e ai galera tudo certo estou aqui novamente para continuar contando a historia da minha bmw 325i e36 que comprei sem motor se voce ainda nao viu a parte um clica aqui [gt40 content search= bmw widget= 1 ] depois de uma noite bem dormida fomos pra oficina começar a mexer no carro a ficha ainda nao tinha caido eu era realmente dono de uma bmw e nao podia nem dar uma volta com ela começamos entao uma operaçao para conseguir encher os pneus na noite anterior quando chegamos ja muito cansados nao conseguimos colocar ela dentro da oficina o carro ja e baixo e com os pneus murchos estava enroscando pra descer do guincho quebrei o difusor traseiro fazendo isso e depois que a traseira saiu da plataforma nao conseguimos fazer força para que os pneus traseiros passassem pelo ressalto do elevador tivemos que carregar o carro de volta e descarregar dentro do barracao nossa oficina e um canto desse galpao depois explico essa historia como citei acima o carro ja era baixo e com os pneus murchos estava dificil ate mesmo colocar o macaco em baixo soluçao simples vamos usar a empilhadeira [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 189237 189238 ] lembram que eu falei que o carro veio com 3 pneus novos e um no arame ne o patinho feio era esse como sera que ele ficou assim depois de conseguir encher os pneus pudemos finalmente levar o carro para o elevador levantar e olhar pela primeira vez a parte de baixo do carro foi uma surpresa positiva nao achamos nada preocupante apesar da sujeira o escape era original ate a metade e dali pra tras era refeito e no final tinha um abafador de saida dupla de opala porem o tubo inteiro estava podre primeira coisa arrancar essa parte do escape fora pra depois refazer reto ate o final nao fiz ate hoje estou andando com o escape direto no meio do carro pude observar tambem suportes do cambio buchas da suspensao o bolachao que precisa ser trocado etç [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 189241 189242 189243 189244 ] parte original do escape x parte final podre enfim esse dia serviu pra ter uma visao geral do carro e do que a gente ia enfrentar como era dezembro periodo de ferias ja tinha uma viagem marcada e fiquei fora por mais de uma semana quando voltei era finaleira do ano quase ninguem trabalhando dificuldade em conseguir peças entao seguimos por mais uns dias apenas desmontando o que tinha no carro pra verificar e tambem correndo atras do motor que ainda nao tinha fechado mas ja estava negociando [gallery link= file columns= 2 size= medium ids= 189245 189246 189247 189248 ] tiramos todas as peças separei o que era lixo o que ia ser guardado o que eu ia recuperar pra usar etç o cabeçote eu levei pra retifica pra conferir trincas saber como estava o vira ja estava completamente enferrujado e pelas bronzinas vi que ja era medida 0 25 e nao quis nem mexer ta guardado ate hoje em baixo de casa nessa brincadeira de conferir as peças descobri o motivo do motor aberto [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 189250 189251 ] falta de lubrificaçao no virabrequim o carter tinha muita mas muita borra nao lembrei de tirar fotos dele mas era uma gosma absurda no fundo dele o cavalete de oleo onde fica o filtro tambem estava assim provavelmente com muitas galerias entupidas rapidamente fazendo as contas na cabeça vi que nao valeria a pena remontar esse motor teria que gastar bastante dinheiro e a demora na compra das peças de fora seria algo frustrante na negociaçao com meu amigo que tinha um motor de 328i acabou saindo metade do valor do que eu gastaria pra refazer meu motor acertamos a compra e eu precisava de um jeito de trazer o motor pra pato ele estava em brusque/sc liguei para um tio meu de blumenau que faz fretes pedi pra ele se tinha alguma previsao de subir pro parana ou se nao conhecia alguem que iria vir nos proximos dias pra ca eis que ele me liga no outro dia dizendo que um sobrinho dele viria pra uma cidade vizinha daqui em 15 dias e poderia me levar o motor eis que 15 dias depois sem muitas atualizaçoes no meu projeto apenas mexendo nos carros dos amigos chega a cereja do bolo [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 189251 189256 189255 189254 189253 189252 ] acabou que o vini estava trazendo uma caixa em cima da carretinha e tinha espaço sobrando quando fomos acertar o valor me pediu r$50 00 50 pila pelo frete insisti e dei um pouco a mais pra ajudar na gasolina que ele nao queria aceitar pra voces terem uma ideia cotei numa transportadora da cidade e me pediram r$600 00 mais caro que o guincho quando busquei o carro e por todos esses motivos que digo tudo acabou dando muito certo quando se trata desse carro nesse meio tempo esperando o motor chegar nos do canal cavallaria garage fechamos uma parceria muito bacana com o thiagao abraço big t da 507 imports ele nos enviou algumas peças de otima qualidade ele e nosso importador oficial e tem muitas peças para bmw/audi/entre outros importados a um preço muito bom e o que ele nao tem em estoque ele consegue trazer com muita agilidade as peças que chegaram foram essas o coletor 6x2 inox foi pra bmw do gui espero um dia colocar na minha tambem pra mim chegaram radiador aluminio mangueiras novas de arrefecimento bomba d’agua valvula termostatica filtro de oleo filtro de combustivel filtro de ar cond discos dianteiros e pastilhas dianteiras e traseiras pegamos numa tarde e fizemos uma baita revisao no motor com os seguintes itens troca dos itens do arrefecimento velas bobinas e tambem montei o volante do motor e a embreagem os bicos eu levei na oficina de um amigo pra testar e 2 estavam travados depois de um tempo em banho testamos novamente na maquina e os 6 estavam equalizados e tambem trocamos os reparos dos mesmos para desmontar a bomba d’agua da bm e necessaria uma ferramenta especial fabricamos uma com um retalho de metal que nos custou r$10 00 uma coisa interessante e que meu motor veio completo com bobinas bicos coletor de escape/admissao bomba de direçao hidraulica e etç pesquisei muito sobre esse swap na gringa e encontrei algumas pessoas que fizeram sem maiores problemas entao segui a receita basica uma coisa que eles falavam la fora era pra usar as bobinas da 325 porem quando desmontei vi que elas tinham o mesmo conector e perguntando em alguns grupos vi que poderia usar as bobinas da 328 no chicote original da 325 ja que as bobinas que vieram no motor eram muito mais novas precisei apenas tirar o chicote das bobinas da 328 que saiam para o outro lado do motor [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 189263 189264 189265 189266 ] depois dessa revisao comecei entao a desmontar toda a frente do carro lembrando que nao e necessario porem optei por fazer isso para ter mais espaço pra trabalhar e tambem pra dar uma boa limpada em geral nas peças com a frente desmontada lavei bem o cofre e as peça que retiramos combinamos entao de colocar o motor no lugar no outro dia sabado e aproveitamos a sexta feira pra assar uma carne com varios amigos que ajudaram no projeto [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 189267 189268 189269 189270 189271 189272 ] sabado pela manha começamos entao os preparativos para que o carro recebesse o novo motor antes de mais nada precisava verificar o atuador da embreagem que achei caido dentro da carcaça do cambio consegui o esquema interno dele na internet e remontei mas essa peça me deu dor de cabeça depois de um tempo montagem do atuador fora isso tambem montei os dois suportes do motor antigo nesse motor novo outro detalhe e que eu resolvi deixar o cambio montado no lugar e vir com o motor pra encaixar no lugar indo contra muitas pessoas que me falaram pra descer o cambio antes vivendo e aprendendo se voce for fazer isso um dia tire o cambio antes e muito mais facil posicionar o motor no lugar e depois vir com o cambio fica a dica [gallery link= file columns= 2 size= medium ids= 189274 189275 189276 189277 ] nao foi nada de outro mundo apenas sofremos um pouco pra conseguir encaixar corretamente os dois suportes do motor contei com a ajuda de muitos amigos nesse dia obrigado a todos pela ajuda quem quiser conferir como foi a montagem fizemos um video desse dia [youtube id= 72qhhyrgfuu width= 620 height= 350 ] com o motor no lugar era hora de descansar e observar o fruto de todo o tempo e trabalho investidos lembro me de neste dia sentar em baixo de uma arvore com uma cadeira de praia e ficar olhando pro carro e pensando em muitas coisas sonhando com o primeiro role futuras viagens participar de trackdays e etç como nao se apaixonar depois da euforia o balde de agua fria analisando a montagem do motor conferindo aperto dos suportes dos parafusos entre o cambio e bloco do motor avistei o volante do motor e comecei a crer que algo de errado nao estava certo depois de algumas mensagens num grupo do whats veio a confirmaçao esqueci de montar uma chapa um defletor que vai entre o bloco do motor e o cambio e que protege esse buraco que no meu caso havia ficado aberto [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 189280 189281 ] por sorte o germano o amigo que me vendeu o motor disse que tinha uma sobrando em casa e ia me mandar junto com algumas outras peças que ele ia me enviar enquanto esperava as peças tinha tempo para ligar toda a eletrica do carro e tambem adptar algumas coisas pra fazer o motor m52 funcionar corretamente vou tentar explicar aqui caso alguem queira fazer esse swap futuramente em geral sao poucas coisas e simples de se fazer em geral algumas coisas que mudam sao sensor de temperatura de agua e sensor de temperatura de agua que envia pro painel os dois ficam no cabeçote na 325i um preto e um azul e na 328i tem so um que faz o serviço dos dois no meu caso no lugar do segundo sensor tinha um parafuso tampando tirei o parafuso e coloquei o sensor faltante os dois sensores no cabeçote do 325i troquei os sensores de rotaçao do virabrequim e sensor de rotaçao do comando que vieram no motor m52 pelos que estavam no meu carro pois o sensor de rotaçao do vira e diferente o do comando eu nao sei dizer no m52 ao inves de usar uma mangueira principal que sai atras do cabeçote sai um cano de agua porem no mesmo formato e com as mesmas divisoes mantive o cano de agua e apenas fiz a ligaçao do resto das mangueiras no tubo mangueira da 325i x cano de agua 328i mexendo nessa parte aproveitei e isolei a passagem de agua pra esquentar a tbi sistema feito para paises muito frios por ultimo e talvez a parte mais chata e a bomba de direçao elas sao diferentes tem suportes diferentes e no meu caso tive sorte pois meu motor ja veio com a bomba do 328i tudo começa pelo suporte do filtro de oleo que e onde a bomba vai presa [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 189286 189287 ] 325i x 328i se voce esta fazendo o swap e o motor m52 veio sem a bomba de direçao o mais recomendado e trocar o suporte do filtro pelo do m50 e montar sua propria bomba de direçao no meu caso eu mantive a bomba do m52 e precisei adptar as mangueiras essa primeira mangueira e preciso trocar por uma mangueira inteira de mesmo tamanho que vai presa com abraçadeiras nas duas pontas a segunda mangueira e preciso trocar o bocal por um de diametro maior visto que o furo na bomba do m52 tem um diametro maior comprei o bocal por r$15 00 e levei em um torneiro para soldar bomba adptada depois de alguns dias de espera as peças chegaram junto com a chapa vieram volante 3 raios sem airbag painel em km/h com a mesma km do motor a bm e americana o painel marca em mph lanternas do milha e alguns acabamentos internos agora poderia descer o cambio montar aquele defletor e terminar de montar o que faltava no cofre o processo de desmontar carda descer o cambio montar a peça e remontar tudo demorou menos de 2 horas e bem simples e nesse momento percebi que se tivesse tirado o cambio pra montar o motor no lugar teria sido muito mais facil mas como falei anteriormente vivendo e aprendendo depois de muitas mensagens em grupos pedindo onde ligava tal fio de que maneira encaixava tal peça conseguimos montar praticamente tudo com essa parte do cambio resolvida poderia partir pra montagem do coletor de admissao flauta e etç um upgrade muito comum pra quem tem 328i e36 e a troca do coletor de admissao pelo da 325i pois ele tem os dutos mais largos e logo muito mais fluxo de ar ja li em forums gringos que a diferença chega a 40% a mais de fluxo faz sentido visto que o motor m52 e basicamente o mesmo m50 com virabrequim de maior curso e bielas trocadas e rende so 1cv a mais 192cv na 325i contra 193cv na 328i mas tem quase 4kgfm de torque a mais grafico de uma 328i com coletor stock vs coletor m50 torque na esquerda potencia na direita notem uma pequena perda de torque em baixa rotaçao e um ganho muito alto de potencia acima de 5k rpm no caso de quem tem 328i e um pouco chato pois precisa adptar algumas coisas devido a um sistema de respiro de oleo diferente da 325i como meu sistema de respiro de oleo era o proprio da 325i nao precisei adptar absolutamente nada apenas encaixar o coletor no lugar e ser feliz aproveitei e troquei todas as mangueiras de combustivel do cofre pois estavam muito ressecadas abrimos o tanque para tirar o combustivel velho e colocar uma gasolina nova olhem o estado da gasolina parada cerca de 1 ano apos limpar o tanque e colocar combustivel novo quis tambem limpar a linha de combustivel que deveria ter ficado com gasolina velha/suja soltei a mangueira de combustivel antes do filtro que coloquei novo mirei pra baixo e fui dar meia chave pra bomba acionar e deixar o combustivel velho jorrar ligando a bateria e girando meia chave nada da bomba acionar bateu aquele medo sera que a bomba estava com problemas fizemos uma ligaçao direta apenas para testar e a bomba funcionou sinal que nao estava queimada aproveitei e ja limpei toda a linha antes de prender novamente a mangueira no filtro sabendo que era algo eletrico chamei um amigo que esta se formando em engenharia eletrica pois eu nao intendo praticamente nada da parte eletrica e no sabado pela manha ele veio nos dar uma força a ansiedade era gigantesca de dar a primeira partida no carro entao ligamos a bomba diretamente e fui tentar dar a primeira partida no momento eu tinha uma mistura de emoçao e medo emoçao por conseguir dar a primeira partida do carro que eu ja tinha comprado a meses e nunca tinha escutado o ronco e medo de algo estar errado e nem conseguir fazer pegar mas pra minha surpresa o carro pegou de primeira bati a chave e pude escutar o seis cilindros roncar [youtube id= n_vyvulf5ww width= 620 height= 350 ] feito isso sabendo que o carro ligava começamos a procurar o motivo da bomba nao estar funcionando começamos la do banco de tras na bomba e fomos vasculhando a fiaçao medindo o sinal e etç ate passar pra parte da frente do carro na parte de reles fusivel etç ate que chegamos no fim da linha a central por algum motivo ela nao estava enviando sinal pra bomba muita gente falou que devia ser sensor de rotaçao porem quando o sensor de rotaçao da problema a central nao manda centelha pra igniçao o que acontecia no meu caso sem ter muito o que fazer fizemos uma ligaçao direta da bomba antes da caixa de fusiveis pra bomba continuar tendo rele e fusivel nessa de tentar saber o porque de ela estar funcionando corretamente abri a central e descobri que o chip original foi trocado por um da dinan performance uma empresa muito conhecida la fora na preparaçao de bmw’s [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 189300 189301 189302 189303 ] morrendo de vontade de sair dar um role com o carro fomos fazer a sangria do atuador de embreagem pois o pedal nao voltava aqui entra um ponto importante pois a sangria do atuador na bmw e bem chato de se fazer e existem dois metodos seguindo o manual de manutençao fizemos a sangria e o pedal voltou a funcionar corretamente por alguns segundos nao tive tempo de ligar o carro pra tentar ir pra frente e pra tras estava pisando na embreagem quando o gui me diz que estava jorrando fluido no chao erguemos o carro soltamos o atuador e adivinha se soltou todo de novo e dentro do cambio nessa hora fiquei muito puto mas ainda conseguimos tirar todas as peças de dentro da carcaça do cambio com a mao porem precisei encomendar outro atuador e esperar o nosso super hiper mega eficiente correio o atuador demorou uma semana para chegar e nesse tempo o remontamos a frente do carro instalamos de vez o radiador mangueiras novas ventoinha etç a bm vem de fabrica com polia viscosa mas no meu caso ja foi adptado por algum antigo dono uma ventoinha eletrica que eu particularmente prefiro tambem instalamos as correias deixando o carro pronto tambem aproveitei pra instalar as peças do interior como volante painel e difusor de ar lateral instalei tambem amortecedores de capo e porta malas que comprei do eua por 7 dolares cada no brasil o par custa 300 reais [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 189304 189306 189307 189308 189305 189311 189309 189310 ] quando chegou o atuador corri pra oficina pra montar fazer a sangria da embreagem de novo ja aproveitamos pra trocar o oleo e filtro de oleo da bm e enfim poder dar o tao sonhado primeiro role com ela [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 189312 189314 189315 189316 189313 189317 ] [youtube id= qq_98jc3lga width= 620 height= 350 ] o primeiro role a gente nunca esquece enfim por hoje e isso acho que ja falei demais no proximo post eu vou continuar contando tudo que fiz no carro pra que pudesse ser meu daily fiquem com um spoiler do proximo post que foi o segundo role com o carro e consequentemente o segundo passeio de guincho ate mais por lucas marchetti project cars #468
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