecendo o outro motor e isso começou a formigar na minha cachola uma modificaçao simples bastante feita no meio dos rocam 1 0 todos os componentes sao plug&play um dia de trabalho e ao menos uma centena de cavalos estariam disponiveis tudo feito na propria garagem divide em duas fases 1 0 sc e zr1426 esse caldeirao de pensamentos me consumiu por noites seguidas ate que mas isso fica para a proxima pessoal por rodrigo passos project cars #46
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