e ai galera chegamos ao quarto post do project cars #46 e para tirar o gosto meio amargo do ultimo post agora vamos nos deliciar com oleo e graxa vamos falar do comando de valvulas as caracteristicas e o porque da sua escolha alem de um guia completo da troca do comando prontos a historia do codinome rocam ja deve ser bem conhecida por alguns mas aos que ainda nao foram apresentados e a abreviatura de rollerfinger camshaft trata se do modo de operaçao do comando de valvulas que tem seus cames de comando apoiados em balancins roletados enquanto o eixo base se apoia em mancais de deslizamento esse tipo de acionamento traz o seguinte conjunto de vantagens menor desgaste por atrito pois o contato se da por uma peça movel o rolete menor perda parasita por haver menor atrito e menor menor altura de lobe pelo fator de multiplicaçao do balancim aproximadamente 1 85 1 no caso do rocam mas nem so de vantagens e feito esse sistema seu calcanhar de aquiles esta na maior massa em movimento devido a presença de um balancim para compensar essa desvantagem faz se necessaria uma mola de maior carga com base nisso a ford utiliza um conjunto duplo de molas tanto na admissao quanto no escape o uso de molas duplas tambem e vantajoso quando se pensa em evitar a flutuaçao das valvulas pois trabalhando com diametro de arame e passo de cruzamento diferente as molas terao frequencias de saturaçao diferentes o principal objetivo com a mudança do comando de valvulas no caso desse projeto e deslocar a curva de torque favorecendo a faixa de medias e altas rotaçoes caracteristica que melhor casa com a relaçao de cambio usada a maior queda de rotaçao sera de 3 310 rpm e assim favorecemos as aceleraçoes e retomadas trabalhando em conjunto com o compressor se voce ainda nao viu veja e sistema de escape redimensionado espero conseguir bons resultados para encontrar o melhor perfil do comando e importante analisar a razao entre areas do pistao e valvula da admissao razao entre as areas das valvulas de admissao e escape a velocidade de fluxo e angulo de inclinaçao das valvulas com esses dados em maos encontrei os seguintes perfis da imagem abaixo o primeiro perfil parte superior da imagem beneficia a distribuiçao de torque numa faixa entre 2500 e 7000 rpm o segundo perfil porçao inferior tem como alvo os ganhos proximos ao pico de potencia como a personalidade que eu desejo para o motor se encaixa entre esses dois perfis estreitei ainda mais o leque chegando a configuraçao da imagem seguinte esse e um perfil assimetrico com maior duraçao de escape para compensar a diferença de areas entre valvulas aproximadamente 26% e overlap mediano observando os perfis de comando oferecidos por varios fabricantes para motores diversos sobrealimentados de configuraçao parecida que a que estou montando encontrei valores muito proximos entao esse provavelmente e o caminho a se seguir acima temos o perfil do comando original bastante conservador com overlap curto fatores que beneficiam o uso cotidiano em cidades pois a maior necessidade e de torque numa faixa de baixas e medias rotaçoes legal perfil ideal nas maos e agora e so procurar quem aceite a minha encomenda e fabrique algo lindo maravilhoso e caro um perfil de comando customizado assim como qualquer outra peça feita sob medida custa mais que meu rim no mercado de pulgas depois dessa bordoada no escutador de radiola resolvi procurar algo que se encaixasse no meu orçamento e que mais se aproximasse no perfil que eu pretendia usar os rocam 1 0 e 1 6 assim como inumeros outros motores no mundo possuem diversas medidas iguais isso permite que determinadas peças sejam compartilhadas entre eles os mancais de assentamento do comando de valvulas alem das molas pratos e travas de valvulas possuem as mesmas dimensoes para os dois motores o que torna a troca de comandos de valvulas bem como a utilizaçao de perfis aftermarket possivel quando o zetec rocam foi projetado optou se pela utilizaçao de um sistema de injeçao sequencial e para que isso seja possivel e necessario utilizar um sensor de fase do comando de valvulas este sensor informa a ecu o momento em que o primeiro cilindro esta no ponto morto superior pms para que isso ocorra o comando de valvulas possui um pequeno lobe que ao passar proximo ao sensor de fase altera o campo magnetico induzido por este a mudança do campo gera uma variaçao de tensao entre os terminais do sensor que e interpretada pela ecu como a indicaçao do pms a partir da combinaçao das informaçoes de posiçao do virabrequim e do comando de valvulas sao determinados os intervalos maximos de injeçao e igniçao os motores zetec rocam fabricados entre 1999 e 2009 sao chamados de fase i por possuirem apenas um lobe de posiçao os motores produzidos a partir de 2009 chamados de fase ii possuem dois lobes de posiçao sendo um dos lobes maior que o outro dessa forma a programao para a leitura dos sinais do sensor de fase e diferente entre as ecus nao sendo possivel entao utilizar um comando fase i em um motor fase ii bem como o contrario mas se a estrategia de controle for modificada ou se centralina for substituida por uma programavel a troca pode ocorrer sem maiores dificuldades a foto abaixo mostra a diferença entre os dois comandos colocados lado a lado como eu ja conhecia os fabricantes e perfis de comandos produzidos para os rocam 1 6 eles seriam talvez a minha tabua de salvaçao no nosso pais temos a carlini competizione que e a unica a produzir comandos para os motores rocam fases i e ii com quatro perfis de comandos diferentes e a samacar que ate produz ou produzia comando com o perfil usado nas courier dtm mas que e adequado somente para os rocam fase i fora do pais temos na africa do sul temos a steve wyndhan racing que produz dois perfis de comando para os rocam tambem fase i somente alem de coletores de escape e cat backs para os rocam os comandos que mais se aproximavam do ideal eram o swr i da steve wyndhan racing e o for i da carlini competizione ambos possuiam o perfil mostrado na imagem acima cotei os valores como o swr i teria de ser importado e consequentemente sobretaxado por nossa amiga a receita federal o valor deste seria mais alto havia tomado a minha decisao mas por uma sorte inesperada passeando pelas comunidades da vida encontrei um comando swr i a venda por um preço muito interessante hoje eles estao sendo considerados moscas brancas pois quem possui um nao quer se desfazer dele e quando se desfaz bem tudo tem um preço nao e assim acabei comprando um swr i e essas foram as razoes de escolha espero bons resultados dela entao vamos por a mao na massa graxa vou apresentar agora um passo a passo para a troca do comando de valvulas do zetec rocam antes de começar a fuçar uma lista das ferramentas nao faz mal a ninguem vamos precisar de chave combinada de 13 mm soquete hexagonal de 27 mm soquete hexagonal de 8 mm soquete torx t 55 torquimetro 5 80 n m imobilizador abraçadeira hellerman lubrificante de montagem agora o procedimento usando a chave combinada de 13 milimetros desconecte o polo positivo da bateria e depois dele desconecte o polo negativo remova o ressonador da caixa de filtragem de ar desconecte os cabos de igniçao das velas girando levemente e puxando pelo conector nao puxe pelos cabos voce nao vai gostar do resultado se preferir numere os cabos de igniçao para nao se perder durante a montagem desconecte o terminal da igniçao eletronica ligado a bobina para solta lo pressione levemente o grampo metalico do conector solte a mangueira de ventilaçao do bloco e a valvula de evaporaçoes evap ela fica na parte frontal e superior da tampa desconecte o terminal do sensor de posiçao do comando de valvulas este conector utiliza o mesmo tipo de trava encontrado no conector de igniçao remova os parafusos da tampa do cabeçote a remoçao dos parafusos deve ser feita em varios estagios e de forma cruzada do centro para as extremidades como demonstra a imagem acima gire o motor por favor gire somente no sentido de rotaçao natural do motor horario a patir do parafuso de fixaçao da polia de distribuiçao do virabrequim o motor deve ser girado ate que a seta de marcaçao da roda dentada esteja posicionada as 12 horas exatamente entre dois elos cobreados da corrente a depender do tempo de vida do motor a face cobreada dos elos pode nao ser visivel com facilidade caso isso tenha acontecido estes elos sao os maiores de maior espessura na corrente e sao consecutivos remova o tensionador da corrente de comando utilizando o soquete hexagonal de 27 mm usando a abraçadeira ou fio prenda a roda dentada a corrente de comando evitando assim que ela caia quando o comando for desconectado imobilize a roda dentada e use o soquete torx para retirar o parafuso central da roda dentada folgue as capas de mancais utilizando o soquete hexagonal de 8 mm inicie o procedimento do centro para as extremidades folgando duas voltas por vez em cada mancal assim nao havera danos as capas nem ao comando organize as capas de mancal em sequencia para nao se atrapalhar na montagem lubrifique os mancais de apoio e lobes do novo comando para a instalaçao aperte as capas de mancal das extremidades para o centro o mesmo procedimento de aperto das extremidades para o centro deve ser aplicado aos parafusos da tampa do cabeçote porem de forma cruzada para garantir o assentamento correto da junta de vedaçao continue com a sequencia de montagem em ordem inversa para finalizar o trabalho utilizando o torquimetro aplique os valores de torque da tabela abaixo e isso pessoal acabamos de trocar o comando do rocam espero que voces tenham curtido essa pois na proxima teremos mais mao na graxa ate la [youtube id= yr39km_f4qg width= 620 height= 350 ] por rodrigo passos project cars #46
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