fala naçao pe na tabua por aqui vamos ao sexto post dessa novela mexicana nao vou esconder de voces o projeto vem andando a passos lentos ha um tempo a subida do dolar tem dificultado a minha ha um bom tempo da ultima vez que estivemos por aqui o ka ganhou tapa no visual mas aqui a forma sempre segue a funçao entao vamos voltar ao foco das modificaçoes mecanicas engine control unit desde o começo o meu ideal sempre foi utilizar uma ecu standalone programavel pois ela permite uma maior flexibilidade dos mapas alem da possibilidade de armazenar um log de operaçao que ajuda bastante no diagnostico e melhorias sempre procurei por um hardware robusto com uma boa gama de funçoes realmente uteis o que exclui telinhas touch integradas a ecu datalogger integrado software de programaçao amigavel e um preço condizente com tal assim boa parte do que e oferecido no mercado nacional foi riscado da minha lista este e um assunto bastante polemico mas quem conhece um pouco mais sobre eletronica e injeçoes programaveis sabe aqui se cobra muito caro pelo pouco que e oferecido existem exceçoes elas sempre existem mas na maioria dos casos o custo nao justifica os beneficios entao a minha lista ficou entre aem haltech emerald magneti marelli e pro tune procurei informaçoes mais detalhadas dos modelos que me atenderiam a emerald foi a primeira a descartada por conta do seu preço em um bom papo com o zezao preparador de brasilia e mago que conhece bem demais as marelli fui desencorajado a comprar deste fabricante pois mesmo com preço atrativo e otimo software o suporte pos venda era muito dificil prova disso foi a tentativa de contato frustrada com o representante da america do sul mais de 20 e mails e nenhuma resposta dai sobrou haltech aem e pro tune como qualquer dono de um projeto em andamento sempre acompanhando a cotaçao da moeda do tio sam e a valorizaçao do dolar vem aumentando gradativamente ha mais de um ano isso começou a inviabilizar as importaçoes e nesse meio estava o meu desejo de comprar uma ecu mesmo nacional ja que o preço destas tambem se elevava certo dia eu estava conversando com o amigo marcio murta do alta rpm sobre um mercado de pulgas que ele sempre visitava e encontrava as peças mais improvaveis ele tinha em maos um jogo de rodas oz um cambio forjado alem da ecu pr440 e dash logger tdl 4 3 que seriam usados em seu projeto devido aos custos altos para a aquisiçao de todas essas peças o murta resolveu vender o conjunto pro tune essa foi uma daquelas oportunidades que aparecem quando voce menos espera adquirir foi a parte facil montar tudo isso com e que vai ser bastante trabalhoso mas sobre isso falaremos num proximo post junto com a nova ecu uma leva grande de sensores novos e necessaria vamos entao aborda los individualmente para que possamos fazer as melhores escolhas sensores de pressao eu optei por utilizar sensores eletronicos ao inves de chaves e manometros mecanicos para ter a maior quantidade de informaçao possivel registrada mas quando a opçao for o uso de manometros devemos atentar para a escala a maior precisao e encontrada nos dois quartos centrais da faixa 25% a 75% dessa forma um manometro com escala de 0 a 10 bar tem maior precisao para indicaçoes entre 2 5 e 7 5 bar entao preferencialmente a faixa de pressao que desejamos medir deve estar dentro dessa faixa de maior precisao do manometro os manometros sao indicadores mecanicos compostos por um conjunto de engrenagens movidas pela deformaçao de um tubo bourdon este da figura acima com um formato de c este conjunto e extremamente sensivel a vibraçao perdendo facilmente a calibraçao quando exposto a esta por isso preferencialmente deve se instalar o manometro longe de uma fonte de vibraçao caso nao seja possivel opte por manometros preenchidos por glicerina pois sua viscosidade elevada reduz a absorçao das vibraçoes os sensores escolhidos para a pressao de oleo e pressao de combustivel possuem faixa de 0 a 10 bar existem opçoes de compra em lojas e sites pelo brasil porem trabalhando ha mais de uma decada com instrumentaçao industrial posso afirmar que exatamente os modelos encontrados aqui podem ser comprados em sites fora do pais a preços mais em conta e mesmo com a alta do dolar continua valendo a pena sensores de temperatura para a mediçao da temperatura do ar de admissao mais conhecido pelo seu nome estrangeiro intake air temperature iat eu pedi um sensor bosch 0 280 130 085 ele era utilizado no gol 1 0 turbo devido ao seu tempo de resposta ser menor que cinco segundos isso e um tempo de resposta quando se pensa em temperatura e pela boa linearidade de resposta o iat em conjunto com o sensor de temperatura do motor e outros sao responsaveis pela correçao nos mapas ambos sao sensores do tipo termoresistencia onde a resistencia varia linearmente conforme a temperatura quanto maior a temperatura maior sera a resistencia no outro extremo do motor ficara instalado o sensor de temperatura de escape um termopar tipo k ele nao e diretamente responsavel por nenhuma correçao porem e essencial para um bom acerto do mapa de igniçao a relaçao entre temperatura dos gases e ponto de igniçao se da pelo desperdicio de energia falando de forma generica quanto mais atrasado estiver o ponto de igniçao em relaçao ao ponto ideal menor sera a quantidade de energia efetivamente transformada em trabalho entendam que o ponto ideal nao e o pms mas sim do ponto de igniçao teorico para que a pressao maxima na camara ocorra no angulo de vantagem mecanica do sistema pistao/biela/virabrequim se a energia liberada na combustao nao se transforma em trabalho ela ira se tornar ruido e principalmente calor assim conseguimos nos aproximar do ponto ideal de forma mais confiavel monitorando a temperatura de escape sonda lambda a pr440 trabalha diretamente com os sinais gerados pelas sondas tanto as de banda estreita quanto as de banda larga nao sendo necessario nenhum condicionador de sinal o seu custo total cai e ja que o assunto sao sondas eu andei pesquisando a diferença entre elas para entender porque havia dois modelos wideband fabricados pela bosch lsu 4 2 e lsu 4 9 e porque seus preços eram tao diferentes a diferença entre elas começa pela compatibilidade de combustiveis lsu 4 2 gasolina lsu 4 9 gasolina e85 e diesel passa pela resoluçao lsu 4 2 10 pontos 0 7 a ∞ lsu 4 9 25 pontos 0 65 a ∞ e a principal diferença fica por conta da celula de nernst na 4 2 a celula possui uma lamina para o ar de referencia enquanto a 4 9 utiliza uma tensao de referencia essa mudança ocorreu para aumentar a vida util da sonda pois o ar de referencia e contaminado pelos gases que migram atraves da ceramica com o passar do tempo essa contaminaçao muda a referencia de mistura estequiometrica contida na celula assim a referencia torna se mascarada o que aumenta o consumo de combustivel para a 4 9 a bosch desenvolveu um eletrodo de referencia positiva equivalente a tensao gerada para a mistura estequiometrica assim ha contaminaçao e mudança de caracteristicas entao foi assim que eu fiz algumas das escolhas para gerenciar o motor da melhor forma possivel outros sensores como o de posiçao de borboleta de detonaçao posiçao do virabrequim e fase de comando tambem estao inclusos no pacote mas por nao terem sofrido mudanças em relaçao aos originais nao falei deles aqui por ultimo eu queria mostrar outro brinquedo da casa que muitas vezes serve de cam car um buggy abais 1985 que foi reformado na garagem com ajuda de toda a familia diversao garantida na areia das dunas abraçao e ate a proxima por rodrigo passos project cars #46
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