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Project Cars Project Cars #46

Project Cars #46: hora de meter a mão na graxa e trocar o comando do Ka One Supercharged

E aí, galera! Chegamos ao quarto post do Project Cars #46 e para tirar o gosto meio amargo do último post agora vamos nos deliciar com óleo e graxa. Vamos falar do comando de válvulas, as características e o porquê da sua escolha, além de um guia completo da troca do comando. Prontos? A história do codinome Rocam já deve ser bem conhecida por alguns, mas aos que ainda não foram apresentados, é a abreviatura de Rollerfinger Camshaft. Trata-se do modo de operação do comando de válvulas, que tem seus cames de comando apoiados em balancins roletados, enquanto o eixo base se apoia em mancais de deslizamento. Esse tipo de acionamento traz o seguinte conjunto de vantagens: Menor desgaste por atrito, pois o contato se da por uma peça móvel, o rolete. Menor perda parasita, por haver menor atrito e menor. Menor altura de lobe, pelo fator de multiplicação do balancim (aproximadamente 1,85:1 no caso do RoCam) Mas nem só de vantagens é feito esse sistema. Seu calcanhar-de-Aquiles e