apos o inconveniente com a caixa de cambio descrita no fim da parte 2 ficou a duvida quanto tentar recupera la ou procurar outra caixa para substitui la pesquisando e conversando com colegas foi levantando o ponto de que o problema da caixa poderia ser no carretel e caso se realizasse apenas a substituiçao do mesmo o novo nao casaria perfeitamente com as demais engrenagens e eixo piloto resultando em um provavel ronco durante o funcionamento que desapareceria com o tempo ou nao outro fator determinante foi a nao disponibilidade de vaga na oficina para o opala ficar parado enquanto a caixa fosse recondicionada considerando que poderia haver alguma demora em chegar ou encontrar alguma peça necessaria entao decidi procurar outra caixa e novas duvidas surgiram primeiramente se havia alguma diferença entre as relaçoes das transmissoes utilizadas nos motores quatro e seis cilindros pelo que pesquisei nao ha em segundo se havia alguma diferença nas carcaças ou acoplamento com o restante do conjunto dependendo do ano do carro para isso sim ha diferenças existem basicamente dois tipos de caixas tres marchas com a diferença na ponta do eixo piloto que acopla ao disco de embreagem costumam chama los de estria fina e estria grossa ha diferença no tamanho e quantidade das estrias nao posso afirmar com certeza mas aparentemente os opalas 68 a 74 utilizam o cambio estria grossa e os 75 em diante utilizam o estria fina com as informaçoes devidamente pesquisadas e duvidas explanadas procurei fotos da epoca da mudança de cambio de quatro para tres marchas e pela foto do disco de embreagem que no momento havia sido recondicionado foi possivel contar o numero de estrias e confirmar tratar se de um cambio estria fina guardar o maximo de fotos possivel as vezes facilita o processo se nao tivesse essa foto teria que tirar a caixa para confirmar o problema de procurar por anuncios na internet e que praticamente todos os vendedores nao sabiam o estado real das caixas e muito menos ofereciam garantia quando achei um que aparentemente sabia do estado tratava se de um estria grossa me levando a iniciar a busca por desmanches encontrei um autorizado pelo detran que trabalha com peças de opala blazer ranger e peugeot 504 liguei fui muito bem atendido e me informaram ter uma caixa mas nao sabiam quanto a questao da diferença de modelos expliquei como verificar aguardei na linha e me confirmaram ser um estria fina chegando la abriram a tampa para eu verificar as engrenagens e aparentemente tudo certo levei ao arthur w o t para desmontar tudo e revisar sendo necessaria a troca apenas dos rolamentos [gallery link= file size= medium columns= 2 ids= 199092 199093 199094 199095 199096 199097 ] cambio revisado aguardando apenas surgir a vaga na oficina para realizar a substituiçao a espera foi um pouco longa e nao poder andar com o carro e algo que me incomoda muito mesmo que va ficar trinta dias sem sair da garagem so fico tranquilo sabendo que o carro esta pronto para sair a qualquer momento na quinta feira 29/03/18 levei o carro rodando com o cambio ruim torcendo para nao quebrar as marchas a frente e no dia seguinte o carro ja estava pronto com os engates perfeitos sem a maldita primeira que so engatava quando queria [youtube id= h6_3o01h0fg width= 620 height= 350 ] ultima andada com o cambio ruim neste momento meu carro ficou prazeroso de dirigir com o cambio na coluna era ate engraçado toda vez que eu ia engatar a primeira ainda tinha aquele receio de ir bem devagar pra nao dar aquela arranhada ou travada imprevisivel da alavanca depois que peguei confiança so alegria [youtube id= sv_spsiq_8c width= 620 height= 350 ] abri o cambio problematico e para minha surpresa visualmente nao encontrei nenhuma engrenagem quebrada nem limalha conversando com uns e outros me falaram que poderia ter ocorrido de a engrenagem re ter apenas saido do lugar mas deixei o cambio guardado e em algum momento levo para o mecanico avaliar melhor e recondiciona lo assim fico com um cambio pronto para uma eventual necessidade futura problema na igniçao ao longo do periodo que possuo o carro obviamente algumas manutençoes foram realizadas como troca de bobina tampa do distribuidor velas e cabos preventivamente rotor do distribuidor platinado e condensador corretivamente dado momento o motor começou a apresentar pequenas falhadinhas ou cabeçadas acima de 70 km/h quando mantida aceleraçao acelerando ou desacelerando sem problemas depois de conferir carburaçao que estava em ordem decidi comprar uma pistola de ponto para maior precisao nos ajustes comprei o modelo pp 2000 planatc consegui eliminar as falhadinhas e o motor ligava facilmente quando frio mas quando quente era um parto as vezes so ligava na quinta ou sexta tentativa e em outros casos somente trinta minutos apos desligado o estranho era que nao apresentava nenhuma falha em funcionamento peguei estrada varias vezes sem problemas mas se o desligasse liga lo novamente era complicado continuando a pesquisa sobre o assunto e verificando inumeras possiveis causas descobri que originalmente deveria haver duas ligaçoes entre o motor de partida arranque e o positivo da bobina mas desde que comprei o carro so havia uma esta ligaçao em vermelho nao existia no meu carro na verdade eu ate ja havia percebido isso antes de os problemas começararem devo ter visto em algum video ou lido algo sobre mas como ate entao nao havia problemas tambem nao havia razao para mexer com isso conversando com o victor ele me disse que o silverstar 82 o da foto na parte 1 ainda tinha as duas ligaçoes dei uma olhada para tomar como referencia e montei da mesma forma no meu problema solucionado com o motor ligando facilmente em qualquer situaçao e sem falhas no funcionamento fio da soluçao nao encontrei em livros nenhuma explicaçao exata sobre este fio direto arranque/bobina mas suponho que seja acionado somente no momento da partida assim a tensao passa pelo caminho mais facil e a centelha gerada acaba sendo mais forte consequentemente facilitando a partida acerto de detalhes e placa preta com toda a mecanica do carro em ordem ja estava na hora de acertar mais alguns pequenos detalhes troquei as lanternas traseiras as velhas estavam com coloraçao diferente entre si consegui os quatro pinos de trava das portas novos e troquei o espelho retrovisor lado motorista o velho estava com manchas escuras estes foram os ultimos mas ao longo do tempo acertei muitos destes detalhes pequenos minha dica para quem tambem se incomoda com os minimos detalhes e sempre estar olhando os anuncios e evitar comprar em encontros de antigos geralmente sao valores absurdos mas as vezes aparece alguem vendendo a um valor mais justo e que vale a pena sempre tive intençao de obter a placa preta principalmente por que casa perfeitamente bem com o visual da traseira dos opalas 80 a 84 entrei em contato com o caio do canal opala na veia e fiz o processo de obtençao do certificado com ele mesmo sendo de mg nao houve problema algum em 29/06/18 finalmente emplacado toque final finalmente deparo com o carro praticamente pronto e confesso que apos tanto tempo planejando qual seria o proximo passo na mecanica ou estetica estar terminado foi e ainda e estranho parecia que faltava algo e me veio em mente uma coisa em que havia pensado tempos atras depois de assistir alguns filmes que era instalaçao de um radio px [youtube id= 52nwbtfefek width= 620 height= 350 ] em pleno ano 2018 nao ha o menor sentido em instalar um radio px para comunicaçao alem de que comprar uma antena de boa qualidade nao e barato ainda assim achei bacana a ideia de usa lo como um megafone consegui um cobra 22 plus e instalei com driver 120w e corneta nao houve grandes dificuldades so tive que fabricar um suporte para a corneta ficar em uma posiçao discreta no cofre nao ha nenhuma utilidade real mas da pra fazer uma graça e eu gostei do visual desse radio no painel [youtube id= jeq7bn90uhu width= 620 height= 350 ] [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 199103 199104 199105 199106 ] alguns passeios apesar de nao conseguir usar tanto o carro como gostaria fiz varios passeios legais em 2018 [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 199107 199108 199109 199110 ] em 01 de janeiro minha noiva e eu fomos ate o pico do olho d’agua mairipora para ver o nascer do sol pena que nao deu muito certo por conta da neblina uma de minhas visitas ao miau em abril quem gosta da historia automotiva e um local obrigatorio para se visitar em sao paulo 11° encontro de carros antigos & especiais de guarulhos encontro quinta antiga no tremebe luiz a esquerda e victor a direita noite do opala no sambodromo do anhembi em 17 de julho um dos passeios mais bacanas aconteceu no dia 04 de agosto quando fui ate a casa do sr horacio dono anterior para ele rever o opala depois de mais de tres anos bastante diferente qundo o comprei ja estava inteiro mas e inegavel que se comparado com o estado atual melhorou bastante foi muito gratificante ver sua felicidade com o carro neste estado e sendo bem cuidado levei o para dar uma volta e paramos na oficina de um amigo dele para que mostrasse o carro e tudo mais ainda estava guardado o motoradio usado por ele ate quebrar os botoes entao acabei ganhando de presente se surgir uma oportunidade de compra dos botoes faltantes muito provavel que eu instale no opala nestes momentos fico pensando como e interessante a relaçao que criamos com os carros afinal sao apenas um monte de metal plastico borracha e tecido com o proposito de facilitar nossa locomoçao e mesmo assim criamos um vinculo com eles conhecemos novas pessoas e historias por causa deles e buscamos informaçoes por causa deles sempre fico contente com cada melhoria feita no carro cada detalhe que so eu reparo e fico inquieto ate resolve lo fico preocupado com algum barulho ou coisa estranha e ja investigo coisas que so quem tem carro antigo e gosta de verdade entende claro que tambem ha momentos ruins em que da vontade de vender e se livrar do problema mas depois passa e continuamos bem afinal e como se fosse um relacionamento com uma pessoa coisas boas e ruins sempre trabalhando para que as boas se sobressaiam no momento em que escrevo passaram se tres anos e meio desde que vi esse opala bege pela primeira vez por acaso sr horacio disse que o carro ficou anunciado por dois anos ate eu aparecer ofereram diversas propostas de rolo mas nada que dava negocio acho que era para ser meu mesmo confesso que deixei de fazer muita coisa para poder gastar no opala mas sempre tive apoio dos meus pais e de minha noiva a quem agradeço muito fora os amigos que tambem ajudaram e ajudam como podem obrigado e interessante quando me pergunto por que um opala afinal nao tenho nenhuma historia de infancia com ele nem parentes proximos com alguma ligaçao ao modelo a resposta nao e certa mas acho que o estilo bem resolvido e harmonioso de todo o conjunto o tamanho o conforto interno o motor grande com bom torque mesmo quatro cilindros o ronco mesmo com escape original o interior marrom a balançada para o lado que a carroceria da quando se acelera em ponto morto tudo isto proporciona um prazer muito grande ao dirigi lo fora o fato de ser um icone da industria nacional muito importante e que permaneceu em produçao por tantos anos sempre aparecem aqueles que perguntam vende o carro quase sempre digo que nao ate porque ninguem nunca me ofereceu um valor real mas acredito que nao venderia a nao ser em um caso de emergencia muito grave tenho intençao de ter outros carros antigos gosto de muitos modelos sejam maiores ou menores cada um tem suas particularidades e historias proprias mas agora preciso focar as energias em outros projetos pessoais mais importantes no momento e quem sabe no futuro eu volte aqui com mais um project car para compartilhar ou mesmo novas historias com o opala para contar agradeço imensamente a equipe do flatout pelo excelente trabalho prestado aos aficcionados por automoveis e por abrir este espaço para cada proprietario contar um pouco de suas historias e experiencias isso e gratificante para quem escreve e entusiastico para quem le encerro com mais algumas fotos e um video obrigado pela leitura e ate a proxima [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 199118 199119 199120 199121 199122 199123 199124 199125 199126 199127 199128 199129 199130 199131 199132 199133 199134 199135 199136 199137 199138 199139 199140 199141 199142 199143 199144 199145 199146 199147 199148 199149 ] [youtube id= afuusfojbhg width= 620 height= 350 ] por felipe leonardo da silva project cars #481 uma mensagem do flatout felipe sensacional seu projeto o carro por si ja e interessante afinal muita gente descobriu que o opala 82 saiu com cambio na coluna depois que voce o inscreveu no project cars a restauraçao detalhada com os devidos cuidados foi exemplar e usar o carro para curtir a estrada e claramente a realizaçao de um sonho parabens leia as demais partes do projeto parte 1 a historia do meu opala standard com cambio manual na coluna parte 2 opala standard 1982 funilaria pintura e o cambio de volta a coluna
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