por fernando toledo project cars #467 opa oia nois aqui de novo desculpem a demora na postagem do novo update isso aconteceu porque alguns probleminhas apareceram durante a fase que colocariamos o carro pra andar a ideia deste post e cobrir toda a parte ate o carro sair da oficina entao apertem os cintos pegue um cafe maneiro e sente numa cadeira confortavel porque la vem historia bom como havia comentado no final do post 1 minha querida schnitzel estava com um serissimo problema no motor/cambio motivo pelo qual acreditamos ter feito o antigo dono desistir do carro agora isso seria um problema e claro que nao meu jovem dado que a ideia inicial deste projeto sempre foi a de atualizar toda a parte mecanica para algo mais moderno e confiavel eu ate agradeci por este empurraozinho divino toca eu nas internet pra buscar um motor novo o trabalinho do cao vo te conta primeiro que voce digita motor bmw seis cilindros nas buscas e vem ate peça de lada niva nos resultados depois voce so acha uns cacarecos parciais e la no fundo escondidinho aparece um ou outro motor completo minha ideia era tentar achar um carro baixado por volta dos anos 2000 e46 e que tivesse o cofre inteiro pra venda na minha cabeça seria a melhor maneira de começar porque teria tudo ja em maos e no processo faria as trocas necessarias apos avaliaçao do mecanico que ate agora nao aconteceu o cambio e outra coisa complicada muito porque naquele periodo maio/junho de 2017 nao havia muitos cambios bmw manuais a venda pra ser sincero vi um so por r$1 300 mas nao estava muito bom achei interessante a perspectiva e com sorte talvez eu conseguisse tanto o motor quanto o cambio com o mesmo vendedor afinal quem melhor pra ter um cambio bmw do que alguem vendendo motores bmw nao e mesmo passados dois meses buscando e visitando alguns possiveis doadores eu e meu pai ja estavamos pensando em alguma alternativa talvez motores mais modernos isso implicaria em uma adaptaçao bem maior e com mais tecnologia embarcada o que nao seria ruim somente caro so que a vida e uma caixinha de surpresas nao e mesmo achei um anuncio de um bmw 323i e46 este motor e o m52tub25 extremamente semelhante ao m54 com duplo vanos e em aluminio baixado e com o cofre inteiro a venda defeitos polia da bomba d agua estourada e radiador condenado o resto parecia ok pra completar o cara tinha um cambio getrag 250 manual pra colocar junto no rolo parece zuera ne o doador estava a 100 km de sao paulo mais ou menos e nem pestanejamos pegamos o carro e fomos ao anoitecer visitar chegando la o carro estava num terreno ao lado da casa com outros doadores ligamos o motor e foi paixao a primeira ouvida o ronco liso sem tectectec funcionamento otimo e completo maneiro no cambio demos uma olhada e parecia tranquilo tambem fechamos negocio o campeao adiciona r$9 000 00 no orçamento do carro sim nove contos pelo motor — que na minha opiniao seria o melhor para pegarmos e era o que eu realmente estava atras — e cambio com volante e embreagem pronto pra instalar agora a coisa ficou seria aqui gostaria de corrigir uma informaçao que coloquei no post anterior na emoçao e com tantos numeros de motor na cabeça acabei colocando que o m52 gerou o s52 da e46 na realidade a e46 usa o s54 uma versao aprimorada do m54 o m52tu foi posterior ao s52 e e praticamente igual ao m54 dai veio toda a confusao e queria corrigir combinei com o dono das peças que levaria um tempinho pra mandar buscar porque ainda estava fechando o mecanico que faria o serviço ele topou foi mega simpatico e ainda me ajuda com alguns pepinos de vez em quando agora eu tenho motor e cambio mas nao tenho onde fazer essa troca toca eu e meu veio a estudar swap de motores bmw e tentar achar alguem que topasse a loucura passamos dias estudando os swaps mas nao encontramos um misero conteudo sobre a troca em modelos e12 muito menos algo ligado ao m52tu entretanto todavia contudo encontramos muitas trocas em e30 e21 e outros modelos e sempre pareceu muito simples cogitamos ate alugar a oficina de um amigo por um final de semana pra fazer afinal parecia facil e tinham videos de pessoas fazendo em horas pausa dramatica para um momento de risadas infinitas ainda bem que a gente nao fez isso ta louco buscando pra caramba acabamos encontrando uma oficina na mooca depois de um tempo eles se mudaram pra sao bernardo que o cara topou a ideia claro que nos ainda tinhamos a ideia de que seria simples mas avisamos que nao sabiamos o que estavamos fazendo e as implicaçoes que o projeto teria levamos o carro para a oficina e o osvaldo proprietario do local deu uma olhada enquanto eu fechava os detalhes do transporte do motor para la tambem carro na oficina acertamos que o projeto aconteceria mesmo e demos inicio a retirada do motor antigo lagrimas 3 — ta realmente acontecendo carai e assim nasce uma epopeia conjunta entre seti racing e dois desmiolados cheio de ideias idiotas aqui acho importante fazer um parenteses rapido e agradecer imensamente a equipe da seti racing ao fabio e ao osvaldo pelo trabalho que foi e esta sendo feito com o carro os caras sao muito profissionais e se preocupam com os detalhes algo que fez este projeto ainda mais bacana aqui ja temos o cofre vazio em detalhe o cofre pouco tempo depois de removermos o motor antigo o novo chegou na oficina coraçao bateu ate mais forte um lado do motor com o radiador do antigo o outro lado do motor legal agora faltam algumas peças radiador bomba d agua polia da bomba etc mas podemos começar a montar esse quebra cabeça primeira tarefa cortar o suporte do radiador do antigo motor para abrir mais espaço pro novo coraçao detalhe do suporte que leva o radiador pra frente logo apos o corte aqui eles fizeram um trabalho de refinamento depois pra deixar melhor assim que acabaram esta parte nos ja tinhamos comprado o radiador entao foi so instalar proximo passo ver se o raio do motor cabe [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 221983 221984 ] cambio acoplado pra fazer mediçoes e começando o encaixe — parecia muito maior esse cofre nao o outro lado da admissao ainda vazio [gallery columns= 2 size= medium link= file ids= 221986 221987 ] fizemos umas medidas e vimos que um dos suportes originais do motor poderia ser usado mas o outro precisaria ser feito sem problema poderia ser pior e aqui podemos ver o nascimento do obstaculo 1 o carter invertido como da pra ver nessa foto aqui em cima sem o carter o motor ja esta bem perto do berço e da barra estabilizadora da frente o carter desse motor tem o reservatorio ali proximo do cambio enquanto pela estrutura do meu carro este deveria ficar mais proximo dos farois para caber entre a barra estabilizadora e o berço aqui a fada madrinha dos bimmers lança sua magia e nos apresenta o carter do motor que equipou as bmws e34 e exatamente o mesmo carter que o meu porem invertido tem coisas que deixam a gente ate meio sem palavras sem mais delongas toca eu e meu pai nas internet de novo atras de um desses lagrimas 4 nao existe praticamente tentamos muito mesmo mas nao conseguiamos achar e muito complicado pois tem que ser o carter das 525i e34 equipadas com o motor m50 mas parece que a maioria que veio ao brasil foram as 535i com o m30 entao e uma mosca branca violenta cheguei a conversar com um cara que fazia estes carters pois ele tinha uma e34 e nunca conseguiu uma peça de reposiçao pra dele eis que novamente damos sorte e meu pai milagrosamente acha um telefone dum cara que tinha um parecia meio tortinho mas achamos melhor tentar mesmo assim pagamos r$800 00 no carter e levamos para um amigo que retifica cabeçotes dar um trato na peça o cara fez um serviço animal ficou novo tivemos que remover a barra estabilizadora da frente pois ela precisa de um leve ajuste para tudo caber perfeitamente suportes medidos e feitos versao 1 em produçao [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 221990 221991 ] apos um tempo eles acabaram passando por refinamentos e melhorias na fixaçao junto ao bloco mas eu nao estou com fotos deles suportes do motor ok vamos para o suporte do cambio [caption id= attachment_221992 align= aligncenter width= 999 ] mediçoes sendo feitas[/caption] [caption id= attachment_221993 align= aligncenter width= 500 ] deveria ser mais ou menos assim[/caption] perfeito agora temos um jogo pelo menos no lugar tudo ja consegue ficar o carda precisou ser ajustado mas quando buscamos pelo serviço achamos um pessoal que e especializado em cardas sob medida inclusive fazem pra stock car e o preço foi convidativo r$400 para ligar essa geringonça optamos por nao pegar a injeçao original pois ela teria uma manutençao mais dificil visto que precisa dos scanners bmw alem de ficar complicado ligar toda a tecnologia junto a um carro deste ano sem abs e outros sistemas que a ecu original checa no momento da igniçao com uma injeçao programavel qualquer oficina que mexa com injeçoes pode me ajudar quando der algum pepino entao escolhi a pandoo pra começar talvez no futuro mudanças possam acontecer ela era a unica que tinha a opçao no modelo inicial de 6 cilindros para acionar o duplo vanos [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 221997 221998 ] andando com o projeto tivemos o obstaculo numero 2 coletores do escapamento o raio do coletor da e46 tem um giga catalisador que no meu cofre simplesmente nao cabe pesquisa vai pesquisa vem plau coletor de escapamento das e36 o mesmo usado nas m3 americanas e um coletor bem mais solto sem restriçao e e pequeno e mais facil de colocar no lugar achamos um par por r$150 isso mesmo r$ 150 eu tambem nao acreditei estao bem bons foi uma boa aquisiçao agora que podemos ligar o motor no radiador cade as mangueiras carai vei a gente esqueceu de ver as mangueiras mas seria algo facil ne nao o radiador era paralelo e as entradas no motor sao originais o que isso significa que o radiador tem um bocal diferente do que vai no motor eu precisava comprar mangueiras originais por conta do clip e depois remover a outra ponta para encaixar no radiador que era com abraçadeira saiu quase milao de mangueira e mais umas semanas buscando as certas problema do radiador resolvido vamos pro proximo lembram que eu nao ia colocar um v8 por envolver a remoçao do hidrovacuo do freio surpresa esse seis em linha e bem grande tambem com as partes de admissao no lugar ou seja tive que remover mesmo assim maneiro pra resolver este problema toca nois de novo pra estudar o que fazer nao foi algo muito dificil de encontrar conteudo a respeito e vimos que e um problema razoavelmente comum de acontecer o que torna a soluçao mais facil precisariamos construir um sistema novo para alocar ali utilizando um servofreio melhor e um simples sistema de mangueiras algumas empresas nos eua vendem isso ja completo mas como meu pai tambem curte uma parte de construçao resolvemos comprar apenas o necessario e fazer o resto aqui o sistema escolhido foi o brake booster delete da wilwood marca reconhecida em freios importando foram usd150 em peças e mais uns r$150 de mangueiras e canos feitos sob medida [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 222002 222003 ] com isso resolvido vimos que o sistema da embreagem tambem vinha junto e resolvemos trocar tudo ali sabia decisao meu acionador da embreagem viemos a descobrir era um servofreio de kombi adaptado para se tornar o acionador da embreagem cada coisa que a gente fuça uma surpresa nova pra fazer certinho mandamos vir da alemanha de novo uma peça nova mais us$ 100 pra conta beleza essa parte das hidraulicas tava vista e a injeçao ficando pronta pros testes iniciais emoçao a mil mas como disse antes a vida e uma caixinha de surpresas nao e mesmo lagrimas 5 antes de fazer o teste inicial o osvaldo sabiamente foi fazer um teste para virar o motor na mao pra ter certeza de que nao estava travado ou com alguma coisa que pudesse prejudicar ainda bem que ele fez isso quando eles tentaram virar o motor parecia estar travado mas pera o motor tava funcionando quando eu comprei que **** tinha acontecido agora pra agilizar as coisas resolvemos tirar o motor e levar pra uma oficina especializada em motores bmw pra dar uma olhada os caras abriram tudo mexeram reviraram e sabem o que tinha de errado nada isso mesmo absolutamente nada por algum motivo o motor apresentou a resistencia inicial pra virar na mao mas depois na outra oficina virou normalmente existem n motivos pra isso acontecer que nao vem ao caso mas foi algo bacana porque descobrimos que o antigo proprietario nao trocou muito bem o oleo e algumas borrinhas começaram a aparecer nada preocupante era so trocar o oleo rapidamente umas 2 vezes depois de colocar o carro pra andar que ta tranquilo beleza motor revisado tudo certo vamos testar essa bagaça injeçao pronta pra testar novo obstaculo identificado serio jura meu deus eu quero ouvir este motor os bicos injetores apresentaram vazamento quando fomos testar bom isso e algo simples mas atrasou um pouco a primeira ligada meu pai ja conhecia uma turma especializada em fazer bicos entao fomos la e no mesmo dia conseguimos os seis novinhos agora e a hora vamo ve se essa geringonça liga https //www youtube com/watch v=53hijydgh90 video da primeira partida cuidado com fone de ouvido ta alto aeeee ligou serio essa emoçao e impagavel o projeto funciona isso e um alivio do cao pra podermos regular a injeçao precisamos da sonda lambda e pra termos sonda lambda precisamos de escapamento o proximo passo era obvio fazer o escape da schnitzel infelizmente eu ainda nao consegui resolver a questao do estepe que nao permite eu posicionar as duas saidas paralelas atras mas ja deixei tudo preparado o que fizemos no escape apos a saida dos coletores temos um cross pipe que se divide em dois canos de duas polegadas estes entram em dois abafadores pequenos e seguem paralelos ate o fundo do carro [gallery type= grid link= file size= large ids= 222030 222032 222033 ] isto e suficiente pra fazermos os ajustes pro teste de rua inicial mas ainda devem entrar mais 2 abafadores no final vamos ouvir como ta nessa etapa ainda vai mudar bastante apos regular a injeçao e finalizar o escape https //youtu be/9ptfddeu0mg ligando antes de instalar os abafadores de tras agora vamos ver o cambio e embreagem tomara que nao tenha nada muito errado e nao e que tinha a embreagem que veio com o carro era uma de ceramica parecia muito pesada entao resolvemos comprar uma original bmw so que na hora de instalar o plato nao tava dando pressao ao mesmo tempo que eu parecia abençoado em uns momentos parecia que tinha uma maldiçao bruta em cima tomanoc& xo mau olhado tivemos um momento de reflexao entre eu meu pai e o osvaldo e vimos que provavelmente o problema estava no volante levamos pra uma turma especializada em volantes e embreagens e juro pra voces o maluco pegou a peça na mao e em menos de 5 segundos falou xi ta quebrado e minha gente meu volante tava quebrado sorte que os testes do motor foram feitos sem o cambio acoplado aqui fica engraçado porque meu volante tava quebrado internamente esse volante bmw e um bimassa com molas dentro elas servem pra suavizar as vibraçoes do motor mas e algo bem sutil — e normalmente e a primeira parte do conjunto mecanico que vai pro saco mas ninguem nem percebe so que pode quebrar teu cambio ou seja nao da pra perceber facilmente so quando voce mexe muito com essas coisas como o tiozim la entao esse foi mais um momento amaldibençoado patrocinado pelo destino soluçao pro problema conseguir um volante novo ou fazer sob medida como esse carro ja tem sua dose de sob medidas achamos melhor fazer assim pra ter algo exato o resultado ficou legal [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 222049 222050 ] voces podem perceber que o novo volante e maciço optamos por isso pra evitar o problema descrito do bimassa e segundo pesquisamos nao impacta em nada perceptivel volante novo embreagem nova acionador novo agora essa joça vai andar e a hora de colocar pra testar e poder regular corretamente a injeçao https //youtu be/zuumnp5oj4o primeira vez que ela andou emocionante serio foi uma rapida ida pra frente e pra tras sem maldade so pra checar se a embreagem e o volante estavam ok e estavam a embreagem leve e firme o cambio engatando curto e firme tambem — pra ser justo ele esta com um pequeno jogo depois que coloca na marcha mas o engate em si ta da hora po emoçao a mil ja ja vamos colocar ela na rua so que temos maaais um problema quando começamos a mexer com a injeçao percebemos um pequeno vazamento na linha de combustivel essa hora eu fiquei cabisbaixo pensei isso aqui nao vai andar nunca so que na realidade foi excelente aproveitamos essa deixa pra mexer com o tanque de combustivel que estava em um estado lastimavel ja tinha a ideia de fazer ele mas achei que para colocar o carro pra andar nao seria necessario — ledo engano ainda bem que optamos por mais esse desvio tiramos o tanque antigo e levamos pro nassif soldas fazer o trabalho em cima dele tinhamos buscado opçoes pra fazer um tanque novo mas queriam valores muito altos pelo mesmo valor refiz todo meu tanque adicionei um catch tank e fiz uma adaptaçao nele para alocar melhor o escapamento no futuro [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 222053 222054 ] quando pegamos o novo tanque o carlos dono da oficina que fez o serviço me contou que alguem no passado do carro soldou uma placa de inox na parte de baixo do tanque que e de aço isso e algo que pode dar um belo pepino pois começa a rachar a junçao dos metais e numa situaçao muito absurda o fundo do meu tanque poderia cair mas beleza fizemos o serviço tanque novo em maos e instalado tocamos pra parte das novas linhas de combustivel qual era a ideia comprar canos de cobre maleavel o mesmo que o pessoal usa em geladeiras e construçao e refazer as linhas usando conexoes nas pontas pra engatar as respectivas mangueiras dito e feito fomos ao centro de sao paulo na casa da boia e conseguimos tudo que precisavamos no melhor preço aqui mais um parenteses esse lugar foi fundado em 1898 1 8 9 8 e desde 1909 sempre foi no mesmo lugar os caras estao ha quase 110 anos no mesmo lugar fazendo a mesma coisa num imovel tombado ta doido achei irado fiquei de cara com tudo em maos a ideia era simples remover as linhas antigas e moldar as novas em cima deste gabarito foi mais facil do que achamos os canos faziam as curvas necessarias sem dobras so com a mao e um pouquinho de jeito vai facinho aqui tem um video das linhas prontas rapidinho https //youtu be/bu00ecqwo0g opa agora a parte de combustivel tambem ta nova remontamos o interior bora da umas banda nao começamos a testar a marcha lenta do carro e o sensor de temperatura pirou tava marcando 180º quando ligava o carro frio toca nois atras do sensor novo de temperatura no meio tempo vimos que uma polia estava fazendo barulho e as duas ventoinhas pequenas que colocarmos no radiador talvez nao fossem aguentar com isso ja compramos uma nova polia e uma ventoinha maior pra ficar na parte de dentro do cofre do motor com esses modelos da bmw nenhum cuidado e demais quanto a arrefecimento enquanto esperavamos as peças chegarem fiquei pensando no meu aerofolio quero o da m535i como mostrei no post anterior mas e muito ma muito raro de encontrar original e mesmo os de fibra sao carissimos pra trazer pra ca comecei a buscar nos sites brasileiros por peças da e12 ou qualquer contemporanea vendo se por acaso alguem nao tinha anunciado um spoiler com algum nome doido ou sei la bom aqui novamente coisas acontecem e ficamos de cara comecei a achar algumas pessoas com retrovisores frisos e coisas destes modelos entao mandei mensagem pra cada um perguntando se por acaso eles nao teriam um aerofolio dando sopa e nao e que deu certo achei um aerofolio da 323i e21 muito parecido com as b7 da alpina feitos sob o modelo e12 jackpot o amigo queria quinhentao na peça nem pensei depois vejam quanto ta no ebay algum aero desses de epoca com frete e taxas poxa pelo menos uma vitoria pra conta ne [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 222059 222060 ] a tampa do porta malas nao tava fechando direito mas ela fica alinhadinha nao repara nisso nao ainda em minhas buscas infinitas em ebays sites parecidos gringos brasileiros argentinos etc onde voce pensar eu ja devo ter buscado peças e acessorios acabei achando um volante nardi torino 390mm 1982 por us$ 180 cento e oitenta doletas original vitoria 2 esse volante aqui no brasilzao ta bem mais salgado vitoria 3 e de 390mm e meu volante original sao 420mm — uma pequena diferença se comparado aos 360mm que geralmente sao os volantes anunciados e os de 400mm+ sao bem mais caros tambem bom achado na internet de madrugada ponto interessante o volante tava na tailandia isso ai tailandia demorou uma vida mas ele chegou aqui [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 222061 222062 ] ele chegou mais judiado do que eu imaginava ok eu sei foram usd180 por um nardi nao dava pra esperar ele inteirinho a parte boa e que vou fazer a restauraçao dele e colocar no carro mas nao vou tirar as marcas do tempo essa historia precisa ser preservada agora o carro ja esta pronto pros testes e regulagem da injeçao queremos deixar o carro confortavel sem grandes exageros afinal muita coisa ainda precisa ser melhorada antes de extrair a potencia maxima da injeçao ne nesse ponto o carro ja esta andando em pleno funcionamento e podendo dar umas bandas foi exatamente o que fizemos pra começar esse acerto da injeçao mas vai tomar um tempo bacana entao estamos fazendo aos poucos e entendendo tudo como funciona caraca meu carro ta andando e eu to conseguindo usar ele serio tem certas coisas que nao tem dinheiro que pague tem sido uma saga de 16 meses ja e finalmente estou podendo usar a schnitzel eis que recebo aquela ligaçao que todo mundo que ta com o carro na mecanica sonha fernando pode vir buscar o carro na emoçao nao consegui fazer um video buscando o carro mas prometo que farei muitos ainda pegamos o carro na oficina e o momento da verdade chega vamo ve como ta isso aqui primeira coisa a testar os freios lembram que eu tirei o hidrovacuo porque nao cabia pior ideia ficou estranho o carro freia freia mas e surreal a diferença sei que eu com meus vinte e alguns to acostumado com sistemas mais suaves e quem tem mais idade viveu uma epoca que isso era normal mas vou falar que existe um motivo para os carros terem hidrovacuo beleza começando a acostumar com o freios vamo ve o resto a direçao ta com uma folguinha a suspensao pula pra caramba as marchas estao curtas sem vedaçao acustica e termica parece que voce ta dentro de em uma zona de guerra no oriente medio nao da pra conversar e voce cozinha o alternador ta roncando alto pra caramba e o cambio ta fazendo aquele barulho da re mesmo andando pra frente so quando engatado rolamento do cambio parece que ta indo pras picas mas ta do c****lho serio tem muita coisa pra fazer e da ate ataque de panico mas que sensaçao f*da crianças tentem isso em casa mas saibam que vai ser muito mais foda do que voce imaginou passado o momento inicial de amor angustia desespero e amor de novo paramos um posto pra abastecer e o frentista ja me chamou opa o que tem ai nao ta original nao ne dai como um belo pai babao eu respondi nao eu fiz uma mudança pro motor das bmw mais novas — ja abrindo o capo pra mostrar na hora que abriu tudo o cara so falou pqp o ze vem ver isso aqui coraçaozinho encheu de orgulho tanque cheio minha mae no carro de tras pra dar aquele suporte se desse zica e meu pai do meu lado toca nois pegar a imigrantes pra voltar pra sp quando estamos chegando na entrada da estrada pum o carro começa a puxar loucamente pra esquerda — pai o carro ta puxando pra esquerda — quanto — muito olha so eu solto o volante e o carro quase faz 90 graus — vish deve ser a pinça esquerda que travou — fodeo disse eu enquanto entrava na imigrantes toca a gente naquele trecho rapido entramos na bandeirantes e eu começo a sentir um cheiro de queimado fumaça começa a subir da roda esquerda povo todo olhando e eu ali com aquela carinha de ta tudo bem carro veio e assim memo parenteses classico lembram que no capitulo 1 ela ja me deu alguns trabalhos antes da troca lembrei que no caminho tinha a loja de um amigao a universo marx beijo mau e que poderia encostar ali pra ver o que rolou com calma paramos la fumaceira saindo da roda que tava quente demais eu e meu pai começamos a ver o que aconteceu e parecia que so tinha travado mesmo deixamos esfriar tomamos um cafe e tocamos o trecho de volta pra casa chegamos saos e salvos mas nem pensamos ja subimos o carro e demos um micro trato no freio — o que era possivel fazer ali pra ver se pelo menos parava de travar demos umas voltas e sucesso ta uma bosta mas ta tranquilo fechamos o carro e subimos pra casa pra encerrar este capitulo como prometido o novo coraçao esta instalado e pulsando tem sido uma aventura de neste momento 16 meses desde a compra do carro inumeros obstaculos apareceram uma cacetada de problemas foram resolvidos centenas de novos problemas mapeados diversas mudanças de caminho no projeto por conta de melhores estudos realizados incontaveis noites sem dormir so pesquisando informaçoes e soluçoes outras noites parcialmente mal dormidas pesquisando peças e itens pra comprar muitos gastos mas muitos mesmo estresse a dar com pau diversos amigos feitos mas tem sido f*da como uma pessoa normal que gosta de carros e que decidiu fazer um projeto assim eu digo nao tenham receio idealizem pesquisem apertem onde der e façam uma loucura dessas e impagavel e irado e 10 salve nissim vai sim ser muito mais dificil do que voce pensou seus amigos namorada namorado familiares e pessoas que voce nem conhecem vao dizer que voce e louco que da pra gastar muito melhor esse dinheiro que da pra viajar pra caramba e infinitas outras coisas varios problemas que parecem grandes na real nem sao tao ruins assim como achar uma vaga pra deixar seu carro porque nao tem vaga no predio/rua perto ou o rolamento do cambio começa a fazer barulho duas semanas depois de tudo montado e funcionando voce vai querer vender o carro diversas vezes no caminho voce vai querer desistir em varios momentos voce vai passar mais horas no youtube e buscando novas fontes de informaçao/peças como eu que estou em virtualmente todas as comunidades dedicadas a bmw bmw e12 e bmw e46 existentes do chile a asia do que possa imaginar mas voce vai ver o progresso diario das suas ideias tomando forma vai conhecer cada centimetro do seu carro vai conhecer cada barulho e nem vai querer ter som instalado pra poder ouvir o motor e o que pode ta errado vai descer pra garagem pra dar uma sentada nele mesmo que nem seja pra dar uma banda e muito bom como proximos passos para o post 3 a ideia e contar como foi/esta sendo acertar o motor cambio diferencial e suspensao alem de alguns detalhes cosmeticos ja a funilaria pintura interior e estetica geral vai ser so mais pra frente aqui vai um video curtinho de como esta o ronco na lenta e pro proximo post vai ter o estado completo atual com direito a uma sessao melhor de fotos https //www youtube com/watch v=3qza_parrqg video do escape atual nao nao vai ficar assim vai mudar muito ainda fotos logo antes de sair com ela pela primeira vez agradeço de coraçao todo mundo que esta envolvido com este projeto e todos que leram ate aqui foi dificil eu sei mas acabou — por enquanto
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.