fala galera do flatout meu nome e andre ferreira tenho 25 anos sou morador da zona sul de sao paulo interlakes e venho aqui contar os planos maleficos da al qaeda com a sua bomba mais destrutiva a historia do pc #480 entao peço a todos que coloquem o traje anti bomba e respeitem os limites minimos de segurança do perimetro [gt40 content search= marea widget= 1 ] mas antes quero agradecer a todos que votaram no meu projeto e ao apoio do meu irmao guilherme henrique o dandao da super marianne minha pequena joia de 3 anos e tambem agradecer minha esposa que nao suporta olhar pro meu carro mas sempre esta la para curtir os momentos comigo eu andre senior e meu irmao guilherme henrique no monza que tinha painel digital minha historia e gostos pelo mundo automotivo foram herdados do meu velho pai o andre senior um ser humano que em um periodo de 12 meses foi proprietario de 13 kombi sim treze kombi em um ano uma das treze kombi esse mesmo andre senior teve em seu acervo diversos modelos legais de epoca como o escort xr3 monza classic com painel digital golf glx tempra hlx 16v audi a3 180cv que deu muita dor de cabeça entre outros modelos mas o que mais me chamou atençao e me fez apreender a lingua arabe foi uma fiat marea 2 0 20v azul astral com teto solar hoje em dia o andre senior sossegou anda com um i30 2011 automatico pelas ruas de sao paulo [gallery columns= 4 link= file ids= 184133 184143 184148 184144 ] a paixao pelo macarrone apesar da grande diversidade de carros e marcas que o andre senior teve o cupido me acertou mesmo foi com os italianos o tempra hlx 16v 1996 vinho que eu achava o maximo com seus bancos de couro e computador de bordo e com aquela performance ah a performance para um moleque de 7 anos o tanto que aquele tempra andava era surreal nao que meu pai fosse um rachador mas sempre que eu estava a bordo daquele carro nao tinha para ninguem sete anos se passaram o tempra ja tinha ido embora meu pai aparece com um carro azul muito bonito com um vidro no teto que eu nao sabia para que servia no primeiro momento eu nao sabia qual carro era aquele mas logo reparei ser da mesma fabricante do tempra era um fiat marea hlx 2 0 20v azul astral ano 2000 o carro tinha lavadores de farol teto solar um motor tao grande que nao dava para colocar a mao nas frestas do cofre bancos de veludo cinza controle de som no volante e um decepcionante cilindro de gnv no porta malas com isso a unica coisa que passava na minha cabeça era se aquele carro corria tanto quanto o tempra portas abertas e o convite vamos dar uma volta meu pai sempre teve o pe bem pesado e nas primeiras aceleradas a duvida foi sanada o desempenho do carro novo aliado ao som dos cinco cilindros foi apaixonante cada acelerada cada reduzida seguida de uma esticada vinha aquele ronco invadir a cabine para fechar com chave de ouro fizemos uma viagem ate a baixada santista foram momentos inesqueciveis que posso dizer que me inseriram no mundo automotivo foi depois desse carro que comecei a pesquisar sobre carros e performance ler manuais e fichas tecnicas ter noçao do que significava a potencia dos carros e o que era uma turbina e para que servia a ma fama da marea e motivo de piadas entre entusiastas de todo o brasil apesar disso posso assegurar que ela nao deu nenhuma manutençao alarmante enquanto meu pai a teve diferentemente do audi a3 180cv que quase levou meu pai a falencia nao que o audi em si fosse ruim mas acredito que o dono anterior nao deu nada da atençao que o carro exigia voces ja devem ter notado que o andre senior nunca sossegou com carro algum e com o marea nao foi diferente o tempo passou e la se foi o carro; felizmente nao para muito longe pois ela foi vendida para o meu tio que tambem nao teve muitos problemas e manteve a manutençao em dia coisa que nao aconteceu com o proprietario seguinte lembro que logo que tirei minha cnh eu reencontrei o marea em uma casa de escapes e o reconhecimento so foi possivel devido ao seu emplacamento que nunca me saiu da memoria o carro estava um trapo irreconhecivel a pintura ja estava queimada de sol os pneus ja estavam na malha ja faltava um dos lavadores de farol a lanterna traseira ja estava sem sua lente sem contar a crosta de sujeira que ja fazia parte da sua lataria mas o que mais doeu em mim foi que o cinco cilindros ja nao tinha a mesma saude de antes pois batia muito dentro do cofre ter visto o carro naquele estado me deixou bem desanimado me fazendo desistir do sonho italiano mas somente por algum tempo por isso meu primeiro carro nao foi um fiat aos 20 anos eu ja andava de moto pra cima e pra baixo sem habilitaçao pelas ruas de sao paulo ate o momento que eu cansei de tomar chuva e friagem quando ia sair com alguma garota nessa epoca eu trabalhava em uma pizzaria e nao ganhava muito mas com ajuda da minha amada avo eu passei seu cartao em tres vezes na auto escola e comecei o processo para tirar a cnh cfc no periodo da manha e la estava eu parando a moto uns 50 metros abaixo para assistir as aulas e videos preparatorios para a prova escrita seis meses depois e eu ja fazia parte do seleto grupo de motoristas habilitados a vontade de comprar um veiculo com quatro rodas e um teto se sobressaiu novamente com ajuda da minha avo e da caixa economica consegui um emprestimo consignado para aposentados e pensionistas caneta no papel e voila r$ 7 000 para comprar meu primeiro carro com um salario de mixaria e tambem precisando pagar a parcela do carro todo mes eu teria que ser cauteloso na compra do primeiro carro alem disso com r$ 7 000 nao da para fazer muita coisa ai veio a influencia do meu pai ele sempre dizia que meu primeiro carro iria ser um chevette comecei a pesquisar sobre ele le aqui procura ali tenta entender algumas coisas hora de ir a caça nao tinha muitas exigencias apenas teria que ser um chevette entre 1988 e 1992 com motor 1 6/s depois de duas visitas e pessoas pedindo valores estratosfericos no carro achei a bola da vez um chevette dl 91 com motor 1 6/s a gasolina na cor cinza austin ligo para o numero do anuncio e do outro lado da linha atende o sr sergio pela voz e jeito de falar notei ser uma pessoa ja de idade poucas palavras foram trocadas e com ajuda do meu pai e do meu tio fomos ate o bairro da vila mariana em sao paulo para ver o carro super marianne sentada de piloto da chevetteira para nao se alongar muito na historia do primeiro carro ele foi adquirido apos uma bela barganha do andre senior era um carro bem integro com seu interior intacto com bancos de veludo e aquele painel do modelo dl em pouco tempo ele ja tinha um carburador 2e naftalina no tanque rodas aro 15 do vectra gsi foram dois anos de muita felicidade e aventuras com a sua traçao traseira ali eu aprendi muito sobre mecanica pois mesmo estando bem integro e conservado ele ficou muito tempo parado sem uso com isso ele sempre apresentava uma novidade e decidia parar nas madrugadas de sao paulo chevettinho atualmente no inicio de 2014 eu conheci a mulher que hoje divide o lar comigo e no final do ano a super marianne veio ao mundo nessa mesma epoca eu ja tinha passado em um concurso publico e nao trabalhava mais na pizzaria tudo estava tomando seu rumo comum e nessa hora a necessidade de um carro mais seguro e que concedesse mais conforto para minha familia falou mais alto no inicio de 2015 ja com tres meses no cargo publico veio o primeiro salario somando os tres meses atrasados o uso nao poderia ser outro comprei os ultimos mimos para o chevette nessa mesma epoca aconteceu uma coisa bem diferente que eu descobri ser normal na minha profissao novas aquisiçoes veiculares por grande parte do novo efetivo dos servidores aqui eu comecei a pensar na compra de uma lasanha nova e nessa parte eu tenho a agradecer um grande amigo meu o renato estrada hoje proprietario de um fiat punto t jet branco lembro de ter reconhecido ele como um gerahead na epoca pela escolha do carro que ele estava adquirindo uma pickup corsa sport 1 6 preta um carro pouco comum no meio do que a galera estava comprando que geralmente era carro 1 manco do ano para nao ter dor de cabeça esse mesmo bisonho me trouxe essa pickup corsa de americana/sp e lembro ate hoje quando ela chegou no meio de um intervalo das aulas todo mundo correndo de um lado para o outro para nao sofrer sançoes e a gente la apreciando a pickupzinha meio que esquecendo do mundo ao redor esse mesmo bisonho que me incentivou a ir atras do meu sonho bombastico lembro de ficar me lamentando que meu sonho era um marea turbo mas que eu tinha medo de muitas coisas ele foi uma peça principal para eu tomar coragem e ir atras do fivetech caça as bombas depois de ser encorajado pelos amigos da onça comecei minhas buscas pelo fiat marea mais qual marea comprar ano e modelo seda ou weekend no começo fiquei meio indeciso se pegava um turbo mesmo ou um 2 4 e depois de analisar alguns fatores a decisao foi tomada seria uma marea turbo seda 1999 as exigencias eram o teto solar bancos de couro lavadores de farol e airbag apenas do lado do motorista a primeira dificuldade foi achar um sedan com teto na epoca que eu estava procurando eram pouquissimas com esse item a maioria que tinha teto era weekend e eu nao queria a versao perua eu tambem procurei achar a mais original possivel nao queria nada modificado para nao ter surpresas na mecanica e devido ao que eu ja meio que tinha em mente o primeiro marea que eu especulei nao deu certo um seda preto pos facelift com upgrade de turbina e algumas coisas a mais tudo ao contrario do que eu queria descartei apesar de muito bonita e voltei a procura ate que depois de dias procurando encontro duas nas condiçoes ideias sedan com teto e com a traseira pre facelift ambas localizadas na zona norte de sao paulo entrei em contato com ambos os vendedores e marquei de ir ver no domingo domingao de sol eu andre senior e meu irmao fomos ate a zona norte para ver os carros a primeira ja desanimei ao entrar na rua do vendedor estava jogada embaixo de uma arvore dava para ver alguns acabamentos do para choque dianteiro desalinhados mas estavamos la nao iamos perder viagem dei uma breve olhada no interior do veiculo e desanimei bancos de veludo azul a cortina do teto estava quebrada a manopla do cambio de marcha nao era da turbo e sim da aspirada e o painel estava em pessimo estado fiz algumas perguntas sobre o carro e vendedor disse que o carro ficava ali na rua pois nao tinha espaço na garagem para coloca lo sinal de alerta maximo para eu desistir do carro agradeci a atençao do vendedor e fomos para a proxima que estava alguns minutos a frente esta segunda conforme dizia o anuncio tinha apenas 75 000 km originais era cinza steel e ano 1999 chegando la ja fiquei bem desconfortavel pois o vendedor tinha marcado comigo e com outro interessado no mesmo momento descemos ate a garagem do predio eu andre senior meu irmao o cara e a esposa gravida dele situaçao muito ruim os dois olhavam o carro sem falar muito eu a principio tinha adorado o carro e queria ele para mim mas para variar o andre senior manteve a calma ate o momento que o outro cara olhou para o vendedor e falou que o carro era dele começou a justificar que era gerente da fiat em campinas e que aquele carro merecia ser dele fiquei pistola o sangue subiu eu olhava para meu pai esperando uma reaçao e ele indagou o vendedor sobre a situaçao o cara tinha dito ter fechado negocio mas nao tinha um puto no bolso ia sair para sacar um sinal enquanto nos tinhamos uma boa quantia no bolso no fim o vendedor deu ouvidos ao outro comprador e eu sai de la praguejando o mundo so deus sabe a raiva que eu fiquei como que aquele f@#@# de vendedor chama duas pessoas para ver o mesmo carro no caminho de volta meu pai veio conversando comigo e como ele sempre fala deus sabe o que faz e sabe mesmo nao sei que diabos acoonteceu que aquela venda nao foi concretizada e o vendedor me ligou algumas semanas depois perguntando se eu ainda queria o carro fui bem sarcastico e disse que nao queria bomba na minha vida meu pai disse para eu ter calma e que eu iria achar alguma coisa melhor quase uma semana se passou e eu zapeando os sites de venda de carro estava complicado achar um marea 1999 com teto item do qual eu nao abriria mao ate que por um erro meu na hora de selecionar o estado de sp la estava um marea 1999 cinza steel com teto e couro do jeito que eu queria entro em contato com o vendedor via chat tentando levantar algumas informaçoes ate que na hora de chamar ele no aplicativo whatsapp o ddd me faz cair na real fiquei indignado e mesmo assim comecei a puxar assunto sobre o carro pedi fotos e video o carro era perfeito e ele me garantia a procedencia do veiculo so que a distancia de florianopolis/sc para sao paulo/sp era muito grande fiquei o final de semana todo pensando nesse carro e na distancia a ser percorrida ate que cheguei no meu pai e falei eu vou para florianopolis buscar um carro ele achou que era brincadeira mas a partir do momento que eu comecei a mostrar os videos e a conversa ele viu que eu estava falando serio tentou me fazer desistir de qualquer jeito e quando viu que nao ia dar comprou as duas passagens e me disse e bom esse carro valer a pena foram dias sem dormir com muitas duvidas e medos a primeira viagem de aviao o carro em si na volta para casa se ele estava realmente bom e muito contato com o vendedor o dia d chegou aeroporto de guarulhos sabado seis e meia da manha e la estava eu estava muito ansioso ate o momento que entramos no aviao as oito horas da manha eu e o andre senior desembarcamos em florianopolis entrei em contato com o vinicius o vendedor do marea avisando que ja tinha chegado por la ele me pediu 30 minutos dizendo que estava a caminho aproveitamos para tomar cafe e conhecer as lojas do aeroporto contados 30 minutos eu nao aguentava mais para ver o carro que seria meu ja estava la na entrada do aeroporto aflito conversando com meu pai sobre diversas coisas ate o momento que ouço um som grave vindo do fundo pensei comigo chegou ao olhar para a entrada do aeroporto la estava ele vindo em minha direçao acenei com a mao pois tinha muitas pessoas na porta do aeroporto conversamos rapidamente e saimos de la devido a forte fiscalizaçao paramos no primeiro posto para eu poder dar uma olhada no carro ele tinha sido bem honesto em toda a nossa conversa mostrando alguns detalhes que o carro tinha porem na filmagem que ele me mandou os pneus eram bem novos diferentes do que o carro ostentava o valor inicial da negociaçao era de r$ 20 000 nessas horas como sempre faço deixei o andre senior negociar depois de 20 minutos de barganha o vendedor percebeu que se nao chegasse a um bom preço nos iramos voltar de aviao para sao paulo mesmo querendo muito nas negociaçoes do andre senior eu nao me envolvo so vi um aperto de mao e o vinicius falando que teriamos que leva lo na rodoviaria sorri fiz a transferencia para a conta dele acertamos tudo e entrei no carro sem acreditar que estava realizando um sonho de infancia motor ligado teto solar aberto e o destino era sao paulo sempre tive muita vontade de conhecer o sul do pais porem o andre senior tinha que trabalhar ainda e nao podiamos enrolar muito viemos beirando as praias sulistas e que coisa maravilhosa estava um dia muito bonito de sol e eu estava a bordo da minha marea turbo com o teto solar aberto e curtindo o ronco dos seus cinco cilindros o trajeto de volta foi super tranquilo sem nenhum susto ou coisa assim o andre senior queria ficar parando a cada 30 minutos em conveniencias mas apos o almoço em uma churrascaria em curitiba ele caiu no sono e eu vim tocando a barca sem interrupçoes no primeiro momento como estavamos conhecendo o carro nao abusei do seu conjunto ate porque nao conheciamos a estrada entrando em terras paulistas o fivetech começou a gritar mais forte mesmo ela original o carro puxa bem pra caramba ainda para mim que estava acostumado com o chevettinho racer chegamos as 18h30 levamos 9horas de viagem e tudo correu bem mas foi nesse primeiro momento que eu descobri o quanto custa a exclusividade do marea turbo muitas pecinhas chatas de se encontrar sao exclusivas do modelo nao compartilhadas com a versao aspirada e o primeiro defeito ja estava ali ao engatar a re para levar a patroa para dar uma volta no quarteirao a luz de re nao acendeu no primeiro momento nao dei importancia poderia seu apenas as lampadas nao havia notado o problema la em florianopolis pois estava de dia e so reparei aqui em sao paulo porque ja era noite eu tampouco me importava agora a garagem era compartilhada entre o corsa 1 4 premium da esposa o chevette 1 6/s e o marea turbo o problema era que um ali um iria ficar no tempo nao era justo deixar o corsa eu ainda amava o chevette e o marea era a novidade da casa foram tres meses de sofrimento ate que decidi abrir mao do chevette preferi vender o carro para alguem do que perde lo para o tempo sobre a luz de re do marea constatei ser o interruptor que vai no cambio a peça da versao aspirada tem aos montes em auto pecas por r$ 50 ja a peça do turbo era outra historia foi bem dificil de achar e em uma tarde de sexta feira ao ligar em uma concessionaria fiat de alphaville falei com o antonio do setor de pecas e o mesmo me informou ter uma em estoque peguei minha motinha guerreira e descabelei atras da tal cebolinha o engraçado e que eu nao tinha perguntado o seu valor por telefone mas se a da aspirada custava cinquentinha nas auto peças nao deve passar muito dos r$ 100 chegando la uma facada no peito r$ 450 ainda bem que existe cartao de credito cebolinha comprada sabado de sol e eu decidi meter as caras e trocar eu mesmo coisa que nao foi possivel pois nao tinha algumas chaves para soltar certos parafusos fui em uma oficina de um grande amigo meu o beto da mecanica castro alves e pedi para usar as ferramentas dele como eu ja era cliente e amigo do filho dele nao tive problemas soltei tudo ali proximo a bateria e la estava a cebolinha no cambio nao foi um bicho de sete cabeças a substituiçao da cebolinha isso me deixou bem feliz e satisfeito conseguir desenrolar alguma coisa naquele cofre apertado [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 184136 184146 184138 184137 ] depois dessa primeira manutençao foi so curtiçao fiz algumas viagens para o interior de sao paulo como aguas de santa barbara estiva gerbi jundiai e para o litoral praia grande e peruibe o carro era perfeito os 182cv originais de fabrica eram suficientes para deixar muito carro novo comendo poeira — e um sorriso estampado no meu rosto super marianne no teto da marea na viagem a estiva gerbi/sp mas como nem tudo na vida de dono de marea sao flores o carro deu sua segunda manutençao eu ja tinha percebido a embreagem do carro bem dura desde quando o comprei uma embreagem pesada de dar caibra na batata da perna apos pegar um transito intenso porem o carro nao patinava e nem trepidava ate que num domingo ensolarado acordei cedo padrao ritual dominical e lavei a maquina para poder dar uma volta com a patroa e a super marianne a semana tinha sido bem estressante e o carro tinha ficado impecavel tudo certo super marianne na cadeirinha mochilas rosa no porta malas a patroa abre o portao e ao tentar engatar a re nada de embreagem simples assim sem barulho sem tranco apenas nao entrava nenhuma marcha nao preciso nem comentar que isso acabou com o meu domingo como o carro poderia quebrar assim sem mais nem menos nao deu nenhum indicio simplesmente se foi [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] apos pesquisar e pedir ajuda para uma galera da internet fui informado que a chance de quebra da embreagem era bem grande no meu caso e com tal informaçao fui atras de uma oficina para encostar o carro voces vao perceber que sou extremamente chato com a manutençao do meu carro e tenho extrema dificuldade para confiar em oficinas mecanicas mas como na epoca nao estava com um poder aquisitivo grande para investir decidi levar o carro em uma oficina que se dizia especialista em fiat marea pedi a troca da embreagem correia dentada e correia auxiliar com seus devidos tensionadores toda a parte de peças incluida no pacote negocio fechado efetuei o pagamento e aguardei o contato da oficina quatro dias depois avisaram que meu carro estava pronto parei o que estava fazendo e fui atras da minha criança pronta para ser usada ou nao a embreagem em ficou macia e leve mas trepidava muito coisa que o dono da oficina disse ser normal que ela iria assentar a correia de acessorios era so ligar o ar condicionado que gritava mais que o vocalista do system of a down tive que levar o carro la mais duas vezes para sanarem o problema das correias mas a embreagem ainda trepidava com toda a ma fama da tal oficina que eu so fiquei sabendo depois de encostar o carro la acabei desistindo de brigar afinal a embreagem tambem nao patinava — apenas trepidava nas arrancadas apos esse episodio de quebra fiquei aproximadamente 1 ano curtindo o carro em finais de semanas viagens e dias chuvosos nao tinha modificado nada esteticamente ou mecanicamente ate que um dia apos exigir bem do carro apenas atrasado para o serviço e o transito moderado da manha o carro com seus 175 000 km nao aceitou muito bem os abusos sofridos e soou o barulho que eu nunca mais esqueceria em toda a minha vida combateu o bom combate mas isso e algo que contarei na proxima parte encerro esse post agradecendo novamente a todos pelo apoio e peço desculpas pelo tamanho do post a historia sera dividida em 3 partes e essa e a maior delas no proximo capitulo contarei o que aconteceu o que foi feito para chegar onde esta hoje apresentarei o mecanico que se tornou um grande amigo e como foi ficar sem o marea de inverno a inverno ate a proxima por andre ferreira project cars #480
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.