prezados amigos do vicio automotivo meu nome e diego malavazi sou engenheiro mecanico e trabalho com manutençao de frota pesada volto a escrever hoje dessa vez sobre o carrinho que teve a missao de substituir o colt gti do pc #152 nos passeios de fim de semana desde o inicio da graduaçao sempre tive interesse em carros da decada de 90 com a abertura das importaçoes feita pelo governo collor muita coisa de qualidade entrou no pais e tecnicamente mais avançados que os nacionais nao e que nossos carros deixaram de ser carroças como ele no seu infeliz discurso profanou mas o salto em desenvolvimento tecnico dos importados era muito grande [gt40 content search= honda widget= 1 ] como precisava de um carro para me deslocar do interior ate a capital onde cursava a graduaçao ele deveria ser economico confortavel e com desempenho condizente nessa ordem para suprir as minhas necessidades e nao passar tanto aperto financeiro foi entao que despertei interesse por dois concorrentes de peso o vectra gsi e o civic vti ambos na mesma faixa de preço de aproximadamente r$ 14 000 em meados de 2004 mas a escolha se direcionou a favor do vectra com sua caixa de marchas longa e seu consumo de 10 km/l na cidade e ate 14 km/l na estrada alem dos mimos recursos eletronicos e espaço interno juguei ser a melhor opçao em relaçao ao pequeno vti naquele momento o carro sempre me serviu e serve bem nunca quebrou peguei ele com 40 000 km e desde entao o motor e todo conjunto mecanico eletronico e carroceria continuam bem saudaveis dando pena de fazer alteraçoes em um carro tao integro mas precisava suprir minha carencia por preparaçao e minha necessidade de maior desempenho e dai surgiu a ideia de pegar outro carro velho foi entao que apareceu a oportunidade de comprar um mitsubishi colt gti um carro ate entao desconhecido para mim — e pelo visto ate pelo cara que o me vendeu devido as condiçoes em que ele se encontrava — mas que me deu a agilidade que faltava para poder acompanhar os hot hatches do grupo dois anos restaurando e desfazendo as presepadas com direito a funilaria e pintura geral serviço de motor rodas pneus suspensao acabamento interno bancos de couro refeito etc e o carro ja estava quase do meu jeito sempre que o acelerava a 8000 rpm ficava impressionado como um carro com r/l 0 33 e tuchos hidraulicos caracteristicas horriveis para tal proposito chegava a rotaçoes tao altas rapidamente e de forma tao suave para efeito de comparaçao o motor b16a do vti tem r/l de 0 288 e tecnicamente em motores giradores nao e bom passar do limites de 0 3 no quociente da metade do curso do virabrequim pelo comprimento da biela devido ao aumento da vmp velocidade media do pistao e consequente da resultante normal da força nas paredes do cilindros causando mais vibraçao e atrito outra coisa que nao fazia sentido era por que um motor que tinha pico de potencia a 6 500 rpm trabalhava com limite de giros de fabrica a 8 000 rpm sera que era uma forma da mitsubishi competir com a honda nesse aspecto foi entao que pesquisando mais sobre motores com essas caracteristicas me fez novamente voltar o foco sobre os hondas e me lembrar dos vti que deixei escapar ha mais de 10 anos abaixo uma foto do colt pouco antes da venda com o preço dos vti inflacionado sempre tinha alguns selecionados nos favoritos das buscas do olx mas nunca parti diretamente para a negociaçao pois gostaria de dirigir primeiro algum para ver se tinham mesmo esse desempenho arrebatador mas sempre que surgia oportunidade nao dava certo e quando eu marcava com os vendedores ou precisaria me ausentar no serviço para ir para outro estado testar os carros ja que por aqui os eg anunciados estava extintos e quando surgia algum anuncio aqui os vendedores nao demonstravam muita disponibilidade em mostra los foi entao foquei na compra de um vti eg6 carroceria de 92 95 hatch para ver se era tao bom quanto o colt no prazer de pilotar e se eu nao gostasse o venderia tinha que ser o eg6 por ter detalhes exclusivos que particularmente me agradam como ausencia da grade frontal farois afilados perfil mais aerodinamico da carroceria menor peso cerca de 40kg a menos que o ek abertura da tampa traseira bipartida os bancos exclusivos entre outros itens ate que em um negocio casado consegui comprar um vti anunciado por aqui e vender o colt logico desembolsando uma grana boa bom pensando por outro lado nao era muita diferença visto que quando novos o colt gti chegava a r$ 37 000 na versao com teto enquanto o vti chegava aos r$ 58 000 mais de r$ 20 000 de diferença para efeito de comparaçao o vectra gsi ficava r$ 40 000enquanto o nacional mais caro na epoca o omega suprema cd custava r$ 44 000 interior em otimo estado e os bancos com os exoticos encostos de cabeça abertura da tampa traseira bipartida com o bau intacto manual com bolsa em couro comprado logo depois carro comprado agora so rodar e ser feliz ne nao sabia que o projeto nao estava finalizado o antigo dono tambem eng mecanico mau dessa classe gostar de carro velho foi bem claro e me disse tudo o que havia feito no carro a parte mecanica estava ok motor novo com alguns upgrades internos e no cabeçote que me fez interessar pelo carro o motor basicamente estava pronto para receber os upgrades de preparaçao aspirada conforme os detalhes a seguir trabalho de fluxo do cabeçote na paula faria valvulas de inox com tres angulos molas e guias tudo supertech lost motion assembly balanceamento com precisao de 0 1g parafusos arp denunciavam a boa intençao no projeto prisioneiros arp e bronzinas acl valvulas de inox com assentamento tres angulos casamento dos dutos de admissao com o coletor bobina e distribuidor msd e bielas sendo pesadas ao fundo os pistoes do civic type r motor b16b com saias grafitadas bomba de oleo type e motor montado na primeira viagem com o carro a lenta oscilava muito o motor falhava chegando ao ponto de se nao fizesse punta taco o motor apagava nas trocas de marchas em parte tambem devido ao volante do motor aliviado que reduz a inercia do movimento do motor mas o atuador de marcha lenta deveria controlar a rotaçao do motor com a borboleta fechada com cuidado redobrado para sempre estar com a embreagem atenta nessas condiçoes para evitar trancos no motor vi que tinha que resolver essa situaçao imediatamente para tornar o carro utilizavel com pe embaixo o carro era uma delicia marcando 0 82 de lambda com alcool andando bem e liso mas no dia a dia era complicado [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] resolvi começar pelo trivial como a luz de anomalia nao acendia no painel verifiquei que era algo relacionado a parte mecanica comecei identificando possiveis pontos de vazamento de vacuo no coletor de admissao mangueiras e identifiquei que a junta de vedaçao do atuador de marcha lenta estava rompida assim como a junta do carter que na troca de oleo o mecanico fez a gentileza de dar torque demais nos parafusos fazendo a junta espalhar e rasgar no meio de um dos primeiros passeios identifiquei o vazamento e nao arrisquei a voltar dirigindo pois a junta poderia acabar de romper e o oleo baixar da marca minima da vareta imagem que ilustra a abertura do post no destaque a junta do iacv e o atuador com a vedaçao trocada era so o começo das desculpas para começar a mexer no carro e fazer os upgrades pretendidos deixando o mais docio e em plenas condiçoes de utilizaçao por diego malavazi project cars #465
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